【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77
· votar


Thejapamuri
A guitarra precisa de uma regulagem geral, o que vc citou sobre a altura das cordas aparentemente e apenas abaixar os carrinhos da ponte, mas mexer somente nisso val alterar as 8º. Já que a guitarra é nova e imprescindível que leve a um luthier para um regulagem geral.

Vitor_Guitar
A oxidação dos trastes e normal ainda mais a partir das casal mais altas, já que não usa com tanta frequência essa região do braço. Um polimento simples resolve o problema. Mas antes isole a escala com fita crepe para proteger a madeira

Thejapamuri
Veterano
# jan/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


fconde77

Vou ver um luthier para levar... mas não existem muitos aqui em Cuiabá, o que é meio que um problema. E preciso conferir o preço também...

fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77
· votar


Thejapamuri

Tem,uma frase do tropa de Elite que serve bem.
"Quem quer rir, tem que fazer rir"

em Cuiabá tem o Fábio Agassi, que já trabalhou em Sampa, e é autorizado da Tagima e Condor...
- Fábio Agassi
Rua Cursino do Amarante, 1379 Bairro Duque de Caxias
(65) 3623-7122 / 9226-9281


E o Marcio
marciocba007@hotmail.com
9222-1064
R. Parnaíba - Praeiro

Thejapamuri
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

Acho que vou aprender a fazer regulagem para não ter que ir pagar 30 reais cada vez que ir no luthier... se fosse por exemplo, ter que trocar de trastes ai sim iria, mas acho que isso é meio simples, em visto que, na internet você acha muitas aulas corretar de como regular guitarras e também é só ter ferramentas certas, calma e paciencia, além de consciencia do que você está fazendo... mas valeu ae pela dica.

fconde77
Veterano
# jan/13
· votar


Thejapamuri

Coisas básicas e legal sim vc aprender, ter uma noção até pra cobrar sobre a qualidade do serviço... Leia um pouco sobre o assunto, assista a vários vídeos sobre o mesmo tema e depois vem aqui no FCC e pergunte sobre esses os vários procedimentos para a mesma tarefa, afinal vc encontra muitas dicas erradas por ai.

O mais importante use o bom senso!!

P.S.: Eu pagaria R$ 30,00 sorrindo por uma regulagem geral, os custos aqui no RJ, não só pra luthieria, são muito altos!!!

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Salve mestre Bertola!
pergunta: tarraxas schaller ou gotoh? alguma delas é melhor?

Thejapamuri
Veterano
# jan/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


fconde77

valeu pelas dicas ae cara, e acho que vou aprender a regular...

Esse Fábio Agassi mora muito longe de onde eu moro, não moro exatamente no centro mais ou menos, é um pouco longe, mas mesmo assim valeu ai. Eu vou levar la para fazer a primeira regulagem porque parece que o captador da ponte ta meio frouxo...

@Edit:

Mestre Bertola, queria saber como funciona e usa as pontes Standard, que são fixas, e está presente na GGX-1H

raphael.rui
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77
é rapaz, levei no meu primo (nao é luthier profissional mas tem muitos anos de experiencia e sabe mexer nisso rs) e realmente o traste estava desnivelado, aliás, esse traste veio BEM desnivelado. lixamos com uma maquininha lá e problema resolvido rs. percebi que realmente tem umas falhas dessas, acho que tem mais um traste assim, mas bem pouco. esse da pra levar e ajeitar depois. mas to gostando muito da guitarra, botei corda 0.11 e ta com um sonzao. valeu pela ajuda ai (;

fconde77
Veterano
# jan/13
· votar


raphael.rui

Corajoso, regulagem eu me atrevo, se errar e só refazer, traste não.

OldBlues
Veterano
# jan/13
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola , quero fazer uma strato para mim, para tocar blues , estou a procura de um timbre igual (característico) de uma Fender strato em Ash ou alder/amieiro, baseado nas Fender de 59 :d, a grande duvida é quais madeiras utilizar, nacionais e claro boas para substituírem o Alder/amieiro e o Ash para o corpo , o braço eu irei comprar pronto ou mandar fazer em um Luthier.

Flw...

Vitor_Guitar
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

Obrigado cara. Abraços.

Fugitivo
Veterano
# jan/13
· votar


Fala Bertola, o que vc recomenda pra dar uma polida em guitarras com acabamento em verniz/nitrocelulose ? cera de carnauba é uma boa ? obrigado

raphael.rui
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

nada, bem tranquilo de fazer. é so ser cuidadoso e e lixar de pouquinho em pouquinho.

fconde77
Veterano
# jan/13
· votar


raphael.rui

Vc quem sabe eu não faço nem recomendo... mas a guitarra é sua!

Vitor_Guitar
Veterano
# jan/13
· votar


Minha guitarra ao trocar a posição dos captadores com a chavinha seletora,de vez em quando faz um barulho tipo um "tá", bem forte e estalado, parece até que vai estourar o falante do amp. E quando eu estou tocando de vez em quando faz um barulho bem forte "Tuum",e as vezes acontece algo tipo uma microfonia que para sem eu fazer nada. Eu sei que não é o amplificador, e que também não são os cabos. Testei a guitarra do meu primo, com meu cabo no amplificador dele e tudo ok, também testei com meu cabo no meu amp e tudo ok, agora quando eu botei a minha guitarra tanto no meu amp como no dele, tanto com o meu cabo como no dele, aconteceu esse problema. Logo, onde seria o problema na guitarra? O que fazer? Aguardo Ajuda.Abçs.

123nove
Veterano
# jan/13
· votar


Bertola, comprei pivos de floyd rose nessa loja: www.garagemusic.com.br. Voce conhece ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


raphael.rui
Cara, por isso é IMPRESCINDÍVEL levar uma guitarra a um bom luthier assim que se compra. Não basta regular, ou simplesmente abaixar as cordas, eventualmente (quase sempre), é necessário fazer rebatimentos de trastes e mesmo nivelamento, ou seja: Coisa para um profissional.
NicoRox
É uma guitarra de iniciante como várias no mercado.
Jaderson_guitar
Laminação pode não ser uma boa idéia, principalmente em excesso (e na "horizontal"). Pinus não é boa madeira para corpos de guitarra, embora alguns a usem por conta do baixo peso, já a araucária é muito legal; cedrinho também não é boa, e eucalipto menos ainda. Se vc quer construir um corpo, use marupá, araucária ou freijó.
Para braço vc pode usar o pau-marfim, a peroba clara e o tauarí-branco; para escalas, recomendo o ipê (escuro).
Thejapamuri
Vc sabe regular o tensor? Sabe regular a ação das cordas? Sabe se a guitarra precisará de rabatimentos de trastes? De niveamento?
Pois é, os dois 1ºs procedimentos não são tão difíceis mas exigem experiência. Já os outros dois, não são para amadores. Portanto, leve sua guitarra a um bom luthier.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Vitor_Guitar
Faça um polimento com bombril. Proteja a escala com fita-crepe (principalmente se for clara).
kiki
Eu prefiro Schaller. Engenharía alemã. Imbatível!
Vitor_Guitar
Pode ser chave sim, mas é preciso pesquisar para ter certeza, e daí, trocá-la.
123nove
Sim, já. É confiável.
Abçs

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu prefiro Schaller. Engenharía alemã. Imbatível!
bom saber, obrigado!

Thejapamuri
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim, ja achei um luthier, além disso preciso que ele arrume o captador mesmo... Alias, o tensor ja meio que regulei, antes trastejava na 6ª corda nas primeiras casas, agora não acontece mais isso... Mas, vou levar ao luthier, talvez semana que vem, porque essa semana não tenho tempo e é um pouco longe.

Vitor_Guitar
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então, o correto mesmo é levar no luthier certo?

123nove
Veterano
# jan/13
· votar


Muito obrigado Bertola..

Inclusive, gostaria de lhe agradecer em nome de todo o FCC pela ajuda que tem prestado a todos aqui no fórum. Você é um camarada, Bertola! Todos nos gostamos e apreciamos seu trabalho.

Continue assim! Deus lhe abencoe!

Abixibarraba
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Comprei uma Squier Afffynit telecaster.......estou fazendo uns upgrades nela
- Captadores Neovin hard vintage (GFS)
- Ponte wikkison 3 carrinhos + mas as buchas para furar o corpo(sei q a de 6 carrinhos é melhor mas acho ela feia)
-Tarraxas Ez lock estilo vintage (sei q ponte fixa n precisa mas é quase o mesmo preço da outra.

Mas a questão é, o braço dela é em maple com escala em maple, e eu não gosto daquela coisa "branca" d+, acho que o braço veio "natural", sem nenhum acebamento.
- O que eu posso pedir para o luthier fazer para ele ficar com aquele aspecto "amarelado"(como na minha outra telecaster, ou as fenders)?
-É algo trabalhoso e caro?
- Tem que tirar os trastes?
- A minha guitarra é vermelho metálico, me de uma dica de escudos que combine com ela (nao gosto do branco), tortoise, madrepérola ou alguma outra sugestão?
foto da guitarra so que a minha é com 2 singles

rdiniz1989
Membro
# jan/13
· votar


Alo amigos, acompanho esse forum a muito tempo mas só agora me cadastrei afim de fazer uma pergunta:
bem... tenho uma strato SX ( a famosa de sempre)...

eu tenho um Little 59 instalado na ponte, recentemente apareceu um colega querendo trocar um captador Seymour Duncan STK-S7 stack hot vintage(humbuker em formato de single sistema tipo o noiseless da fender) por um pedal que eu não estava mais usando, moral da história é que eu troquei como o cara, e instalei esse captador no braço da guita...
Gostei muito do som dele muito encorpado bastante grave, porem ele não trabalhou bem com na posição 4 (neck/midle) fico um som magrelo e anasalado... não é bem o tipo de som q eu quero tirar do cap do braço fora q a posição 4 fico inutilizada pq o som fico horrivel... quero um timbre stilo SRV ou seja texas especial mas é muito caro, logo pensei nos cabreiras da vida vi um pessoal falando bem, o cap custa uns 130 reais com frete incluso.

Agora vem a dúvida:
vamos a configuração atual da guitarra
Ponte -->Little 59 (que não estou gostando muito)
Meio --> Original da SX
Braço--> STK-S7 ( que está muito grave )

estou pensando em colocar o STK-S7 na ponte , o Little 59 no meio com push pull, e no braço o cabrera screaming blues....

perguntas...

esses captadores noiseless, staks e afins tem problema de trabalhar junto com single coils comuns?
sera q essa instalação q quero fazer funcionará bem?
sugestões?
devo comprar outro captador inves do cabrera (lembrando q quero timbre do SRV)?

obrigado!

Igorwisky
Membro
# jan/13
· votar


Mauricio Bertola

Eu tenho uma Condor Rx-20 SSS e pretendo fazer um upgrade na capitação dela e deixar HSS.
Qual seria a capitação humbucker ideal para a ponte e os 2 singles?
Eu toco Metal alternativo e Hard Core.
Vou precisar cortar a madeira para colocar humbucker na ponte?
Precisarei trocar o potenciometro?
Seria melhor fazer um upgrade nessa guitarra ou comprar uma guitarra nova na faixa de uns 900 reais, se for o caso da compra, qual seria uma guitarra nessa faixa e de qualidade boa?

Obrigado desde já

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Vitor_Guitar
Se vc não tem experiência, sim.
123nove
Só faço o que me foi permitido por meus parcos conhecimentos, nada mais.
Abixibarraba
Acho melhor não mexer, pois para se envernizar o braço com PU, ele terá que ser totalmente lixado...
Eu acho os escudos "tortoise" maneiríssimos", inclusive tenho um baixo vermelho com escudo assim... Bonitão!
rdiniz1989
O que aconteceu é que o capt do braço ficou "fora-de-fase" com o capt do meio, por isso o som "magro" na posição braço-meio.
Passe o STK para a ponte e o 59 para o braço, e compre um capt tipo "stack" para o meio. Se o som continuar com muitos graves, troque os pots para 500K.
Igorwisky
Apenas compre um capt tipo "Stack" (vertical Humbucker) e instale.
Se vc achar que isso não lhe satisfaz, acho melhor investir em uma guitarra nova, como a SX SSG STD.
Abçs

123nove
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas de qualquer forma, seu trabalho é de extrema importância e utilidade aqui no fórum. Tenho certeza de que muitos aqui não teriam a paciência que você tem.

Thejapamuri
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Queria solucionar mais uma dúvida. Ao levar no luthier, ele regula na hora ou eu deixo com ele e pego outro dia??? Desde já agradeço sua ajuda e as dúvidas ja solucionadas.

hcunha
Veterano
# jan/13
· votar


"não é necessário fazer o espaço para acomodar as cordas no rastilho." isso é verdade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Thejapamuri
Na grande maioría das vezes, outro dia, até uma semana depois.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji