【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


ztt
Cara, como eu disse acima, lixe 1º, depois aplique seladora à pincel já com a anilina diluída.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


AndreyCezarSC
Cara, eu não conheço o trabalho desse luthier.
Compre uma strato cara, que é "pau-pra-toda-obra"
Bmacedo
Não, as hastes desse tipo de tarracha são mais grossos que as das tipo Kluson, e seu luthier deverá fazer uma adaptação.
Abçs

Bmacedo
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola, e qual das tarraxas vintage são melhores sem serem muito esfolativas???

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola

Gostaria de uma opinião sua.
Tenho uma Schecter Omen 6 que comprei há exatos 4 meses.
Estava de olho em uma SX SST Alder American e uma SX SST 57/62, estive vendo uns reviews na net por aqui e tals, mas gostaria de saber o seu ponto de vista.
Se vale a pena eu vender a Schecter e comprar alguma dessas e trocar os caps futuramente.
Toco desde um Red Hot até Iron Maiden, Rock Nacional e alguns sons pesados raramente.
Obrigado

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# out/14
· votar


Luthiers,
Caras, algum de vocês vêem algum problema, obstáculo ou algo do gênero, em escavar o corpo de uma Fender dessas, caso o corpo dela já não seja escavado, para transformá-la numa HSH?

Porque tô na cabeça que quero a seguinte configuração de captadores, que optarei por Malagoli: P90 humbucker sized no braço, Dallas Custom (Single de Alnico 5) no meio e HH777 na ponte.

O que acham, pfv?

Vlw!

ederfreire
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Comprei uma telecaster e estava achando os agudos dela um tanto ardidos, então olhei o potenciometro de "tone" e era um de 500k. A susbtituição por ambos os potenciometros (volume e tone) por de 250k resolveriam esses agudos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Bmacedo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583363022-tarraxas-wilkinson-wj 44-estilo-kluson-para-guitarra-les-paul-_JM
FanhaniGUITAR
Se vale a pena eu vender a Schecter e comprar alguma dessas .
NÃO!!!!!
JesusChristAndTheHeadbangers
Qualquer bom luthier faz isso.
ederfreire
Sim. Outra coisa seria instalar capts de AlNiCo (se já não for o caso) e trocar as molas de sustentação do capt da ponte por borrachas (pedaços de garrote de enfermagem).
Abç

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

JesusChristAndTheHeadbangers
Qualquer bom luthier faz isso.


Yeah!! Vou parar de inventar moda, comprar essa porr&*&%¨ logo e ferro na boneca!!! kkkkkkk
Vlw Mauricio Luiz Bertola!!

ederfreire
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza! Pelo que eu li, os captadores são de AlNiCo sim, é uma Vintage V62mr. Mas confesso que achei estranho ao ver um potenciometro de 500k no tone (o de volume não consegui ver pq a solda tá em cima dele), mas já vou providenciar a troca dos potenciometros. Então vou trocar os dois, é isso?
E esse lance da borracha de garrote ajuda a cortar os agudos também?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


ederfreire
Troque só o de 500K (também achei estranho!).
E esse lance da borracha de garrote ajuda a cortar os agudos também?
Sim, ajuda.
Abç

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola

Obrigado pela dica, aproveitando há alguma guitarra que se equivale a minha na mesma faixa de preço? Na relação custo x beneficio?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


FanhaniGUITAR
Não, não há.
Sua Schecter é excelente. Mantenha-a.
Abç

Bmacedo
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola entre essa Wilkinson e essa daki:
http://www.soluthier.com.br/loja/tarraxas-p-guitarra/jogo-de-tarraxas- gotoh-p-guitarra-sd90-sl-l3r3-niquelada-561.html
Qual é melhor???

SkyHawk
Membro
# out/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Grande Mestre Bertola,

Uma tarraxa da minha Gibson Les Paul quebrou, ela é uma vintage deluxe com porca na parte superior. Vi uma jogo de Kluson muito bonito mas é com bucha de pressão, sabe se são compatíveis ?

Se não for, qual tarraxa me recomenda ?

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola

Tenho também um Cubo Meteoro Nitrous Drive NDE15W com 16 efeitos. Não sei se ouviu falar você conhece. Gostaria de saver qual cubo possui em timbre bacana e uma relação custo x benefício melhor. Ou se VC indica algum que conheça melhor. Andei vendo alguns cubos da NUX não conheço, será que são bons?


Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Bmacedo
Essa Gotoh está num preço muito bom...
SkyHawk
Não são...
FanhaniGUITAR
Eu nunca recomendo Meteoro...
Vc quer um amp para tocar em casa ou "ao vivo" com sua banda?
Abçs

SkyHawk
Membro
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual tarraxa me recomenda, não quero ficar com furos no verso do headstock....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


SkyHawk
Cara, vc tem uma Gibson, portanto, busque tarrachas identicas.
No E-Bay vc consegue avulsas...
Abç

SkyHawk
Membro
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Acabei de comprar um jogo inteiro novo original da Gibson mesmo, é caro mas é como vc mesmo disse não teria como ser diferente. A minha Gibson é 2002 e só agora uma tarraxa quebrou, como tem mais uma já sem aquela firmeza toda resolvi pegar o jogo e trocar todas.

Valeu assim mesmo !!!

Invalid User
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pergunta sobre elétrica da guitarra:

Tenho dois esquemas para refazer a elétrica de uma Les Paul, esquemas que eu peguei na internet, e gostaria de saber qual a diferença, no som, entre eles.

São bem diferentes as ligações dos cabos, qual você me recomenda fazer?

http://www.malagoli.com.br/Esquemas2/HH%202%20VOL%202%20TONE%20NEW.jpg

http://free-kc.t-com.hr/avrhove3/wizz/slike/support/wiring0.png

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola
Então era pra tocar em casa, mas gostaria de um ampli que desse para usar pedais que o som não ficasse tão ruim...
Ainda não tenho banda, mas VC recomenda algum ampli maior que possa usar en casa e no caso se tivesse uma banda para ensaios e pequenas apresentações?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Invalid User
Nenhuma.
FanhaniGUITAR
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-582577239-cubo-amplificador-gui tarra-laney-lx35r-falante-10-35w-rms-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595316278-fender-champion-40-am plificador-frontman-212r-25r-100-20-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583542905-amplificador-para-gui tarra-waldman-st-35r-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-591953749-amplificador-cubo-gui tarra-landscape-predator-65-_JM
Abç

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola

Obrigado pela ajuda.
Qualquer um desse ai atende bem? Vai de bolso e gosto, ou tem melhor ai e pior?
E algum pedal de distorção que não seja muito caro, você indica algum?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


FanhaniGUITAR
Cara, compre aquele que vc pode comprar, levando em consideração que amp é fundamental no som e vc ainda terá que comprar pedais, cabos, afinador, etc... Use o bom-senso.
Outra coisa: Essa história de amp X não "casa" com pedal é mito. Acontece que vc tem que pesquisar, "esculpir" o seu timbre, com e sem os pedais, e isso dá trabalho, não vem pronto. Outra coisa: Não se tira o somzaço do Zakk Wilde (por exemplo) com equipozinho caseiro, mas se pode mui bem fazer um bom som com seu equipo. Pesquisa, "fuçar" o equipamento serve pra isso.
Hoje em dia as opções são inúmeras de bons pedais a preços baixos, tanto nacionais, quanto importados. Exemplo: Os pedaiszinhos da Axcess (Giannini), Groovin ou Waldman, e os nacionais da Furhman...
Esqueça os efeitos de distorção "on board", geralmente não prestam, e os de modulação, use com parcimônia.
Abç

pOkiz
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola, seguinte, sei que quanto maior a resistência do potenciômetro, menos ele vai reter agudos, porém como isso funciona para os pots de volume e de tone?

Por exemplo em uma Strato padrão SSS, com knob de volume, tone do cap da ponte + meio e tone do cap da ponte.

Se eu alterar o potenciometro de volume, como é universal ele vai refletir no timbre de todos captadores, correto? E se eu alterar apenas o potenciômetro do tone da ponte, por exemplo? Influencia apenas no cap da ponte? Pra mim isso é meio confuso ainda.

Obrigado Bertola!

FanhaniGUITAR
Membro Novato
# out/14
· votar


Bertola

Obrigado cara, vou seguir seus conselhos.
Abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


pOkiz
Cara, a relação é a seguinte: Quanto MAIOR a resistência, MENOS agudos o pot "retém". Exemplo: Se vc colocar pots de 500K em capts "single-coils" ele "deixa passar" agudos em excesso (isso tem à ver com a indutância e com a "saída" do capt), assim como, se vc colocar pots de 250K num Hb, o som fica "velado" (exceto se a guitarra for HSS e o Hb for na ponte - a posição "compensa" a "perda" de agudos).
De uma forma geral é o pot de tone quem define o resultado final (ele é o último da cadeia). É por isso que muitas vezes vemos (no esquema do Jazz Bass), pots de 500K (às vezes, 1M!) para volume e 250K para tone.
Por exemplo em uma Strato padrão SSS, com knob de volume, tone do cap da ponte + meio e tone do cap da ponte.
Não, são os de tone que definem... A influencia do pot de volume é bem menor nesse caso.
Abç

ederfreire
Veterano
# out/14 · Editado por: ederfreire
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Troque só o de 500K (também achei estranho!).
Mas e se os dois forem de 500k?
O certo então, pela que eu entendi, seria ela ter dois pots de 250k, certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


ederfreire
Se forem 2 de 500K, troque os dois.
Abç

Ramsay
Veterano
# out/14
· votar


ederfreire

Cara, eu aconselho que vc troque os dois pots por 250K e se o som ficar um tanto grave, então vc retorna só o pot de volume de 500K que deve resolver.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji