【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


bruno_novatorj
SX SST62

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# set/15
· votar


Bertola, acho que descobri o problema de afinação na minha Les Paul:O Nut de Plástico! Quando afino a guitarra dá alguns estralinhos, pelo que me parece o nut esta travando a corda, daí tava pensando em colocar o nut Tusq da Graptech. Será que ele poderá resolver meu problema já que a guitarra está com tarraxas gotoh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


Sr.Saul Hudson
Sim.
Abç

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# set/15
· votar


Bertola

Certo. Você trocaria/venderia uma SX SST62 para pegar uma Tagima T635 dessas novas? Vale a pena?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


FanhaniGUITAR
Cara, não sei...
Abç

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


Sr.Saul Hudson

Resolve sim, outra coisa que pode fazer é passar um pouco de grafite nos sulcos com uma lapiseira... Um paliativo rápido e barato enquanto não troca o Nut.

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Sr.Saul Hudson
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu, irei comprar então!!

Abç

El_Cabong
Veterano
# set/15
· votar


Eu estava vendo no site da Washburn esta guitarra da linha Parallaxe:

http://www.washburn.com/products/electric/PXL10WA.html

Ela é feita de uma única peça de madeira ?? Braço e corpo feito de uma única peça de mogno ??

Se sim, isso deve ter um SUSTAIN !!!!!

Calime
Veterano
# set/15
· votar


El_Cabong

Pow, e que guitarra com visual massa! Curti mto!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/15
· votar


El_Cabong
Sustentação não é privilégio de guitarras assim... Isso é mito...
Abç

Fugitivo
Veterano
# set/15
· votar


Bertola,
se eu ligar um pedal simples tipo BOSS, com bateria mas sem plugar cabos no IN e no OUT somente para testar se o led acende. corre algum risco de danificar o pedal? Obrigado

mattus guima
Membro Novato
# set/15
· votar


Fugitivo
Claro q não.

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


Fugitivo

Não queima, mas se não me engano o led não vai acender se não tiver um cabo conectado

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mestre to com idéia de montar uma telecaster pra mim. entrei no ml e vi um anuncio do corpo de cedro rosa peça unica 350 pratas, é uma boa madeira para uma tele? o preço é justo? indicaria outro tipo de madeira? depois do corpo iria comprando as outras partes aos poucos até ter tudo e levar a guitarrra pro luthier montar.

abs!

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


bruno_novatorj

Cedro é uma boa madeira, porém com características tonais diferentes das usadas numa telecaster, uma opção mais proxima seria o Marupá ou Freijó(esse preferencialmente com corpo escavado para um alívio de peso).

Por experiência própria posso dizer que os custos de confecção de uma guitarra montando peças é bem maior comparado a uma de linha.

Jabijirous
Veterano
# set/15
· votar


fconde77

Isso é relativo. Tudo depende da qualidade das peças que você for colocar! O acabamento do instrumento também conta.

Se for colocar tudo do melhor, tu vai gastar uns R$1200 só com ponte e tarraxa!

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77

entendi, vou ver se acho dessas madeiras. em relação ao custo, a diferença é que posso ir comprando ao poucos sem pressa e sempre aparece uma oportunidade de peças mais em conta só pesquisar. sem contar que vai ser uma guitarra personalizada.

Juliano P
Veterano
# set/15
· votar


Desses inúmeros guitarristas que utilizam stratocaster e tem técnicas super apuradas e velocidade e etc...
Por que muitos dizem que as stratocaster são realmente mais dificeis de tocar? O tamanhl da escala causa mains tensão nas cordas...o raio de curvatura da escala é maior, os single coils tem saída menor e consequentemente ligados e tapings sairam mais "frouxos" e sem sustain...etc etc...
Mas qual seria o segredo dos virtuoses das stratocaster e a paixao por ela..se são projetos tão antigos e cheio de " defeitos"...
obs: amo stratocaster, fiz a pergunta pra tentar entender melhor o porque dessas frases..e etc rsrsrsr
Seria possivel grande velocidade com cordas 011 numa escala de raio 7?

Obrigadooo

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


Jabijirous
bruno_novatorj


Um exemplo de custo: Escolhendo os itens mais baratos do ML e uma captação com "Custo X Benefício" da Malagoli.

- Braço Telecaster: +- R$280,00 (Mercado Livre)
- Tarraxas: +- R$ 55,00 (Mercado Livre)
- Ponte: +- 90,00 (Mercado LIvre)
- Control Plate: +- R$80,00 (Mercado Livre)
- Captação: +- R$400,00 (Malagoli)


Só até aqui tem mais de R$1200,00 em peças(e não coloquei todas), sem contar o corpo e mão de obra para montagem, acabamento e regulagem. Uma Squier Std nova no ML esta custando aproximadamente R$1600,00.

Se vc quer algo personalizado, com sua cara, com as características que vc sempre quis vá em frente, agora se quer montar uma telecaster "padrão" não acho o melhor caminho

Quando montei a minha a pintura e acabamento e montagem foram feitos em casa(0800) a captação e ferragens foram comprados fora quando o dólar custava +- R$ 1,80 e não são top (Ponte Wilkinson, tarraxas usadas Washburn e Captação da OnlyMusicUSA)
https://farm8.staticflickr.com/7657/17003611233_6a44d68705_b.jpg

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


Juliano P

as stratocaster são realmente mais difíceis de tocar?
Não vejo assim... pra mim é questão de gosto e adaptação ao instrumento.
Não sou uma referência, pq nem de longe me incluo como um bom guitarrista, mas como exemplo nesse caso posso servir. Tenho algumas guitarras e de tempos em tempos acabo tenho uma preferida, hj estou na fase Tele, e recentemente peguei minha LP e cometia erros bobos por estranhar a pegada do braço, tamanho da escala etc, mas em menos de 1 hora já estava "natural".

O tamanho da escala causa mais tensão nas cordas...o raio de curvatura da escala é maior, os single coils tem saída menor e consequentemente ligados e tapings saíram mais "frouxos" e sem sustain...etc etc...
Hj em dia é mais raro nos novos projetos de stratocaster que vem com escalas mais planas e quanto os single temos uma gama de opções, sem falar que uma strato bem construída tem um bom sustain(não comparando a construções de ponte fixa e braço colado)

Mas qual seria o segredo dos virtuoses das stratocaster e a paixão por ela..se são projetos tão antigos e cheio de " defeitos"...
Não vejo como um projeto cheio de defeitos, a strato foi uma evolução da Tele e abriu possibilidades para novos "sons"(3 singles, ponte móvel, + ergonomia etc) além de ter um desenho muito mais atraente que o da telecaster.


Jabijirous
Veterano
# set/15
· votar


fconde77

Dá pra reduzir esse preço colocando mais peças xing lings. Aí eu te pergunto, qual a vantagem de montar um instrumento barato?
É que nem comprar sx por R$600/700 e gastar uma grana pra tunar! Se for parar pra pensar, é como comprar um braço e um corpo, a única vantagem é que vem com o acabamento.

Também não podemos deixar de lado o fato curiosidade, de repente o cara que experimentar, isso é totalmente válido.

Vou te falar que depois que montei minha primeira guita, não quero saber de outra coisa, prefiro montar, é outra onda hehehehehehe meu próximo passo é construir uma do zero.

Curti o knob da tua tele hehehehe

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


Jabijirous

Dá pra reduzir esse preço colocando mais peças xing lings
As peças menos importantes(Neck Plate, Control Plate, knobs etc) da minha são XingLing comprados no Ebay e o escudo é handmade

É que nem comprar sx por R$600/700 e gastar uma grana pra tunar!
A minha Strato é um SX que comprei usada já com tarraxas Planet Waves Auto Trim, troquei a ponte por uma Wilkinson, coloquei um Bloco Manara, e a captação Kent Armstrong Alnico Texas... Podem me chamar de louco, mas amo essa guitarra.

Também não podemos deixar de lado o fato curiosidade, de repente o cara que experimentar, isso é totalmente válido.
A minha tele foi +- isso, tava afim de uma e já tinha um braço e o um jogo de tarraxas dando sopa, então resolvi montar uma como queria.

Vou te falar que depois que montei minha primeira guita, não quero saber de outra coisa, prefiro montar, é outra onda hehehehehehe meu próximo passo é construir uma do zero.
Eu não pretendo repetir tão cedo, tive muitos problemas com os fornecedores, entregas etc... Hj tenho 99% das peças para montar uma nova tele, faltam: Ponte, Control Plate e Neck Plate.

Curti o knob da tua tele hehehehe
Usei pra ficar diferente mesmo e também facilitar pq usei um tone TBX.

Jabijirous
Veterano
# set/15
· votar


fconde77
A minha Strato é um SX que comprei usada já com tarraxas Planet Waves Auto Trim, troquei a ponte por uma Wilkinson, coloquei um Bloco Manara, e a captação Kent Armstrong Alnico Texas... Podem me chamar de louco, mas amo essa guitarra.

Isso que eu to falando, amor pela coisa, "não tem preço" (apesar de ter preço pra cacete).

Eu to montando uma strato, e sei que peças de boa qualidade são caras, ainda mais as douradas (que são as peças que eu estou procurando). No momento eu estou em fase de teste de acabamento. Estou experimentando diversos tipos de acabamento como: tru oil, goma laca e seladora nitro. É um mundo novo pra mim, to gostando hehehehe

Eu só acho que pro cara chegar no ponto de ter uma guitarra customizada, ele tem que ter experimentado outras guitarras. Só assim ele vai ter o conhecimento e saber o tipo de som que ele busca!

Leo.noronha
Membro Novato
# set/15
· votar


Bom dia pessoal, estou de olho em uma Shelter LP Nashville 305 usada e com upgrades, bem conservada, com captadores da Ephiphone Standard 57 e 59 de Alnico. Tarraxas Gotoh Sgm 05. O preço é de R$650,00, gostaria de saber a opnião de vocês para saber se vale a pena? Abraço!

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/15
· votar


fconde77
Jabijirous

É uma mistura de coisas...a curiosidade de construir um guitarra, a questão de ir comprando aos poucos e escolhendo os detalhes e a sensação de ter algo unico. não descartei ainda pegar uma tele padrão e ir modificando ela. o que me deixa meio em duvida são as madeiras dessas guitarras mais baratas. sinto um pouco essa necessidade de modificar as coisas, gosto de fugir um pouco desse padrão convencional, já tenho uma jackson original, minha meta agora e ter uma tele, uma strato e uma LP. quem vê assim deve achar que toco muito!! kkk obrigado pela ajuda, vou pegando mais dicas assim que forem pintado as escolhas.

Jabijirous
Veterano
# set/15
· votar


bruno_novatorj

Marupá, freijó e cedro são boas madeiras. Dizem que o cedro é parecido com o mogno e o freijó parecido com o alder. Bom, eu não tenho base e não posso confirmar, são relatos de internet, pode ser que o Bertola fale mais sobre isso.

Olha esse exemplo

https://www.youtube.com/watch?v=qQ6C2MPmg-4

https://www.youtube.com/watch?v=Aito-uZh58w

https://www.youtube.com/watch?v=HcoSMT1mTDo

https://www.youtube.com/watch?v=fZMg8LDHA6Y

https://www.youtube.com/watch?v=yQKeVbiVsp0

https://www.youtube.com/watch?v=LhbIn3DaD_E

https://www.youtube.com/watch?v=NmlaCJJD7Q0

e por aí vai

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/15
· votar


Jabijirous

To no trampo e não vai dar pra ver o video, mas vou ver em casa.
em relação a madeira perguntei do cedro pq no ML um corpo tava o dobro do preço do marupá. e algumas tele de baixo custo são de basswood então não sei a madeira 'correta" de uma tele da padrão.

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


bruno_novatorj

Não é loucura não... se for eu também sou

https://farm6.staticflickr.com/5830/21058066558_a1bc2d629d_b.jpg

Juliano P
Veterano
# set/15
· votar


fconde77
Na verdade tb nao vejo esses problemas...eu perguntei aqui com base nas coisas que andei lendo por aqui...rsrsrs... como nunca tive milhares de guitarras porem ja toquei em varios modelos sim...eu acho a strato fantastica..
era mais curiosidade de quem tem mais experiencia...porque vire e mexe sempre tem um falando que strato com raio d curvatura maior e escala maior..é dificil dr ter velocidade..mas existem milhoes de fritadores em stratos rsrsrsrsrs.....

fconde77
Veterano
# set/15
· votar


Juliano P

Vou responder por MP pra não desvirtuar o tópico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji