【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


GabriaTz
alguém sabe me dizer se o basswood das shelters são solidos ?
O que vc quer dizer com isso?

fconde77
Veterano
# jun/15 · Editado por: fconde77
· votar


GabriaTz

Basswood e um tipo de madeira... E sim, as Shelter são de madeira sólida, mas isso não é grande coisa quando você vê coisas como essa.

"Imagens fortes"

http://luthieralexpinto.blogspot.com.br/search/label/58-Guitarra%20She lter%20-%20Geralzinha%20cheia%20de%20Surpresas

GabriaTz
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


Mauricio Luiz Bertola



como sao chinesas sempre tenho minhas duvidas vai saber ...
meu primo falou que podia ser laminado que a dele esfarelou um pouco.
ela e maciça mesmo né ? queria saber se a madeira dela é lagal para dar uns upgrades.
o que faz um basswood bom ? tem como identificar ?

fconde77


interessante é por isso que nao confio tanto nessas shelters e outras chinesas sei que sao meio "loteria".

fconde77
Veterano
# jun/15
· votar


GabriaTz

Pode ser que a madeira usada, na parte que esfarelou, já estivesse ruim ou como a marca não é muito confiável podem ter misturado partes de madeiras diferentes e até materiais diferentes... Vai saber!

Só sei que Basswood e uma madeira macia, inclusive já vi uma Washburn CS780 com o corpo praticamente oco pq foi atacada por cupim.,,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


GabriaTz
Basswood é uma madeira tonal como outra qualquer, aqui (e em Portugal), chamade de tília.
O que interessa é a qualidade da peça usinada e menos o tipo da madeira. Como o fconde77 observou, certas séries de guitarras são muito mal construídas, com materiais inadequados, e é preciso ficar "esperto".
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


alguem sabe as dimensoes do logo JACKSON quero transformar minha shelter slash em uma replica da jackson kelly (so por diversao e ostentação xD nao quero enganar ninguem) , alguem que tenha uma jackson poderia me passar as medidas por favor ajudaria mto. alguem sabe tambem se e possivel trocas os marcadores das casas (3.5.7 etc) queria um tipo dente de tubarao.

Nanten
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, comprei um escudo para minha Cort Source (ES-335), mas ele possui 1/8 de polegada a mais no espaço entre os captadores, ou seja, não entra de jeito nenhum (foi erro do fabricante, pois o anúncio mostrava a medida certa, mas como é chinês, não compensa eu pedir reembolso). Compensa eu procurar alguém (luthier ou outro profissional que vc indique) para cortar o escudo ou é melhor eu procurar outro fabricante?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Nanten
Compensa sim.
Outra coisa que vc pode fazer é, se encaixa no capt de cima, "acertar" o de baixo com uma Dremel...
Abç

Gabriel_mac
Veterano
# jun/15
· votar


Guitarra:
Lespaul SX GG1 Custom
Captadores: Seymour Duncan Alnico 2 Pro Signature Slash, ponte e braço!
Tarraxas Gotoh

É uma guitarra digna de uso para gravação de um cd?

Gabriel_mac
Veterano
# jun/15
· votar


Tagima Vulcan ou Strinberg Clg55?

João Pedro Strabelli
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sabe alguma coisa a respeito dos captadores de Alnico VIII? Pelo que li, teria um pouco menos de scoop que um de Alnico V, o que me pareceu interessante, mas pouco achei sobre sua dinâmica.

Obrigado por esta e pelas respostas anteriores.

john Norum
Veterano
# jun/15 · Editado por: john Norum
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O captador do braço da minha guitarra estava com o som magro e muito pouco sustain, desparafusei a tampa traseira e afrouxei o potenciômetro, nenhum fio solto, porem ao tocar em um fio o som voltou ao normal, o que seria isso ?

DETALHE: era o potenciômetro de volume do cap do braço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Gabriel_mac
É uma guitarra digna de uso para gravação de um cd?
Porque não seria?
João Pedro Strabelli
Cara, eu ainda não trabalhei com capts desse material...
john Norum
Mal contato... Refaça as ligações dele.
Abçs

GabriaTz
Membro Novato
# jun/15
· votar


E normal girar o tensor e não dar estalos ? Lembro que quando regulava minha antiga strato dava bastante aqueles estalos quando mexia no tensor mas fui mexer no da les Paul e não deu nada achei estranho .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


GabriaTz
girar o tensor e não dar estalos
É assim que tem que ser...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jun/15
· votar


E sobre trocar os mercadores da escala eu queria aqueles dente de tubarão igual os da Jackson é muito difícil de um luthier fazer o trabalho de troca ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


GabriaTz
Além de caro, não acrescentará nada ao instrumento.
Abç

SkyHawk
Membro
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Grade Bertola,

As vezes me surgem dúvidas bem idiotas.... Rssssss !!!!

A da vez é: se um humbucker da ponte está com ganho muito alto, porém a guitarra tem dois volumes e dois tones, o simples reduzir de volume do captador da ponte é o mesmo que usar um cap de ganho mais fraco ????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


SkyHawk
Sim, é.
O volume serve pra isso...
Abç

Yuri Nathan
Membro Novato
# jun/15
· votar


Boa noite amigos. Possuo uma guitarra giannini g-102 e o braço dela está assim:

braço torcido

Já lí por aqui que braço torcido é um problema grave e que existem procedimentos específicos para a espécie. No entanto, eu imagino que existam casos e casos de braço torcido.

Elaborei uma hipótese: Será que se eu utilizasse um bloco de raiar escala nº 14 e, ao lixar a escala, eu retirasse mais madeira do lado esquerdo do braço para "compensar" a torção, resolveria o problema?

Amigos, eu consegui ser claro?

OBS: Não sou luthier.
Agradeço desde já.

fconde77
Veterano
# jun/15
· votar


Yuri Nathan

Muito trabalho a fazer pra uma "gambiarra" muito trabalhosa, que não ficará 100% e num braço que no futuro provávelmente apresentará o mesmo problema.
Se considerar o tempo e o $ gastos (Bloco para raiar, trastes, martelinho pra bater os trastes, lima, régua, lixas etc) vale mais a pena pegar um braço de 2º mão.

overset09
Veterano
# jun/15
· votar


Oi Bertola, td bem?

E o Peavey TKO 115, é um bom amplificador para baixo?
Entre Peavey TKO 115, Staner BS 120 e Staner BX 200 qual pegar?

Obs: Todos seriam seminovos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Yuri Nathan
Esse braço "já era" cara. Jogue fora e compre outro.
overset09
Cara, esse combo Peavey é "porreta"!
Abçs

Yuri Nathan
Membro Novato
# jun/15
· votar


Boa tarde amigos. Seguindo a sugestão dos colegas, valeria a pena comprar esse braço e repará-lo? Seria muito oneroso o reparo?

foto 1
foto 2
foto 3

Agradeço desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Yuri Nathan
Esse braço está bem "detonado".
Verifique também o estado dos trastes e do tensor.
Talvez não valha à pena... Talvez sim...
Abç

Headstock invertido
Veterano
# jun/15 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estou com um projeto antigo que quero colocar pra frente com um bom luthier.

Se trata de uma guitarra modelo Les Paul com apenas o captador da ponte, sem knobs e apenas a chave para "ligar/desligar" a guitarra (o captador).

O corpo seria flat (sem a barriga), pintura toda branca fosca e com frisos pretos estilo Gibson Les Paul Custom.

O braço seria colado e mais fino que o tradicional. Mais ou menos nas medidas (espessura do braço, shape e espessura da escala) de uma superstrato. Escala sem marcações (apenas as bolinhas no topo da escala, como em violões).

To com algumas dúvidas em relação ao projeto, para poder levar definitivamente ao luthier. Então se pudesse responder pelo menos alguma delas, para eu direcionar melhor o projeto...

1. Pensei em usar mogno para o corpo/braço. Quero um timbre característico de LP mesmo, como se fosse uma boa LP "de marca". Mas qual a viabilidade disso construindo ela no Brasil? O preço seria absurdamente elevado? Se sim, qual seria a melhor substituta para o mogno em relação ao custo x benefício (timbre)?

2. Ela só vai ter o captador da ponte e nenhum knob, nem de volume. Mesmo assim, é preciso que a fiação passe por um potenciômetro? Ou o esquema seria captador > chave > jack?

3. Gostaria que a cor da escala se aproximasse ao máximo do preto. A melhor madeira para issoseria o ébano, correto? A disponibilidade dele no Brasil é muito escassa/cara? Se sim, qual seria um bom substituto para essa finalidade?

4. Caso eu decida por uma escala clara, qual seria a melhor madeira para este projeto? (manter ao máximo as características sonoras de uma LP).

5. Estou pensando em colocar trastes extra-jumbo. É possível em modelos Les Paul?

6. Como a cor seria apenas um branco comum fosco, não precisaria de tampo especial, correto? E nenhuma técnica especial de pintura. Seria apenas pintura branca > verniz fosco. É isso?

Acho que primordialmente as dúvidas são essas.

Aqui uma "simulação" visual, caso ajude: http://i.imgur.com/7UnbBhU.png

Valeu se puder dar uma ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Headstock invertido
1) Ela não vai ter sonoridade idêntica a uma lespa padrão...
2) Substituto para o mogno é o cedro-rosa, mas, bons luthiers tem mogno em estoque...
3) Capts ligados diretamente à saída tem um som estranho, agudo demais. Ademais, não ter pot de volume é perder um recurso fundamental: O uso do pot para "limpar" o som ou fazer a variação solo-base.
4) Não existe substituto para o ébano, mas pode-se usar o ipê, a braúna e o roxinho tingidos.
5) Caso eu decida por uma escala clara, qual seria a melhor madeira para este projeto? (manter ao máximo as características sonoras de uma LP).: Nenhuma.
6) Sim, é. Atente para o fato de que esse tipo de traste em uma guitarra com escala de 24.75 polegadas, ocasionará um espaço pequeno demais nas casas mais agudas. Sugiro trastes médio-jumbo (que são os melhores).
7) Isso pouco importa. No caso é pintura comum. O detalhe que "encarece" é o friso.
Abç

danielrmatos
Veterano
# jun/15
· votar


Headstock invertido
Cara, o captador nesse local provavelmente vai alterar as características da captação. Pelo que pesquisei, os harmônicos que ele iria pegar seriam diferentes do mesmo na posição original de ponte.

Headstock invertido
Veterano
# jun/15 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Mauricio Luiz Bertola
1) Ela não vai ter sonoridade idêntica a uma lespa padrão...

Idêntica sei que não, afinal não é uma. Me refiro ao som encorpado.

3) Capts ligados diretamente à saída tem um som estranho, agudo demais. Ademais, não ter pot de volume é perder um recurso fundamental: O uso do pot para "limpar" o som ou fazer a variação solo-base.

Estou ciente disso. O projeto é realmente bem específico. Tenho outras guitarras comuns.
A solução para esse "som estranho" seria ligar a um potenciômetro oculto?

Nenhuma

Na verdade, só o que quis saber é, DENTRE AS OPÇÕES de madeira clara, qual a que proporciona um som mais encorpado? Ou menos agudo/magro/estalado, se preferir.

Valeu pelas respostas. o/

danielrmatos
Não ficará ali não, foi um erro do programinha. Vai ficar na posição do cap da ponte mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Headstock invertido
A solução para esse "som estranho" seria ligar a um potenciômetro oculto?
Isso não existe...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji