【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


DenisPG
Inverta a ligação do capt do meio e veja como fica...
Abç

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Olá!
Deixei minha guitarra apoiada na parede pelo headstock e eu vi que o braço deu uma entortada (o braço dela é em maple)
uso a tensão correta, quando comprei levei pra regular, o que pode ter acontecido? a madeira estragou?

fconde77
Veterano
# mar/15
· votar


JoãoPW

Guarde de maneira correta (sem apoiar pelo braço) e leve ao luthier...

O que pode ter acontecido?
A madeira "trabalhou", provavelmente pela mudança da temperatura e/ou umidade juntamente com a tensão das cordas e também pelo fato de estar apoiada pelo Head.

A madeira estragou?
Provavelmente não, acredito que será necessário, apenas, um ajuste no tensor, nada mais.

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Minhas cordas cara, tenho certeza que não é por isso pq minha cidade vive gelada (pra ter uma ideia ontem fez 19º)
E sempre q eu toco eu limpo o suor com uma flanela

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Caramba minha conexão está muito lerda não vi isso!
Algum adm pode apagar por favor!
Me desculpem!!!!!!!

fconde77
Veterano
# mar/15
· votar


JoãoPW

Tipo o braço tá um pouco arcado pra frente, é só virar os parafusos no sentido horário?
Seu luthier saberá o que fazer... Lembre que escrevi "Provavelmente", não vi e não tenho como afirmar a causa do problema e sus solução.

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Oks manoo Vlws!!!
Semana que vem vou viajar levo ela....
Quero aproveitar botar umas tarraxas, pq as da minha guitarra estão muito ruins
Me indica alguma? É uma stratocaster, que não aguenta afinação.

fconde77
Veterano
# mar/15 · Editado por: fconde77
· votar


JoãoPW

Muitas vezes é só apertar os parafusos das tarraxas que melhora.

Outra coisa, qual e a marca e modelo da sua guitarra, as vezes o problema da afinação não é só das tarraxas, pode ser a ponte, o nut ou até mesmo a maneira de como vc coloca e estabiliza a afinação
Antes de indicar uma tarraxa me diga qual o tipo das tarraxas que tem(mande uma foto)?

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


oks a noite tiro umas foto das tarraxas e posto aki

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


fconde77
JoãoPW
Muitas vezes é só apertar os parafusos das tarraxas que melhora.
Assim como colocar as cordas corretamente e fazer os procedimentos de estabilização da afinação...
Abçs

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: JoãoPW
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como assim estabilização de afinação?
Eu tentei já apertar as tarraxas mas os parafusos são muito pequenos :/
Será que tem haver com a microafinação ? Nunca mexi nela

Bem eu uso tarraxas originais blindadas da eagle que são uma....
Olha ae as fotos delas
(Me desculpem a qualidade, tirei com o celular na correria)
http://i.imgur.com/u4OFCQ1.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


JoãoPW
Meu filho, pesquise aqui nesse meu tópico, que eu ensino como fazer os procedimentos de estabilização da afinação, e compre uma chave Phillips peque e uma chave de bôca idem para manter apertados os parafusos e porcas de suas tarrachas...
Abç

fconde77
Veterano
# mar/15 · Editado por: fconde77
· votar


JoãoPW
Mauricio Luiz Bertola

1 - Como falei da primeira vez: leve sua guitarra a um luthier para verificar o braço e aproveite converse com ele sobre as tarraxas e afinação

2 - Vc falou que sua guitarra tem microafinação... mas pela foto do Head e uma da série STS que usa um ponte tremulo comum e não tem microafinação.

3 - Para estabilizar a afinação: Coloque as cordas afine e depois, com as mãos estique a corda, uma por uma em diferentes regiões do braço depois solte devagar, sem bater nos trastes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


fconde77
That's its...
Abç

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola
Exatamente....
Bem é minha primeira guita, dai eu tinha perguntado pro meu amigo por que a minha guita não tinha vindo com alavanca dai ele falou que eu teria de regular a microafinação pra usar ela, mas eu dei uma pesquisada e vi que é uma tremolo tradicional, sem microafinação

http://i.imgur.com/YrTXcN9.jpg
Tirei a foto no celular denovo XD
Close no poderoso e chiador hunbucker eheueheuh

fconde77
Veterano
# mar/15 · Editado por: fconde77
· votar


JoãoPW

Humbucker, normalmente não são captadores que geram muito ruído e seus captadores são da Wilkinson, que são até bem razoáveis comparado ao nível da sua guitarra(As guitarras da Marca "Vintage" usam captadores dessa marca)... a causa deve ser outra como:

Cabos - Troque o cabo por outro, alguns cabos(principalmente aqueles que acompanham guitarras novas) são muito ruins causam muito s ruídos, não só o cado da guitarra, inclusive os que interligam pedais... Pra ter ideia comprei uma Ibanez S770 que veio com um cabo desses e joguei fora de tão ruim que era.

Distorção/Overdrive - Se vc tiver usando pedais com parâmetros muito altos.

Amplificador - Alguns amplificadores transistorizados tem Overdrive/Distorção muito ruins que os nível de ruídos, dependendo da configuração, são tão altos que se tornam inúteis.

Uma revisão e regulagem feita por um luthier na sua guitarra é imprescindível... ele poderá analisar a origem dos problemas e resolver isso tudo.

Afinação: Pode ser necessário apenas apertar as tarraxas, lubrificar o nut com grafite e instalar 5 molas na ponte ou até mesmo trava-lá.

Braço: Um ajuste no tensor pode resolver o problema.

Ruído: Se o problema não for nenhum dos citados acima, uma revisão na elétrica é a solução, talvez tenha algum problema no aterramento (um fio solto ou solda fria).

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Então, eu to com um set provisório por enquanto
Semana que vem faço td certinho
Meu primo comprou uma zoom g1 ( curti pq ela tem uma porrada de efeitos e custa uns 250$) e eu gostei bastante, ele até usou minha conta pra postar q ele estourou o dedo ao sair do carro :P
Mas então vou comprar um cabo de uns 5m da santo ângelo tb... ta saindo uns 60 $
por enquanto to usando um x-treme 30 da sparflex

fconde77
Veterano
# mar/15 · Editado por: fconde77
· votar


JoãoPW

Antes de comprar um cabo novo, teste com outro... Ou melhor, leve a guitarra no luthier, ele fará todos os serviços necessário e se for preciso vc compra um cabo.

JoãoPW
Membro Novato
# mar/15
· votar


Bom Vlw ae manos!
Dps posto como ficou tudo
daqui uma ou duas semanas eu viajo e faço td

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# mar/15
· votar


Bertola, Seiji, buenas!

Colegas, pfv, me dêem um help aqui, sobre Tarraxas Vintage Gotoh e Saddles de Aço para essa SX SST62 White Vintage.

Sobre as tarraxas: Vocês sabem se Este Jogo de Tarraxas Gotoh SD91-05ML cabem justo nesta SX? Posso comprar sem medo? Ou tem que ser feito algum ajuste no headstock? Se não, vocês já instalaram algum jogo bom vintage nestas guitas e podem me indicar qual comprar, por favor?

Sobre os saddles: Sabem se Este Jogo de Saddles Fender Vintage cabem nela? O jovem cita que o tamanho destes saddles é 2 1/16. Eu medi os saddles da SX e eles são de 10.5. Eu perguntei para ele se cabia, ele disse que sim, que 2 1/16 se refere a 10.5. Confere? Posso comprar? Já instalaram estes saddles em alguma SX? Indicam? Ou indicam outros saddles? Eu já comprei o bloco de aço da ponte, Manara, mas era para outra guitarra, aí perguntei se ele me vendia só os saddles, mas ele disse que só os saddles não.. Então não preciso de uma ponte inteira agora.. Podem me dar este help, pfv?

Muito Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji