Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix


Hoje eu estava a dar minhas buscas normais na net e terminei me deparando com um link para uma coleção de violões e guitarras archtops feita pelo John D'Angelico e que fazem parte do acervo do Museu National da Musica que fica em Vermillion, Dakota do Sul.

Para quem não sabe é um museu apenas de instrumentos musicais e que é um dos maiores do tipo no mundo.

Bem voltando ao que interessa, depois disso fui dar uma olhada no Youtube para dar uma espiada nas minhas grandes paixões guitarristicas, que são as Archtops, e nessa busca achei esse interessante documentário mostrando todo o processo empregado pelo Jimmy Foster na fabricação uma guitarra Archtop da Foster Guitars.

Para quem não sabe o Jimmy Foster é um dos maiores luthiers na fabricação de violões e guitarras Archtop ainda vivos, há mais de 30 anos ele produz Archtops em New Orleans, e junto com o Bob Benedetto (Benedetto Guitars), o Stephen Stern (Fender Custom Shop/D'Aquisto) entre os maiores luthiers vivos nesta arte.

Essas guitarras tem preços na faixa de 5 a 30 mil dolares e já deixaram o status de meros instrumentos e passaram ao status de obras de arte expostas inclusive no Smithsonian Museum.

Link para a Foster Guitar:

Então, lá vai: http://www.fosterguitars.com/









nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Se eu colocasse como titulo, Malmsteen faz arppegios a 208bmp com os cabelos da bunda em 5min tinha 20 replies hehehehehehehehehe

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Terminei mais uma prova pra botar meus alunos pra pensar, agora é dormir e esperar a hora de ir lá...

Mas, Porém, Todavia, Contudo, Entretanto....

Se esse fosse mais um tópico dizendo que o Slash é o melhor guitarrista do mundo já tava com 3 paginas.

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Amigo, que coisa impressionante esses videos!!! Coisa impressionante a habilidade e a qualidade do trabalho.
Entendo sua revolta, se fosse um video da fábrica da SX estava todo mundo elogiando a arte e a beleza das guitarras. Jimmy Foster, Benedetto, D'Aquisto, Suhr, Tom Anderson, Reinhold Bogner... O que é isso, quem são esses??? kkkkkkkkkk
Abç

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/10
· votar


nichendrix
Adorei os videos, só n assisti todos ainda, ótimo post, as archtop são instrumentos lindos mesmo, pelos videos dá pra ver o requinte e o cuidado como elas são fabricadas, mt bom.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MMI

Enfim, eu pelo menos tento, agora eu estou dando aulas e vejo isso nos alunos de 40, se salvarem 2 ou 3 que estão realmente interessados, salva muito.

Agora eu realmente fiquei impressionado com o nível artesanal do Jimmy Foster, até as maquinas que ele usa parecem já ser bem antigas, e nos ultimos 30 anos o cara não fez nem 400 instrumentos.

Fiquei muito impressionado com a forma que ele usa pra arquear as laterais, usando aquelas luzes de refletor de estádio para esquentar uma chapa de ferro.

Mas enfim, como eu disse antes, se fosse um tópico pra dizer que SX com captadores Malagoli são melhor que as Fender Tribute... tinha 10 paginas heheheheheh

brunoepronto

Cara, num processo tão manual desses, eu nem chamo mais de instrumento, são obras de arte mesmo, tanto que alguns museus tem exposição de archtops, porque consideram uma expressão moderna da machetaria.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MMI

No site da Foster, tem uma série de videos com o Jimmy Foster mostrando diversas técnicas para guitarra de 7 cordas.








Manubio
Veterano
# mar/10
· votar


verei assim que possivel, to no meio de uma aula de termodinâmica.

Abraço

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Rapaz, nada me tira na cabeça que esses caras são bem altos, pq essa guitarra que o Jimmy Foster está tocando tem o bojo maior com 18" de lado a lado, é como tocar com uma tv nos braços... hehehehehhe

Olha o texto de instrudução deste modelo aí:

The Royale
Archtop Jazz Guitar

The Royale is the pinnacle of the Foster archtop guitar collection. It embodies the highest artistic expression of my abilities as a luthier. The Royale is a limited edition archtop guitar in which I only take one order per year. This guitar features the highest quality figured woods and materials the world has to offer. These rare materials united with the enhanced detailing of the Royale combine to produce an instrument of unparalleled magnificence. This archtop is availble as a 6-string guitar or a 7-string guitar.

Price starts at $20,000

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Carai, no video 3 ele dá uns "petelecos" no corpo e parece que esta com uma afinador na frente!!?!? Procede!? hehahea...Vou fazer isso na minha agora!!!! ahuehuahue.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


ogner
Carai, no video 3 ele dá uns "petelecos" no corpo e parece que esta com uma afinador na frente!!?!? Procede!? hehahea...Vou fazer isso na minha agora!!!! ahuehuahue.

Até onde eu sei procede, o arquedado do tampo e do fundo tem que ser feito de forma a estarem afinados entre sí, tipo os dois tem que dar a mesma nota para poder vibrarem da forma mais favorável possível, eu não vou dizer com toda certeza, mas acredito que isso seja feito para todas as partes do instrumento.

Uma vez vi o Suguyama fazendo um violão, ele constrói várias laterais, fundos, tampos, escalas e braços, depois vai pegando os que tem a mesma afinação e monta. Acredito que a confecção de uma archtop siga o mesmo princípio, embora eu só tenha certeza do tampo e dos fundos, pois tem que vibrar na mesma frequência para produzir a máxima projeção, sustentação e dar mais corpo ao som, e até onde eu vi o povo que faz violão falar isso ocorre porque as partes que dão a mesma nota produzem mais harmonicos.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Engraçado que ele só usa captadores Kent Armstrong ao invés dos Bartolinni que são os mais comuns nessas archtops top de linha.

Curly
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

maneiro, são instrumentos de sonho mesmo... ano passado apareceu num festival daqui um velhinho, Bucky Pizzarelli, pai do John, parece que ele foi o pioneiro no uso das archtop 7s, usa umas muito bonitas...

para mim, que tenho dificuldade com cordas grossas, nem considero pegar uma dessas, os jazzistas tops aqui da minha cidade às vezes usam archtops normais mas dá pra ver que os caras gostam mesmo é de um nylon, e é a minha preferência também para esse tipo de som, felizmente os violões amplificados evoluiram muito, dá praticamente pra levar tudo só com eles...

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Curly

O Bucky Pizzarelli foi mesmo um dos pioneiros das archtops de 7cordas, o velho é um dos sidemans de jazz mais lendário de todos os tempos. Sem contar que por anos o cara era vizinho de ninguém menos que o Les Paul, e pra fechar o Tal Farlow ainda morava na cidade vizinha... imagina as JAMs desses caras???

Aí em BH tem alguma casa de jazz?? Com minha namorada morando por aí agora eu apareço por aí com alguma freqüência, mas eu quase não conheço a cidade fora dos pontos turísticos. O único lugar que eu vou sempre é ver a filarmonica daí com ela, já que erudito é a praia dela.

Cara, sei lá, Nylon não tem o mesmo som duma Full Body dessas, tem bem menos projeção, ataque e definição, que são características do aço.

Curly
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

o jazz aqui rola em barzinhos mas muda sempre, tem acontecido uns festivais em BH e Ouro Preto bem legais, mas a cena jazzistica caiu muito, nos anos 80 rolava direto... quando vier por aqui dá um toque, viajo muito mas de repente tem alguma parada musical legal ou mesmo pra umas cervas, hehe !

Cara, sei lá, Nylon não tem o mesmo som duma Full Body dessas, tem bem menos projeção, ataque e definição, que são características do aço.

sim, depende muito da pegada do músico, por exemplo, Tuck Andress é um gênio mas acho que o som dele ficaria bem melhor em um nylon

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Isso dá um trabalho duca!!!!! Depois eu vejo com calma. Sem pipoca não rola! eheh

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Cara, coisa impressionante o som dessas 7 cordas, mesmo no video. Mas é como eu falei quando fui comprar um baixo (mais para brincar em gravações, não é minha praia)... Eu me complico com 4 cordas, imagine com 5 ou 6!!! Por essa razão, to fora de uma guitarra de 7 cordas. kkkkkkkkkkkkkk
Amigo, "importar" namorada de outra cidade, outro estado é complicado. Ô coisa dificil!
Abç

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Esqueci de comentar...
Tenho um conhecido que trabalhou com instrumentos Martin, visitou a fábrica, inclusive tem um super-ultra Custom Shop impressionante. Ele me comentou uma vez que naquela linha do dele, TODAS as peças eram selecionadas e afinadas em lá, através de técnicas que ele me explicou e não entendi nem lembro mais, tampo, fundo, laterais, cavaletes, escala... Esses archtops ultra sofisticados e caros não devem ser diferentes.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Amigo, "importar" namorada de outra cidade, outro estado é complicado. Ô coisa dificil!

Eu não importei, eu exportei, ela morava aqui e foi fazer um curso lá e emendou com a especialização... hehehehehe... mas é difícil mesmo, mas no fim, fazendo um quote de um personagem de ficção que eu gosto muito: "se eu gostasse de coisas fáceis eu não teria descifrado a teoria das cordas gravitacionais para entender o que aconteceu no big bang".

Tenho um conhecido que trabalhou com instrumentos Martin, visitou a fábrica, inclusive tem um super-ultra Custom Shop impressionante. Ele me comentou uma vez que naquela linha do dele, TODAS as peças eram selecionadas e afinadas em lá, através de técnicas que ele me explicou e não entendi nem lembro mais, tampo, fundo, laterais, cavaletes, escala... Esses archtops ultra sofisticados e caros não devem ser diferentes.

É por aí mesmo, agora eu não sei dizer se são afinados em lá, mas ontem mesmo eu vi um video no youtube de um Luthier Latino fazendo o tampo e o fundo de uma archtop e ele batendo pra tirar a nota e depois dando as machetadas pra acertar o abaulado pra ficar as duas partes com notas iguais.

Eu sei que ver a feitura desses violões e archtops de qualidade premium é quase uma viagem no tempo, até o verniz é aplicado a mão com uma boneca e não com pistola, mesmo que não tenha como fugir dela na hora de usar a tinta.

Um adendo, um detalhe interessante dos videos é que a trilha sonora é tocada pelo próprio Jimmy Foster.

Curly
o jazz aqui rola em barzinhos mas muda sempre, tem acontecido uns festivais em BH e Ouro Preto bem legais, mas a cena jazzistica caiu muito, nos anos 80 rolava direto... quando vier por aqui dá um toque, viajo muito mas de repente tem alguma parada musical legal ou mesmo pra umas cervas, hehe !

Aqui só tem 2 festivais, um é durante todo mês de março tem um festival que mistura cultura, cinema, fotografia, musica, dança e afins, toda quarta-feira tem shows de atrações de fora e na ultima semana tem atrações de jazz e de dança todos os dias.

O outro é um festival de jazz e blues de 1 semana numa cidade serrana do interior, mas é em maio.

sim, depende muito da pegada do músico, por exemplo, Tuck Andress é um gênio mas acho que o som dele ficaria bem melhor em um nylon

Cara, sinceramente, fora os brasileiros, como o Helio Delmiro, Laurindo de Almeida, Toninho Horta e alguns franceses, eu só conheci realmente o Django Reinhardt e o Charlie Byrd que eram fodões tocando jazz com violão de corda de nylon, inclusive o Charlie Byrd também tinha umas archtops com cordas de nylon de alta tensão.

Já o Tuck Andress, eu não sei se ficaria melhor com nylon, mas o estilo de tocar incorpora muitos elementos de violão erudito, tanto na sonoridade quanto na técnica, especialmente de mão direita, então é bem provável que ficasse muito foda de cordas de nylon.

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Eu que já estava pensando seriamente numa archtop, com esses videos e esses papos tá botando fogo na minha GAS.
Achei uma Foster Basin St. a preço convidativo, além de umas Gibsons L-4 e L-5CES, Benedetto e duas D'Aquisto. isso vai virar meu target... rsrsrsrs

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Achei uma Foster Basin St. a preço convidativo, além de umas Gibsons L-4 e L-5CES, Benedetto e duas D'Aquisto. isso vai virar meu target... rsrsrsrs

D'Aquisto e Benedetto barata são as da Fender, tem que ficar atento, pq nem todas as linhas feitas pela Fender foram feitas pelos caras. Dependendo da época a qualidade é quase a mesma, por exemplo, nos anos 90, muitas guitarras da linha D'Aquisto e Benedetto foram feitas pelo Stephen Stern, da Fender Custom Shop, que hoje faz as custom shop e custom order da Gretsch, De Armond, Guild e demais marcas da Fender.

Já que tu curtiu esses modelos thin-body, além das Foster St. Charles, tem as Benedeto Bravo e Bravo Deluxe na mesma média de preço, a D'Aquisto também tinha umas thin-bodies que deve estar na mesma média de preço.

Eu já pude tocar em uma Bravo na seção de usados da Guitar Center em NYC e numa Bravo Elite de um professor da Nebraska State University que sempre vem pra cá visitar a filha que mora aqui, é thin-body, mas desbanca muita ES-175 de série em timbre.

Agora se tu tiver grana pra pagar um L5CES nova, eu recomendo ver além dela, a Tal Farlow e a L5 Lee Ritenour, a Bendetto Americana, as Foster Avalon, Crescent City, Crescent Cirty Classic e Fleur de Lis Elite.

A Benedetto Americana é uma guitarra incrível, já pude ter uma na mão e até tirar um som, mas foram só 5min no paraiso, ela é do mesmo dono da Bravo Deluxe, pena que ele nunca mais trouxe elas para cá... hehehehehe... fiquei muito impressionado porque das full-size carved da marca é a mais barata, mas não deve em nada a nenhuma das carved top da Gibson, da Gretsch ou da Foster.

A L5CES é um sonho de guitarra, pra mim das Gibson semi-acusticas full-size de 17" é a que mais personifica o jazz-tone, é uma guitarra pra levar pra vida toda e tem uma personalidade muito doce, eu diria que é até meio meiga, porque ela não tem segredos, é como aquela mulher apaixonada que se entrega toda quando está nos braços do amado.

A única Foster que eu tive o prazer de ver de perto foi uma Avalon que vi uma vez um cara tocando num show ao ar livre em Omaha, mas o som é de outro mundo, pena não ser fácil achar elas para vender já que o Jimmy Foster vende direto e não trabalha com revendas, porque eu sempre quis testar uma, mas pelo que ouvi naquele dia e por tudo que já ouvi falar, não fica devendo em nada a nenhuma Benedetto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Excelente vídeo!
Que belo trabalho de um Mestre Luthier! \o/
Abç

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que eu acho mais engraçado, e de certa forma até com um toque trágico, é que ele faz tudo sozinho, o próprio Jimmy Foster faz todas as etapas do processo e até onde eu vi, ele não tem nenhum aprendiz, ou seja, se ele morrer, é muito provável que a arte dele morra junto com ele.

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


se ele morrer, é muito provável que a arte dele morra junto com ele

Ainda bem que o velho Jimmy é forte como um touro..... Teremos muitos anos de excelentes archtops por aí.....

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Bigtransa
Ainda bem que o velho Jimmy é forte como um touro..... Teremos muitos anos de excelentes archtops por aí.....

Sinceramente, eu espero que ele, o Bob Benedetto e o Syguyama (dos violões) possam viver ao menos o suficiente para que eu possa estar em condição de comprar uma guitarra deles... depois que eu tiver a minha, podem descansar em paz... hehehehehehe... obviamente eu prefiro que eles passem para frente seu conhecimento. Nesse ponto o D'Aquisto e o Benedetto estão bem servidos, pois o Stephen Stern, foi aprendiz dos dois, e já é bom o suficiente para ter feito guitarras para as duas marcas sem comprometer a qualidade do produto final, e pela aparência o cara ainda não está nem nos 50 direito.

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Meu pai possui um violão Giannini assinado pelo Suguiyama da época em que ele era responsável pela produção..... Tem alguns desses violões por aí..... eles ficaram conhecidos como Suguianninis.....

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Bigtransa
Meu pai possui um violão Giannini assinado pelo Suguiyama da época em que ele era responsável pela produção..... Tem alguns desses violões por aí..... eles ficaram conhecidos como Suguianninis.....

Que onda, eu nem sabia desses.

Tem um amigo meu que tem um Suguyama de 6 e um de 7 que já tem uns 30 anos nas costas, o que me deixa mais besta não é nem a construção, mas o volume e a definição do som deles.

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Na época q fiz faculdade morei em república com um aluno de música que com muito custo conseguiu comprar um suguiyama..... tinha que ver o cuidado do cara com o violão....... toda vez que ele ia tocar ele colocava uma flanela na perna, outra na barriga e uma terceira do sovaco até o cotovelo protegendo o violão de qualquer contato com o corpo...... Era muito engraçado......

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Bigtransa
Na época q fiz faculdade morei em república com um aluno de música que com muito custo conseguiu comprar um suguiyama..... tinha que ver o cuidado do cara com o violão....... toda vez que ele ia tocar ele colocava uma flanela na perna, outra na barriga e uma terceira do sovaco até o cotovelo protegendo o violão de qualquer contato com o corpo...... Era muito engraçado......

Eu não sei se é verdade mas ouvi dizer que hoje em dia eles custam de 4 a 12 mil dolares, se for é caro pra dedéu... eu sei que esse meu amigo diz que ele, por ter passado em direito na USP, tinha ganho do pai um carro, ele ficou com o carro um ano e depois vendeu para comprar os dois violões, e depois que ele largou Direito para fazer letras e musica, o velho quase deserda ele... hehehehehe

Uma história engraçada é que duas vezes ladrão entrou na casa dele e roubou o case dos violões, mas não levaram os instrumentos... sorte dele que ladrão não sabe o preço de um desses.

gualtersouza
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Muito boa contribuição, parceiro. Gostei bastante do pouco que já vi. Vamos explorar mais em casa.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar