【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
william_1985
Veterano
# mar/15 · Editado por: william_1985
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tudo bem? Seguinte, tenho um baixo tagima e uma guitarra da ibanez e reparei ambos estão como na imagem 2 Ilustração fiz o teste apertando as cordas 1 e 12 ou 1 e 22/24, e fica numa distancia de 1 cartão, sem barriga. Isso é problema de angulo ou o braço esta empenado? e tem como eu baixar as cordas já q desci a ponte no maximo? Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


william_1985
Vc terá que colocar um calço.
Desaparafuse o braço, cole um pedaço de caixa de fósforo de madeira (folha) na cavidade da trócula (perto do seu final), recoloque o braço e regule tudo de novo.
Abç

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Caro Bertola,

Conforme falei em um outro post, instalei um set de HH777 na Ibanez, o resultado ficou excelente. Contudo tem um detalhe me incomodando um pouco: quando retiro a mão das cordas ou quanto esbarro no parafuso de regulagem de altura do captador surge um hum muito chato. Tudo leva a crer que é um aterramento deficiente, já até resoldei o fio neutro que fica na garra das molas e nada. Um detalhe que pode ser relevante: sempre corto os fios dos captadores que instalo na medida exata da chave de controle, mas nesse caso os mantive maiores prendendo com uma braçadeira de nailon para que ficassem arrumados dentro da cavidade... será que o comprimento dos fios está gerando ou contribuindo para esse hum ? Seria o caso de blindagem da cavidade ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk
será que o comprimento dos fios está gerando ou contribuindo para esse hum ?
Não.
Seria o caso de blindagem da cavidade ?
Também. Mas antes verifique a soldagem dos neutros (terra).
Abç

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu, vou verificar ! Principalmente o do Jack que nunca retirei para dar uma conferida.

juniorlp
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Comprei a

juniorlp
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Comprei a schecter omen 6 fr extreme q vc indicou so q paguei 2100 nova ( e ela n vai chegar por agr)ta vindo la doz eua num navio q a mulher flw , vc me poderia me falar sobre essa guitarra se é pra iniciante, intermediário ou profissional, sobre a madeira dela pq num site fala q é de mogno outro é bassowod , me fala os pros e contras das q tão sendo fabricada hoje , paguei esse preço por causa do nosso país, obrigado

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como sempre show de bola seus conselhos. Cheguei do trabalho e fui dar uma conferida: tinha um pequeno curto no pot de tonalidade entre o polo do meio e o neutro (uma rebarda mínima da solda que fez uma pontinha), logo o neutro não era tão neutro assim !!!! Rsssssss

Aproveitei e refiz as soldas do jack (estavam bem fraquinhas) e passei mais dois fios: um da carcaça da chave para a carcaça do pot de volume e outro da garra das molas para o pot de volume fechando um triangulo de neutros entre os 2 pots, a chave de seleção dos captadores e a garra das molas, resolveu !!!! Muito bom !!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


juniorlp
É uma guitarra para intermediário ou profissional. O corpo é em mogno. O único contra é a ponte, mas por conta de sua complexidade e dificuldade de manutenção e regulagem que outra coisa.
SkyHawk
É isso aí....
Abçs

EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa Noite.

O espaçamento dos pivôs de uma ponte tremolo vintage é o mesmo que o das floyds?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


EuFemismo
Sinceramente eu nunca medi (acho que não)...
Mas se vc entrar nos sites das fábricas, terá essa informação...
Abç

EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sites das fábricas
Boa ideia, obrigado.

adautomarttau
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia,vou presentear meu sobrinho com uma guitarra,ele escolheu o modelo flying V Strinberg cgl 45.
Minhas duvidas são:
1ª A guitarra é feita em madeira sólida?
2ª É uma boa marca?Nunca vi nenhuma dessas...
3ª Você saberia me informar o raio da escala?
4ª Teria algum comentário adicional a respeito da marca/modelo ?
Obrigado

william_1985
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

deu certo, mas nao colei usei um pedaço de papel, o braço tem q ficar retinho c o corpo eu tem ter uma certa inclinação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


adautomarttau
1ª) Sim, de tília, com um monte de emendas...
2ª) É uma marca "entry level"...
3ª) 12 ou 15 pol.
4ª) Marca de iniciante, com controle de qualidade ruim (tem que experimentar várias), e modelo de ergonomia ruim e "visual" muito específico, que tende a "cansar" com o tempo...
william_1985
Não era pedaço de papel, mas de folha de madeira...
O braço tem que ter certa inclinação.
Abçs

EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa Noite.

Essa ponte Wilkinson da GFS, é igual a essa outra da Wilkinson. ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


EuFemismo
É.
Cara, vc faz um monte de perguntas sobre pontes.
Quais as suas verdadeiras intenções?

EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

To pesquisando bem, aí me aparece um monte de opções que me deixam com duvidas, ansioso e com medo de jogar dinheiro fora porque estou sem trabalho. Não posso pegar uma da GFS porque estou sem cartão (e o dollar esta caro). Na minha outra guitarra, uma Condor RX-20, você me indicou uma ponte da GFS e deu tudo certo, e na internet só tenho você pra perguntar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


EuFemismo
Entendi.
Vai nessa Wilkinson que é legal.
Abç

DanielRodrigues
Membro Novato
# mar/15
· votar


Olá!
Meu violão apresenta um cascado na madeira do headstock, decorrido de esbarrões, e eu queria saber se eu posso preencher essa irregularidade com mistura de cola branca e pó de madeira, ou se é indicado outro procedimento.

adautomarttau
Membro Novato
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
adautomarttau
1ª) Sim, de tília, com um monte de emendas...
2ª) É uma marca "entry level"...
3ª) 12 ou 15 pol.
4ª) Marca de iniciante, com controle de qualidade ruim (tem que experimentar várias), e modelo de ergonomia ruim e "visual" muito específico, que tende a "cansar" com o tempo...


Obrigado pelas respostas.

Pelo visto a guitarra não é das melhores rsrs
Mas meu sobrinho gostou muito do modelo,vai ser dificil convence-lo a comprar outro modelo,adolescentes rsrs
Poderia me recomendar mais algum modelo/marca?Até R$1000,00

Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


DanielRodrigues
Se não está afetando nada, não faça nada...
adautomarttau
As imbatíveis SX SST57/62...
Ou essas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-626515558-guitarra-shelter-nash ville-nas305gbcs-cherry-sunburst-com-ba-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-608244099-guitarra-tagima-pr200 -top-nota-fiscal-loja-nota-fiscal-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633492501-guitarra-sx-modelo-st andard-sg-com-case-luxo-no-troco-_JM
Abçs

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como voce consegue?

haha

So passando para agradecer todas as vezes eu voce me ajudou e as inumeras outras que ajudou todo o resto do pessoal aqui no forum.

So passei pra dar o reconhecimento do seu esforco, trabalho, paciencia e mais uma vez, obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
Obrigado cara.
Na verdade, apesar de não entender nada de informática eu tenho que trabalhar muito com computadores pois sou Coordenador de um curso, por isso estou o tempo todo "conectado" e, quando sobra tempo respondo aqui o que me foi dado saber.
Ajudar ao próximo é bom...
Abç

MegaXR
Veterano
# mar/15
· votar


Pessoal, eu tenho uma Telecaster que tem uma ponte Fender Vintage ou pelo menos foi esse o nome que encontrei pra ponte.
O caso é que eu quero ajustar minha guitarra, no caso algumas oitavas estão um pouco fora e gostaria de saber qual dos parafusos da ponte faz esse ajuste.
A ponte é igual essa da foto abaixo.

http://www.callahamguitars.com/t_brdgf.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


MegaXR
Claro que faz.
Porém, essa ponte de 3 carrinhos não prima pela exatidão. Porém, existem carrinhos "compensados" para vender que diminuem essa característica.
Em caso de dúvida, consulte seu luthier.
Abç

Junae
Veterano
# mar/15
· votar


Boa tarde a todos,
gostaria de saber que tipo de lubrificação (acho que é graxa) é utilizada nas tarraxas originais kluson das guitarras gibson les paul. Existe um pequeno orifício para que a manutenção seja feita, e algumas pessoas aconselham a jamais usar óleo.
Vi também que existe um produto no orífício das novas (parece graxa).
O que se usa originalmente e o que os luthiers usam para recondicioná-las?
Graxa branca, graxa comum ou outro produto:?
Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Junae
Graxa branca, mas eu nunca ví ninguém utilizar isso.
Abç

MegaXR
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio, grato pela resposta. esse que é o problema o tal do carrinho pega duas cordas e não apenas uma, então ela não fica exata nem a pau.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


MegaXR
Como eu disse acima, compre os carrinhos "compensados"
http://www.ebay.com/itm/Genuine-Fender-Telecaster-Bridge-w-Compensated -Staggered-Saddles-Tele-/281619014952?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4 191cd2528
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji