【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Ramsay
se o som ficar um tanto grave
Não vai ficar não...
Abç

JawsOfLife
Membro Novato
# out/14 · Editado por: JawsOfLife
· votar


Caras, não sei se é o tópico certo (deve ser).

O cromo da minha Schecter está descascando loucamente pois deixei ela parada muito tempo, acabei me mudando e não levei meus equipos. Agora a ponte tá com esse jeitão de enferrujado e isso machuca meu coração, rs.

Um luthier aqui de Santos passou um "esmalte" nos carrinhos da ponte, porém o aspecto de ferrugem ainda ficou. Há algo que eu consiga fazer nesse caso? Até os knobs e as tarrachas estão com essas manchas.

Obrigado pessoal!

PS: Segue as fotos...

http://imageshack.com/a/img674/2783/ULqQ48.jpg
http://imageshack.com/a/img538/5416/eEMho0.jpg
http://imageshack.com/a/img673/7706/NRyN0H.jpg
http://imageshack.com/a/img540/5210/UbVTAG.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


JawsOfLife
Esse processo de oxidação é fruto de falta de cuidado (limpar a guitarra após tocar) e de lubrificação (limpar e passar um pouco de WD-40 de vez em quando). Não há nada que se possa fazer, exceto limpeza com o produto (WD-40) adequado e cuidado.
Abç

JawsOfLife
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola,

Você faz idéia de quanto custaria uma pintura na mesma cor das peças?

Valeu, brigadão!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


JawsOfLife
Não vale à pena e pintura sem ser eletrostática (que é cara) iria descascar pouco depois.
Cara, peça a seu luthier para retirar e desmontar a ponte e limpá-la com WD-40 e bombril e re-regular tudo.
Não há mais nada que possa ser feito. Acostume-se à isso e cuide bem de sua guitarra.
Abç

juniorlp
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eae grande bertola minha guitarra tava trastejando nas primeiras casas e na 14º da terceira e quarta corda , ai fui mecher no tensor e parou de trastejar nas primeiras casas, so q minha guitarra ja tinha um pouco as cordas altas ,so q nas últimas casas ta trastejando bastante e as cordas estao altas, ta mais nas cordas mais grossas, e n sei pra q lado girar o tensor , ja q as cordas estao altas e trastejando no último traste.
Eu msm quero mecher nela ,
Obrigado por responder nossas perguntas todos esses anos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


juniorlp
Eu msm quero mecher nela
Já ví que vc não sabe...
Portanto, procure um luthier habilitado, posto que haverá necessidade de procedimentos profissionais aí...
Abç

juniorlp
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Rodei no sentido horário e ela parou bastante de trastejar nas últimas casas , mas ta um pouco ainda , e as cordas ta um pouco ainda alta , sera q eu giro mais ela? Sei regular guitarra mas no tensor nuca mechi , é a primeira vez mas n vo estraga pq tenho muito cuidado,n vou levar no luthier pq levei uma vez e o cara so mecheu na ponte nas alturas da cordas, ele flw q minha guitarra é dessas barata q n da pra tirar trastejamento, ele flw q so as guitarra de mais de 1500 reais pra cima q n trasteja e fica com cordas baixa , e minha guitarra é uma stagg les paul, por isso que eu to pedindo a sua ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


juniorlp
Cara, acho que vc não entendeu...
Não basta vc girar o tensor para resolver a questão. São necessários procedimentos como "rebatimento" e polimento de trastes, coisas que só devem ser feitas por um profissional.
ele flw q minha guitarra é dessas barata q n da pra tirar trastejamento
Já deu para perceber que esse cara NÃO é um profissional.....
Abç

Fábio Santiago
Veterano
# out/14
· votar


Quanto custa em média escalopar a escala toda?, mas não muito profundo ex malmsteen hoje em dia, mas meio raso apenas, como as guitarras que ele utilizou no alcatrazz

SkyHawk
Membro
# out/14
· votar


Fábio Santiago
Eu adoro escala toda escalopada, mas é o tipo de coisa que tem que ser mmmmuuuuiiiiitttttoooooo bem feito !!! Cuidado !!!!

A minha eu comprei assim, não sei se teria coragem de mandar escalopar uma escala comum.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Fábio Santiago
Não se comentam preços aqui.
Consulte seu luthier.

sorum
Membro Novato
# out/14
· votar


Boa tarde Bertola e amigos,

Gostaria de saber se aquele efeito em que podemos "tirar" o drive da guitarra apenas diminuindo o potenciômetro de volume e deixando bem baixo para obter um som clean, tem a ver com os tipos e valores dos potenciômetros usados na guitarra ?

Aqui na minha Condor CLPII-S, eu só consigo obter um som clean se eu abaixar o pot de volume do captador do braço. Para o captador da ponte, eu apenas obtenho um som mais baixo, mas mesmo assim ainda com drive. Porque ?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


sorum
tem a ver com os tipos e valores dos potenciômetros usados na guitarra ?
Sic et non.
Isso depende de uma série de fatôres, inclusive a qualidade dos pots, o nível de saída dos capts e o pedal que vc usa. Pedais Fuzz com transístores de Germânium possuem essa característica, bem como pedais de overdrive (ou tube screamer) de boa qualidade. Pedais com excesso de ganho ou digitais geralmente não tem essa característica.
Troque os pots de volume de sua (boa) CLP2S por CTS do tipo linear.
Se os capts forem os originais, troque por outros de melhor qualidade (de AlNiCo).
Abç

Eliseu_Augusto
Veterano
# out/14
· votar


mestre, as medidas do P90 são diferentes do Humbucker normal né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Eliseu_Augusto
Sim, mas existem capts do mesmo tipo de construção do P90 mas com formato de HB "normal".
Exemplo:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1767-fat_boy
Abç

Bmacedo
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola

Então cara isso que é trash, vi muitas pessoas dizerem q sim e tantas outras que não!!! Agora estou com essa duvida cruel....
Bertola, e pra les paul oq vc acha melhor captador de alnico ou cerâmico???

EDIT: EU postei aqui agora pq aquela hora havia postado no tópico errado sem ver!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Bmacedo
Bertola, e pra les paul oq vc acha melhor captador de alnico ou cerâmico???
Depende... Se vc quer algo mais "brilhante", "rascante" e de saída mais forte, cerâmico. Se algo mais "vintage", AlNiCo...
Abç

sorum
Membro Novato
# out/14 · Editado por: sorum
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sic et non.
Isso depende de uma série de fatôres, inclusive a qualidade dos pots, o nível de saída dos capts e o pedal que vc usa. Pedais Fuzz com transístores de Germânium possuem essa característica, bem como pedais de overdrive (ou tube screamer) de boa qualidade. Pedais com excesso de ganho ou digitais geralmente não tem essa característica.
Troque os pots de volume de sua (boa) CLP2S por CTS do tipo linear.
Se os capts forem os originais, troque por outros de melhor qualidade (de AlNiCo).
Abç


Hum, interessante.
No caso, eu comprei a minha Condor usada. O antigo dono fez a troca dos captadores originais Condor por captadores Cabrera Hot e Rock Pro. Agora, sobre os pots que estão nela eu ainda não cheguei a conferir.
Eu uso um amp Peavey Vypyr 15W e uso o Tube Screamer dele mesmo, que por sinal me pareceu bastante pesado usando no canal limpo. Está correto ?
EDIT: Seria este o potenciômetro que me indicou ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-585873830-potencimetro-gretsch- cts-500k-audio-original-_JM
Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


sorum
Sim, é esse mesmo...
Abç

gL.
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Da certo fazer um cabo gigante com várias ramificações? tipo:
um cabo com varias pontas do tipo p10, p2, rca e etc

Ismah
Veterano
# out/14 · Editado por: Ismah
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Troque os pots de volume de sua (boa) CLP2S por CTS do tipo linear.

E a percepção de volume não ia ferrar tudo?

Comprei Alphas A250K (tones), e B500K (volume), quero mais agudos (ainda) no meus singles rs

Confere?

A chave tbm vem uma Alpha. Dicas?

gL.

Dá certo, mas qual a ideia?

Eliseu_Augusto
Veterano
# out/14
· votar


entendi! estou p comprar a Squier Vintage Modified, mas o modelo com P90 da Duncan Designed! ai caso eu não curtisse muito, estava pensando em trocar pelo menos o da ponte para um HB! ai nesse caso, teria que cortar a madeira p colocar o HB certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


gL.
Não.
Cabos grandes apresentam grande resistência e perda de sinal, com saídas "extras" então....
Ismah
E a percepção de volume não ia ferrar tudo?
Porque?
Comprei Alphas A250K (tones), e B500K (volume), quero mais agudos (ainda) no meus singles rs
Então instale o de 500K no tone ou 2 dessa medida...
Eliseu_Augusto
Certo.
Abçs

Slash_1989
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu quero gravar um baixo em linha e ao mesmo tempo ligado num amplificador.

A melhor solução seria comprar um Direct Box?

Qual a diferença do ativo pro passivo?

Valeu

busterchair
Veterano
# out/14
· votar


Caros amigos, desculpe ser um pouco offtopic, mas por ser um pouco urgente, precisarei de ajuda.

Estou nos EUA e depois de amanhã volto, mas quero levar um amplificador pequeno valvulado pra casa para tocar em apartamento. Quais recomendam? Terei tempo de testá-los amanhã.

Tenho um fender frontman com falante de 10'' e me disseram que os amps de 12'' são melhores. Pretendo também comprar uma pedaleira mais pra frente.

Obrigado e agradeço desde já a ajuda

Abc!!

enquantofreudexplica
Membro Novato
# out/14
· votar


busterchair
Bom dia. Meu sonho de consumo (já toquei em um de amigo) é o Orange Combo TH30. Não sei se lhe agradará, mas é bem interessante poder ter 03 opções de potência (7,5; 15; 30 W), 02 canais, loop além da construção impecável e falante celestion de 12 pol. Boa sorte!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Slash_1989
A melhor solução seria comprar um Direct Box
Qual a diferença do ativo pro passivo?
Os captadores (que são alimentados por bateria), e um circuito...
Existem ainda os "ativados", cujos capts são, ou passivos ou ativos, mas a qual se soma um pré-amp com equalizador paramétrico (ex.: MusicMan).
Abç

leodl7
Membro Novato
# out/14
· votar


Olá Bertola tudo bem?
Então, to pensando em comprar a Vintage V100 Gold Top mas ela vem com captadores P90 e eu nunca toquei com esse tipo de captadores, teria como eu trocar por captadores Humbucker depois? Seja levando num luthier para cortar a madeira ou existem bons captadores humbucker com tamanho de P90?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


leodl7
Escute isso:
http://www.youtube.com/watch?v=1WxwFKhIhoo

http://www.youtube.com/watch?v=2ATolIMMqZM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji