Estudo sobre trastes - muito bacana!

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Valter Bergamo


Bom dia, pessoal...


Muita gente me pergunta sobre a durabilidade dos trastes... se uma marca é melhor ou não que outra..

A composição dos trastes é em ALPACA, que é uma liga de Cobre, níquel e Zinco. Usualmente a fórmula básica é:

60% crobre + 20% níquel + 20% Zinco

Essa liga e formula, é usada não so en trastes, mas em diveros outros produtos, como talheres banhado a prata, zipper, chaves (fechadura), alguns pratos de bateria, instrumentos de sopro, moedas, alguns encanamentos por nao apresentar corrosão, etc...

ref.
A quantidade de niquel na liga vai influenciar diretamente na resistência do material.

Encontrei a formulação de niquel da maioria dos trastes como segue:

Vangent 18% na maioria dos trastes - ref.

Dunlop - 18% Níquel - ref.
Jescar - 18% Niquel + 62% cobre + 20% zinco - ref.
Stewmac - 18% Níquel - ref.


Se alguem encontrar mais sobre formulas, pode passar com a referencia de onde encontrou...


Como podemos ver, a liga não muda muita coisa no percentual de níquel. Na questão de durabilidade, como opnião própria, e isso é discutível, cada um pode falar diferente.
No dia a dia, utilizo diversas marcas de trastes, como mais usual os Dunlop, stewmac e Vangent.

Particularmente, eu não percebi diferença na durabilidade deles, claro que não posso afirmar de forma tecnica, pois teria que fazer um estudo de durabilidad em laboratório... mas na pratica, nao precebi nem na hora de fazer a retifica. O desgate nos instrumentos tambem são bem semelhantes. Claro que depende do cuidado do musico, mas no geral é igual em termos de desgaste.

A grande diferença esta na marca e preço....


Em média esta assim para trastes suficiente pra uma guitarra de
24 trastes:


Dunlop R$ 80,00 Kit com 24 trastes ou R$ 75,00 três varetas de 60cm.
Sanko - R$ 55,00 1,80 metros
Stewmac - R$ 40,00 tres varetas de 60cm
Vangent - R$ 25,00 2 metros de trastes


Fica a disposição do pessoal pra refletir, comentar e opinar... cada um pod epensar diferente, e quem tiver material pra acrescentar é so postar.. ate++

celotoledo
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Que excelente tópico!!! Parabéns.

Esclareci várias dúvidas, material, preço, qualidade, diferenças....

Só uma questão, os trates são colados ou encaixados nas cavidades da escala??

Valeu!

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


celotoledo

Obrigado...
Os trastes sao cravados nos slots.. http://www.flickr.com/photos/espetinho/5866003135/in/set-7215762647545 3617/

Eles tem que ficar bem na espessura de 0,56mm pra dar uma segurança na fixação, senão podem soltar... tem alguns profissionais que usam cola, bonder ou cola animal... eu nao gosto, prefiro sempre que possivel apenas uma boa colocação, porém tem casos, principalmente se a madeira não é tao dura de qdo se faz a troca de trastes seja necessário a utilizaçaõ de cola pra auxiliar na fixação, dai nesse caso uso cola quente animal...

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Interessante sua colocação...

Qual a sua opinião sobre os trastes que não são de níquel? Muitos sites na net dizem que os de aço são muito brilhantes, fato que eu tenho a impressão de ser verdade pelas Parker que já toquei e pela Wolfgang que tenho e sei que dá trabalho para colocar. Vi que o Ed Roman tem uns que chama de " adamantium" que achei bem bonitos, mas não sei não...

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Valter Bergamo

Cara,parabéns pelo tópico.Estava mesmo faltando algo neste sentido por aqui !! Trastes de alpaca,para mim,não tem estes que dentro de 1 mês,eu já não tenha cavado buracos ou desgastado os trastes todos,por conta da pegada!! Fico puto com isso.Penso em colocar "trastes de titânio",para ver se agüenta !!!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
os trastes condor sao bons?tava pensando em comprar 2 jogos..
são os mais baratos que eu achei..já vem cortados..
são de alpaca..será que a diferença tá só na marca e preço?

e parabéns pelo tópico..que ele seja o oficial de trastes!!
att

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Que beleza hein cara?

pergunta escrota:
onde achou esses trastes por esses preços?

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


MMI

Os de aço inox são bem bacana, pela resistencia, no timbre não altera tanto. Ja que o contato é minimo e o coeficiente de propagação nao é tao maior.

Adamantium é as garras do Volverine, kkkkkk bacana nao sabia que tinha trastes desse material, ou que exixtia, pelo filme é uma pedra do espaço o material, ehehee

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy

Rapaz, mas assim, tem um cliente que é violento com a guitarra igual voe esta falando, sabe como resolvi o problema dele??? Coloquei trastes normais da vangent, e cada vez que ele troca de cordas ( a cada semana) me tras a guita nos intervalos de shows, e sempre dou uma polida.

Se manter as cordas livre de ferrugem e os trastes muito bem polidos, vai desgastar muito pouco.... o dessa guita tem qse um ano e nem precisa de retifica.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

Muito obrigado, a condor importa os vangent e revende com sua marca.

Eu compro por kilo os trastes, vem em espiral..... muito bons os trastes.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


SpectrosGuitarman

Não estou de forma alguma vendendo algo aqui, so citei por referencia, mas é o preço meu de venda....nos revendemos varias peças e acessorios, mais de 2mil itens.

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Valter Bergamo
buddy guy

Rapaz, mas assim, tem um cliente que é violento com a guitarra igual voe esta falando, sabe como resolvi o problema dele??? Coloquei trastes normais da vangent, e cada vez que ele troca de cordas ( a cada semana) me tras a guita nos intervalos de shows, e sempre dou uma polida.

Se manter as cordas livre de ferrugem e os trastes muito bem polidos, vai desgastar muito pouco.... o dessa guita tem qse um ano e nem precisa de retifica.


Pois é,as vezes penso que devo ter "ácido sulfúrico na mão".Por que não pode uma coisa destas.Todos trastes de alpaca que pego,rapidamente dou jeito de acabar com eles.E não é nem o lance de cordas velhas,não(esta,eu tomo cuidado para evitar o "cerol").Creio que tem haver com a pressão dos dedos sobre a escala,na hora de tocar,sei lá.Mas só sei que come tudo e me mata de ráiva !!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
bom saber..acho que vou comprar 2 kits desse condor pra colocar
traster novos em 2 stratinhas.
vlw

Guizaum......
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Amigo, pode me ajudar? Minha guitarra ta na hora de fazer a substituição dos trastes. A guitarra é uma golden ggs500.
Quais trastes eu compro pra fazer a troca?

rafael_cpu
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Parabéns, belíssimo tópico. Excelente iniciativa.

Com um ano de uso meus trastes já apresentam grande desgaste.
Estou pensando em colocar trastes de aço inox, o problema é encontrar um bom luthier que faça um bom serviço com este material, porque sei que exige muita perícia e é árdua tarefa.

Você aconselha a instalação de trastes de aço inox ou não?

longlivetheking
Veterano
# jun/11
· votar


Achei essa loja na net alguem conhece?
E esses trastes sera que velem a pena estão muito baratos R$14,00 reais o kit com 24, e R$ 11,00 por metro
TRASTES !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


Senhores,
De fato, o tópico é mui relevante.
Quanto à colocação de trastes em aço, advirto os que pretendem fazer isso que o luthier não vai gostar nada de fazer esse serviço, posto que o corte do traste e sua adequação ao braço fica mui dificultoso com esse material, ademais, para posteriores nivelamentos, fica complicado também.
Adamantium não existe. O traste referido aí é de uma liga de titanio, ouro e mais outras coisas que ele não revela...
Abç

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


adamantium é foda..
esse povo ta vendo muito x man..
e titanio com ouro é fino ein..putss.
mas a alpaca ta boa..

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Muito legal este tópico hein! Parabéns e obrigado por dividir com a gente estas informações.

Aproveito para perguntar:

Os trastes da Tagima T635 são de qualidade? Porque os meus, com aproximadamente um ano de uso, não muito intenso, começaram a demonstrar alguns pequenos sinais de desgaste, principalmente nas proximidades da corda D.

Quem souber algo a respeito, por favor, posta aí

Abraço a todos!

rafael_cpu
Veterano
# jun/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quanto à colocação de trastes em aço, advirto os que pretendem fazer isso que o luthier não vai gostar nada de fazer esse serviço, posto que o corte do traste e sua adequação ao braço fica mui dificultoso com esse material, ademais, para posteriores nivelamentos, fica complicado também.

Pois é, eu já tinha perguntado a você, Bertola, sobre os trastes de aço inox... rsrs. E você já tinha relatado a dificuldade de instalá-los.
No meu caso, o interesse advém do fato de que com exatos um ano e meio de uso os trastes já apresentam grande desgaste. Além disso, tenho dificuldades de encontrar luthier na região que resido.

Mas afinal de contas, os trastes de aço inox duram muito tempo, correto? Não dispensariam, então, nivelamentos seguidos?

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


rafael_cpu
Cara, o problema é instalá-los e "nivelar" depois, pois sempre há discrepâncias quando da colocação (a não ser que a mesma seja feita com uma máquina). Na verdade, quando eles necessitam de nivelamento, o que é raro, o desgaste é pequeno.
Quanto ao desgaste dos seus trastes, isso é decorrente do uso de cordas velhas.
Abç

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


Eu postei o link do traste de "adamantium", mas parece que tem gente que não leu nem se informou.

Para quem não entendeu ou teve preguiça. O Ed Roman e Rick Turner desenvolveram uma liga para trastes com ouro, titânio e outros metais. Resolveram não patentear porque se patenteassem seria publicada a liga e as proporções dos metais. Resolveram então manter em segredo a liga e batizaram de "adamantium". Diz que é mais resistente e duro que os de níquel, fica mais polido também e segundo eles, melhor que o de aço. O efeito é legal porque ele é dourado e não prateado. Só isso.

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI
Eu postei o link do traste de "adamantium", mas parece que tem gente que não leu nem se informou.

Para quem não entendeu ou teve preguiça. O Ed Roman e Rick Turner desenvolveram uma liga para trastes com ouro, titânio e outros metais. Resolveram não patentear porque se patenteassem seria publicada a liga e as proporções dos metais. Resolveram então manter em segredo a liga e batizaram de "adamantium". Diz que é mais resistente e duro que os de níquel, fica mais polido também e segundo eles, melhor que o de aço. O efeito é legal porque ele é dourado e não prateado. Só isso.




Boa Dr.,também acho bacana esta coloração dourada dos trastes !! Tive uma memphis mg 100 ou 200(não me lembro),que a única coisa que hoje sei que prestava e eu gostava,eram os trates.
Os únicos que eu não consegui acabar com eles.Eles eram brilhosos,dourados.Bem bacanas,mesmo !!

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
Mauricio Luiz Bertola



Rapazes,e estes de inox,seriam bons para evitar desgates ? Seria ruins de colocar,também?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


MMI
Cara, eu lí perfeitamente o que o Ed Roman escreveu...
Agora... Adamantiun, não existe... Rs...
buddy guy
Exatamente. Na verdade, eles também se desgastam, mas, mais lentamente que os trastes com ligas "normais".
Abçs

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
buddy guy
Exatamente. Na verdade, eles também se desgastam, mas, mais lentamente que os trastes com ligas "normais".
Abçs


Show de bola,professor.Trastes de alpaca e eu,não combinamos,definitivamente !!!
Aquela guitarra de freijó que montei(da qual vc me ajudou no lance da altura do neck pocket),ela possui trastes mais duros,meio amarelados.E estão demorando para eu conseguir "derreter"(como faço com os de alpaca)!!!

EDIT Mas nem por isto deixam de marcar.Já tem locais que agora eu estava observando,que já estão começando a marcar !! Putz.........devo ter "soda nas mãos" !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
Cara, "introjete" um procedimento: Lave bem as mãos com sabão de enxôfre (\m/!) antes de tocar, e limpe bem as cordas depois de tocar; toque com munhequeiras e seque as mãos durante o show. Isso ajuda...
Abçs

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não me referia à você. Mas se ele chamou o metal dele de adamantium, então passou a existir, né? Mas não aquele dos quadrinhos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


MMI
Pois é... Você sacou a "jogada" de marketing...
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Mas se ele chamou o metal dele de adamantium, então passou a existir, né?

Adamantium!

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudo sobre trastes - muito bacana!