【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
adautomarttau
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela ajuda,acabei comprando uma cort kx1q ,estava com preço ótimo!
Meu sobrinho ficou encantado quando a viu pessoalmente!
Já levei a guitarra à um luthier para regulagem inicial e troca de cordas.
Agora vou comprar um case e sábado ele receberá o presente.
Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


adautomarttau
cort kx1q
Boa compra!
Abç

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


MegaXR
Se quer um som original de tele essa sutil diferença faz parte... Rssssssss
A minha tele 52 tem os carrinhos de latão originais sem compensação e mesmo assim a entonação ficou boa, mas dá trabalho, é um ajuste sutil e a diferença de altura de cada lado do par de cordas faz uma diferença necessária para o equilibrio final. Ou seja além do parafuso do carrinho, os parafuso de altura de cada lado também são importantes não só para ajustar o raio mas também para a entonação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk
Bem observado...
Mas os carrinhos "compensados" facilitam essa tarefa...
Abç

Otto Mann
Veterano
# mar/15
· votar


Boa tarde, Bertola!

Entre uma Fender Mex Standard e uma Godin Session, qual é melhor construída e/ou possuí melhores madeiras?

Godin Session

Quanto aos caps fica indiferente, pois eu alteraria de ambas.

Desde já, muito obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Otto Mann
Bem, a Godin é em tília e a Fender MIM é em várias peças de amieiro (alder), a resposta tonal é um pouco diferente, mas isso é sutil...
Quanto à construção, não conheço a Godin, mas as MIM são bem construídas.
Abç

Mentzer
Membro Novato
# mar/15
· votar


Boa tarde Bertola.

Estou planejando montar uma guitarra lá para o fim do ano e estou com uma dúvida referente à à escala. Estou vendo numa lojas e tem disponível no tamanho 50cm x 6,3cm x 0,7cm. O que são especificamente essas medidas?

Outra coisa, para a construção estou pensando em algo assim:

CORPO: FREIJÓ
BRAÇO: MAPLE
ESCALA: PAU FERRO (aqui aparece como bolivian rosewwod)
CAPS: DOIS SINGLES

É uma boa?
Vai ser uma telecaster.

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Mentzer
Medida da peça de madeira para a escala. Eu compraria logo um braço pronto...
As madeiras citadas são adequadas para esse míster...
Abç

Dinko.Hiji
Membro Novato
# mar/15
· votar


Boa noite Bertola,

tenho pensado no seguinte pedir para um Luthier fazer a guitarra ou comprar uma feita por uma marca X ou Y...

Encontrei uma Tagima K2 com ponte gotoh e cap seymour duncan por R$ 1400,00.

A que tinha em mente para montar seria uma que tem as seguintes especificaçoes:

Corpo: Mogno top em flamed maple
Braco: maple
Escala: Rosewood
Cap: HSH

Usando o estilo ESP Horizon...
Sei que a diferenca de valores é bem alta...
Mias essa configuração ficaria interessante?

grato,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Dinko.Hiji
Difícil de dizer pois luthiería não é ciência exata...
Mas eu acho que um luthier cobrará mais de R$ 1400.....
Abç

Dinko.Hiji
Membro Novato
# mar/15
· votar


Bertola

Aqui em Pernambuco...
Estamos com altos valores tanto para uma Cort X-11 que era uma opção para mim... esta chegando aos seus R$2000,00 e uma X-6 R$ 1300.

Ai complica para eu trocar minha GIO .-.

abç

fconde77
Veterano
# mar/15 · Editado por: fconde77
· votar


Dinko.Hiji

Esse valor por uma Cort X11 realmente esta muito salgado... contrariando todas as minhas dicas e de tantos outros aqui no fórum eu acabei comprando uma Ibanez S 770 pela internet por R$ 2.500,00.
Como já conhecia um pouco a série "S", por já ter tido uma S370 por +- um mês, resolvi apostar comprando essa S770 confiando na qualidade da marca.

Ramsay
Veterano
# mar/15 · Editado por: Ramsay
· votar


fconde77

Eu tenho uma Ibanez S770 igual a sua, (vou olhar o preço que paguei).
Olhei e paguei por ela R$3015,00 em Dezembro de 2013.
Coloquei na ponte um captador DiMarzio Crunch Lab (DP228) e, mesmo assim, ela não dá um som tão bom quanto a minha Cort X11 (bem antiga).

O fato é que essa guitarra (S770) tem o corpo pouco espesso e o som que ela dá tende mais pros agudos em detrimento aos graves e médios.

Estou pensando em trocar o capacitor dela de .047uF para .1uF pra ver se a coisa melhora.

fconde77
Veterano
# mar/15 · Editado por: fconde77
· votar


Ramsay

Quando comprei a guitarra(18/3) estava pra viajar a trabalho, então mandei entregar direto no meu luthier, afinal não estaria em casa pra receber mesmo e assim não precisaria levar pra regulagem :)

Finalmente, essa tarde, voltei dessa peregrinação entre aeroportos e hotéis, mas ainda não estava livre, tive que terminar alguns relatórios de viagem e nem tive tempo para desmontar a mala ainda.

Dependendo do meu pique amanhã, vou pegar a guitarra e poderei ter uma real noção de como ela é... mas acredito q vá gostar se for semelhante ao som da minha S370, a maior diferença entre elas são o top e o nº de trastes (ferragem e captação não entram nessa comparação)

Depois vc me conta como ficou com esse capacitor, mas se vc achou ela aguda mesmo com Crunch Lab uma tentativa estrema seria o Tone Zone(DP155)

https://www.youtube.com/watch?v=T2Lc4tA3ZzY

Ramsay
Veterano
# mar/15
· votar


fconde77

Pois é, mas não pretendo trocar mais nenhum captador dessa guitarra, porque se o som não me agradou com o Crush Lab não vai me agradar mais com captador nenhum, ainda mais com o Tone Zone que tende mais aos agudos.

Entretanto, tenho que reconhecer que quando eu a ligo na Boss GT-100 ela até apresenta um som bem razoável o que não acontece quando ligada no meu pedalbard.

fconde77
Veterano
# mar/15 · Editado por: fconde77
· votar


Ramsay
só pra constar... segue a lista dos captadores da Dimarzio com a "equalização" de cada um e o Tone Zone um dos q tem mais Médio e Grave.

http://www.dimarzio.com/pickups/humbuckers/high-power

P.S.: Pesquisando os preços encontrei esse post num blog.
http://zonadohumbucker.blogspot.com.br/2008/02/dimarzio-tone-zone-dp-1 55.html

emachado
Veterano
# mar/15
· votar


Bertola, a Les Paul Shelter Nashville tem o tampo ou outras partes em compensado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


emachado
Creio que não; ela é confeccionada em tília (basswood), com emendas e uma folha de bôrdo (maple)por cima. Retire os capts e verifique o material do tampo
Ela não é lá essas coisas, e não espere o mesmo timbre de uma Les Paul típica confeccionada em mogno, pois a tília, por ser mais macia, ressoa menos.
Capts cerâmicos de ganho mais alto obtém melhores resultados numa guitarra como essa. Examine-a bem antes de comprar por conta do número de emendas. Quanto menos, melhor.
Abç

adautomarttau
Membro Novato
# mar/15
· votar


emachado
Mauricio Luiz Bertola

Em Vários sites falam que tem tampo em MDF :

Guitarra Nashville 305 - 2TS

Modelo: Shelter LP Nashville
Série: Nashville 305
Construção Set Neck (Braço colado)
Cordas: 6 cordas aço
Braço: Maple (colado)
Escala: Rosewood
Corpo: Basswood
Top/Tampo: Carved Top MDF (Medium Density Fiberboard) revestido com folha de madeira
Trastes: 22
Tarraxas: Blindadas...

https://pt-br.facebook.com/HabroMusicBrasil/posts/345135182292227

http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_123168_1526_Guitar ra-Shelter-Nashville-NAS305-Les-Paul-Braco-Colado-BK-Preta-Com-Bag-e-C orreia

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


adautomarttau
Obrigado pelas referências.
Abç

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

quero trocar os trastes da minha SX SST57 pois eu os acho muito grande e eles possuem uma cavidade nas pontas, um tipo de corte inclinado o que atrapalha na hora de fazer ligados e vibratos na mizinha, um simples movimento pra baixo e a corda já foge da escala.

Eu quero colocar trastes mais finos e e sem essa cavidade nas pontas, achei no mercado livre um anúncio da Dunlop, que vem um fio inteiro pra vc mesmo cortar, não tem problema nenhum eu fazer essa troca? E é esse mesmo o traste que eu devo comprar ou alguma observação...? Obrigado!

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


lucas.motorbreath
Desculpa a intromissão no espaço do Bertola, mas não achei boa idéia. Vc tem problemas de execução e não de trastes, na verdade trastes maiores facilitam a execução e não o contrário. Os "cortes" são arredondamentos nas extremidades que todo traste bem assentado tem para que não fiquem arestas que arranhem sua mão.

Quanto a troca de trastes, esse é um serviço para profissional, e por último, bends e vibratos na mizinha são feitos para cima.

pOkiz
Veterano
# mar/15
· votar


Bertola, tenho duas perguntas:

1 - A diferença de qualidade entre esses três fios é tão grande pra diferença de preço ser tamanha? Eu vou refazer a elétrica da minha guitarra, por isso a dúvida

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-630022036-fio-pano-eletrica-gui tarra-stewmac-vintage-luthier-fender-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-627122020-fio-condutor-simples- eletrica-guitarra-stewart-macdonald-_JM

http://www.garagemusic.com.br/produto/Cabo_Flexivel_24_AWG_Branco_-_me tro


2 - Também nesse assunto, a maioria das fiações das guitas que vejo tem um espaço pra passar o fio terra para a parte de trás da guita e colocar naquela peça de metal que segura as molas, com intuito de aterrar. Porém a minha não tem aquele furo que passa o fio para trás, qual a melhor saída nesse caso?

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


lucas.motorbreath
O que vc deve fazer é levar sua guitarra para um bom luthier para que ele faça um retrabalhamento dos trastes, que inclui, "rebatimento", retífica e polimento. Os trastes das SX NÃO são grossos, e atente para o que o SkyHawk falou.
pOkiz
Nos instrumentos que construí, os fios são esses aí (os 2ºs), e a diferença é nenhuma...
Faça o furo com uma broca...
Abçs

Mentzer
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Mentzer
· votar


[Edit]
Já achei a reposta.

Att,

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mar/15
· votar


SkyHawk
Mauricio Luiz Bertola

Então, mas acontece o seguinte pessoal, eu sei que bends e vibratos na mizinha são pra cima, essa SX é nova, eu tenho faz pouco tempo, e ela já foi regulada, quando eu vou executar solos com ligados na mizinha, na hora dos pull-offs a corda quase sempre sai pra fora da escala, coisa que não acontecia nunca na minha outra guitarra, comecei a reparar bem e vi que os trastes da SX tem esse corte inclinado nas pontas, o que faz com que a corda deslize para baixo e saia da escala.

Eu tenho aqui em casa um esqueleto de guitarra, está vazio sem nada, e observei que os trastes dela são mais finos, não são tão altos como o da SX e o corte nas extremidades são mais rentes e menores do que o da SX. Os trastes da SX parece que o corte é uma rampa, e isso que está fazendo a corta sair do braço quando eu faço pull-offs, talvez seja o movimento da minha mãos que faz um pequeno puxão pra baixo, mas isso não acontecia na minha outra guitarra cujos trastes eram mais finos e o corte nas pontas menores do que o da SX. Mas no geral eu gostei dela, coloquei tarraxas com trava, rebaixadores de rolamento, vou trocar os captadores e to tirando a limpo a questão desses trastes! Me ajudem!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


lucas.motorbreath
vi que os trastes da SX tem esse corte inclinado nas pontas
Cara, TODAS as guitarras tem isso...
O problema é de digitação... Ou essa guitarra está com desalinhamento, defeito de fabricação...

RafaelBernatto
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Permita-me fazer uma pergunta boba rsrs

Porque os fios, da elétrica, das guitarras não são blindados?
Se a qualidade do cabo (guita>amp) influencia o timbre, porque não os fios dos captadores... ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


RafaelBernatto
Não precisa...
Abç

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


lucas.motorbreath
Tem como tirar uma foto do braço mostrando bem as 6 cordas, uma no nut e as 3 ou 4 primeiras casas e outra nas ultimas casas até o final da escala. Se for problema de alinhamento é grave, mas nunca vi um defeito de construção assim em uma SX.

Manda uma foto da ponte também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji