【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


hcunha
Não entendi a pergunta...

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É normal em tempos chuvosos a guitarra trastejar ?
tem problema se eu aumentar a altura da ponte só um pouco ?

Ramsay
Veterano
# jan/13 · Editado por: Ramsay
· votar


Eu tenho a impressão que o hcunha quer saber se tem que se fazer sulcos naquela parte branca em cima do rastilho por onde passam as cordas.

Se for isso, a resposta é não. Sulcos só se fazem no nut, se ele já não vier com sulcos, e nunca no rastilho.

Fugitivo
Veterano
# jan/13
· votar


entao Bertola, o que vc recomenda pra dar uma polida em guitarras com acabamento em verniz/nitrocelulose ? cera de carnauba é uma boa ? obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
Qualquer mudança na temperatura e na umidade pode causar isso.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Fugitivo
Não, apenas pcêras tipo poliflor.
Abç

lindoso
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, da uma olhada nesse esquema :
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=1h_2s_1v_2t_5w


ele tá correto? a chave nao teria q ter um terra? ou posso seguir ele do jeito que esta indicado? mto obrigado!

rdiniz1989
Membro
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela dica, o acha do Stack cabrera Blues Pro, ele se propõe a fazer o trabalho do texas special sem o ruido. ja testou ou ja ouviu alguem q usa esse captador?

Igorwisky
Membro
# jan/13
· votar


Mauricio,
Obrigado pela resposta,

Essa SX SSG STD tem os agudos bem notaveis?
Pq na minha banda só tem eu de guitarrista.
Poderia me indicar alguns sites de venda de capitadores?

Fernando Rios
Veterano
# jan/13
· votar


Pessoal

Fernando Rios
Veterano
# jan/13
· votar


Pessoal, quero trocar os captadores da minha guitarra. tenho uma guitarra Washburn X 24dlf, com ponte Floyd Rose, corpo em Hardwood, braço em Maple e escala em Rosewood. A combinação dos captadores são H - S - H. Gostaria de umas dicas para a melhor combinação para essa guitarra? não curto muito estilos mais pesados de Metal. quero uma guitarra que possa tocar, Blues, Classic Rock e Hard Rock. sou fão de AC/DC, Kiss e Black Sabbath. uma observação: essa guitarra com os captadores originais tem um timbre muito fechado e grave. abraços a todos!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


lindoso
A chave não precisa de terra.
rdiniz1989
ja testou ou ja ouviu alguem q usa esse captador?
Sim, instalei em uma guitarra, mas não posso avaliar os resultados...
Igorwisky
Essa SX SSG STD tem os agudos bem notaveis?
Isso é vc quem timbra em seu amplificador. Timbrar bem (para vc e para sua banda), é uma arte.
www.captadores.com.br
Fernando Rios
corpo em Hardwood
Isso não significa nada...
Consulte o site acima e estude as propostas de capts cujos imãs são construídos em AlNiCo.
Abçs

guitarluiz
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Que produtos me recomenda pra limpar
Corpo da guitarra
Caps e ferragens
Braço , escalas , trastes

vlw!

Fernando Rios
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola Grato! abraços.

sabaoth1984
Veterano
# jan/13
· votar


Boa atrde

Esse cubo DE GUITARRA VOXSTORM CG 112 é bom?

Muita gente disse que é lixo pelo preço/potencia , mas alguem sabe realmente se existe algo de errado com ele?
queria um cubo para estudar e eventualmente ensaiar.


- potência de 75 Watts RMS (isso é verdade mesmo?)
- 1 falante de 12"
- 2 entradas (low/high)
- 2 canais clean (limpo) e crunch (distorção)
- 3 vias de equalização (grave, médio e agudo)
- saída para fone de ouvido
• saída de linha para conexão em mesa de som
• dimensões: (L x A x P) 470 x 450 x 290 mm
• pedal opcional


http://www.studioavirtual.com.br/cubo-de-guitarra-voxstorm-cg-112.html


Obrigado e boa tarde

raphael.rui
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, soube aqui pelo forum que o sr trabalha com lutheria em niteroi? é verdade? porque se for vai ser otimo pra mim, to me mudando pra itaipuaçu, pouco antes de marica, nao sei se conhece rs) e queria um bom luthier por la de confiança pra fazer nivelamento de trastes da minha guitarra, mesmo eu tendo feito com meu primo o nivelamento de um deles, ainda tem alguns que estao desnivelados, nao muito, mas estao. entao gostaria de saber se eestiver atendendo por lá. pretendo mes que vem fazer isso. abraço cara.

Luisão
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A madeira da escala interfere na pegada(Bend principalmente)?
Estou fazendo uma guita e não sei se coloco Ébano ou jacarandá da Bahia na escala...Tem diferença principalmente no bend? Tipo, uma dar melhor aderencia do que outra?

hcunha
Veterano
# jan/13
· votar


Ramsay
Mauricio Luiz Bertola

é bem o que o ramsay falou. eu estava pensando em fazer os "sulcos" no rastilho pois o antigo tinha, mas vendo tutoriais por ai percebi que não o fazem. ai fiquei na dúvida.

valeu!

Fugitivo
Veterano
# jan/13
· votar


Não, apenas pcêras tipo poliflor.
Abç

entendi, te fiz essa pergunta, pois achei essa linha de produtos da planet waves interessante, mais especificamente esse aki http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idproduct=16996&iddept=23

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


guitarluiz
Em corpos, em princípio pano (flanela) limpa e sêca, eventiualmente lustra-móveis ou poliflor (e corpos com acabamento "natural"), em braços de escala escura, óleo-de-peroba, de escala clara (envernizados), pano limpo e sêco, nas ferragens, pano limpo e sêco, nos capts, pano limpo e eventualmente silicone líquido (também serve para outras partes plásticas, como escudos), os trastes, bombril.
sabaoth1984
Amp de má qualidade. Agora, se vc quer comprar... Aí é outra coisa.
Luisão
A madeira da escala interfere na pegada
Não, de modo nenhum...
Ébano não existe no Brasil, e é caríssimo. Use ipê ou pau-ferro ou jacarandá.
Fugitivo
Isso é cêra de carnaúba liquefeita e já preparada. Serve sim.
Abçs

Luisão
Veterano
# jan/13 · Editado por: Luisão
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Que estranho, o luthier disse que conseguiu ébano e praticamente o mesmo preço do Jacarandá da Bahia.

Não, de modo nenhum...
Mas não tem madeira mais lisa que outra?

OldBlues
Veterano
# jan/13
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola , quero fazer uma strato para mim, eu toco blues, estou a procura de um timbre igual (característico) de uma Fender strato em Ash ou alder/amieiro, baseado nas Fender de 59 , a grande duvida é quais madeiras utilizar, nacionais e claro boas para substituírem o Alder/amieiro e o Ash para o corpo , o braço eu irei comprar pronto ou mandar fazer em um Luthier.Quais madeiras recomenda?

Thejapamuri
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, quando voce vai regular o tensor, ela é muito dura ou é dificil de encaixar a chave allen???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Luisão
Mas não tem madeira mais lisa que outra?
O que tem é luthier mais caprichoso que outros...
OldBlues
Freijó para o corpo e pau-marfim ou tauarí-branco para o braço, escala nessas mesmas madeiras ou jacarandá ou ipê.
Thejapamuri
Como assim? Isso varia de instrumento para instrumento.
Abçs

rdiniz1989
Membro
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei hoje o Hs-2 da Dimarzio (usado pelo Eric Jonson), vc tinha aconcelhado comprar mais um cap tipo stack... e foi a melhor compra q ja fiz, gastei mais, mas eu tava meio cabrero com esse cabrera, (uns falaum bem outros falaum mau, naum tem muito review muito menos sampler ou video)
então...
fiz o seguinte
Hs-2 neck
Lt59- meio
Stk-S7 ponte

fico excelente, tirei o timbre de blues bem cheio e estalado e sem hum, fiz a ligação padrao em serie sinceramente esse captador ficou matador no braço a galera geralmente usa no meio... fica a dica aew no braço tb fica show, não tinha push pull pra fazer os outros esquemas, mas depois vou comprar pra aumentar a versatilidade da guita....

o captador do meio ficou com o som mais gordo, antes estava na ponte e estava muito rasgado,agora lembra uma lespaul...

e na ponte o stk-s7 q antes estava muito graveno braço, ficou mais equilibrado na ponte, embora ainda esteja bem agudo (ponte de strato não tem jeito...), gostei porque o lt59 fico otimo no meio lembrando um captador de ponte de lespaul pra segurar as bases palmutes e talz.... quando eu precisar de um timbre bem agudo de ponte tipo SRV ele vai estar lá pra segurar a onda....

Moral da historia fico tudo ótimo, inclusive o visual fico bem diferente do comum, embora ela seja agora uma strato HHH, visualmente ficou SHS um visual bem interessante... gostei muito

Breve postarei sampler
um abraço e mais uma ve obrigado pelas dicas

Luisão
Veterano
# jan/13 · Editado por: Luisão
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que tem é luthier mais caprichoso que outros...
Rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Outra pergunta:
vou colocar uma ponte tremolo com 2 pivos nessa guita que estou fazendo.

Quero uma ponte, com o maior espaçamento entre as cordas possível, desta categoria.

Andei dando uma olhada na Winkinson WVS 5011, e em alguns sites é informado que o espaçamento entre as cordas (string pitch), é de 10.5 e outros lugares falam que é de 10.8....Você sabe me informar qual é o correto?

Você sabe me informar também se ela é boa, e o que ela perde pras gotoh?

Se vc conhecer alguma outra com espaçamento igual ou maior que 10.8 e de 2 pinos, poderia me falar?


Valew.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


rdiniz1989
Que bom, fico feliz!
Luisão
Que é uma boa ponte, é.
Quanto à questão de espaçamento... Bem, só consultando os sites dos fabricantes mesmo, pois as medidas variam muito e é impossivel saber sem referências do fabricante.
Abçs

Otto Mann
Veterano
# jan/13
· votar


Boa noite, Bertola!

Se eu comprar um delay da Black Snake, consigo usá-lo como um Reverb, deixando as repetições bem curtas e fuçando nas regulagens?

Desde já, muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Otto Mann
Não sei... Acho q sim...
Abç

Igorwisky
Membro
# jan/13
· votar


Bertola,
Qual destes imãs é o melhor para o captador?
-Cerâmico
-3 imãs cerâmicos
-Alnico 2
-Alnico 5
-Alnico 8
E qual resistência seria a melhor ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji