Autor |
Mensagem |
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
GabriaTz alguém sabe me dizer se o basswood das shelters são solidos ? O que vc quer dizer com isso?
|
fconde77 Veterano |
# jun/15 · Editado por: fconde77
· votar
GabriaTz
Basswood e um tipo de madeira... E sim, as Shelter são de madeira sólida, mas isso não é grande coisa quando você vê coisas como essa.
"Imagens fortes"
http://luthieralexpinto.blogspot.com.br/search/label/58-Guitarra%20She lter%20-%20Geralzinha%20cheia%20de%20Surpresas
|
GabriaTz Membro Novato |
# jun/15 · Editado por: GabriaTz
· votar
Mauricio Luiz Bertola
como sao chinesas sempre tenho minhas duvidas vai saber ... meu primo falou que podia ser laminado que a dele esfarelou um pouco. ela e maciça mesmo né ? queria saber se a madeira dela é lagal para dar uns upgrades. o que faz um basswood bom ? tem como identificar ?
fconde77
interessante é por isso que nao confio tanto nessas shelters e outras chinesas sei que sao meio "loteria".
|
fconde77 Veterano |
# jun/15
· votar
GabriaTz
Pode ser que a madeira usada, na parte que esfarelou, já estivesse ruim ou como a marca não é muito confiável podem ter misturado partes de madeiras diferentes e até materiais diferentes... Vai saber!
Só sei que Basswood e uma madeira macia, inclusive já vi uma Washburn CS780 com o corpo praticamente oco pq foi atacada por cupim.,,
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
GabriaTz Basswood é uma madeira tonal como outra qualquer, aqui (e em Portugal), chamade de tília. O que interessa é a qualidade da peça usinada e menos o tipo da madeira. Como o fconde77 observou, certas séries de guitarras são muito mal construídas, com materiais inadequados, e é preciso ficar "esperto". Abç
|
GabriaTz Membro Novato |
# jun/15 · Editado por: GabriaTz
· votar
alguem sabe as dimensoes do logo JACKSON quero transformar minha shelter slash em uma replica da jackson kelly (so por diversao e ostentação xD nao quero enganar ninguem) , alguem que tenha uma jackson poderia me passar as medidas por favor ajudaria mto. alguem sabe tambem se e possivel trocas os marcadores das casas (3.5.7 etc) queria um tipo dente de tubarao.
|
Nanten Veterano |
# jun/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Bertola, comprei um escudo para minha Cort Source (ES-335), mas ele possui 1/8 de polegada a mais no espaço entre os captadores, ou seja, não entra de jeito nenhum (foi erro do fabricante, pois o anúncio mostrava a medida certa, mas como é chinês, não compensa eu pedir reembolso). Compensa eu procurar alguém (luthier ou outro profissional que vc indique) para cortar o escudo ou é melhor eu procurar outro fabricante?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
Nanten Compensa sim. Outra coisa que vc pode fazer é, se encaixa no capt de cima, "acertar" o de baixo com uma Dremel... Abç
|
Gabriel_mac Veterano |
# jun/15
· votar
Guitarra: Lespaul SX GG1 Custom Captadores: Seymour Duncan Alnico 2 Pro Signature Slash, ponte e braço! Tarraxas Gotoh
É uma guitarra digna de uso para gravação de um cd?
|
Gabriel_mac Veterano |
# jun/15
· votar
Tagima Vulcan ou Strinberg Clg55?
|
João Pedro Strabelli Veterano |
# jun/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Sabe alguma coisa a respeito dos captadores de Alnico VIII? Pelo que li, teria um pouco menos de scoop que um de Alnico V, o que me pareceu interessante, mas pouco achei sobre sua dinâmica.
Obrigado por esta e pelas respostas anteriores.
|
john Norum Veterano |
# jun/15 · Editado por: john Norum
· votar
Mauricio Luiz Bertola
O captador do braço da minha guitarra estava com o som magro e muito pouco sustain, desparafusei a tampa traseira e afrouxei o potenciômetro, nenhum fio solto, porem ao tocar em um fio o som voltou ao normal, o que seria isso ?
DETALHE: era o potenciômetro de volume do cap do braço.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
Gabriel_mac É uma guitarra digna de uso para gravação de um cd? Porque não seria? João Pedro Strabelli Cara, eu ainda não trabalhei com capts desse material... john Norum Mal contato... Refaça as ligações dele. Abçs
|
GabriaTz Membro Novato |
# jun/15
· votar
E normal girar o tensor e não dar estalos ? Lembro que quando regulava minha antiga strato dava bastante aqueles estalos quando mexia no tensor mas fui mexer no da les Paul e não deu nada achei estranho .
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
GabriaTz girar o tensor e não dar estalos É assim que tem que ser... Abç
|
GabriaTz Membro Novato |
# jun/15
· votar
E sobre trocar os mercadores da escala eu queria aqueles dente de tubarão igual os da Jackson é muito difícil de um luthier fazer o trabalho de troca ?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
GabriaTz Além de caro, não acrescentará nada ao instrumento. Abç
|
SkyHawk Membro |
# jun/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Grade Bertola,
As vezes me surgem dúvidas bem idiotas.... Rssssss !!!!
A da vez é: se um humbucker da ponte está com ganho muito alto, porém a guitarra tem dois volumes e dois tones, o simples reduzir de volume do captador da ponte é o mesmo que usar um cap de ganho mais fraco ????
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
SkyHawk Sim, é. O volume serve pra isso... Abç
|
Yuri Nathan Membro Novato |
# jun/15
· votar
Boa noite amigos. Possuo uma guitarra giannini g-102 e o braço dela está assim:
braço torcido
Já lí por aqui que braço torcido é um problema grave e que existem procedimentos específicos para a espécie. No entanto, eu imagino que existam casos e casos de braço torcido.
Elaborei uma hipótese: Será que se eu utilizasse um bloco de raiar escala nº 14 e, ao lixar a escala, eu retirasse mais madeira do lado esquerdo do braço para "compensar" a torção, resolveria o problema?
Amigos, eu consegui ser claro?
OBS: Não sou luthier. Agradeço desde já.
|
fconde77 Veterano |
# jun/15
· votar
Yuri Nathan
Muito trabalho a fazer pra uma "gambiarra" muito trabalhosa, que não ficará 100% e num braço que no futuro provávelmente apresentará o mesmo problema. Se considerar o tempo e o $ gastos (Bloco para raiar, trastes, martelinho pra bater os trastes, lima, régua, lixas etc) vale mais a pena pegar um braço de 2º mão.
|
overset09 Veterano |
# jun/15
· votar
Oi Bertola, td bem?
E o Peavey TKO 115, é um bom amplificador para baixo? Entre Peavey TKO 115, Staner BS 120 e Staner BX 200 qual pegar?
Obs: Todos seriam seminovos.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
Yuri Nathan Esse braço "já era" cara. Jogue fora e compre outro. overset09 Cara, esse combo Peavey é "porreta"! Abçs
|
Yuri Nathan Membro Novato |
# jun/15
· votar
Boa tarde amigos. Seguindo a sugestão dos colegas, valeria a pena comprar esse braço e repará-lo? Seria muito oneroso o reparo?
foto 1 foto 2 foto 3
Agradeço desde já.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
Yuri Nathan Esse braço está bem "detonado". Verifique também o estado dos trastes e do tensor. Talvez não valha à pena... Talvez sim... Abç
|
Headstock invertido Veterano |
# jun/15 · Editado por: Headstock invertido
· votar
Mauricio Luiz Bertola Estou com um projeto antigo que quero colocar pra frente com um bom luthier.
Se trata de uma guitarra modelo Les Paul com apenas o captador da ponte, sem knobs e apenas a chave para "ligar/desligar" a guitarra (o captador).
O corpo seria flat (sem a barriga), pintura toda branca fosca e com frisos pretos estilo Gibson Les Paul Custom.
O braço seria colado e mais fino que o tradicional. Mais ou menos nas medidas (espessura do braço, shape e espessura da escala) de uma superstrato. Escala sem marcações (apenas as bolinhas no topo da escala, como em violões).
To com algumas dúvidas em relação ao projeto, para poder levar definitivamente ao luthier. Então se pudesse responder pelo menos alguma delas, para eu direcionar melhor o projeto...
1. Pensei em usar mogno para o corpo/braço. Quero um timbre característico de LP mesmo, como se fosse uma boa LP "de marca". Mas qual a viabilidade disso construindo ela no Brasil? O preço seria absurdamente elevado? Se sim, qual seria a melhor substituta para o mogno em relação ao custo x benefício (timbre)?
2. Ela só vai ter o captador da ponte e nenhum knob, nem de volume. Mesmo assim, é preciso que a fiação passe por um potenciômetro? Ou o esquema seria captador > chave > jack?
3. Gostaria que a cor da escala se aproximasse ao máximo do preto. A melhor madeira para issoseria o ébano, correto? A disponibilidade dele no Brasil é muito escassa/cara? Se sim, qual seria um bom substituto para essa finalidade?
4. Caso eu decida por uma escala clara, qual seria a melhor madeira para este projeto? (manter ao máximo as características sonoras de uma LP).
5. Estou pensando em colocar trastes extra-jumbo. É possível em modelos Les Paul?
6. Como a cor seria apenas um branco comum fosco, não precisaria de tampo especial, correto? E nenhuma técnica especial de pintura. Seria apenas pintura branca > verniz fosco. É isso?
Acho que primordialmente as dúvidas são essas.
Aqui uma "simulação" visual, caso ajude: http://i.imgur.com/7UnbBhU.png
Valeu se puder dar uma ajuda.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
Headstock invertido 1) Ela não vai ter sonoridade idêntica a uma lespa padrão... 2) Substituto para o mogno é o cedro-rosa, mas, bons luthiers tem mogno em estoque... 3) Capts ligados diretamente à saída tem um som estranho, agudo demais. Ademais, não ter pot de volume é perder um recurso fundamental: O uso do pot para "limpar" o som ou fazer a variação solo-base. 4) Não existe substituto para o ébano, mas pode-se usar o ipê, a braúna e o roxinho tingidos. 5) Caso eu decida por uma escala clara, qual seria a melhor madeira para este projeto? (manter ao máximo as características sonoras de uma LP).: Nenhuma. 6) Sim, é. Atente para o fato de que esse tipo de traste em uma guitarra com escala de 24.75 polegadas, ocasionará um espaço pequeno demais nas casas mais agudas. Sugiro trastes médio-jumbo (que são os melhores). 7) Isso pouco importa. No caso é pintura comum. O detalhe que "encarece" é o friso. Abç
|
danielrmatos Veterano |
# jun/15
· votar
Headstock invertido Cara, o captador nesse local provavelmente vai alterar as características da captação. Pelo que pesquisei, os harmônicos que ele iria pegar seriam diferentes do mesmo na posição original de ponte.
|
Headstock invertido Veterano |
# jun/15 · Editado por: Headstock invertido
· votar
Mauricio Luiz Bertola 1) Ela não vai ter sonoridade idêntica a uma lespa padrão...
Idêntica sei que não, afinal não é uma. Me refiro ao som encorpado.
3) Capts ligados diretamente à saída tem um som estranho, agudo demais. Ademais, não ter pot de volume é perder um recurso fundamental: O uso do pot para "limpar" o som ou fazer a variação solo-base.
Estou ciente disso. O projeto é realmente bem específico. Tenho outras guitarras comuns. A solução para esse "som estranho" seria ligar a um potenciômetro oculto?
Nenhuma
Na verdade, só o que quis saber é, DENTRE AS OPÇÕES de madeira clara, qual a que proporciona um som mais encorpado? Ou menos agudo/magro/estalado, se preferir.
Valeu pelas respostas. o/
danielrmatos Não ficará ali não, foi um erro do programinha. Vai ficar na posição do cap da ponte mesmo.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
Headstock invertido A solução para esse "som estranho" seria ligar a um potenciômetro oculto? Isso não existe... Abç
|