【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
diego souza
Veterano
# mar/12
· votar


Boa tarde Bertola!

Sem querer ser chato mas devido a sua proficiencia sobre o assunto, gostaria de saber se a seladora pu e fundo pu são a mesma coisa? Pois tive essa dúvida.

Produto:
Fundo pu sayerlack

Você poderia me sugerir marcas de boa qualidade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


diego souza
Sim.
Abç

pãr
Veterano
# mar/12
· votar


Bertola quais captadores você me recomenda para colocar na minha menphis mg 32 pois o meu irmão vai trazer uma esp ltd ex 360 do canada e essa minha strato vai ficar para tocar blues, rock clássico e etc.Se você souber de algum que já venha com escudo pode ser humbucker ou single tanto faz espero que você tenha a resposta e FALOU

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


pãr
Instale um "set" de Sound/Malagoli Traditional "Blues".
www.captadores.com.br
Abç

Melquib2
Veterano
# mar/12
· votar


Caras, que acham de uma adaptação de Floyd Rose em uma Guitarra Stratocaster?

juninholiveira
Veterano
# mar/12
· votar


Melquib2

olha, to acompanhando seu tópico lá, mas com relação a daptação, não sei se compensa não heim cara. Vai um bom dinheiro nisso aí, primeiro numa floyd rose de qualidade, pq colcoar floyd ruim é fria, ai vc põe uma media de 500 reais numa Gotoh GE1996T, mais o dinheiro do luthier pra ele escavar a madeira da strato sua aí, nisso, eu nun sei o valor, mas ele vai meter a faca sem dó, pq é uma coisa que da trabalho DEMAIS, tem que ter muito cuidado e é demorado, sem falar que tem que desmontar a guitarra toda pra fazer isso creio eu, tirar os caps, tudo pra começar a escavação, então ele vai cobrar MUITO caro.

Acho que não compensa, pra resumir tudo.

juninholiveira
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tenho duas perguntas:

1) É possível uma guitarra de construção inteiriça de Alder? ou seja corpo e braço e headstock na msm peça de Alder?

2) É possível uma escala de Maple? mas só a escala, pra eu por nesse esquema aí de cima, o braço de Alder com escala de Maple? tem como?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


juninholiveira
1) Não.
2) Não.
Braços não podem ser confeccionados em amieiro (alder).
Abç

PEdroooo
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande Bertola!
Gostaria de saber se é possivel instalar um par de captadores EMG e ainda um captador de baixo na guitarra, que funcione integrado aos EMG mas isolado do circuito elétrico. Existe essa possibilidade? Valeu!

juninholiveira
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Que madeira vc me recomenda então Bertola?

Eu pensei em Maple, ficaria com caracteristicas sonoras parecidas com o Alder? preciso de um som mais claro, mais cristalino. Se for assim ái eu poderia ja deixar a escala de maple tb, ficaria melhor né, um ótimo suatain.

Mas o maple num é muito pesado não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


PEdroooo
Não.
juninholiveira
pau-marfim ou taiarí-branco para o braço e escala.
Abç

Btardelli
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, a algum tempo perguntei pra você a respeito de uma finch SG que estava pensando em comprar para restaurar, acabei comprando ela porém abandonei o projeto antes mesmo dele começar....

Hoje resolvi restaurar a bixinha porém usando peças que ja tenho em casa (caps e tarrachas da LP epiphone).

Decidi também que a bixinha merece uma pintura nova, pensei em vermelho (ela é preta) estava pensando em pintar em casa mesmo, isso é possível? um amigo me deu a ideia de lixar de leve ela ela para tirar os pequenos desníveis da pintura, colocar uma massa para cobrir as lascas (existe alguma coisa que faça isso?) e pintar por cima da tinta com tinta spray (dessas comuns). isso daria certo? o resultado ficaria satisfatório?

obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


Btardelli
Depende...
A massa é a massa corrida para madeira, é comum e fácil de achar.
Pintar com sray é possível sim, mas não fica muito bom não. Vc terá que pintar o corpo na horizontal (para prevenir escorrimentos) e lixar com lixa d'água 600. Pintar de novo (repetir essa operação uma 3 vezes) e dpois polir.
Abç

Btardelli
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tem alguma outra opção que nao seja o spray mas que possa ser feita em casa e fique melhor? Depois de pintar e polir (cera automotiva??) melhora sr passar verniz por cima?

Abç

GustavoDavi
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom, vou ser breve, tem algum problema em usar tinta automotiva na guitarra?

1- Perderei qualidade no som???

2- Vai ter diferença no Timbre???

3- Tinta automotiva agride a madeira?, ou o selante impede que isso aconteça???

e aew é burrice fazer isso??? ou vai ficar legal???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


Btardelli
Não. Só spray mesmo.
Não precisa de verniz.
GustavoDavi
Sim, pode.
1) Não. De onde vc tirou essa idéia.
2) Não.
3) Não.
Cara, guitarras se pintam com tunta automotiva.
Abçs

PEdroooo
Veterano
# mar/12 · Editado por: PEdroooo
· votar


Mauricio Luiz Bertola
me desculpa por incomodar com um assunto alheio ao tópico, mas é q eu gostaria muito de uma opinião sua, que eu imagino que seja a mais inteligente.

entre esses tres violões, qual vc julga ter a melhor qualidade e/ou ser o melhor custo beneficio?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219747777-violo-fender-cd60-ce- hardcase-fender-_JM


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225963813-violo-crafter-aco-n-f endergodinyamahacorteagle-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220137792-violo-takamine-eg-320 c321c-folk-eletrico-aco-_JM

eu nao sei se vc domina o assunto sobre violões, então mais uma vez me desculpe!
obrigado!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


PEdroooo
O takamine. O Crafter também é legal. Já o Fender, não conheço.
Abç

vinieilers97
Veterano
# mar/12
· votar


PEdroooo

Cara desculpa me mete, mas sobre os violoes, toquei nesse Takamine, e curti o som. Se eu nao me engano ele e maciço enquanto o Fender nao, uma vez que plywood é o mesmo que laminado.
O Crafter so toquei numa loja na hora de testar, mais por curiosidade mesmo, mas estava todo torto, desregulado, mas se ele realmente for maciço como diz as especificaçoes, creio que seja muito bom, concorretnte do Takamine, porem por experiencia propria diria para voce pegar o Takamine.

Abss

pãr
Veterano
# mar/12
· votar


Bertola é confiável comprar captadores no site da malagoli ou seja

pãr
Veterano
# mar/12
· votar


eu tambem queria seber se a ponte kahler pode ser colocada em cima de uma ponte fixa por onde as cordas passam pelo corpo da guitarra e a ponte kahler precisa de ser captador trembucker ou aquela regulagem de afastamento das cordas é suficiente

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


pãr
Sim, poderá ser instalada; mas, óbviamente por um luthier experiente.
Sim, o site é muito confiável.
Abç

PEdroooo
Veterano
# mar/12
· votar


vinieilers97 e Mauricio Luiz Bertola

obrigado pela opinião pessoal, acho q vou de takamine mesmo!

Grimc
Veterano
# mar/12
· votar


Fala Bertola,

Tou pensando em pegar uma superstrat pra mim, e como as guitarras de canhoto são consideravelmente mais dificeis de encontrar, a mais viável ficou a Ibanez RG370DXL, que tá aqui por 1700 mangos (um pouco cara, mas eu tenho um pouco de pressa pra adquirir). Queria saber se essa ponte Edge III segura a afinação direitinho, caso bem regulada, e se esses caps INF3 tem uma boa saída Hi-Gain, pra um cap passivo. Não espero nada comparado a um EMG, Seymour ou Dimarzio, mas 1700 é um bom dinheiro então queria saber se dá um bom aproveitamento. Tive a oportunidade de testar na loja e gostei bastante, mas guita desregulada em um ampli diferente do meu não dá pra ter muita noção.

billkrek
Veterano
# mar/12
· votar


tem algum problema em pintar a guitarra sem lixar como esse tutorial

http://www.youtube.com/watch?v=P3TCrSWzhSk

pãr
Veterano
# mar/12
· votar


eu queria saber se a washburn x50Q é feita de mogno mesmo e la é braço interiço ou colocado pois do site da musical grelmann diz que é interiço ja no site da musical brasil diz que é colado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


Grimc
Sim, é. Já regulei várias guitarras dessas, e... gostei.
billkrek
Tem que lixar com lixa dágua para deixar a superfície preparada para receber a nova tinta.
pãr
Cara, quase não existem mais guitarras de mogno no mercado. Essa aí certamente é de nato.
Mas nem isso, nem o fato dela ser "inteiriça" ou colada, importa muito.
Abçs

Inoob
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fala bertola, beleza?
Você conhece o cabeçote bulgera 1960 british bite? parece ser um amp similar ao Marshall JCM 800 com um preço bem mais acessível... eu olhei uns videos dele na net e gostei bastante desse amp, achei ele de 2.000 será que ele vale esse preço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


Inoob
Cara, não conheço não...
Talvez o grande Carlos Adolphs saiba algo sobre esse amp.
Abç

Inoob
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado novamente Bertola, vou mandar uma mensagem para ele, abraço...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji