【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


EuFemismo
Qual é a altura ideal doa captadores em guitarras HSH? Nem "colado" nas cordas, nem longe demais... Use o bom senso e os ouvidos... Há que ter equilíbrio no som (o da ponte tem que soar um pouco mais alto).
Abç

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Basswood é realmente a segunda melhor madeira para Les Paul depois do Mogno??Essa madeira timbra legal com caps Alnico, Paf...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Sr.Saul Hudson
Isso não existe cara...
Tília é uma madeira tonal como outra qualquer. Suas características tonais são na mesma "área" do mogno, mes menos "definido"; mas essas diferenças são sutís.
Abç

Regisbarcelos
Membro
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu, obrigado!

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então guitarras de baixo preço como a Shelter Nashville são boas opções mesmo tendo corpo em Tília, e fazer a troca de caps originais dela, por um par de Seymour Duncan Alnico II Pro Slash Signature seriam demais?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Sr.Saul Hudson
Então guitarras de baixo preço como a Shelter Nashville são boas opções mesmo tendo corpo em Tília
Sim. Atente para o fato que vc tem que experimentar o máximo de guitarras que puder, e, assim que comprar, levar a um bom luthier para os necessários ajustes.
por um par de Seymour Duncan Alnico II Pro Slash Signature seriam demais?
Aí vc sai de uma boa relação custo-benefício.
Instalar esses aqui seria uma boa:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1153-captador_custom_a lnico_hb_braco_diversas_cores
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1158-captador_custom_a lnico_hb_hot_ponte_diversas_cores
Abç

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelos esclarecimentos e pela paciência.Valeu Bertola!

Fábio Santiago
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entre o mogno e o maple de fazer corpo que acho que é o soft maple, me corrija se estive errado, se fizer 2 guitarras com os mesmos moldes, qual das 2 vai ficar mais pesada?

nanoSlash
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entao ligando o gdi por ultimo, eu uso ele como simulador de amp clean ou posso usar a distorçao?
Lembrando q seria assim: guitarra- g2-chorus-gdi

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Fábio Santiago
Depende... Madeira não tem peso "padronizado", mas, no geral, bôrdo macio (soft maple) é mais pesado...
nanoSlash
Eu nunca usei dessa forma (até porque não sou guitarrista, e meus colegas nunca usaram assim também, apenas como pedal de drive mesmo), mas ele atuará como pré -amp.
Teste aí e veja no que dá..
Abçs

nanoSlash
Membro Novato
# fev/15
· votar


undefinedMauricio Luiz Bertola
Blz vou tenta algumas formas aki, obrigado pela ajuda. Abç

SkyHawk
Membro
# fev/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caro Mestre, conforme prometido, redebi o Super-Vee MagLok ontem e ontem mesmo a noite já instalei. Seguem meus comentários:

O produto é simples e muito direto, funciona como uma trava magnética da ponte fazendo a mesma não oscilar nos bends e garantindo o retorno ao zero point nas alavancadas.

A instalação é simplérrima, basta retirar uma das 5 molas, colocar o maglok no lugar e apertar 1 parafuso conferindo antes se a ponte está perfeitamente regulada e checando para que não fique nenhuma folga no ajuste do maglok na posição neutra.

Quanto a performance, faz exatamente o que se propõe, estabiliza a ponte em bends com double stops segurando a afinação perfeitamente da corda que não está sofrendo o bend. Quanto a estabilidade da ponte no ponto zero é muito eficiente também, fica praticamente como uma ponte travada que quando manipulada pela alavanca flutua naturalmente onde se percebe com muita sutileza o release da trava magnética.

Eu particularmente acho que o imã poderia ser até um pouco mais forte, mas funciona muito bem e é praticamente transparente quando se usa a alavanca. Um up e tanto na ponte Fat 10 da minha Ibanez GIO turbinada, pois não queria travar a ponte e queria um funcionamento bem competente de uma ponte muito mal falada. Ficou muito bom, vale cada centavo pois resolveu o problema da ponte.

Assim terminei o projeto da Ibanez GIO com as seguintes mods: Set de HH777 malagoli na ponte e no braço, um Malagoli EVO no meio, nut de TUSQ (era a pior peça da guitarra, o nut original é simplesmente um lixo), tarraxas com trava schaller, 5 molas na ponte que agora viraram 4 + o MagLok. Fiquei com uma guitarra muito legal, porém da original só sobrou o braço, o corpo e um pedaço da ponte !!!! kkkkkkkkkkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


SkyHawk
Cara, muito obrigado pelos comentários altamente esclarecedores e pelo aprendizado.
Abçs \o/!

EuFemismo
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, regulei a altura dos captadores, deixei todos com o mesmo volume, só o single do meio que não.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


EuFemismo
só o single do meio que não.
Se vc gostou assim, tudo bem.
Mas vc pode aumentar a altura deste e diminuir a dos outros para um maior equilíbrio.
Abç

Nefelibata
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde, Bertola

Me apareceu uma oportunidade de pegar uma strato Hurricane by Moridaira, ano 91. Pelas fotos internas e da traseira dela parecem ser 3 peças de uma madeira que lembra bem o basswood. Tá meio surrada, mas o preço está bacana. Penso em pegar e botar uns captadores legais SSS (segundo o dono está com fender mexicanos, provavelmente ceramicos).

Está bem difícil achar informações, inclusive na gringa. Que me diz desta guitarra?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Nefelibata
Eu conheço bem os baixos dessa marca e dessa época, curiosamente, guitarras Hurricane, nunca peguei... Os baixos são bons, e é muito provável que as guitarras sigam o mesmo padrão...
Coloca esse jôgo aqui, e seja feliz:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1100-jogo_com_3_captad ores_custom_alnico_blues
Abç

Nefelibata
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, Bertola!

Fiz a pergunta aqui pq vi num tópico antigo (fechado), específico sobre essas Hurricane Moridaira. No tópico vc respondeu há quase 10 anos e dizia que as guitarras eram muito boas. Acho que fiz confusão euhaeuhae.

Estou encomendando uns LDR:
http://ldrpickups.com.br/site/captador/unico/blues-label/

Depois que montar eu posto aqui!
Abraços e obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Nefelibata
Realmente devo ter escrito errado ou coisa que o valha...
Não conhecia esses LDR aí não. Tem cara de serem bons e tem saída um pouco mais forte que os que indiquei acima...
Abç

EuFemismo
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ontem eu percebi que um dos pólos em formato de fenda esta pegando na corda G quando eu toco próximo a casa 18, por acaso essa fenda no pólo do captador é pra regular de forma "individual" cada corda? O som ta muito legal porem nos solos a corda começa a bater no "parafuso" e dá uma pseudo-trastejada.

bmxer
Veterano
# fev/15 · Editado por: bmxer
· votar


Boa noite a todos.
Tenho uma tagima zero de canhoto q comprei faz pouco tempo.
O negocio é q comprei um FR gotoh de canhoto pois nao aguento mais essas pontes koreanas q vivem desafinando, inclusive na minha antiga Samick tbem. Vivia afinando a "faca" dela e só melhorava um pouco.

Acontece q a buxa do pivo da gotoh tem o diametro maior q o da original. Tenho q tapar o buraco e faze-lo um pouco mais afastado doq o original.
Depois de procurar no forum e na net vi gente falando para colocar serragem de madeira com cola OU arrumar um cubinho de madeira para tapar o furo e colocar cola amarela de madeira.

Pergunta: Uso serragem com cola amarela ou arrumo cubinho de madeira e colo?

OBS: tenho furadeira de bancada pois ja trabalhei com metalurgia por 20 anos.
Tenho um pedaço de madeira de uma escada antiga aqui de casa com mais de 70 anos q esta intacta(Madeira bem dura) e faço serragem ou um cubo no torno?

Qual melhor opção e qual melhor cola.
Obrigado.

bmxer
Veterano
# fev/15
· votar


Outra coisa.
Pensei aqui se nao seria melhor fechar o buraco com resina epoxi. Aquilo fica duro igual a ferro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


EuFemismo
Abaixe um pouco o capt.
bmxer
Use a peça de madeira dura.
Mas já te adianto que, mesmo usando cole Titebond não vai ter a mesma resistência da madeira pura original...
tagima zero
Guitarrinha problemática essa.....
Abç

bmxer
Veterano
# fev/15 · Editado por: bmxer
· votar


bmxer
Use a peça de madeira dura.
Mas já te adianto que, mesmo usando cole Titebond não vai ter a mesma resistência da madeira pura original...
tagima zero
Guitarrinha problemática essa.....
Abç


Essa titebond é bem forte, ao secar fica bem dura ou é tipo essas colar de madeira amarela?. Pode-se usar algum tipo de araldite, epoxi, sei la?
A madeira q tenho aqui é bem dura. Ela é daquelas escadas artesanais de "centos" anos atras. A madeira esta intacta. Vou fazer cubos mesmo, tipo uma "rolha". Só a cola q tenho q saber qual.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


bmxer
É cola de madeira comum, amarela mesmo, não tem outro tipo para esse míster...
Abç

EuFemismo
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Abaixei até a corda não encostar, mas perdeu um pouquinho de volume, bem pouco mesmo.

Uma outra dúvida, como eu posso saber se as duas bobinas estão funcionado?

SkyHawk
Membro
# fev/15
· votar


Bertola, uma dúvida simples: a mizinha estourou e pela primeira vez estou sem um jogo de reposição em casa, quanto tempo posso ficar sem uma corda sem prejudicar o braço ? Devo destencionar as outras cordas ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


EuFemismo
Bata nelas com uma pecinha de metal....
SkyHawk
O mínimo possível...
Abçs

Kevin Dorgas
Membro Novato
# fev/15
· votar


Olá! Gostaria de saber se a epiphone ultra II eh um bom investimento e se entre ela e a vintage v100 qual teria uma construção e madeira melhor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Kevin Dorgas
Vintage.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji