【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


Ramsay
Sem contar a diferença de saída dos capts e o problema que isso geraría na entrada do amplificador.
É uma má idéia...
Abçs

vitorrock
Veterano
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado! Eu estava querendo colocar 0.10 na minha strato, pois gostei bastante do som destas cordas... Tem problema se eu colocar estas cordas no lugar das 0.9 sem regular nada? Por que em outros tópicos eu li a respeito do assunto, porém muitos disseram que de 0.9 para 0.10 não tem problema... Agora se fosse para 0.11 teria que regular... Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


vitorrock
Tem que regular sim.
Abç

Iversonfr
Veterano
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite Bertola! Coloquei uma Hipshot Xtender numa tele minha porém a afinação não volta completamente, aí tenho que ajustar a afinação de leve tanto quando caio pra D e quando volto pra E. Estou achando que o nut está dando atrito e não está deixando a corda voltar. Fiz ele de osso então foi feito sob medida pras cordas que uso e está bem justo. Você acha que se eu alargar levemente o corte e usar grafite fica legal ou teria menos dor de cabeça colocando um roller nut lsr? Compensa esse roller nut nesse caso? Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


Iversonfr
Tanto vc pode usar o "roller-nut" (e a instalação requer expertise), quanto refazer a cavidade e aplicar grafite em pó.
Abç

Iversonfr
Veterano
# set/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual você recomendaria e acha que fica melhor? Não tenho problemas em colocar o roller nut caso necessário. A dúvida é porque nunca usei o roller nut, não sei se fica bom ou se tem algum "porém" que desconheço. Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


Iversonfr
Não tem "porém" algum... O "roller" deixa mais estável.
Abç

Kallau
Veterano
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei uma Condor usada como segunda guitarra, e gostaria de experimentar e testar coisas nela, uma delas é além de trocar a pintura, colocar essas pedras que dão bastante brilho, como visto no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=B78wWY03x_Q
(vide Les Paul do DJ ASHBA).

Primeiramente pensei naquelas pedrinhas usadas pra colocar em roupa, mas em uma pesquisa percebi que há um adesivo na parte de baixo, que iria alterar a cor do fundo, que seria preto.

Imagino que uma boa seria arrumar essas pedras sem qualquer tipo de adesivo, e então coloca-las sobre a penúltima demão de verniz ainda molhado. E então uma demão de verniz por cima, pra não cair as pedras.

Você possui algum conhecimento ou sugestão para desse tipo de customização?

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


Kallau

Pesquise sobre "pintura flake"...
O resultado é muito próximo, além de ser mais simples e barato que usar cristais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


Kallau
Cara, os caras da Musikolor fazem esse tipo de pintura.
Abç

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Kallau

O duro são os preços da Musikolor, tá certo que fazem um serviço de primeira, mas acho muito caro gastar isso numa Condor que sera a 2º guitarra...
Me lembro que desisti de pintar uma Krammer por conta do preço, e olha que tinha escolhido uma cor sólida e me propus de mandar toda desmontada, lixada na madeira e não seria necessário re-montar ou regular.

BruMarcondes
Veterano
# set/15
· votar


Há um tempo atrás eu solicitei uma ajuda pra vocês. E fui muito bem atendido e agradeço. Bom, por conta da falta de tempo, estacionei o projeto, mas agora voltei. Terminei a parte estética. E agora vem o principal: a parte interna da minha guita.

Tenho uma Cruiser By Crafter ST50, vou blindar ela com fita cobre e vou bloquear a ponte (Bertola recomendou, em vez de tentar uma floyd rose). Estou mesmo perdido quanto a captação, queria algo que aproximasse a guitarra do som tirado pela Les Paul do Slash no Guns. Uma solução boa e barata pra aproximar a minha guitarra disso, se possível.

Outra coisa que queria saber é se compensa trocar o Jack e os potenciômetros.

Agradeço desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


BruMarcondes
Uma solução boa e barata pra aproximar a minha guitarra disso, se possível.
Sua guitarra é uma strato, cujo braço é aparafusado e de escala maior que uma LP. Ela NUNCA soará como tal. Sinceramente isso não tem a menor importância.
Compre um desses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707238758-escudo-stratocaster-p reto-2-humbuckers-hh-1-camada-_JM
Instale dois desses:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1168-captador_traditio nal_hb_braco_diversas_cores
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1173-captador_traditio nal_hb_hot_ponte_diversas_cores
e mude a parte elétrica para 2 pots de 500K
Abçs

BruMarcondes
Veterano
# set/15 · Editado por: BruMarcondes
· votar


Sua guitarra é uma strato, cujo braço é aparafusado e de escala maior que uma LP. Ela NUNCA soará como tal. Sinceramente isso não tem a menor importância.
Compre um desses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707238758-escudo-stratocaster-p reto-2-humbuckers-hh-1-camada-_JM
Instale dois desses:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1168-captador_traditio nal_hb_braco_diversas_cores
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1173-captador_traditio nal_hb_hot_ponte_diversas_cores
e mude a parte elétrica para 2 pots de 500K
Abçs


Bem, obrigado por responder, Bertola... Entendi. Bom, sendo assim seria melhor fazer isso que você falou, ou pegar uma Epiphone Les Paul Special II Ltd por 300?

Daí se fosse jogo pegar a Epiphone... O que eu poderia fazer na captação da Strato?

Colocar dois hot rails mini humbucker (um atrás e um na frente) e manter o single original dela seria uma boa?

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


BruMarcondes
Epiphone Les Paul Special II Ltd por 300?
Fuja desta porcaria!!
Voc~e pode colocar 2 mini-Hb's nela também...
Abç

BruMarcondes
Veterano
# set/15
· votar


Fuja desta porcaria!!
Voc~e pode colocar 2 mini-Hb's nela também...
Abç

Já vi aqui que é um lixo mesmo...

Eu vi no ML ums Mini-Hb's por 45 pila, daí vi que era igualzinho ao do AliExpress que é 23,00. E achei um no Ali que parece de melhor qualidade por 30,00.

O de 23 igual ao de 45 do ML:

http://pt.aliexpress.com/item/Dual-Hot-Humbucker-Rail-Electric-Guitar- Neck-Pickup-for-Strat-Stratocaster-BS88/1958493852.html?spm=2114.02020 208.3.2.pUWO3h&ws_ab_test=201556_6,201527_1_71_72_73_74_75,201409_2

E o de 30 que parece ser melhor:

http://pt.aliexpress.com/item/Guitar-Dual-Pickup-Hot-Rail-Single-Coil- Humbucker-Pickup-4-Wire-for-Electric-Guitar-Lightweight-and/3243491009 5.html?spm=2114.02020208.3.3.w63zDn&ws_ab_test=201556_6,201527_1_71_72 _73_74_75,201409_2

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


BruMarcondes
Já trabalhei com esse mini-Hb's xing-ling.
Não são ruins não...
Abç

BruMarcondes
Veterano
# set/15
· votar


Já trabalhei com esse mini-Hb's xing-ling.
Não são ruins não...
Abç

Com os dois tipos ali? Qual me recomenda pegar? Tu me disse que minha guita não vale a pena investir muito, então to querendo ir economicamente na melhor opção hehehe

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


BruMarcondes
Os que vc puder comprar...
Abç

Iversonfr
Veterano
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu pela ajuda! Comprei ontem o roller-nut, chegou hj de manhã e já ta na guita. Dentro do possível e das minhas habilidades de aeromodelista, achei que ficou mto bom! rs. O xtender ta funcionando igual uma manteiga agora, mto top. Obrigado!

FOTO 1

FOTO 2

SkyHawk
Membro
# set/15
· votar


Iversonfr
Fiquei muito interessado nessa instalação do roller nut. Achava que não seria algo simples.... Também tenho alguma habilidade como hobbista de eletrônica e modelismo o que me ajuda muito com as guitarras.

Conta como foi instalar....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


Iversonfr
Você atentou para o necessário deslocamento do ponto de apoio da corda?

Iversonfr
Veterano
# set/15
· votar


SkyHawk

Num é de outro mundo não. Medi o nut com um paquimetro e deu 5,6mm. Marquei 5mm na fita crepe que estava protegendo o braço pra ficar com uma folga, fiz o primeiro risco com um estilete X-acto que uso no aeromodelismo, passei várias vezes e qd ja tava meio fundo e bem marcado, usei uma serrinha e serrei até quase chegar na profundidade do existente. Na base da gambiarra, usei uma chave de fenda beeem fina que tenho como formão e arranquei a madeira. Aí com uma lima acertei e nivelei toda a cavidade. Aí fui medindo com o próprio nut e lixando pra aumentar o rasgo até chegar nos 5,6mm. Quando o nut entrou, marquei os buracos dos parafusos batendo um preguinho e furei com a dremel. O parafuso tem 1,7mm então furei com uma broca de 1,5mm pro parafuso não entrar muito apertado pois o manual diz que o parafuso quebra se der muito torque. Por fim foi só utilizar as chapinhas que vem com o nut pra regular a altura (pois o nut que estava era levemente mais alto) e pronto. Deu 1 hora e pouco de trabalho pois fiz com muiiita calma.

Iversonfr
Veterano
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim sim. Eu medi mas nem precisou fazer nada, como todos os tutoriais que vi, foi só continuar o rasgo indo no sentido pra 12a casa que deu certinho.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


Iversonfr
Legal!
Pois eu já tive que consertar guitarra em que o cara instalou direto. Resultado: A guitarra não afinava mais...
Abç

DanielRodrigues
Membro Novato
# out/15
· votar


Bertola,
Vou comprar uma Tagima Memphis MG52 telecaster, pra customizar (trocar captadores, tarraxas, blindar, etc.), e queria substituir a elétrica por componentes de qualidade, porém, não consigo encontrar o tipo de fiação que devo comprar pra refazer o circuito. A bitola seria de 1mm? Onde acho para comprar? Existe algum tipo específico para essa aplicação?
Obrigado!

GuilhBuchanan
Membro Novato
# out/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Esses mini humbuckers xing ling são de qualidade razoável? Queria colocar um em minha tele...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


DanielRodrigues
Cara, apenas pegue um pedaço do fio (o terra, por exemplo) e leve numa loja... Basta usar o bom-senso...
GuilhBuchanan
Sim, são... Mas são espere qualidade de SD...
Abçs

Arakuta
Veterano
# out/15 · Editado por: Arakuta
· votar


Grande Bertola :D

Então, a algumas horas atrás a minha corda E - sim, a mizona - arrebentou após 2 semanas de uso. O jogo de cordas anterior que eu estava usando também arrebentou ela, e exatamente no mesmo lugar, na ponte. Não dei muita importância e coloquei uma mizona do violão mesmo para não ficar sem praticar hoje, e então a corda A arrebentou também na ponte.

Eu utilizo cordas D'Addario a cerca de 5 anos e nunca arrebentou sequer uma corda, faço a substituição das mesmas a cada 3-4 semanas. O que você acha que pode ser?

Imagem 1
Imagem 2

Eu achei que poderia ser algum problema na minha ponte, mas a cordar arrebenta a parte interna e não o filamento externo... Desde já obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


Arakuta
Lime o rastilho da ponte e depois lixe com lixa d'agua (400). Aumente a altura do cordal.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji