Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Bom aqui vai uma observação minha que talvez te ajude.

Eu acho que flatwounds em geral tem a tensão significativamente mais alta que as round wounds, especialmente porque hoje em dia se tem usado muito a mistura de enrolamentos em cordas flat, pode abrir um bordão que tu vai ver que a maioria tem um enrolamento normal em torno do flat. Isso é porque sai bem mais barato do que usar enrolamento flat de várias espessuras, como era antigamente.

Isso deixa a corda com uma tensão mais alta que o normal para aquela espessura em round wound ou flatwounds puros. Em compensação tem a vantagem de ter um som com um pouco mais de presença e menos abafado que uma flatwound pura.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Não captei onde você quer chegar com isso... Aumentar a espessura com round antes de passar para flat?

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Não, eu quis dizer que Flatwounds em geral tem mais tensão que as roundwounds. Isso porque hoje em dia a maioria dos fabricantes só pegam as round e tacam o revestimento flat em cima.

Então se tu por 011 flat na PRS, a tensão nas cordas vai ser um pouco maior que as normais.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Tá, tudo bem.
Mas vale a tentativa, né? rsrs

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Vale sim, é bom até pra praticar, tipo depois de tocar um tempo com cordas mais pesadas ,quando pega guitarra com corda mais leve tudo que tu toca sai facinho, facinho.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

notei isso nitidamente quando cheguei em casa, depois de passar uns dias com as cordas 012. Estava tudo muito fácil nas outras guitarras.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Pois é, eu sempre que to enferrujado ou que preciso aprender alguma técnica nova, ou harmonia nova, começo tocando nas 012, depois desço até a 010 pra pegar mais velocidade e vou subindo pra 012 de novo heehhehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Nic, você é O CARA!
Comprei umas Chromes flat hoje. Depois que coloquei na PRS, lembrei de nossa conversa. Peguei a mais grossa e resolvi desmontar, puxando o fio que a enrola. Olha no que deu!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Eu já fiz isso muitas vezes, foi assim que descobrir que algumas cordas tinham 2 encapamentos e outras só 1 e que a sensação ao toque das com 2 em geral é de maior tensão que as que tem 1 só. Só que eu prefiro essas de 2 encapamentos, porque ela não fica muito "mellow", ainda fica um pouco da característica percussiva das cordas normais.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Eu nunca tinha feito isso numa flat. Nas outras normais, muitas vezes, até por acidente... hehehehe

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Nos tempos da faculdade de arquitetura eu fazia era trabalhos de plástica e detalhes em maquetes com o que sobrava das cordas depois que cortava o final hehehehheheheheheh

Konrad
Veterano
# set/10 · Editado por: Konrad
· votar


Vamos por partes porque a coisa anda meio complicada por aqui:

MMI
Hoje fui no estúdio rascunhar algo para mandar para o pessoal da Benedetto. Ficou assim, o que vocês acham? Essa foi gravada com o humbucker normal mesmo. Para o amigo Konrad, essa música começa em A7+, depois C#m7/9, Dm7/9, volta para A7+ e acaba em B7+ (são as tonalidades de referência, tem acordes demais aí).


PQP.

Cabe bem um scat singing ai, hein?

Mais uma para baixar.

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MMI
MMI
Só falta o irlandês, que deve estar tomando a Guiness dele.

Há desses bastardos aqui no Fórum???????

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Splitada

Nossa. Está splitado mesmo?

O Pizzarelli.......

http://www.youtube.com/watch?v=quxTi7VDHHo

Sobre-humano.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Konrad

Ainda bem que ele é guitarrista, porque com um maior de todos deste tamanho, nem quero saber o que seria se ele fosse proctologista, urologista ou ginecologista hehehhehehehehehehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Konrad

Bem vindo de volta! Isso aqui virou um boteco, só que não serve Guiness quente não! Mas se você quiser recitar Fernando Pessoa aqui também, é benvindo sem dúvida.

Cara, scat singing eu acho muito difícil, poucos conseguem fazer isso... Tudo bem que hoje em dia dá para se acertar na pós-produção, mas quem canta isso tem que ser muito afinado, muita precisão vocal. Mas se você quiser fazer, manda bala! Aliás, quando estava conversando com o Jimmy Foster, ele me disse que adorava música brasileira e me perguntou se eu cantava. Eu respondi que nem no banheiro, porque os vizinhos poderiam achar que estava acontecendo alguma tragédia e chamar a polícia. Ele me respondeu que ele também, por isso que ele aprendeu a tocar. Se você tiver facilidade, pode botar um scat que vamos ficar contentes! De qualquer forma, esse som vai ser um pouco trabalhado, mesmo porque um amigo músico ouviu hoje e achou o tema legal. Vai ganhar uns adereços, teclados, coisas assim.

Na Eleanor a guitarra está splitada sim, garanto! E ali não tem efeitos, nem ajuste nenhum, só juntei as duas faixas gravadas (base e solo), sem nada de mixagem e regulagem de volumes, do jeito que saiu ficou. Não te pareceu?

Como disse o nichendrix sobre o Pizzarelli... Eita féladaputa que toca pra carái! Eu vi isso e achei melhor nem tentar a video aula dele...

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Vixe!

Konrad
Veterano
# set/10 · Editado por: Konrad
· votar


nichendrix

Eu nem tinha reparado nisso... imagina esse cara aqui então....

MMI

Hahhah. Eu não sei nem cantar parabéns para você direito, minha desafinação é ridiculamente acentuada. Só imaginei o scat.... hehehe

Só você para por Sesame Street e Fitzerald no mesmo texto. hahah


Na Eleanor a guitarra está splitada sim, garanto! E ali não tem efeitos, nem ajuste nenhum, só juntei as duas faixas gravadas (base e solo), sem nada de mixagem e regulagem de volumes, do jeito que saiu ficou. Não te pareceu?

Pareceu-me meio gordo demais para split..... mas.... eu ouvi uns três humbuckers splitados a vida toda..... não tenho muita noção... ehhe


MMI
Bem vindo de volta! Isso aqui virou um boteco, só que não serve Guiness quente não!

Warm Ale >>>>>>>>>>>>> Guiness


Mas se você quiser recitar Fernando Pessoa aqui também

Pessoa leva o sujeito à depressão! ehhe

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MMI
nichendrix

Ah.... e irlandês é a mãe. Hahahhahah

Abçs

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Konrad

Pô, queria dizer que se você mandar como Sesame Street já está bom, se for como Ella Fitzgerald vira sacanagem! hahahahaha

De fato o som splitado dela é bem gordo, devido à presença e ao corpo da própria guitarra. Daqui a pouco eu escrevo, levei hoje a guitarra a um amigão meu que trabalha há muitos anos na Teodoro Sampaio (onde tem as lojas de instrumentos aqui em sampa), ele gerencia uma loja. O cara tocou e ficou maravilhado com a guitarra.

Tá bom, se você está deprimido de ler Fernando Pessoa e bravo que está até renegando a Guiness da sua Irlanda, que tal uma fábula macarrônica para você?

Juó Bananére: O Gorvo i o Raposo (*)
Fabula di La Fontana - Traduçó futuriste
MESTRE Gorvo n'un gaglio sintadigno,

Tenia nu bico un furmaggio;

Mestre Rapozo sintino u xirigno,

Aparlô nistu linguagio:
- Eh! dottore Gorvo, bondí!

Come stá o signore, stá bonzigno?

Come o signore é bunitigno!

Té parece uma giuriti.
Aparláno a virdade pura,

O xirósa griatura!

Si o vostro linguagio

É uguali co vostro prumagio,

Giuro per Zan Biniditto

Che in tutto isto distritto

Non tê ôtro passarigno

Chi segia maise bunitigno.
O Gorvo ficô tô inxado

Con istas adulaçô,

Chi até paricia o Rodorfo

Nu tempo da intervençó.
I pr'a amustrá o linguagio

Abri os brutto bicô,

I dixó gaí o furmagio

Chi o Raposo logo pigô
I dissi:
Sô Gorvo, o signore é un goió

Piore do Gapitó!

Ma aprenda bê ista liçó,

I non credite maise in dulaçó.

I assí dizéno fui s'imbóra,

Si rino do Gorvo gaipóra.

O Gorvo, danado da vida,

I co logro che illo livô,

Pigô un pidaço di górda

I s'inforcô.
(em homenagem a "Zan Biniditto", da minha guitarrigna)

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Konrad
Eu nem tinha reparado nisso... imagina esse cara aqui então....

Rapaz, o Tal Farlow é genial, e tem uma video aula dele que ele faz um salto no braço da casa 5 pra 13, só que enquanto eu moveria a mão, ele praticamente só esticou o dedinho pra dar a nota mais distante e depois que levou os outros numa dessas modulações que tu vê e se pergunta porque nasceu humano... hehehhehehe

Se fosse proctologista ou urologista, na hora que anunciasse o exame de prostata o povo desmaiava de medo hehehheheheh

Pareceu-me meio gordo demais para split..... mas.... eu ouvi uns três humbuckers splitados a vida toda..... não tenho muita noção... ehhe

Não é inexperiência não, elas são gordonas mesmo, pior que os frangos do Kentucky Fried Chicken acompanhadas de um combo do Burger King.

Eu acho mais parecidos com P-90s do que com esses singles a la Fender.

Ah.... e irlandês é a mãe. Hahahhahah

Bom, eu sei que o diabo é quem vai chamar homem de saia de irlandês, mas não eu.... hehehhehehehehehe

MMI

Cara, agora me veio foi uma puta viagem aqui ó...

Tu já tocou com captadores lipstick, tipo os das Danelectro???

Cara me amarro no som estranho daqueles caps, e são singles que tem um grave danado e um agudo estranho, não parece agudo normal de guitarra.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Lipstick eu toquei em Tele e Danelectro apenas. Nunca me chamaram a atenção. São bastante diferentes mesmo. Qual a sua proposta com eles?

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Lipstick eu toquei em Tele e Danelectro apenas. Nunca me chamaram a atenção. São bastante diferentes mesmo. Qual a sua proposta com eles?

Só gosto do som deles, já tive vontade de comprar o da Seymour Duncan e botar com cap do meio da minha Tele.

Mas até hoje, só conheci eu mesmo que gosto deles hehehehhe

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Konrad

Por falar em Tal Farlow... aqui vai alguns exemplos de Jazz quando o Jazz era música de verdade... hehehhehe





Essa é o video de abertura da video-aula dele.


EDIT: ia esquecendo desse aki, 3 animais que eu adoro. Além do Farlow, Charlie Byrd e Herbie Ellis.



nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Especialmente pro MMI, o G5 tocando Autunm Leaves.

O Larry Corryel, o que tem de feio, tem de tocar pra caralho viu... hehehhehehe




MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Cara, que seleção! Barney Kessel é muito bom... Mas esse G5 tocando Autumn Leaves, só posso agradecer! Não são só as folhas, é a árvore toda!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

E foi por acaso que achei ó... agora eu criei um tópico alfinetando a meninada que acha que o G3 é muito técnico... hehehehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Nic, você viu o CD novo do Clapton? Acaba com Autumn Leaves!
Clapton (aperitivo)

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Ainda não, mas daqui a 5min eu to com ele pra ir ouvindo enquanto não chega o pedido da Amazon.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Eu sei que você quase não gosta de Clapton... Quando vi este CD lembrei de você por conta dessa música! hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar