【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite, Bertola

Tenho uma lespaul com um "dead fret", mizinha 6ª casa. Ao tocar nesta corda e casa não há sustain e o som passa do normal para um sibilo agudo, como um feedback. Vale notar que a mesma nota em outra posições isto não ocorre.

A guitarra foi para o luthier recentemente logo que comprei e foi feito retífica de trastes e toda regulagem de praxe, portanto podemos (?) descartar a questão de regulagem e trastes desnivelados.

A pergunta é? O que pode causar isto? seria um traste mal colocado? Outra causa? Como resolver?

Gosto muito da guitarra, demorei pra encontrar uma guita com o timbre legal como ela tem, mas tem este problema e gostaria de resolvê-lo.

Obrigado antecipadamente,
Abraço

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


Nefelibata

Se foi recentemente regulada o melhor e não mexer em nada e voltar ao luthier e discutir com ele esse "dead fret".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


Nefelibata
Seu luthier deve examinar o traste e "rebatê-lo". Esse procedimento deve ser efetuado por quem tem experiência para fazê-lo, pois, senão gera um círculo vicioso de mexidas nos trastes bem trabalhoso...
Abç

d.m
Veterano
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei a quase um ano uma daquelas Ibanez RG550Xh de 30 trastes, sabe? Daquelas que tem um sistema interno que substitui o captador do braço por uma simulação feita com o cap da ponte. Eu simplesmente ODEIO o som deste captador (INF4) e desta simulação, que destrói qualquer tentativa de som limpo que eu tenha.

Minha pergunta é a seguinte: Estou planejando comprar um Dimarzio Illuminator para colocar no lugar do cap da ponte mas evidentemente isso não resolveria meu problema com o cap do braço, eu poderia colocar algo no estilo de um Dimarzio Satch Track (braço) no local do captador central e abolir este maldito sistema de simulação? ou ficaria com um som muito feio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


d.m
Eu não mexería numa guitarra como essa...
É um instrumento caro (embora muito específico) e haverá séria perda de valôr em caso de modificação...
Guitarras como essas são mui específicas e só tem determinado tipo de uso...
Abç

d.m
Veterano
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
você acha que pode existir forma de resolver o problema do simulador sem fazer grandes alterações na mesma?

d.m
Veterano
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
você acha que pode existir forma de resolver o problema do simulador sem fazer grandes alterações na mesma?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


d.m
Não.
Pois as modificações seriam muitas e descaracterizariam o instrumento.
Abç

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# set/15
· votar


Bertola

Gostaria de saber, se você conhece/tocou com os captadores Single Condor Alnico. Se são honestos ao seu preço. Se também tem a possibilidade de eu comprar e instalar na minha SX usando a capa dos captadores originais que vieram nela. E se vale a pena a troca dos captadores originais da SX SST62 por esses da Condor. Queria aproveitar também, vi em outro tópico um usuário pedindo idéias de Telecaster a você. Você recomendou uma Vintage e uma Jay Turser, essa Jay Turser é muito linda estéticamente falando, ela é feita em Rosewood Sólido, ou seria somente um veener. Vale a pena o que se paga nela?

Obrigado
Abraços

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


FanhaniGUITAR

captadores Single Condor Alnico
São razoáveis, melhores que os da SX.

instalar na minha SX usando a capa dos captadores originais que vieram nela
Não sei agora, mas na minha as capinhas dos singles eram coladas e não saiam, verifique na sua se agora são assim.

essa Jay Turser(....) é feita em Rosewood Sólido, ou seria somente um veener.
Não conheço a a guitarra, mas posso dizer que esse Rosewood e apenas uma folha de acabamento. Se fosse toda de Rosewood(jacarandá) seria muito pesada e cara.
Curiosidaes: George Harrison teve uma Fender em jacarandá, masi informações sobre essa guitarra aqui.
https://banjomanbold.wordpress.com/2011/11/30/telecaster-rosewood/

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77

Eai meu Amigo blza? Obrigado por me ajudar a respeito do captador. Tenho um aqui o da ponte acabei de verificar se sai a capa, sai sim. Agora vou ver e comprar os captadores, achei por 43 reais cada um, dizem sem em Alnico e são os mesmos captadores que vem na Condor GX50 Vintage.

Então sobre a Tele da Jay Turser, imaginei ser um veener tbm, pelo peso e pelo custo também, o Rosewood não seria uma madeira barata né?

É igual citei estética mente é muito bonita, gostaria de saber se é mesma sólida em Rosewood pois faltam informações no site do fabricante.

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


FanhaniGUITAR

Como falei, eu nunca tive com uma Jay em mãos, mas quem pode responder melhor sobre seria o Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


fconde77
FanhaniGUITAR
Essas guitarras são "entry level", mais ou menos do mesmo nível ou um pouco melhor que as SX.
Abçs

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# set/15
· votar


Bertola

Certo. Mas ela é feita em Rosewood sólido ou somente um veener? E sobre os captadores Condor Alnico, os que vem na Condor GX50 Vintage, são bons?

Abraços

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77

Então vamos aguardar pra ver kkk mas até então receio que seja um veener MSM.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


FanhaniGUITAR
Mas ela é feita em Rosewood sólido ou somente um veener?
Cara, guitarra NENHUMA é feita de rosewood sólido. Pesaría 20 Kgs! E nem a Fender rosewood original era assim...
Abç

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# set/15
· votar


Bertola

OK, obrigado por esclarecer melhor.

lucasvaladao
Membro Novato
# set/15
· votar


Bom vou perguntar a respeito de madeira para violão, o que poderiam dizer a respeito do zebrawood que vem no violao signature do juninho afran, essa madeira e boa? porque sinceramente nem conhecia e na internet so diz que e africana e usada em baterias e violoes.

Alekine
Membro Novato
# set/15
· votar


Não faço a mínima ideia de onde perguntar, então vou perguntar aqui mesmo.

Estou com um pequeno problema nas palhetadas, não consigo deixar as notas bem definidas igual na música, ta ficando um pouco embolado.

Chega um certo ponto que realmente não da pra exigir muito mais da guitarra mesmo ou seria o caso de mais prática, regulagem ou algo assim? (Se tratando de guitarras mais humildes)

To usando uma Shelter SG Detroit 300 + Elixir 0.10 + palheta Dunlop Jazz III + Guitar Rig

Já tentei palhetar mais perto e mais longe da ponte, já tentei vários tipos de distorções e configurações diferentes no guitar rig mas não consegui a precisão que estava tentando.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


lucasvaladao
Não conheço nem a madeira, nem o dito violão.
Alekine
Eu nada sei sobre técnica guitarrística.
Portanto, sua pergunta não cabe aqui.
Agora desconfio que vc não está timbrando corretamente seu equipamento...
Abçs

Alekine
Membro Novato
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok, vou voltar a atenção mais para o timbre.

Obrigado.

Abraço

Felipe Abreu
Membro
# set/15 · Editado por: Felipe Abreu
· votar


Boa noite

Juliano P
Veterano
# set/15
· votar


Uma perguntinha básica para não perder o costume....
Sobre trastes, tem como arredondados neh..trastes redondos e polidos são muito bons para bend e tudo...
Eu tenho uma strato com traste jumbo, muito bem feitos e nada a se queixar, mas andei pensando que poderia arredonda los mais em alguns pontos q sao mais achatadinhos....a pergunta é :

- Voce vai lá e arredonda os trastes deixa todos bonitinhos, mas no final voce tem q retifica los, ai passa uma lima e perde o arredondamento? rsrsrs
Como terminar a retifica com eles super arredondados tem como?
Mauricio Luiz Bertola

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


Juliano P

Depois da instalação é feito o rebatimento e a retífica (caso necessário) eles ficam nivelado porém achatados, depois são arredondados e polidos.

Zenir
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Zenir
· votar


Caros Bertola e Seiji, tudo bem?

Eu perguntei algo parecido noutro tópico, mas achei que esse era mais adequado, e lá eu tratava mais de uma guitarra que já tenho. É o seguinte. Eu estou com algo perto de R$1000 p comprar uma guita. Estou quase decidido a comprar uma Seizi Stone Worn Black, pois queria uma strato e gostei muito da aparência e do formato dela(gosto é igual *, não é, kkkkk). Está algo perto de R$700 pila. Antes de bater o martelo queria saber se ela pode me dar dor de cabeça num futuro próximo, com relação à madeira e construção e se o som dela é de strato mesmo(uma vez que vejo sempre alder ao invés de baswood nas strato, e costumam ser um pouco mais grossa). Faço sons limpos e com pouco drive num SS da Vox. Eu vou mandar para um luthier aqui de campinas assim que ela chegar, mas queria sua a opinião de vc's antes da compra. Eu até sei que as sx são um pouco melhores, mas gostei da aparência dela e quanto as Tagimas, não acho bonitas. Desde já agradeço.


A guitarra

Juliano P
Veterano
# set/15
· votar


fconde77
Obrigadoooo...achei que a retifica era a ultima parte, ao consequentemente alguns iam ficar achatados..e se arredondasse perdia a retifica (claro que estou sendo bem teorico e menos pratico) hehehehe!

Ramsay
Veterano
# set/15
· votar


Zenir

Se a sua praia é sons limpos e com pouco drive, uma SX-SST-57 com corpo de alder seria muito mais recomendado que essa Seizi Stone Worn Black com corpo de basswood, simples assim...

igorbm
Membro Novato
# set/15
· votar


Zenir

Vai de yamaha pacifica 112.

Ramsay
Veterano
# set/15
· votar


Zenir

Eu sou mais a SX-SST57, mas, em todo caso, aguarde a opinião do Bertola pq é ela que conta.

eternansiedade
Membro Novato
# set/15
· votar


Opa, pessoal.

Acabei de pegar um MG52 e ela tá com um trastejamento chato na corda B depois da sétima casa.
Os trastes são novos, há chances de virem desnivelados de fábrica? Imagino que exista, mas enfim
Pensei em levantar o saddless e equilibrar as oitavas pelos parafusos, entretanto estes são para cada duas cordas. Nesse tipo de guitarra, as oitavas não vão ficar perfeitas nunca, certo?
Será que isso resolve o problema ou teria que lixar mesmo? Levantei um pouco e diminuiu o trastejamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji