【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Bertola o que VC acha das tagimas antigas ? Tenho um amigo vendendo uma stratocaster natural headstock tipo fender (provavelmente a 635) por 600r$ em comparação com a famosa SX 57/62 qual seria melhor ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
Tá muito bom o preço. Compre essa Tagima (as boas tinham braço/escala de pau-marfim e "mão grande"), eram bem legais.
Verifique os trastes e posteriormente troque os capts, os WSC originais eram "lesco-lesco"...
Abç

SkyHawk
Membro
# jul/15
· votar


LucasGuitar9712
Desculpa a intromissão, mas tanto a All Parts quanto a Mighty Mite se dizem licenciadas pela Fender. Os braços são bons, mas eu tive um problema com um braço Might Mite de telecaster que comprei, nada que não tivesse solução.... O braço chegou perfeito, mas moro em uma cidade muito seca e no primeiro ano o braço encolheu e tive que mandar em um luthier para acertar a ponta dos trastes que ficaram para fora depois da seca (quase cortando meus dedos). Com o ajuste feito o braço estabilizou e já foram 2 temporadas de chuva e seca sem que voltasse a trabalhar. Confesso que fiquei tenso pois se continuasse a trabalhar ia acabar empenando.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


SkyHawk
Essa é sim uma possibilidade.
Abç

SkyHawk
Membro
# jul/15
· votar


Grande Bertola,

Estou pensando em dois mods para minha strato, um jump para compartilhar o tone entre o cap do meio e o da ponte, e um Gilmour mod, instalndo uma chave no escudo.

Qual a sua opinião ? Vale a pena ?

Megadave
Veterano
# jul/15
· votar


2
fconde77 E Bertola, valeu pelas dicas, o braço é de marfim, no caso eu poderia colocar escala só de marfim ou rosewood?, ou outras? pois pesquisei aqui mas só descobri que marfim seria uma opção mais barata que comprar maple.
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


SkyHawk
Cara, pra mim o ideal é vc instalar logo um esquema de telecaster (volume e tone master), e adicionar, ou uma chave, ou usar o pot do meio como "blend" para obter 7 posições.
Minhas Stratos eu construo assim (e é isso que o Gilmour faz).
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Megadave
Pau-marfim está difícil de se encontrar agora, e o substituto dele é o tauarí-branco. Para escala escura vc pode optar pelo ipê.
Abç

Kevin Dorgas
Membro Novato
# jul/15
· votar


Olá! Estava olhando o fórum em tópicos sobre construção de guitarra, vi que afirmaram que "não se faz braço de guitarra de cedro". Qual seria a explicação disso? Pretendo fazer uma guitarra e estou com essa dúvida.

marcelosz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Kevin Dorgas
Na minhas andanças pelo munda da luthieria, e pelo meu (pouco) entendimento de marcenaria, cedro é uma madeira muito "mole". Pouco resistente. Potencial de empenamento é muito grande.
Já o maple e o mogno....

Kevin Dorgas
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ah, entendi! Muito obg! Mas, qual madeira (sem ser essas duas citadas por você) seria ideal para o braço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Kevin Dorgas
Madeiras para braços tem que ter uma densidade e tipo de grã distintas.
Várias podem ser usadas para esse míster:
Pau-marfim, Tauarí-branco, peroba-clara, bôrdo (maple), mogno, grumixava.
O cedro pode até ser usado, desde que reforçado com roxinho ou ipê (por exemplo).
Abç

Kevin Dorgas
Membro Novato
# jul/15
· votar


Uuuhm, bom saber que há muita opção! Obg!

NeoRamza
Veterano
# jul/15 · Editado por: NeoRamza
· votar


Boa tarde Bertola. Será que poderia me ajudar?

Hoje troquei os potenciômetros da minha les paul porque eram 300 ohms e eu queria trocar por 500. Como era uma placa com os 4 potenciômetros soldados nela eu tive que fazer também a fiação e trocar capacitores. Todos os potenciômetros estão funcionando como deveriam, e a chave seletora também, mas agora estou com um humming bem alto. Ao fechar o volume o humming some. Já conferi solda fria e a posição dos fios e não encontrei nada de errado. Só não tenho certeza se usei o gauge correto de fios. O que poderia estar ocasionando esse hum?

EDIT: Já achei o problema. Os dois fios do jack de output estava invertidos.

LucasGuitar9712
Veterano
# jul/15
· votar


Obrigado pela ajuda, Bertola e SkyHawk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


NeoRamza
Beleza!
LucasGuitar9712
De nada...
Abçs

GuitarHome
Veterano
# jul/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, blz?

Cara to numa situação chata aqui. Minha Schecter ficou uns dois anos ou pouco menos parada, e resolvi voltar a usar ela ela. Levei ela em um Luthier, muito famoso por sinal aqui de São Paulo (capital) e acontece que não estou gostando dela simplismente. O braço dela está concavo (da pra se notar isso claramente só no olho, mesmo que não seja olhando pelo fim do braço "contra a luz", apenas de pegar ela no colo pra tocar isso fica muito claro). As cordas dela estão altas, principalmente na metade do braço, mas em todo o braço estão altas, se abaixar um pouco mais trasteja. As oitavas dela não estão perfeitas em algumas cordas, e isso é uma coisa que sempre me incomodou. E ela está desafinando com algumas alavancadas (mesmo que poucas e muito sutis, apenas como vibrato por exemplo), coisa que nunca aconteceu, eu sempre usei e abusei dela nesse quesito e passava até uma semana sem desafinar (fiz até videos no youtube e postei aqui pra galera ver), enfim... Não é a mesma guitarra de antes.

O braço realmente precisa ficar um pouco "concavo" ou tem que ficar reto/alinhado? As cordas no meio do braço estão claramente (qualquer um consegue notar, não precisa ser guitarrista ou algo do tipo) mais altas no meio do braço do que no começo e fim (antigamente também não era assim). Que sugestão você me daria????

Obrigado

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GuitarHome
Cara, não foi feita a regulagem dessa guitarra por esse luthier?
O braço tem que ficar reto, e, pelo que me parece, não foi feita a regulagem do tensor. Sinceramente, eu procuraría esse profissional de novo ou então outro, mais dedicado...
Quanto à ponte, vc trocou o jôgo de molas? Se não o fez, faça isso e coloque todas elas e re-regule a ponte.
É uma Schecter cara, e não uma guitarra vagabunda. Já regulei dessas aqui e elas ficam perfeitas, entonadas e cordas baixinhas e sem trastejamentos...
Abç

GuitarHome
Veterano
# jul/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tirei algumas fotos, sei que não ficaram 100% (até porque meu celular está com a tela trincada e não está funcionando o touch, ai tive que fazer uns malabarismos), mas se você puder dar uma olhada e ver se encontra algo de errado. Apesar de não dar pra ter uma noção exata pelas fotos, eu acho que meus trastes além de muito baixos (comparando com a SX SST57 de um amigo meu) estão achatados, meio que "sem forma".

http://www.4shared.com/photo/QrpDcU9kce/AhR-areWkkRIg_ds2n0tAzo0xP-7eu .html?showComments

Tirei 17 fotos (angulos diferentes), é só ir clicando na setinha para o lado a partir desse link, alias as "melhores fotos" ficaram lá pelo meio/fim.

Desde já muito obrigado Bertola!!!

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GuitarHome
Cara, só consegui ver uma foto, com as cordas de lado, altas pra caramba, e não deu pra ver o topo dos trastes não.
Se os trastes estão "achatados", seu luthier deverá refazer a sua "abaulação", e isso se faz com essa ferramenta específica aqui:
http://www.stewmac.com/Luthier_Tools/Tools_by_Job/Fretting/Three-in-on e_Fret_File.html
Abç

GuitarHome
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Realmente as cordas estão bem altas mesmo, isso está me incomodando um bocado.

Os trastes além de um pouco achatados, estão muito baixinhos já, será que minha unica solução seria fazer a troca deles?

Vou entrar em contato com o Luthier e ver o que será possível fazer.

Muito obrigado Bertola.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GuitarHome
Trastes baixos não é problema (os originais das Fenders dos anos 50 eram, além de finos). Trastes inoperantes sim...
Consulte seu luthier para saber se há a necessidade de troca ou apenas retífica e "recrowing".
Abç

GuitarHome
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Retifica foi feita há duas semanas com ele. Acontece que as cordas estão altas assim, mas se eu descer qualquer pouco que seja pela ponte a corda já começa a pegar no traste e a nem soar mais, mas sempre fui fã de trastes maiores mesmo, depois dessa retifica achei que ficaram muito baixos.

Em todo caso agradeço muito pela atenção Bertola, mandei um e-mail pro Luthier com os problemas!!!

Se for o caso pego o carro e vou até o Rio pra você dar um trato nela pra mim kkkkk...

Abç

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


GuitarHome

só abriu uma foto, não apareceu as setas para ver as demais... mas pela unica foto que vi a corda esta alta... quanto aos achatados não notei isso.

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


Bertola troquei o nut lock da minha guitarra pq estava espanado só que o furo que fixa o nut a guitrra do novo não está batendo com o do nut antigo , estou pensando em colar o nut com super bonder o que acha ?

GuitarHome
Veterano
# jul/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola

Acho que o Bertola conseguiu ver as demais, não? Em todeo caso vou postar algumas aqui, porque são 17 fotos, até eu pegar os links de todas rs..

http://www.4shared.com/download/wZZalRgDba/Ap3kk_kyNGOt0-thBazm0PSJZOC WRK.jpg?lgfp=1000

http://www.4shared.com/photo/H2aXCUsrce/ApFcTBKxxhd4yRTX4CVuqO_ZUUM703 .html?showComments

http://www.4shared.com/photo/kVe5AV0Gba/ApFcTBKxxhd4yRTX4CVuqO_ZUUM703 .html?showComments

http://www.4shared.com/photo/hjcxXoSwba/Aqj3GEH-WDrBZicM9OpFIRvrgMGX21 .html?showComments

http://www.4shared.com/photo/9q0tsB7Eba/DSC_0077.html?showComments

http://www.4shared.com/photo/uhgWVFcMce/Ai2xXcfWPAzUZ4rOlg5meBw1W1ZBhs .html?showComments

http://www.4shared.com/photo/Yydge_xBce/AmVvx_31Maoflr1SeH43mWyp5MoE-g .html?showComments

http://www.4shared.com/photo/MGY82Q1xce/AnSp1PsqsagkVYXkx3QuDEF0OGEzT0 .html?showComments

O que acho mais engraçado é que a guitarra passou para uma regulagem geral (incluindo a retifica de trastes) por um Luthier muito conhecido no Brasil, aqui de São Paulo, (não quero citar nomes, mas vocês certamente conhecem, tem tópicos dele e de suas guitarras por aqui no fórum), e o minimo que ele conseguiu deixar as cordas foi assim, abaixando um tiquinho se quer pela ponte as cordas já trastejavam absurdamente no amp, algumas notas nem soavam no bend.

O braço está levemente curvo também (concavo), as cordas estão ainda mais altas no meio dele.

Em relação aos trastes, eles estão MUITO mais baixos que o da SX SST57 de um amigo meu por exemplo (que alias foi minha primeira guitarrra há uns 17 anos atrás). A ação das cordas da SX estavam incrivelmente mais baixas.

O que será que pode ser ? Mandei um e-mail para ele, acredito que até amanhã eu obtenha alguma resposta.

Abç

Obs Acho que há grandes chances de ser pelo braço estar levemente concavo, apesar de que as cordas estão altas também da casa 12 em diante. Mas quando eu pressiono o ultimo traste (24) a corda fica distante ainda da casa 12 por exemplo, creio eu que não seja a distância normal.

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


GuitarHome

Como respondido anteriormente, as cordas estão sim altas e pela sua descrição um ajuste no tensor pode resolver.

Quanto aos trastes, pelas fotos dá pra dizer que ainda tem muito material e não parece ser necessário a troca, mas notei pela penúltima foto, que os trastes estão com a achatados no centro, mas nas pontas estão arredondados. Pode me dizer se é isso mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
Cara, não faça "gambiarras". Compre (ou troque esse) um "top-lock" que sirva aí.
GuitarHome
Sinceramente, as fotos que ví não notei nada de errado com os trastes. Já com a altura das cordas....
Abçs

thrasher84
Membro Novato
# jul/15
· votar


Seij ou bertola podem me responder quanto de sustain uma guitarra (unica peça ) perde ao ser construida em tres peças exemplo uma explorer , ou não influencia tanto e tbm referente a essas guitarras strinberg sera q vale a pena dar um upgraf em termos de captaçao visto q não sao madeiras de tanta qualidade e ferragens das melhores mas quem sab um up não a deixe melhor .
Desde ja valew
Mauricio Luiz Bertola

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


thrasher84

quanto de sustain uma guitarra (unica peça ) perde ao ser construida em tres peças exemplo
Impossível dizer, depende muito da construção e seleção das madeiras.
as guitarras strinberg sera q vale a pena dar um upgraf em termos de captaça
Vale a pena se não gastar muito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji