【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Sthuartq
Na verdade eu não conheço essa guitarra. Mas, se vc a achou superior à X11... Vá fundo!
brunoSilva
Tarracha com trava só funciona bem com "roller-nut". Caso contrário, é trocar 6 por 1/2 dúzia.
Abçs

wahwahcrykirk
Veterano
# jan/13
· votar


Maurício Luiz Bertola

Ao adquirir uma madeira para fabricação de instrumento musical (guitarra, no caso), existe alguma avaliação que possa ser feita para verificar se a madeira passou pelo processo de secagem?

LucasGuitar9712
Veterano
# jan/13
· votar


Bertola ou Seiji

vcs sabem quanto fica em média a troca da escala de uma guitarra?

leandrohage
Veterano
# jan/13
· votar


Pessoal estou querendo comprar uma telecaster para modificar e trocar os caps tarrachas, escudo e deixa-la igual a uma fender, qual e mais indicado? Seria indicado comprar corpo, e braco separados tipo esses que vende no ml? Qual madeida utilizar? E verdade que as sx sao mais proximas na sonoridade e visual das fender? Quero gastar no max 1000 dilmas com tudo, e qto gastarei num luthier p montar tudo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


wahwahcrykirk
Não. Só a experiência pode dizer...
LucasGuitar9712
Aqui não se comentam preços.
leandrohage
Consulte seu luthier.
Ambos os casos sãso factíveis.
Abçs

Tonho Cruz
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Numa strato SSS eu tenho 7,5K na ponte e 6,5K no meio.

Teria eu que usar obrigatoriamente 6,5K no braço ou posso usar 6K?

Qual medida "casaria" melhor?

Agradecerei bastante.

wahwahcrykirk
Veterano
# jan/13 · Editado por: wahwahcrykirk
· votar


Maurício Luiz Bertola

Mais 3 perguntas. Verdade ou mentira?

1 - É possível encontrar um corpo em cedro, já cortado no modelo de uma Flying V Randy Rhoads, por 120 reais? Ou é apenas enganação? Segue a imagem: http://bimg2.mlstatic.com/corpo-guitarra-flying-v-randy-rhoads-cedro_M LB-F-3236539196_102012.jpg

2 - É possível encontrar um pedaço de pau marfim, para a confecção de uma escala de guitarra, com as seguintes medidas (50cm x 6,3cm x 0,7cm), pela bagatela de apenas 30 reais? Ou é apenas enganação? Segue a imagem: http://4.bp.blogspot.com/-4IqoMXxB-eY/UF_VB3C2InI/AAAAAAAABsU/qObu4EMP 8Bs/s1600/Marfim+escala.JPG

3 - É possível encontrar um pedaço de pau marfim, para a confecção de um braço de guitarra, com as seguintes medidas (72cm x 10,5cm x 2,2cm), por apenas 45 reais? Ou é apenas enganação? Segue a imagem: http://2.bp.blogspot.com/-Gg4Qb_wD3hE/UF_SDY4rk4I/AAAAAAAABr8/fIkVcXOW qQU/s1600/Marfim+Bra%C3%A7o.JPG

Tensoohvisky
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, estou com uma duvida... Em relação aos capacitores colocados nos potenciometros. Gostaria de saber qual os valores usados, e qual a influencia
que eles tem no som.

leandrohage
Veterano
# jan/13
· votar


Bertola, fiz essa pergunta pq eu não conheco nenhum luthier ( sou de sp capital) se puder me indicar algum, ou sanar minha dúvida acima.
vlw

Otto Mann
Veterano
# jan/13
· votar


Saudações, Bertola!

Percebi um zumbido estranho no meu ampli (Crate GT 212) qdo acionava o Reverb. Além do zumbido não havia som de reverb nenhum. Retirei o tanque para checar e vi que realmente algumas molas "quebraram", sendo uma das duas maiores que vão de uma ponta à outra dentro do tanquem, e duas das que prendem a plaquinha às laterais do tanque.

(Caso não tenha ficado claro, mais tarde edito aqui e ponho uma foto)

Minha dúvida é se isso pode ser consertado em qualquer assistência técnica de eletrônica, ou se tem que ser alguém especializado em amps.

Desde já, muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Tonho Cruz
Tanto faz... O que tem que fazer diferença (pra mais) é o da ponte.
wahwahcrykirk
Cara, eu não entendi o que vc quis dizer com "verdade" e "enganação"... Esses produtos acima estão sendo vendidos pela internet?
Tensoohvisky
0.022uF e 0.047uF. O 2º "corta" mais agudos.
leandrohage
Eu conheço um grande luthier, com quem aprendí muito: Sérgio Buccini.
Otto Mann
Especializada em amps.
Abçs

wahwahcrykirk
Veterano
# jan/13 · Editado por: wahwahcrykirk
· votar


Maurício Luiz Bertola

Sim, são todos pela internet. Na cidade onde eu moro (interior de MG), não existe nenhum luthier e nenhum lugar que eu possa comprar algum tipo de madeira com alguma confiança de que seja um produto realmente de qualidade, então o único recurso que eu encontrei foi por meio da internet. Achei estes produtos que descrevi na pergunta acima pela internet, e por um preço bem camarada (não entendo muito bem sobre preço de madeiras e etc, mas pensava que seria bem mais caro do que estes que encontrei). No caso de eu ter perguntado sobre "verdade" ou "enganação", seria se esse preço que eu achei pra comprar as madeiras é um preço real de mercado, ou se realmente tá mais barato que o comum, ou seja, um preço pra se suspeitar, digamos. Compreende?

Thejapamuri
Veterano
# jan/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


Pessoal, queria retirar maaaaais uma dúvida (ser iniciante é fogo)

Eu regulei o tensor e a ponte, mas eu sinto que há um trastejamento, principalmente nas 4ª, 5ª e 6ª corda (as mais grossas) e principalmente nas primeiras casas. Sim, o braço está reto e a ponte não está muito baixa. O problema é que fica meio caro e longe levar no luthier, ai ferra com tudo... Isso meio que começou depois que troquei as cordas de 0.9-0.42 para 0.9-0.46 (híbridas) e fica estranho, não sai no amp, mas eu acho que fica estranho mesmo assim (PS: Isso só ocorre quando eu estou pressionado no começo da casa)...

Há, queria retirar outra dúvida. Na mizinha, existe um som estranho, onde, por exemplo, 8ª casa é normal, mas na 9ª o som fica um pouco mais estranho, como se não fosse o tom dela, é um som não sei como dizer, mas, não tem uma harmonia entre a 8ª e 9ª casa.

Otto Mann
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, Bertola.

Tava pensando se não seria mais negócio substituir a peça em vez de consertá-la. Mas existem muitos modelos desses reverbs. Tem como saber se algum desses da Accutronics é compatível?

DEsde já agradeço. Abraço.

Gilbertinho
Veterano
# jan/13
· votar


Vlw bertola...
To com uma dificuldade em regular a altura dos carrinhos numa Strato,alguem pod ajuda?
Esta dificil deixar as alturas de cada um igual por causa do arredondamento do
traste tem algum "macete q possa facilitar?
E eu.tenho q deixa los retos e com alturas diferentes, ou com uma aba mais baixa imitando o traste?

Nao sei s deu p entende mas vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


wahwahcrykirk
Cara, o problema de comprar madeiras pela internet sendo leigo é que vc pode comprar algo que não esteja adequadamente preparado para o uso que vai se dar. Recomendo apenas que vc inquira o vendedor e analise as opiniões de compradores anteriores à vc. Madeiras tonais tem que estar bem sêcas para serem utilizadas à contento na luthiería.
Thejapamuri
não sai no amp
Então não é trastejamento... Simples assim...
Otto Mann
Cara, realmente não sei te responder... Acho que vc deve fazer uma pesquisa de preços sobre a questão (reparo ou compra).
Abçs

emachado
Veterano
# jan/13
· votar


Bertola

E ai colega professor, tudo tranquilo?
Estou com a seguinte dúvida: na explorer que construí usei o esquema das LPs e o sinal passa pela chave antes dos potenciômetros; no Rickemachado (também 2 ton e 2 vol) o sinal passa antes pelos pots.
Na guitarra os pots atuam, mas de forma menos intensa que no baixo, sendo que neste, com pouco giro, consigo grandes alterações de timbre e volume.
Será que isto se dá pela passagem do sinal ser antes ou depois dos pots?
Podem ser os captadores? Ou mesmo a qualidade dos pots?

Saudações

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


emachado
Podem ser as 3 hipóteses...
Abç

Midgard
Veterano
# jan/13 · Editado por: Midgard
· votar


Mauricio Luiz Bertola

to com uma duvida meio idiota aqui aheah
o comprimento da escala (se eh 22 ou 24 trastes) influencia no timbre?

Thejapamuri
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Obrigado pela ajuda, é que eu acho um pouco estranho, deve ser porque ainda estou no inicio, tem muitas coisas que ainda preciso aprender, e aprenderei.

julianluis
Veterano
# jan/13
· votar


Boa tarde, gostaria de fazer uma pergunta mto noob, tenho uma Les Paul da Shelter que comprei a uns 4 meses, para estudar, porém ela é mto pesada comparando com outras les paul, no ramo da luthieraria tem alguma solução para isso? deixar a guita um pouco mais leve? Se é possível, quais seria as alternativas? Mudaria mto o som dela?

Obrigado,
Julian

Tensoohvisky
Veterano
# jan/13
· votar


julianluis
Se a que você comprou é a Nasville, nem queira pegar uma CLP2...

fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77
· votar


julianluis

Não tem como mexer na guitarra pra aliviar o peso, o que vc pode experimentar e uma correia mais larga e forrada pra ficar mais confortável como essa

Schena
Veterano
# jan/13
· votar


estou com uma duvida sobre o tensor. Estou com um violão e quero regular ele pra usar 0.009 pois estava 0.010 ou 0.011.
O tensor fica na parte de baixo, se eu alavancar pra minha direção ele ficará concavo ou convexo?

123nove
Veterano
# jan/13
· votar


Bertola e fconde77

Comprei capacitores 0.022uF cerâmicos. Porém, a moça me perguntou qual a tensão que eu queria. Não sabia qual era, então comprei os tais 63, e os tais 100.

O que seriam essas tensões? Qual devo utilizar?

fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77
· votar


123nove

O tópico de perguntas e direcionado ao Bertola, tudo que escrevo aqui e uma opinião que só deve ser seguida quando ele entrar e der a palavra final e por esse motivo peço que não direcione as perguntas a mim pra evitar qualquer problema.

Vai que escrevo uma dica errada e a pessoa segue por acreditar que sou gabaritado o suficiente pq viu perguntas direcionadas a mim, e isso causar algum prejuízo ao instrumento ou a pessoa?!?!?

Referente a sua pergunta, a tensão é relacionada a voltagem máxima que o capacitor suporta sem estourar e como em guitarras vc nunca vai chegar perto disso qualquer um dos dois.

Otto Mann
Veterano
# jan/13 · Editado por: Otto Mann
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Saudações, Bertola!

Dessa vez não é uma dúvida.
Estava pesquisando sobre o reverbo do meu amp e o pessoal da AmplifiedParts me enviou um material interessante, então resolvi compartilhar:

http://www.amplifiedparts.com/tech_corner/spring_reverb_tanks_explaine d_and_compared

Provavelmente você já conhece tudo que está aí, mas é bastante esclarecedor (apesar de estarem inglês) por ter algumas partes bem ilustrativas, e pode te ajudar a sanar as dúvidas de chatos como eu rs

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Midgard
Sim. Quanto mais trastes, mais agudo na posição braço.
julianluis
Não, não tem.
Schena
em sentido horário vc aperta; anti-horário, folga.
123nove
use os de menor voltagem.
Otto Mann
Muito bom!
Abçs

Gilbertinho
Veterano
# jan/13
· votar


Vlw a ajuda

masalaguitar
Membro
# jan/13
· votar


responde ai minha pergunta galera:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/299939/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji