【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Pedrohalessio
Membro Novato
# mar/15
· votar


Boa tarde galera, gostaria de saber qual a opinião de vocês em relação a esta guitarra, pois estou buscando a algum tempo já e achei muito interessando em relação ao preço de venda neste site.

Espero respostas, Obrigado!

http://www.estrela10.com.br/instrumentos-musicais/cordas/guitarra/guit arra-les-paul-com-humbucker-winstdwsb-washburn

fconde77
Veterano
# mar/15
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers

Tanto as tarraxas quanto os saddles são compatíveis, a questão é: Só essas 2 peças são quase do mesmo preço que uma SX nova.

Pedrohalessio

Já li relatos que pelo fato do corpo dessa Washburn ser mais fino que as Les Paul's tradicionais seu som se assemelhe mais a uma SG.
Quanto a captação o da ponte caiu muito bem, já a do braço ouvi relatos de ser grave demais, mas pra isso muitos giram o captador em 180º que deixa mais equilibrado.(nunca usei dessa artimanha e não sei se realmente funciona)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers
Reitero o que o fconde77 disse e recomendo as Wilkinsons. Quanto aos carrinhos, não há necessidade de trocá-los.
Pedrohalessio
Espero respostas
Cara, ninguém aqui é pago para responder nada. Eu o faço por colaboração, por vontade de ajudar.
A guitarra em questão é de boa manufatura, mas não concordo com o que o fconde77 disse sobre o capt do braço, pois achei-o adequado para jazz e bossa-nova. Quanto à usá-lo com distorção, não sei.
Abçs

Bing_Cave
Membro Novato
# mar/15
· votar


Alguem poderia me dizer aonde vende ponte de 3 pinos (estilo aquelas que os baixos EB-0 da Epiphone tem) aqui em São Paulo

Valeu!

PedroAlessio
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não me interprete mal, não quero obrigar ninguém a me ajudar, apenas estou com dúvidas, mas muito obrigado, foi de grande valia.

fconde77

Acredito que vai se encaixar de acordo com as minhas necessidades, fiquei apenas com medo de usa-la com distorção como o Mauricio relatou acima.
Muito obrigado pela ajuda!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


PedroAlessio
A opinião do fconde77 é importante pois ele não é um "leigo".
Creio que vc deva testar o instrumento, com e sem distorção.
Abç

douglasak47
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tenho uma guitarra modelo les paul e ela vem arrebentando a 4ª corda frequentemente na altura do carrinho, acredito que o carrinho esteja afiado e acaba cortando a corda, qual o procedimento para resolver o problema lixar resolve? ou só trocando o carrinho?

Desde já agradeço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


douglasak47
Lixar com uma lima pequena, de tamanho adequado para a cavidade do carrinho.
Abç

musicrock
Veterano
# abr/15
· votar


obrigado pela resposta Sr. Mauricio Luiz Bertola e
fconde77
Mais ainda fiquei na duvida.
Entao continuo ligando o amplificador naquelas reguas de energia onde é ligado a mesa de som e um amplificador de potencia? Ou em uma tomada que fique ligado somente o meu amplificador?
No caso eu uso o mesmo somente na igreja.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


musicrock
Se vc puder ligar em uma tomada individual (ainda mais se tiver aterramento), faça-o.
Abç

fconde77
Veterano
# abr/15 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola
musicrock


Por experiência própria, posso recomendar usar o filtro de linha UPSAI FHT 1200... Bom e barato

Moro em apartamento e a um ano fiz uma reforma geral e consegui colocar um terra nas tomadas do escritório, não fixou 100%, (medindo com multimetro ficou com 70v, mas foi o melhor que consegui levando em consideração que moro num prédio antigo que não tinha aterramento. Esses 70v pra mim foram um tremendo sucesso depois de tantas tentativas frustadas e por fim acabei me dando por satisfeito)
Com esse aterramento notei uma redução significativa de ruídos e aliado ao filtro o resultado ficou show.

rcorts
Veterano
# abr/15
· votar


JoãoPW

Quanto ao problema de estabilidade de afinação na sua strato, tem mais um detalhe. String-trees (abaixadores de corda) também podem ser um ponto de atrito que prejudica a afinação.

Na minha guitarra eu troquei ESTES

por ESSES e ficou perfeito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


rcorts
Exatamente.
Abç

JoãoPW
Membro Novato
# abr/15
· votar


rcorts
Pse Fera...
Em relação ao braço dela só há problemas nas tarraxas mesmo.
Um amigo que tem uma tagima me citou umas tarraxas gotoh que ele comprou.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631016886-kit-de-tarraxas-gotoh -cromada-sg301-20-3x3-p-guitarra--_JM
Vou comprar elas talvez no mês que vem, dai pro fim do ano compro uma tagima e " faço uma doação " pra ela ehueheueh
Tipo vou comprar a tagima e vou mecher com ela, mandar refazer a parte elétrica, trocar caps e as propriamente ditas tarraxas,
quero uma branca tipo essa
http://www.pontofrio.com.br/InstrumentosMusicais/Cordas/Guitarra/Guita rra-Strato-Tagima-Woodstock-TG-530---Branca-3515133.html?adtype=pla&ut m_source=GP_PLA&utm_medium=Cpc&utm_campaign=PROD_Shopping&gclid=CI2Ytu D32MQCFVIV7AodsH8AXA

Plank
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, estou pensando em modificar a minha strato para ficar compatível com o neckplate das fender deluxe (http://www.dreamguitars.com/products/fender/fender_american_deluxe_st ratocaster_dz4071348/images/neckplate.jpg). Existe alguma chance que a minha guitarra não tenha estrutura pra fazer essa modificação?

Ramsay
Veterano
# abr/15
· votar


JoãoPW

Essa Tagima TG-530, pelo preço, não vale a pena pq o corpo dela é de basswood.

Por um pouco mais vc compra uma SX SST-57 que é uma guitarra bem melhor que a Tagima:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-642450690-guitarra-sx-sst57vwh- sst57-vintage-_JM

emachado
Veterano
# abr/15
· votar


Bertola, estou pensando em pegar um pequeno head valvulado pra estudos apenas e ficarei sem possibilidades de pegar um gabinete por enquanto. Não vou me desfazer do Digitech DG 3012.
Com um jack instalado na carcaça do amp para receber o head ou o transistorizado posso estar em risco?
Tomarei cuidado com a impedância e em ligar qualquer um dos dois sem estar o falante conectado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


Plank
Estrutura tem. O problema é que o acabamento terá que ser todo refeito...
emachado
Não há problema algum em fazer isso desde que vc DESLIGUE o falante do amp e ligue no outro.
Abçs

JoãoPW
Membro Novato
# abr/15
· votar


Ramsay
Então cara... Eu ja estou acostumado com basswood, tenho uma eagle sts 002, mas as tagima não tem só esse tipo de madeira não, só dar uma procurada, pode ver que o acabamento dessa sx não é branco, é meio que um bege, achei meio estranho rs
Mas então vou dar mais uma pesquisada nas tagima, qq coisa no fim do ano pego uma melhor q ela

SkyHawk
Membro
# abr/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Grade Bertola,

Para hidratação de escala usava um produto chamado Hydrate só que o efeito durava pouco e era caro. Passei para óleo de peroba e gostei muito do resultado. Ontem, conversando com um músico mais experiente, ele me falou para usar só óleo de limão pois o de peroba encharca a madeira sendo muito mais absorvido, o que não seria bom !

Procede ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


SkyHawk
o de peroba encharca a madeira sendo muito mais absorvido, o que não seria bom !
Isso não tem fundamento algum.
Ademais, não é para "encharcar" a madeira, mas apenas umedecê-la. Até nisso o óleo-de-peroba é superior, pois gasta pouco...
Abç

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu !

vinihendrix
Veterano
# abr/15 · Editado por: vinihendrix
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma strato fender highway one de 2004 e o acabamento dela está saindo muito fácil, só passar a unha. Caso eu decida tirar a tinta toda, posso deixar ela como está ou é necessário algum tratamento na madeira? ao passar o dedo na parte descascada se sente uma textura bem lisa. Posso uploadar fotos.

fconde77
Veterano
# abr/15 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma S 770 e acho o som da ponte muito magro, e estou cogitando trocar o INF2 pelo Dimarzio Tone Zone (DP 155) que tem uma equalização bem grave, mas queria algumas indicações e outras alternativas.

P.S: Postei essa mesma dúvida no "Tópico Oficial - Captadores", mas não tive muitas contribuições que me ajudassem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


vinihendrix
Essa linha da Fender é caracterizada por esse tipo de acabamento mesmo. O objetivo é que ela descasque dando um ar "relic" ao instrumento.
Se vc retirar toda a tinta e quiser algo mais resistente, sugiro a aplicação (à pistola por profissional competente), de verniz nitrocelulose ou PU.
fconde77
Dependendo do que vc quer tocar eu recomendo até mesmo o SD Invader SH8, que tem uma saída "from Hell" e é gravão...
Abçs

fconde77
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw, mas não busco nada "from Hell".. quero só algo que "amenize" esse som magro e de uma encorpada no som da ponte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/15
· votar


fconde77
Realmente a saída dos Invaders é bem alta, mas pode ser "domada". Outra boa opção é o DP166 ou o DP 192 Air Zone, que tem mais graves e médios.
Abç

Snakepit
Veterano
# abr/15 · Editado por: Snakepit
· votar


Edit: já arrumei :)

léo2013
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: léo2013
· votar


fail

krixzy
Veterano
# abr/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Amigo, toquei numa guitarra que tem um timbre com bastante grave e agudo, mas senti que tem muito pouco médio, a sonoridade no cap da ponte é meio como se tivesse usando o do braço pra tocar bases com distorção, é aquele som macio nos bordões mesmo com cap do ponte.

O timbre dela com distorção, é um som metálico, e com bastante graves, mas não tem presença nos médios.

Ai minha dúvida é o que causa isso, se é característico da construção dela, do material usado, ou madeira ruim mesmo. Ela tem corpo em cedro, braço em maple parafusado, ponte tipo floyd rose, e outro detalhe é que ela fica guardada num bag rasgado, ai não sei se tem a questão da umidade e talz...

Saberia dizer se tem algum fator contribuindo pra essas características sonoras?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji