【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# abr/16 · Editado por: fconde77
· votar


leoavilaleo

O que vocês acham dele?

1º - Interessante, porem muito caro
2º - Muitas possibilidades de timbre, no entanto, pelo menos pra mim, acho pouco prático... além de tocar o fato de ficar pilotando controles enquanto toco não rola.
3º - Só funciona com os captadores desse set, se por algum motivo instalar outro cap nesse escudo as combinações acabam ou diminuem.

Lembrando que nunca vi ou toquei num set desses, são apenas opiniões do que li no anuncio.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


leoavilaleo
O "set" é legal, os capts são bons, disso não resta a menor dúvida.
Mas, pagar 800 contos em algo que vc raramente vai usar e, se usar "ao vivo" vai mais atrapalhar que ajudar... Não rola...
Se vc comprar os capts e levar para seu luthier instalar, mais uma chavinha de 7 posições, vc terá bem mais benefícios e timbres "usáveis" e com um custo infinitamente menor...
Abç

Amago
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Amago
· votar


Só queria saber se os cabos TiaFlex são bons?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Amago
Não conheço...
Abç

Rua Torta
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Rua Torta
· votar


Mauricio Luiz Bertola
da pra mandar uma explorer (ponte tune o matic) no luthier pra ele fazer furação no corpo e colocar uma floyd rose? ou nao da certo?
abraço.

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/16
· votar


Existe algumas barbaridades em forma de captador single que tem seis pininhos de ferro no lugar dos imãs e um imã cerâmico preso embaixo. Tenho algumas dessas aberrações aqui e queria encontrar estes pinos para reformar os captadores. Sei que que vão continuar ruim, mas quero testar numa guitarra igualmente ruim e se eu for comprar os pinos de alnico na Malagoli vou gastar quase 180 reais, o que é mais caro que a própria guitarra. Para um teste devem servir. Onde eu posso encontrar estes pinos de ferro?

Desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Rua Torta
Possivel, é. Mas caro muito será.... (Yoda's speech).
João Pedro Strabelli
Existe algumas barbaridades em forma de captador single que tem seis pininhos de ferro no lugar dos imãs e um imã cerâmico preso embaixo
Eu também tenho desses, equipando alguns de meus baixos, fabricados pela DiMarzio nos anos 70, e são excelentes!
Onde eu posso encontrar estes pinos de ferro?
Não sei. Mas, parafraseando novamente o Sr. Nicholas Anthony DiMarzio, vc pode colocar parafusos allen...
Abçs

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/16
· votar


Mas, parafraseando novamente o Sr. Nicholas Anthony DiMarzio, vc pode colocar parafusos allen...
Isso muito me interessa, já que parafusos allen eu acho com muita facilidade. Mas me bateu uma dúvida. Os furos para os pinos sãos mais largos que os parafusos. Eu teria que fazer algum enchimento ou coisa do tipo. Tem alguma ideia de como? Ou outra ideia que funcione? Estou a fim de aproveitar um feriado nisso.
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


João Pedro Strabelli
Silicone meu rapaz....
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/16
· votar


Silicone meu rapaz....
Meu captadores vão ser parentes da Lara Croft, então.
Valeu mesmo, Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


João Pedro Strabelli
Kkkkk....
Abç

fconde77
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
João Pedro Strabelli

Tem também os parafusos alem sem cabeça...
http://www.kmbfix.com.br/images/Parafusos/sCabe%C3%A7a.png

Rua Torta
Membro Novato
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quanto voc cobra pra esses serviços de corte?

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/16
· votar


fconde77
Valeu, cara. Desse jeito, é até capaz de eu nem usar os singles na Tonante velha e testar primeiro em outra guitarra um pouco melhor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Rua Torta
Eu não faço esse tipo de serviço. Não vale à pena.
Ademais, não se comentam preços aqui no fórum.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


fconde77
Exatamente...
Abç

GUITARK2
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tudo bem.... sobre blindagem...no caso de uma guitarra sem escudo...tenho que blindar a cavidade dos captadores também? faço isso nas minhas guitarras e acho que diminui mais ainda ruidos....pode causar algum problema para o captador? Também a faço a blindagem da parte traseira onde estão as molas...estou fazendo do modo correto? obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


GUITARK2
Sim. "blinde" as cavidades dos capts mas não deixe os bornes de saída dos fios tocarem no cobre.
Blindar a parte traseira é opcional.
Abç

valts
Veterano
# abr/16
· votar


Bertola

Tudo joia?
Estou com umas dúvidas que não achei em nenhum lugar.
Tenho uma strato e estou querendo colocar dois mini humbucker, estilo o hot rails. Um no braço e um na ponte.
Pretendo comprar desses mais baratos sem marca. Talvez compre direto da china, sei la.
Mas não encontrei em nenhum lugar dizendo se para usar na posição do braço ou ponte. Todos que vi falam que a resistencia é de 10k(nao sei o que isso significa).

Minhas dúvidas são: da pra por em qualquer posição? Se colocar dois iguais no braço e na ponte, não terei diferença de volume?

Abraço

bicinh
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Salve!!
boa tarde!

Falante de 12" rachando (ou chiando) nos graves o que pode ser? Isso, a qualquer volume. Amplificador de guitarra.

Inicialmente esse chiado era bem baixo, mas após uma sobrecarga de volume aumentou.

GUITARK2
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
" mas não deixe os bornes de saída dos fios tocarem no cobre" mas o que pode acontecer se tocarem? pode queimar os captadores? eu já fiz isso faz muitos anos (blindar) e esta tudo normal.....pode acontecer alguma coisa? obrigado. outra coisa fazer emenda em fios de captador (fio curto,foi cortado) prejudica o som do captador? obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


valts
O ideal é comprar dois de saídas diferentes, sendo o de mais alta, instalado na ponte. Agora, se vc não conseguir, e comprar os dois de 10K mesmo, apenas deixe o do braço o mais longe possível das cordas...
bicinh
Esse falante "bixou"...
GUITARK2
Se encostar "fecha" o circuito e o capt não funciona.
Abçs

fconde77
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
GUITARK2

Aproveitando a pergunta sobre blindagem:

Vi, a muito tempo, fotos de uma blindagem de uma guitarra ou baixo sem escudo que alem das cavidades foram blindados as capinhas dos captadores.

Isso é, nesses casos, realmente eficaz ou apenas um capricho pouco efetivo.

GUITARK2
Veterano
# abr/16
· votar


fconde77
e ai blz...olha eu faço a blindagem dos fios dos captadores...tem gente que faz por fora da bobina dos captadores....acho que se os captadores forem bons não precisa...eu faço a blindagem total da guitarra ...tampa traseira...área das molas...cavidades dos captadores...sempre lembrando que tem de passar um fio unindo todas as partes...nas tampas não precisa ligar fios...deixe sempre passar um pouco da fita de cobre para a parte externa do corpo que já fará contato.Uma coisa importante é não deixar nenhum fio tocas o cobre....tome cuidado com a cavidade onde vai o jack da guitarra.

fconde77
Veterano
# abr/16
· votar


GUITARK2

Blz, essa parte eu já estou por dentro....
Esse papo de blindar a capinha dos captadores veio pq lembro que vi uma foto onde isso foi feito mas deixei pra lá, mas quando li sua pergunta lembrei e por isso marquei seu nome em destaque.

DoisUm
Membro Novato
# abr/16
· votar


Olá Bertola, estou querendo montar o seu famoso projeto de mini fuzz, mas na minha região nao encontro a chave dpdt. É possivel substituí-la por um potenciometro ou outro componente eletrônico mais comum?

Denis_Kelly
Membro Novato
# abr/16
· votar


Olá a todos, recentemente adquiri 2 captadores para colocar na minha strato(tagima 635 ou na minha Sx sst62 estou decidindo ainda),os captadores são seymour duncan,um little 59(braço) e o outro um hot rails(ponte),gostaria de saber se é necessário trocar
os potenciômetros para a instalação desses captadores,ou dá pra se ''safar'' com os que vem de fábrica?

Desde já agradeço a atenção de todos do forum.

Att Denis

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Falando sobre madeira para Strato:
Sei que nem o Cedro Rosa nem o Freijó se assemelham com o Alder. Mas numa guitarra com braço e escala em Maple, seria mais indicado o Cedro Rosa para dar um corpo? Uma vez que o Freijó puxa mais o médio agudo?
Seria uma Strato com dois singles Seymour SSL2 e na ponte um Pearly Gates.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


fconde77
um capricho pouco efetivo.
Aliás, acabei de reformar um Gianóca JB em que o dono fez (mal) isso e houve "fechamento de circuito"...
DoisUm
Não. Compre pelo ML.
Denis_Kelly
gostaria de saber se é necessário trocar os potenciômetros
Não.
Jeferson.Gomes
Cara, já usei tanto uma como outra, bem como marupá e caixeta. Todas soam bem, sendo o freijó o mais indicado para isso, e o cedro-rosa cai bem com capts cerâmicos de alta saída.
Abçs

Ningen
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha interface vez em quando dá uns estalos no potenciômetro de volume... Com se estivesse sujo... O que você usaria pra tentar dar uma limpada? (Estava pensando em esguichar um pouco de álcool isopropílico com uma seringa)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji