【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


Saul Morello
Acho muitíssimo improvável.
Abç

Jhonaton
Membro Novato
# abr/14
· votar


O corpo da squier telecustom II tem corpo de basswood? É uma boa guitarra? Profissa?

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
trastes estao muito baixos dificultando os bends
Isso não existe cara...
Se fosse assim, as Fenders antigas seria difíceis de fazer "bends" pois usavam trastes finos.
(pagina 416)

Bertola, nao estou descordando de vc, ate por que nao tenho capacidade pra isso, mas minha guitarra tbm tem os trastes muito pequenos e gastos o que dificulta muito os bends, eu ja toquei em guitarras com trastes grossos e o bend parece que "deslisa mais facil" pelo fato de o dedo nao estar em contato com a madeira...
Vc falou sobre as fenders, na minha opiniao, a escala de maple envernizado (geralmente usada nas fenders) e mais "lisa" sem os "poros" do rosewood, possibilitando um deslise melhor mesmo com trastes pequenos, nao seria esse o motivo? pois a minha escala e de rosewood e o dedo trava um pouco as vezes, como eu disse, ja toquei em guitarras com cordas mais grossas que a minha, e nao senti dificuldade nenhuma de fazer os bends..

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/14 · Editado por: Yuri ycs
· votar


Jhonaton
Leia isso aqui
O corpo e feito em Agathis e o braco em maple.

Tem um topico especifico para essas perguntas, eu nao vejo problemas em perguntar aqui mas tem gente que nao gosta..

Jhonaton
Membro Novato
# abr/14
· votar


Yuri ycs

Valeu brother, achei o tópico vou perguntar lá. Obrigado!

DAN JR
Veterano
# abr/14
· votar


Fala galera beleza? Gostaria da ajuda e opnião de voces!
Sou canhoto (infelizmente) e tenho uma strinberg egs215,uma strato bem basica. Agora resolvi comprar uma guitarra nova, e quero uma com ponte floyd rose e humbuckers. As melhores opções de acordo com meu orçamento e falta de opções são essas aqui, qual voces me indicariam ou não?
IBANEZ GRG 270DX
http://www.cheirodemusica.com.br/ecommerce_site/produto_121289_1642_Gu itarra-Ibanez-GRG270DX-L-Canhoto-
SEIZI MOSH
http://www.playtech.com.br/Guitarra-Original-Seizi-Mosh-Canhoto---Bran co-Envelhec-29638.aspx/p
IBANEZ RG370 (USADA)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547304125-vendo-guitarra-ibanez -rg-370-dxl-canhota-_JM
JEM ART PRO
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548274889-guitarra-art-pro-mode lo-jem-floyd-rose-pcanhoto-tipo-ibanez-_JM

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


DAN JR

Das que você citou, posso dizer sem dúvida que a melhor opção seria a Ibanez 370.
Não conheço a Art Pro, mesmo assim nunca compraria nada dessa marca, e a Seizi, mas seguindo a lógica das especificações a RG370 e a melhor.

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/14
· votar


DAN JR
Eeee mano agora nao tem mais jeito, mas existem guitarristas canhotos e aprenderam a tocar com guitarra para destros, (kiko loureiro por exemplo) se vc tivesse aprendido assim ficaria mais facil de comprar uma guitarra agora haiuaiahuiuiahiuahuieaoeohioahoi

Junior AJNB
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa Bertola, beleza?

Voce já teve contato com a nova Charvel So Cal produzida no México? Ela continua mais ou menos no mesmo padrao das japonesas e americanas?

Valeu

Fugitivo
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola o que vc recomenda pra a ligação de head e caixa? cabo comun de guitarra?

HortaRates
Membro
# abr/14
· votar


Fugitivo
Eu não sou o Bertola, mas o que eu posso te dizer é que existem cabos específicos para isso, e ligar o head na caixa com um cabo comum pode até resultar em problemas para o head.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


Jhonaton
É uma guitarra legal...
Yuri ycs
O material da escala pouco interfere nisso... Se fosse assim, o que seria dos grandes Rory Galagher e SRV?
Se os trastes estão gastos, leve-os a um bom luthier para trocá-los...
DAN JR
Ibanez...
Junior AJNB
Não conheço essa guitarra...
Fugitivo
Cabo paralelo (preto e vermelho), do mais grosso possivel. Não use cabo de guitarra.
Abçs

GUITARK2
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e ai blz....preciso de um esquema para deixar o SEYMOUR DUNCAN JB com o som mais forte...já tentei várias ligações e nada...o captador esta funcionando corretamente as duas bobinas mas o som parece de single...fraco e sem peso...pode me ajudar ? desde já obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


GUITARK2
Isso não existe...
Seu capt está com problemas...
Consulte um luthier para testá-lo.
Abç

léo2013
Membro Novato
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estou para comprar um Jazz Bass da Eagle,dos antigos(headstock padrão Fender)corro o risco de estar comprando um baixo de compensando?qual sua opinião sobre ele?

desde já agradeço.

fconde77
Veterano
# abr/14 · Editado por: fconde77
· votar


léo2013

Comprei um Eagle (SJB-003) desses recentemente por R$100,00 (estava meio zuado), e posso afirmar que o mesmo não é de compensado.
Não é um baixo top e um instrumento de entrada porém com uma boa relação custo e benefício... O hardware e honesto e não necessita upgrades e a captação é razoável que não compromete.

léo2013
Membro Novato
# abr/14
· votar


fconde77
Vlw peça atenção.o que eu vou comprar tá em bom estado,o cara ta pedindo 300.é um preço justo?

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


léo2013

Acho que sim... inclusive pretendo vender esse que comprei por esse preço, mas o meu eu restaurei ele todo, restaurei a pintura(polimento), refiz a elétrica e blindei as cavidades.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


léo2013
Não. Esse é um baixo bom pelo que se paga por ele.
Os modelos cuja "mão" não é pintada são os mais antigos e melhores.
Com uma boa visita a seu luthier, uma boa regulagem, trabalho nos braço e alguns "up-grades" (caso necessário), ele fica um instrumento muito bom.
Recomendo a troca dos capts pelos Sound/Malagoli Traditional "hot".
Abç

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Grande Bertola,

Comprei um par de captadores Dream 90 da GFS que são uma vaga lembraça de um P90 em formato de humbucker, (os Mean 90 são mais fiéis ao P90 e o Dream 90 é mais moderno). A idéia é fazer uma experiência na Golden GSH 570, trocando os Wilkinson por estes.

Como os wilkinson, se não me engano, são humbucker cerâmicos a dúvida é sobre os pots e capacitor que vou usar para os Dream 90, a saída deles fica na casa dos 8,5k / 9,0k . Mantenho tudo igual e só troco os captadores ou vou precisar trocar os pots e o capacitor também ?

Eu adoro o timbre dessa guitarra, não sei nem porque estou fazendo isso e provavelmente não vou gostar do resultado.... Kkkkkkkkkkk !!!!!

Pura experiência e aprendizado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


SkyHawk
Inicialmente só troque os capts.
Abç

sidguitar1
Veterano
# abr/14 · Editado por: sidguitar1
· votar


peguei em um negocio uma giannini stratosonic (provavelmente começo da decada de 90), alguem com experiencia em guitarras brazucas sabe pq o nr de serie dela e exatamente o mesmo das giannini-fender sc ? o cgc e CGC: 61.196.119/0001-76(se esse for um registro da guiannini e nao da guitarra , dai complica pq so tem esse nr no headstock da guitarra ficando assim impossivel descobrir ano e especificaçoes por algum registro)
peguei essa guita pq o braço e muito bom(algumas dessas de 20 anos atras tem braço muito mal feito,esse e com trasteira escura e tirante entrando por tras do braço, outro detalhe e q ta toda ralada e a madeira e mogno(sei q muitos vao dizer q e cedro, mas tive muitas guitarras de mogno(ainda tenho 3, e algumas de cedro e e bem diferente uma madeira da outra)o corpo e bem pesado com uns 48 milimetros , bloco da ponte e largo de latao no estilo fender, tarraxas blindadas, no mais a eletrica e escudo foi toda modificada e nao e mais original,agradeço se alguem puder ajudar com informaçoes
abraço

overset09
Veterano
# abr/14
· votar


Bertola e demais amigos, td bem?

Conhecem a guitarra Epiphone SG G400? O que acham dela?
Pelas especificações, me parece ser uma SG com construção e padrão bem honestos.
Possui corpo e braço em mogno, captadores humbuckers de alnico, ponte LockTone Tune-O-Matic/Stopbar Tailpiece, etc etc etc.
Obrigado.

SkyHawk
Membro
# abr/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu ! Assim se não gostar do resultado fica fácil voltar tudo ao original !

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


sidguitar1

pq o nr de serie dela e exatamente o mesmo das giannini-fender sc ? o cgc e CGC: 61.196.119/0001-76
Esse não é o numero de série da guitarra e o CNPJ da Gianninique até 06/1999 era chamado de CGC.

Pra dar mais detalhes sobre a guitarra vc teria que mandar fotos, só pela descrição fica meio limitado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/14
· votar


sidguitar1
Essa é uma guitarra padrão da Giannini do início dos anos 90. Se for a de escala clara, geralmente é melhor. O corpo é pesado demais e geralmente possui design errado. Muitas tinham erros de fabricação grosseiros. A captação e parte elétrica é lixo. Troque tudo, assim como os carrinhos da ponte. Um bom luthier fará boas coisas com ela.
Gianócas nunca tiveram nº de série ou coisa parecida...
overset09
Sim, é uma SG mais barata mas de boa qualidade. Nada mais.
Abçs

vitorrock
Veterano
# abr/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tenho um violão cordas de nylon e estou tendo alguns problemas com afinação, eu tenho que deixar a corda um pouco desafinada pra nota soar afinada quando eu toco nas casas, 1,2,3 etc...
Antes quando eu não tinha trocado as cordas agudas, isso não acontecia...
O estranho é que eu já troquei as cordas lá,ré e mizona várias vezes e continua tudo normal, já essas 3 mais agudas preciso deixar desafinada...
O que será?

sidguitar1
Veterano
# abr/14
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola
obrigado pelas informaçoes e dicas,a duvida era exataente essa do cgc, obrigado pela força, abraço

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/14 · Editado por: Yuri ycs
· votar


vitorrock
Velho, nao sou luthier mas isso pode ser tanta coisa... Compra um pacote de cordas novas e ve se resolve (esse negocio de comprar uma corda so nao da muito certo n)
Se nao resolver, pode ser o NUT com defeito, BRAÇO empenado, RASTILHO, TRASTES etc...
Varias coisas influenciam nisso.

Mas espera o bertola dar o veredito final para sua querida viola.. Hehehehehe

MarshallBlackstar
Membro Novato
# abr/14
· votar


Olá! Comprei um violão artesanal em uma viajem que fiz para a Bahia! O som dele é ótimo,o visual dele é bem rústico...
MAS não sei qual é a madeira dele,podem me ajudar ?
FOTOS:
http://goo.gl/YeEEGQ

http://goo.gl/iBFFto

http://goo.gl/oWGJTh

http://goo.gl/N6VXLc

http://goo.gl/P0KKLU

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji