【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fender les paul
Membro Novato
# mai/14
· votar


meus amigos bertola ou seiji minha guitarra pqrece que fica arrastando nos trastes ou na escala o que ela tem para eu levar no meu luthier e saber o que e para eu nao ser enganado retifica,arredondamendo de trastes,hidrataçao

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


fender les paul
Regulagem geral.
Abç

fconde77
Veterano
# mai/14
· votar


Tonho Cruz
Porque?

cheidpulga
Veterano
# mai/14
· votar


Grande Mestre Bertola!
Estou precisando trocar o falante do meu Laney TF200. tava dando uma olhada nos vídeos no youtube comparando os falantes e percebi que o Celestion Vintage 30 é disparado o melhor falante para os timbres que preciso, só que acho ele muito caro. Queria saber se você tem algum falante de 12" com bom CxB para indicar, ou você acha que devo esperar um pouco mais e pegar o V30 logo.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# mai/14
· votar


cheidpulga

Amigo, não conheço o seu amp. Mas, caso queira um bom falante de 12, com boa sensibilidade, posso lhe indicar o do link abaixo. Fiz uma 1x12 e tive ótimos resultados. Encomendei ontem mais outro falante. A luthieria é de extrema confiança. Obs. Não ganho nada com isso. Abraço.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549419662-alto-falante-p-amplif icador-de-guitarra-classic-jensen-mod-_JM

fconde77
Veterano
# mai/14
· votar


cheidpulga

Olha quando montei minha caixa também andei babando nesse Celestion, mas o preço me fez "brochar", então comprei o Eminence Red Coat The Governor que é a versão da marca para esse Celestion e não tenho do que reclamar...
Apesar de ser mais barato o preço ainda é salgado, mas como comprei o meu direto na distribuidora da Eminence no Brasil consegui um preço melhor (+- R$ 350,00). Se não me engano o nome da distribuidora é CV Áudio(confira no site da Eminence essa informação), fica em São Paulo e o melhor, eles vendem para pessoa física e ainda enviam pelo correio.

Mas não deixe de procurar no ML um vendedor que esta fazendo uns falantes baseados nos Jensen MOD com um preço bem bacana.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549419662-alto-falante-p-amplif icador-de-guitarra-classic-jensen-mod-_JM

Eu comprei um de 10", na época nem anunciavam esse modelo no ML, devo ter sido um dos primeiro a adquirir, foi uma escolha as cegas, uma aposta pq não encontrei informações de usuários sobre ele e só conhecia o Jansem Original, mas como era para um valvulado handmade de 2w resolvi apostar e deu outra vida pro coitadinho que estava com um falante genérico de 8".
Eu achei um puta investimento, espere o Mauricio Luiz Bertola aparecer pq lembro de ele ter dito aqui que teve uma boa experiência com esse falante também.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


cheidpulga
Esse falante indicado pelo enquantofreudexplica e pelo fconde77 é muito bacana sim, eu já comprei para um amigo e foi muito efetivo.
Abç

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, já li em diversos lugares sobre a necessidade de se hidratar escalas em rosewood/jacarandá. Gostaria de saber:
1) Outras escalas escuras (ébano, pau-ferro...) também precisam ser hidratadas?
2) Como pode ser feita esta hidratação? Tem alguma "receita" de produto para tal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao
1) Sim.
2) passando óleo-de-peroba.
Abç

cheidpulga
Veterano
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
enquantofreudexplica
fconde77

Valeu! Acho que vou nesse que vocês indicaram.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# mai/14
· votar


cheidpulga
Se o problema for falante, este irá lhe suprir. Acredito que se cobram muito por Celestion, Eminence, Jensen. Embora a qualidade destes seja indiscutível e histórica. Boa sorte e não esqueça de postar por aqui as suas impressões. Abraço.

Luis A.
Membro Novato
# mai/14
· votar


Caro Bertola, eu estava vendo umas reviews de guitarras no youtube feitas pelo Scott Grove e fiquei com uma duvida.....
Acho q vc ja deve ter visto alguns videos deste cara, ele tem varias guitarras raras e opiniões um tanto polemicas ....

Enfim, em um vídeo ele afirma q um Humbucker "splitado" nunca volta a dar o msm som de antes (msm q esteja no modo humbucker) ou seja ele fica mais fraco ...

Isso é verdade?

Muito Obrigado.
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


Luis A.
Posição polêmica e sem constatação. Até porque "splitar" um HB que não foi fabricado sob essas especificações é caro e "perigoso". Não creio que se deva prestar atenção à isso...
Abç

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


Luis A.
Um Humbucker de 4 fios (que pode ser 'splitado') estiver ligado em um pot/splip ele 'soa' difenrete de um que está ligado em um pot normal. Pior ou melhor é relativo, isto falando dele em modo 'Humbucker'.
Inclusive a ligação dele é diferente.
A ligação dele:
Split 1
Segundo modo
Ligação Normal

O que é fato dizer: "um HB splitado jamais será um single".

Luis A.
Membro Novato
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Jeff.guitar

Pessoal, obrigado pela atenção, eu sempre achei o cara do vídeo um tanto polemico, ele sempre diz coisas com pouco fundamento, por isso fiquei na duvida....

Jeff, quanto a questão do humbucker antes e depois de splitado, eu nao quis dizer q ele fica pior ou melhor (isso é relativo), e sim se ele perde as características timbrísticas originais....

Eu tenho planos futuros de trocar meus captadores q estão absurdamente enferrujados, e penso em splitar, por isso ando com essas duvidas....

Valeu.
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
é relativo
"um HB splitado jamais será um single". > fato
Luis A.
Só troque os seus capts se for para melhorar...
Abçs

Luis A.
Membro Novato
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim, com certeza se eu for trocar será para melhor, srsrsrsr

Mas devo pedir ajuda ao luthier q vai dar um trato na minha guitarra para me orientar nessa escolha, principalmente se eu for splitar.....

Eu estou pensando em trocar pq eles estao muito enferrujados....

Nao sei se eles podem pifar srsrsr, e tmb tem a questão estética, estou querendo dar uma reforma na guitarra e esses pickups podres nao ficam bem kkkkkk

De qualquer forma irei esperar a opinião do luthier, afinal ele vai ver a guitarra pessoalmente e poderá fazer uma avaliação mais detalhada....

Obrigado.
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


Luis A.
Mas devo pedir ajuda ao luthier q vai dar um trato na minha guitarra para me orientar nessa escolha, principalmente se eu for splitar.....
Qual é a sua guitarra?
Abç

Luis A.
Membro Novato
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Gibson Sg Standard 1998.....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


Luis A.
Compre os SD
http://www.seymourduncan.com/products/electric/humbucker/vintage-outpu t/aph1_alnico_ii/
Abç

Luis A.
Membro Novato
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O Luthier me deu o msm conselho srsrsr!!!

Valeu!

guhenrique456
Membro Novato
# mai/14
· votar


Bertola, não consigo afinar as oitavas da minha guitarra, segundo um vídeo tenho que afastar o carrinho quando a afinação passar, so que afastei o carrinho ao maximo e não regula, minha guitarra tem ponte floyd rose

Thorin o Hobbit
Veterano
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O material do nut de uma guitarra de fato influencia significantemente na afinação da guitarra ou só serve para altera o timbre das cordas soltas?

Luis A.
Membro Novato
# mai/14
· votar


Thorin o Hobbit

Cara eu não sou luthier, mas sei q quanto melhor a corda deslizar sobre o nut, menor serão os problemas com afinação. Por isso recomenda-se lubrificar o tensor com pó de grafite... Atualmente ha os nuts de teflon, estou ate querendo por um na minha guitarra....

Abç.

EddieVanHalen
Veterano
# mai/14 · Editado por: EddieVanHalen
· votar


Bertola

Boa tarde, então, eu regulei as oitavas, apertei as tarraxas, regulei a ponte porém não consigo tirar o trastejamento da corda Mi(E) ao tocar-lá solta e nem das demais cordas ao tocar-lás na primeira e segunda casa, será que o o problema é no braço mesmo? Nesse caso preciso apertar ou afrouxar o braço?

Obrigado

Thorin o Hobbit
Veterano
# mai/14
· votar


Luis A.
To sabendo isso tbm, mas to achando muito estranho essa história, quero saber se é grande a diferença como o povo ta falando mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


guhenrique456
Então há erro de fabricação e ela nunca afinará corretamente.
Se isso só acontece em uma corda, dá pra passar...
Thorin o Hobbit
Não, só altera o timbre.
Óbvio que, se a pestana estiver posicionada errada, a guitarra nunca afinará, e, se as cordas estiverem muito altas nela, haverá semitonação.
EddieVanHalen
Não sei. Sua guitarra TEM QUE ser examinada por um luthier experiente.
Abçs

Thorin o Hobbit
Veterano
# mai/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw, foi o que pensei, pra manter a afinação mesmo só boas tarraxas e uma boa regulagem, mais nada né, muito obrigado.

cheidpulga
Veterano
# mai/14 · Editado por: cheidpulga
· votar


Bertolão, Na sua opinião qual é a melhor guitarra HH na faixa dos R$ 1500,00 a R$ 2.000,00 que tá tendo hoje. Testei a PRS SE Singlecut, Cort Z Custom e a excelente Hollowbody Ibanez AS73, gostei mais da Ibanez. Tem alguma indicação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


cheidpulga
Cara, se vc gostou da Ibanez... Vai nessa...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji