【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


Gruntowski
esse straplock, eu posso ter "incompatibilidade" do parafuso do strap com o da roldana original da minha guitarra?
Pode, mas isso não é problema pq é só trocar pela do conjunto de StrapLock que vc comprar.
eu só posso trocar tais tarraxas por outras de linha vintage?
Em 99% dos casos sim. Digo 99% sempre existe a chance de aparecer uma fora do padrão ou um pouco diferente.
Caso quisesse por uma normal eu deveria "adaptar" meu headstock?
Provavelmente vc teria que alargar os furos das tarraxas no head e os furos dos parafusos de fixação desse novo jogo de tarraxas na parte de traz também não vão casar... resumindo: Além dos 12 furinhos dos parafusos das tarraxas originais aparentes, vc teria mais 6 para os novos.
P.S.: Se um via vc decidir voltar as tarraxas originais vc vai ter que colocar adaptadores como esses
http://www.guitarfetish.com/Vintage-Tuner-Conversion-Bushings_c_41.htm l

EddieVanHalen
Veterano
# abr/14
· votar


Bertola ou Fconde77

Então eu estou começando a me interessar na arte de regular meus próprio instrumentos(Baixo e Guitarra) altura das cordas, altura dos captadores, corrigir as oitavas...

Gostaria de saber se vocês podem me recomendar alguma leitura referente assim posso ter um por onde começar, estou me guiando por videos do YouTube mas é sempre bom ter algum material de referencia, todo mundo começou de algum lugar correto? rsrsrsrs

É dificil ter que pagar a cada 6 meses um luthier pra regular varios intrumentos, é muito dinheiro pra uma coisa que você pode aprender sozinho eu creio.

Agradeço!

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


EddieVanHalen

Espere o Bertola responder, me lembro que ele indicou uns 2 livros aqui no tópico uma vez, ambos em inglês...
Eu tenho alguns salvos no HD do meu computador principal... mas como esta quebrado pouco adianta agora :(
Apesar que tenho um no 4shared em PDF, esta todo em inglês e acho muito extenso e detalhado para o que vc procura, aborda desde a confecção do instrumento a instalação da elétrica... eu mesmo nunca li inteiro, apenas algumas partes, mas se interessar o link esta abaixo:
http://www.4shared.com/office/to7SAEsFba/lutherie_-_building_electric_ g.html

Loues
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu também!

fconde77
Não entedi direito o negócio da massa, mas deixa quieto Haha

Vou é recolocar as cordas que tá batendo a abstinência de tocar aqui Haha

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


Loues

Cordas mais grossas vão gerar um som maior.. simples!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


EddieVanHalen
Na internet (You2be) tem tutoriais sobre isso...
Abç

Funkadelics
Membro Novato
# abr/14
· votar


Olá a todos!

Estou com um problema meio sério em relação as minhas cordas.
Vamos ao problema: Eu vou lá compro um encordoamento , até ai ok. Dou uma limpada na guitarra, coloco tudo certinho, beleza. Ai vai, afino, toco nela por algum tempo, passa uns 2 ou 3 dias (as vezes menos). Ai quando menos espero vejo um ferrugem nela. Eu limpo depois que toco, mas mesmo assim, não duram nem 2 semanas sem estarem totalmente enferrujadas. E o ruim é que por exemplo. Tu vai, passa aquele pano nas cordas antes de tocar, sai aquele ferrugem, beleza, ai tu vai no outro dia, tem que passar dnv porque senão ela fica toda crespa.

O encordoamento que eu compro normalmente é os D’ Addario EXL . Custam em média R$ 36,00 aqui na minha cidade.

O que vocês acham que pode ser, ou recomendam.

OBS: Não moro perto de praia, limpo as cordas antes e depois de tocar. Quando toco na igreja, logo depois que toco não tem como limpar, ai ela fica um dia sem ser limpa +/-, mas mesmo assim (tirando isso) eles enferrujam em pouco tempo!

enquantofreudexplica
Membro Novato
# abr/14
· votar


Funkadelics
Boa noite amigo corrosivo. Ri bastante do seu post mas acho que posso lhe ajudar. Limpe bem com pano de algodão branco a sua guitarra, visando especialmente as cordas. Forre com papel/jornal o espaço entre as cordas e o braço/corpo. Borrife WD40 nas cordas. Remova o Excesso com pano limpo e seco. Boa sorte!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


Funkadelics
Em 1º lugar lave bem as mãos antes de tocar, com sabão de côco ou de enxofre.
Use munhequeiras (como as dos tenistas) nos pulsos e uma toalha para enxugar as mãos entre as músicas.
Após tocar, imediatamente limpe bem as cordas, uma à uma, com pano de algodão branco limpo e sêco.
Diminua (ou mesmo elimine) o consumo de carne vermelha, sal e açúcar e refrigerantes.
Só use WD-40 em último caso, e com parcimônia; e, enferrujou, trocou. Cordas oxidadas viram limas que "comem" os trastes...
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# abr/14
· votar


fconde77
Muito Obrigado pelas dicas. Há tempos tento o cadastro no Handmades sem sucesso. Vou comprar as Hammond mesmo. Como diria Marcelo Rezende, dá trabalho pra fazer... muito obrigado.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa noite amigo, aprendo muito com você. Sem querer tumultuar o tópico, qual guitarrista, religiosamente, consegue seguir suas recomendações no intuito de conservar as cordas/instrumento? Sei que tem banda há longo tempo e é Luthier renomado mas, na prática, não é bem assim que funciona.

Funkadelics

Amigo, sou guitarrista há 20 anos e sempre preveni o desgaste das cordas dos meus instrumentos conforme eu lhe informei. Use com parcimônia o WD40 sobre as cordas, tomando o devido cuidado de não atingir o corpo/braço e terá sucesso. Abraço.

Funkadelics
Membro Novato
# abr/14 · Editado por: Funkadelics
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito Obrigado pela resposta/dicas, vou começar a botar em práticas. Esse negócio de comer carne vermelha, refrigerante é por causa do ácido? Eu soo muito (na mão), principalmente na igreja que eu ficou meio nervoso pra tocar hehe'. Então, na igreja não da pra limpar na hora, depois de 1hora de eu ter tocado, se eu limpar, vai ter efeito?

Outra coisa, eu sei que "enferrujou trocou", só que eu não trabalho nem nada, é meio complicado trocar encordoamento uma vez a cada duas semanas hehe'


enquantofreudexplica

Muito Obrigado pela resposta/dicas também. Sobre esse Pano ai, seria tipo aquelas fraudas (mais antigas)? Meu pai usa pra limpar a flauta transversal dele, seria dessa (frauda)?

Sobre o WD40, já ouvi falar que ele meio que corrói as cordas, seria tipo aquele suco do limão.. que já usei pra tirar ferrugem de parafuso e captadores single (não presto).

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


Funkadelics

O negócio é ter sempre um pano pra passa nas cordas assim que terminar de tocar, eu uso aqueles de limpar lente de óculos, só que do tamanho de uma flanela que veio entre a tela e o teclado do meu notebook... e de vez em quando passo um limpador de cordas.
O Lance do WD-40 eu nunca usei pra esse fim
Quanto ao custo das cordas, tente juntar um grupo pra comprar cordas na gringa... já dividi uma caixa que comprei na Strings By Mail e saiu bem mais em conta.
Outra coisa, vc falou que toca na igreja, então converse com o resto da banda e exponha ao pastor que vc's gostariam de uma ajuda nesse ponto e veja o que ele pode fazer.

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/14
· votar


Funkadelics
O seu case e bom? Pq eu fico suando na mao tbm, e faco tudo que vc disse, limpo as cordas pra tirar o suor etc mas mesmo assim enferruja tbm mas depois que eu troquei o case melhorou, ainda enferruja mas melhorou mesmo.

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/14
· votar


*na verdade o meu nao e case e sim bag, mas melhorou muito, imagine entao um hard case bom mesmo.. Vai conservar melhor as cordas.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# abr/14
· votar


Funkadelics
Bom dia amigo religioso. Cordas mais simples (D´addario, Dunlop, etc) não tem problemas com o WD40. Deve-se evitar o uso em Elixir. Limpe sua guitarra após tocar com pano macio branco seco (fralda de bebê serve), proteja a escala e corpo do seu instrumento com papel, borrife o WD40 com parcimônia (pouco) sobre as cordas e remova o excesso com outro pano seco. Terá bom resultado. Teste, faço isso há bom tempo e prometo que sua guitarra não se danificará com isso. Às vezes, amigo, é preciso caminhar com os próprios pés, desde que escute e reflita sobre diversas opiniões. Até.

leofantinel
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O baixista da minha banda recentemente adquiriu um um BX200, amp de 140w muito recomendado aqui no forum. Ele está cobrindo o som do meu amp de guitarra de 25w, falante de 10', como era de se esperar. A pergunta é a seguinte, Devo comprar um amp de quantos watts para equiparar ao som dos 140w do baixo?

O Vorax 1250 da borne é uma boa? Ele tem 50w e falante de 12' e tá custando uns 700 mangos apenas. Aparenta ter um bom custo beneficio.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# abr/14
· votar


leofantinel
Boa tarde amigo. Não sou o Bertola mas posso lhe dar uma opinião? Toquei com um baixista há 07 anos que tinha um Staner BX200. É um amplificador valente... recomendaria, caso tenha interesse em transistorizado, um bom amplificador de 100W com falante de 12 polegadas, talvez dois falantes de 12 polegadas. Mesmo assim, é sempre bom tocar em volumes menores para que se possam ouvir todos. Não conheço os amplificadores Borne, mas existem pessoas que dizem bem deles, mesmo aqui no fórum. Um abraço.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# abr/14
· votar


leofantinel
Só mais uma coisa, na época eu tocava com um amplificador semelhante a este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546375607-amplificador-crate-gx 80-made-in-usa-troco-_JM

Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


leofantinel
Ou vc pede a seu baixista (e o baterista também) para manerar o volume (tocar muito alto é coisa de músico sem experiência), ou compra um amp com falante de 12pol.
Sugiro a 1ª opção....
Abç

leofantinel
Veterano
# abr/14
· votar


Grato pelas informações enquantofreudexplica

Mas eu tenho minhas dúvidas quanto a real necessidade em adquirir um amp de 100w para guitarra... Visto que a diferença em dB (volume) de 50w para 100w não é tão grande quanto parece, mas o preço é.

Estou aguardando o pessoal da Borne me responder um e-mail a respeito da sensibilidade (dB/w/m) do falante utilizado nos Vorax. Este sim é um fator bem relevante, talvez mais que a própria potência.

Mas eu sou só um "leigo interessado" no assunto. Queria saber opiniões de pessoas mais experientes.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# abr/14
· votar


leofantinel
Cara, sei que a sensibilidade do falante é bem importante. Agora, de 50W para 100W tem muita diferença. Mas caso procure um falante de 12" interessante e em um bom preço, eu lhe indico o do link. Fiz uma caixa 1x12 com ele e, além da confiança na luthieria, obtive um ótimo resultado. Talvez um head de 80w e uma caixa 1x12 lhe supra as necessidades. Valeu!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549419662-alto-falante-p-amplif icador-de-guitarra-classic-jensen-mod-_JM

Mandean
Veterano
# abr/14
· votar


Gostaria de saber q tipo de ponte é essa?

[url=
http://imageshack.com/a/img843/6443/0okrr.jpg]Strato Custom Handmade[/url]

Se tem como colocar no lugar da ponte tremolo vintage strato (guitarra stratosonic Giannini).

E se caso for compatível, vai ocorrer grandes mudanças na guitar (pior ou melhor), tipo: sustain, afinação, regulagens, altura das cordas, etc?

Obg!

Tonho Cruz
Veterano
# mai/14 · Editado por: Tonho Cruz
· votar


Amigos, tapar os furos dos parafusos de fixação de ponte vintage em basswood e abrir novos bem ao lado pode comprometer a fixação da ponte? Tem alguma recomendação de material para reforçar o enxerto e ficar bem seguro de forma a não ceder com alavancadas moderadas?

A ponte tem um desalinhamento que deixa pouco traste para a mizinha e muito para o mizão.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


Mandean
Não. Não tem.
Essa é uma ponte tipo "warparound". É uma ponte específica para guitarras tipo Gibson ou que foram construídas assim (o que é o caso dessa da foto aí).
Tonho Cruz
Sim, vai comprometer qualquer que seja a madeira utilizada.
A única solução é tapar os furos com enxerto de madeira dura e usar uma ponte de pivôs, ou seja, de outro tipo.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


enquantofreudexplica
Comprei esse falante para instalar em um combo de um amigo cujo falante havia pifado. Recomendo.
Abç

yanerbe
Veterano
# mai/14 · Editado por: yanerbe
· votar


Fala galera!

Comprei faz pouco tempo uma guitarra Cort x-6 pra começar a estudar. Tenho amigos que ja tocam a algum tempo, e um deles se ofereceu para fazer a primeira regulagem da guitarra. Fiquei satisfeito com a maior parte do que ele fez, mas comecei a sentir um trastejamento na parte do meio do braço(trastes 5,6 e 7) então resolvi tentar subir um pouco a altura das cordas.

Dei uma boa pesquisada no forum e descobri que o problema deve ser resolvido na regulagem do tensor ou na altura da ponte. Comecei pela regulagem da ponte, pois parecia mais simples e menos invasivo.

Depois de afrouxar um pouco os pivôs, senti uma boa diferneça, mas ela ainda trasteja nas mesmas casas dependendo da pegada que eu imponho.

Qubrei um pouco a cabeça e cheguei até a mecher um pouco no tensor, mas resolvi vir até o forum tirar algumas dúvidas:

A ponte é fixada na guitarra apenas pelos pivôs e pelas molas?
Quero dizer, se eu afrouxar muito os pivôs ela vai soltar, ou aquilo é só uma regulagem mesmo?

Colocando o capotraste na primeira casa e apertando a ultima casa do braço da guitarra, qual seria a medida ideal do espaço entre as cordas e os trastes 7,8 e 9, sendo que tenho uma pegada media/forte ? (Encontrei alguns tópicos falando sobre isso, mas no que parecia mais certo, eles falavam de 0,25mm. E, aparentemente, isso não esta servindo, já que eu medi 0,35/0,40 aqui e continua trastejando.)

Qual a medida ideal do espaço entre os captadores e as cordas da guitarra pra single e hambuckers?

Desde já agradeço a atenção.

Tonho Cruz
Veterano
# mai/14 · Editado por: Tonho Cruz
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tonho Cruz
Sim, vai comprometer qualquer que seja a madeira utilizada.
A única solução é tapar os furos com enxerto de madeira dura e usar uma ponte de pivôs, ou seja, de outro tipo.
Abçs


Segui sua dica e comprei essa:

http://www.ebay.com/itm/151012409748?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid= p3984.m1497.l2649

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar


yanerbe
No caso de uma guitarra nova, nem sempre é apenas a regulagem de tensor ou da ação que vai determinar a eliminação de trastejamentos.
Muitas das vezes é necessário o "rebatimento" e/ou o polimento dos trastes.
Isso é um serviço para seu luthier.
Tonho Cruz
O ideal seria esta:
http://www.ebay.com/itm/Fender-USA-CHROME-Tremolo-Bridge-Kit-Strat-Gui tar-/131179068374?pt=Guitar_Accessories&hash=item1e8ae1bbd6
Abçs

fconde77
Veterano
# mai/14
· votar


Tonho Cruz

Essa ponte e muito boa, já tive uma guitarra com essa ponte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji