【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# mar/16
· votar


rodrigo_angra

Tá certo...Mas dependendo da situação que está o instrumento vale uma revisão geral, tipo um polimento mos trastes, uma geral na elétrica já que como vc mesmo disse estava a um.bom tempo parada.

Não sei se é um favor entre amigos ou está se aventurando em serviços de lurhieria, se for a segunda opção estude bastante o assunto é procure um Luthier experiente e tente aprender com Ele(curso ou aprendiz)

rodrigo_angra
Membro Novato
# mar/16
· votar


fconde77

Obrigado pelas dicas, mestre.
Vi a resposta hoje, mas já fiz o serviço.

Refiz a maioria das soldas, poli trastes e outras partes metálicas. Ajustei oitavas e altura das cordas. Ficou muito bom. É uma guitarra da igreja na qual toco com minha guitarra. Reformei essa para usar como segunda guitarra.

Indica algum curso de lutieria a distância? Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


rodrigo_angra
A distância não tem.
Mas já existe literatura e vídeos no You2be.

kooala
Veterano
# mar/16
· votar


Fala bertola beleza,

amigo peguei uma guitarra Stratocaster Squier serie California feita na indonésia que possui :

Corpo em BASSWOOD
Braço em MAPLE
Escala em ROSEWOOD

Gostaria de saber sua opinião, compensa dar up grade nela como captadores Hot noiseless, tarraxas blindadas fender. Comprei ambos por 1.350,00.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


kooala
A série Squier California é um modelo "Entry Level", só é melhor que as "Bullets".
Colocar captadores caros, como os Fender Noiseless nela, é contraproducente. Também gastar grana em tarraxas caras não é boa política.
"Up-grades" só são válidos em guitarras e baixos quando respeitam uma boa relação custo-benefício.
Abç

dcduarte
Membro
# mar/16
· votar


Bom dia, Srs.
Estou perguntando aqui, pois não sei em qual tópico postar essa dúvida (mas acredito que ela se enquadre aqui mesmo).

Seiji, Bertola, e aos outros colegas luthiers, me ajudem como conseguirem, por favor.

Faço minhas regulagens há pouco mais de 3 anos. Fiz os cursos desde o básico ate as construções lá com o benedetti, na B&H (só não fiz o de construção de violão) e estou seriamente pensando em começar a construir sozinho agora. Não tenho espaço físico para o maquinário mais pesado e venho analisando a possibilidade de adquirir as ferramentas manuais, tipo uma tico tico e uma tupia. Será que é possível começar construir sozinho com essas ferramentas manuais? Me indicam algo?

Grande abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


dcduarte
Será que é possível começar construir sozinho com essas ferramentas manuais?
Apenas em parte...
Eu também não tenho esse espaço, portanto, se quero cortar um corpo (e para isso é necessário uma serra de fita), utilizo as máquinas de uma serraria perto da casa de meus pais.
Abç

dcduarte
Membro
# mar/16
· votar


Bertola
portanto, se quero cortar um corpo (e para isso é necessário uma serra de fita)

Você acha, então que uma boa serra tico tico não rola pra fazer o corte de um corpo de um instrumento? Serra de fita de bancada, será que já ajuda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


dcduarte
Serra tico-tico de mão, se não for grande e de boa qualidade e potência, não fica bom.
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Futuramente irei trocar a ponte da minha golden LP pq esta meio judiada. e achei bonita e interessante essa ponte com roller, mas não sei se são boas. o que acha delas? ja que vou trocar ja tava pensado em compra uma dessa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


bruno_novatorj
Essas pontes servem apenas para guitarra equipadas com pontes Bigsby.
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi, achei que servissem em substituição das tradicionais, pq vi algumas guitarras sem bigsby com essa ponte, por isso tive essa ideia.

fconde77
Veterano
# mar/16
· votar


bruno_novatorj

Servir serve, mas não tem grande vantagem o roller por ser uma ponte fixa ainda perde sustain.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/16
· votar


fconde77

Então nesse caso vou manter a padrão e procurar uma com bom custo beneficio.

kooala
Veterano
# mar/16
· votar


Boa tarde Bertola, gostaria de trocar uma ideia contigo, você poderia me enviar seu número de telefone para eu te ligar?


Ou me chama no Wpp que eu te ligo
WPP: 065 9302-8890 e 65 9233-8265

LucasGuitar9712
Veterano
# mar/16
· votar


Bertola, é possivel queimar um lado da chave seletora se soldar errado o captador?

É que tenho uma chave de 3 posições e fui soldar os captadores. A posição de baixo funciona certinho, já a posição de cima não tem nenhuma reação, nem mesmo chiado. Já testei o captador do braço na chave da ponte e pega, ou seja, não é o captador.

LucasGuitar9712
Veterano
# mar/16
· votar


Bertola, é possivel queimar um lado da chave seletora se soldar errado o captador?

É que tenho uma chave de 3 posições e fui soldar os captadores. A posição de baixo funciona certinho, já a posição de cima não tem nenhuma reação, nem mesmo chiado. Já testei o captador do braço na chave da ponte e pega, ou seja, não é o captador.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


kooala
Me manda um e-mail.
LucasGuitar9712
Não, não é...
Abçs

kooala
Veterano
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Jacson.amorim@live.com qual é o seu email? kkk

Ningen
Veterano
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, você lembra de cabeça a relação entre a espessura das cordas e a configuração das oitavas?

Por exemplo, quanto maior a espessura das cordas, maior a distância entre o carrinho e o nut. Ou seria o contrário?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


Ningen
Uma coisa nada tem à ver com a outra...
Abç

Rafiki GP
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou querendo fazer uma strato e um jazz bass com um luthier mas não sei qual a melhor madeira para substituir o Alder do corpo. Quero um som bem típico desses instrumentos. O que me indica?

E sobre os componentes eletrônicos e ferragens, quais as melhores, mas não tão caras assim, marcas que eu devo dar prioridade?

fconde77
Veterano
# mar/16 · Editado por: fconde77
· votar


Rafiki GP

- Para o corpo: Marupá ou freijó(no caso do freijó o ideal que o corpo seja escavado pq essa madeira é pesada, depois colado um top, como nas LP... lembrando que o top pode ser dessa mesma madeira ou outra)
- Para o braço: pode usar Pau marfim.
- Ferragens: eu prefiro as Wilkinson. Boas e relativamente baratas!
- Elétrica: Alpha ou CTS... Qualidade e durabilidade, os potenciômetros sem marca definida também funcionam, mas a durabilidade é menor e a precisão dos valores(no seu caso seriam todos de 250k) não é garantida.
- Jack: Eu gosto dos Switchcraft pela durabilidade mas qualquer um serve, se comprar de marca desconhecida opte por jack stereo que pende melhor o plug.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


Rafiki GP
Para o corpo, eu uso bastante o marupá. Madeira leve e ressonante. A caixeta é ainda mais leve e também é bem legal. Freijó é bacana visual e timbrísticamente, mas tem difícil trabalhabilidade e é pesada.
Para o braço, usa-se o pau-marfim, e como substituta o tauarí-branco. Peroba do campo também apresenta excelentes resultados. Para a escala, essas mesmas madeiras (claras), ou o ipê, roxinho, pau-ferro e braúna (escuras). Atualmente existem no ML bons fabricantes de braços e corpos nacionais, que trabalham inclusive com máquinas CNC.
O "hardware" pode ser as tarraxas e pontes da Wilkinson, mas as pontes Sung-Il são razoáveis; outras marcas de tarraxas como Dolphin e Strinberg são razoáveis. Potenciômetros, os de melhor custo-benefício são os Alpha. O "jack" de saída, qualquer marca serve, recomendo os estereo, que são mais duráveis e seguros.
Abç

Rua Torta
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
opa! cara, tenho uma guita com floyd, quero outra pra se a 1a se "machucar", a outra ta ali. Uma reserva! Da certo de comprar um corpo de superstrato/freijó no mercado livre e colocar uma ponte tune o matic?

fconde77
Veterano
# mar/16
· votar


Rua Torta

o que vc disse, não entendi nada!!! Reescreva sua pergunta

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


Rua Torta
Da certo de comprar um corpo de superstrato/freijó no mercado livre e colocar uma ponte tune o matic?
Não entendi...
Que dá, dá... Mas, e o resto?
Para montar, tem que ser um luthier...

Rafiki GP
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Rafiki GP
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E mais uma vez você me salvando.. Nem esperava uma resposta tão completa assim Hahaha. Um grande abraço!


fconde77
A pergunta foi direcionada ao Bertola mas te agradeço da mesma forma.. Resposta super completa também e que vai ser de grande ajuda. Muito obrigado irmão, e um grande abraço!

fconde77
Veterano
# mar/16
· votar


Rafiki GP

Blz, mas mesmo a pergunta sendo direcionada ao Mauricio Luiz Bertola, esse é um fórum aberto. E sua dúvida pode ser a mesma de outros por aqui.

Rafiki GP
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Rafiki GP
· votar


fconde77

Sim, eu compreendo, e isso é uma das coisas que mais gosto nesse fórum, todos podem usar seus conhecimentos para ajudar o próximo. Então mais uma vez muito obrigado por tirar minha dúvida. Um grande abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji