Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# set/10 · Editado por: Konrad
· votar


MMI
Konrad

Para você...
Route 66


Obrigadão!

hahahah.

Pizzarelli me assusta, sério.

, que nem DomDim

Fui ver no Google o que era. Credo.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Konrad
Perdoe a ignorância, mas o que seriam Giant Steps?

É uma musica do disco homonimo do John Coltrane, que é uma das coisas mais absurdamente malucas de se tocar, em geral no estudo do estilo é o divisor de águas, quem improvisa nela dá conta de virtualmente qualquer coisa... heheheh

Cara, eu sei que até hoje é a música com mais mudanças de acordes cachorramente cachorras que já vi (e que o Wes Montgomery faz parecer tão facinho), os acordes em sí nem são tão malucos, mas é tanta mudança que tu fica doidinho da cabeça.

Aqui vai uma descrição da maluquice hamonica dela hehehhehe

The composition is a milestone for jazz musicians' progress, given the difficulty of improvising its rapid progression of chord changes that progress through three keys (see Coltrane changes) shifted by major thirds, creating an augmented triad. (Wikipedia)



É o jeito.... hahha... mas do jeito que eu sou lerdo... em três anos aprendo alguma coisa...

Pq tu não pega o metodo lá do Jody Fisher que tá na minha pasta do Mediafire???

http://www.mediafire.com/?s47qb9qt5ovs0

Aí vai do iniciante ao chord melody, tem um bom repertório e exercícios legais. Eu já tenho é que pegar ele de novo pra poder relembrar e voltar à forma, porque tem pra mais de 4 anos que não pratico quase nada no estilo, só toco uma ou outra coisa eventualmente.

Pizzarelli me assusta, sério

É um filho duma égua que toca pra caralho e ainda tem a audácia de usar tudo que sabe no mesmo estilo do pai hehehhehehe

Outro ia fazer uma piração qualquer com essa técnica toda, ele faz música e brinca com a música dos outros duma forma que assusta mesmo.

É literalmente de botar a mão na cabeça e dizer: Eita fela da puuuuuuuuuutaaaaaa que toca pra caraio.

Fui ver no Google o que era. Credo

É o inferno na terra aquilo lá.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Konrad
nichendrix

Pizzarelli me assusta, sério.
Eita fela da puuuuuuuuuutaaaaaa que toca pra caraio

A video aula dele eu desisti na introdução...

MMI
Veterano
# set/10 · Editado por: MMI
· votar


Konrad

Eu sei que você não é principiante, não me leve a mal. Mas fuçando no Y2B há um tempo, achei um cara que dava umas dicas e olhei o site dele. É bem legal, tem algumas dicas, teorias e músicas nessa praia de jazz.
99 cents
Esse é free
Tem bastante coisa legal na net nessa praia.
Aliás, falando nisso, e o slide?

MMI
Veterano
# set/10 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Comprei lá um CD que achei bem legal, não sei se você já viu e ouviu... Estou postando para recomendar, não é só jazz, tem blues, tem rock e tem jazz também. É o Lee Ritenour's 6 String Theory, achei muito legal. O cara gravou com outras feras as músicas, entre eles George Benson, Bonamassa, Robert Cray, Guthrie Govan, Steve Lukather, Taj Mahal, Pat Martino, John Scofield, Slash, e BB King.
Muito legal que no encarte vem escrito as guitarras usadas e os amps. De guitarra, tudo bem, vai desde Benedetto, passando por Gibson, Fender, Music Man, Shecter, Yamaha, Ibanez, tudo bem... Mas nos amps, a garotada iria cair de quatro, tem Bugera, Boss GT6 e 4 deles a descrição do amp é "none". Fica minha sugestão aos amigos...
E tem um agradecimento que gostaria de transcrever:
"SONUD MATTERS BECAUSE THE MUSIC MATTERS: Montous thanks to all retailers, musicians, producers and engineers who educate music lovers that using higher quality audio and higher performance audio equipment makes a difference. Life is too short to listen bad sound!". Isso daria muito pano pra manga nesse forum...

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Lee Ritenour é um monstro rapaz, toca muito, tem timbres muito fodas, e ainda tem a Signature mais linda da Gibson... hehehhehehe

Cara, eu nem sei o que daria um tópico pra discutir isso... se ficasse como esse, ia ser massa que só... mas acho que ia virar tópico do Slash... hehehhehehe

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Bah, vou ter de fazer o download do método de novo...... meu pc morreu agorinha, lá se foi o Hd. Teu link veio bem a calhar.

O que que o Wes faz que não parece fácil? Sério, nem é só por falar, mas ele toca de uma maneira tão sem esforço. Hheheh.



MMI
Konrad

Eu sei que você não é principiante, não me leve a mal. Mas fuçando no Y2B há um tempo, achei um cara que dava umas dicas e olhei o site dele. É bem legal, tem algumas dicas, teorias e músicas nessa praia de jazz.
99 cents
Esse é free
Tem bastante coisa legal na net nessa praia.


Não... não sou mesmo. Para ser iniciante eu tenho que aprender muito. Eu estou na fase embrionária, e talvez jamais saia dela. Hhehe

Já mandei os link para o email, par não perdê-los.

Obrigado!

Aliás, falando nisso, e o slide?

Tenho praticado, com frequência até. Mas vou te dizer que evoluir parece tarefa de milênios.... oh negócio difícil.

Tenho usado mais open G, baixei um método que foca bastante nessa afinação!

MMI
Pizzarelli me assusta, sério.
Eita fela da puuuuuuuuuutaaaaaa que toca pra caraio

A video aula dele eu desisti na introdução...


Opa. Essa aula é de quando?

Abçs e até sabe zeus quando! ahha

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Lee Ritenour's 6 String Theory,

Tenho um CD dele e do Larry Carlton aqui... vou até reescutá-lo.


"SOUND MATTERS BECAUSE THE MUSIC MATTERS: Montous thanks to all retailers, musicians, producers and engineers who educate music lovers that using higher quality audio and higher performance audio equipment makes a difference. Life is too short to listen to bad sound!". Isso daria muito pano pra manga nesse forum...

Hahah. Sem dúvida. Pior que feeling versus técnica.

Abç

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Konrad
Tenho usado mais open G, baixei um método que foca bastante nessa afinação!

Cadê???

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix
É uma musica do disco homonimo do John Coltrane, que é uma das coisas mais absurdamente malucas de se tocar, em geral no estudo do estilo é o divisor de águas, quem improvisa nela dá conta de virtualmente qualquer coisa... heheheh

Estou lendo aqui sobre... (e escutando).... bom, uma pergunta:

É normal não entender nada, não? As substituições são absurdas..... ehhe

Abç

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Não me lembro do título, mas vou tentar recuperar o HD morto e te passo as coordenadas. Hahah

Achei no 4shared. E o título só tem slide, não fala em open G...... embra quase tudo seja nessa afinação nos exercícios....

Abç

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Konrad

Cara, a música é muito doida... e dizem que o cara chegou lá e mandou a gravação de bate pronto, inventou dum dia pro outro. Eu não sou tão fã de Coltrane, mas o cara era foda demais. E realmente se tu não tiver com o ouvido "acostumado" pensa que é alguma maluquice qualquer feita totalmente a trocentos acordes por segundo.

Cara, aqui no 4shared veio uma pataquada de coisas... se conseguir lembrar de mais algum componente do titulo pelo menos, ajuda muito... hehehhehe

Só pra provocar, Wes tocando Beatles e um cabrinha tocando Giant Steps.




MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Passei o dia brincando no estúdio com a guitarra, na verdade tentando aprender a mexer no Zoom. Vou postar umas gravações, cheias de erros, mas para você escutar a máquina.
Você está atrás de aulas de slide?


Konrad

Não pense que eu sei muito mais que você no slide. Mas de fato, eu acho a afinação Open-G a mais legal de tocar, mas para solos eu tenho usado mais a afinação padrão, já sei o caminho das pedras...
Não sei se você sabe, mas eu tenho uma sociedade/parceria num estúdio com um amigo músico e meu irmão também está no esquema. O nome vai sempre do cara que é músico, procuro não meter meu nome nisso, para mim é hobby. Mas fomos contratados para arranjar e gravar um CD de um cara que mora na Inglaterra, brasileiro, mas que tem uma coleção de guitarras avaliada em 3 milhões de dólares e depois de concluído ele vai acrescentar umas coisas e a voz em Abbey Road. PQP! Me assustei porque no mínimo o cara manjava muito de timbres e minhas guitarras e equipamentos não são nada para ele. O fato é que o cara está gostando muito. Numa das músicas resolvemos meter um lap steel, baita cara de pau... Eu tenho o lap, mas o bicho é enjoado e complicadinho, não domino não. Nessa situação, fiz o que manda a cartilha, afinei o lap steel em aberto no tom da música e mesmo sendo um popzinho, meti uns licks à lá Muddy Waters e ficou bem legal.
Vou procurar essa aula do Pizarelli... Não se anime muito!

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Konrad
nichendrix

Ontem fiz duas gravações, com o brinquedo novo, mais para aprender a mexer. Para o amigo nichendrix, uma com humbuckers e outra splitada:
Humbuckers
Splitada
Hoje fui no estúdio rascunhar algo para mandar para o pessoal da Benedetto. Ficou assim, o que vocês acham? Essa foi gravada com o humbucker normal mesmo. Para o amigo Konrad, essa música começa em A7+, depois C#m7/9, Dm7/9, volta para A7+ e acaba em B7+ (são as tonalidades de referência, tem acordes demais aí).

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Konrad

Estou devendo a aula do Pizzarelli...
Aqui talvez você ache algo interessante, mas não é exatamente isso.
A aula mesmo é essa, mas só de olhar o vídeo da introdução do youtube, dá vontade de desistir de tocar guitarra.
Boa sorte... (não se assuste!)

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Muito foda o som, tá doido tanto a guitarra, quanto o tocador, só senti falta de uns slides a la bebop ou mesmo uns bendzinhos a lá Charlie Christian e T-Bone heheheh

Cara dá uma olhada na video aula do Duke Ribillard, Uptown Blues, Jazz, Rock and Roll and Swing Guitar, ele passa uns 10min só trabalhando isso, como usar bends discretos para simular slide e slides para simular bends. Sem contar que tira um puta som jazzistico de uma Strato como a tua.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Peraí... Na verdade, eu ajudei a compor esse negócio, achar alguns caminhos como as modulações para Dm e B, mas preciso batalhar bastante para chegar a tocar assim, não sou eu que toquei isso. Eu e todo mundo que tocou essa guitarra sentimos que tocar de 0,12 não é fácil não, ninguém arriscou mandar muitos bends nela, é dificil pra caramba (vou desistir dessas 0.12). Mas gravação sempre engana, para melhor ou pior, mas que som tem essa guitarra...

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Cara, isso é só falta de costume, mas se o problema maior é o "peso" das cordas eu recomendo usar jogos hibridos, 010-052, ou 011-052. Elas são mais moles nas primas, mas mantém os graves na medida.

MMI
Veterano
# set/10 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Pois é... Aquelas cordas BB King 0,10-0,52 são bacanas, mas difíceis de achar, nem na Gibson tinha (nem sei se ainda fazem). Procurei para a Lucille mesmo. Vou colocar as Chromes flat 0,11 mesmo, daqui 1 mês eu compro pela net umas cordas de verdade, flats, vou comprar algumas La Bella e Thomastik. Senão essas 0,12 vão quebrar meus dedos!
Só por curiosidade, o que você achou do som de split e humbuckers da gravação? Foi com a mesma regulagem, a única diferença foi o split mesmo.
Ah, esqueci de dizer... O Konrad vai reclamar... Mas não tivemos a paciência de microfonar, experimentamos a guitarra em linha nas gravações. Mexemos um monte no Guitar Rig, atrás dos timbres de jazz, com reverb, com chorus, no Twin, no Jazz Chorus. A conclusão é que o timbre só com o pré valvulado, sem GR4 nenhum, era muito melhor e mais simples (assim foi feita a gravação, a mais completa). Acho que essa guitarra para gravar, mesmo assim em linha, vale receber um microfone na guitarra para captar o som acústico e misturar com o som amplificado/em linha.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Cara, ambos os sons são sensacionais, o Humbucker é cheio e rico, mas só na medida certa, deixando transparecer um pouco o som acústico da guitarra. O split me impressionou, o som é bem mais gordo do que esperaria e tem uma definição incrível, é um som que lembra um pouco os captadores Charlie Christian das primeiras Gibson, o que me agradou muito.

Sobre as cordas, eu não sei se tem como achar flat, mas as Elixir tem cordas 010-052, acho que a GHS tem um jogo de flatwounds nessa espessura, pelo menos custumava ter até 99, quando mudei para outras marcas.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

To seco para botar La Bella... Tem vários modelos, um 0,11-0,52, mas tem um modelo muito interessante que é com nylon, o modelo que o John Pizzarelli usa, por falar nele. Bate GAS até por cordas! hehehehehe

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Cara, eu conheço essas cordas, creio que há alguma chance delas não funcionar direito com teu captador, não? Nunca usei elas, mas a impressão que dá é que diminui a atração das cordas hehehe

Ele usa os S series e os B series da linha de pick ups Benedetto da Seymour Duncan, que são feitos para captar o som elétrico e um pouco do acústico também, tanto que aceita cordas de bronze, niquel, aço e afins. E ainda tem aquela capinha charmosa de flame ebonova.

011-52 é o jogo que tenho usado hoje em dia, já que faz tempo que não vejo 010-052.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Acho que quando for comprar, vou arriscar pedir uma, mesmo sendo 0,12.
Isso aqui realmente está virando conversa de boteco... hehehehehe

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Acho que quando for comprar, vou arriscar pedir uma, mesmo sendo 0,12.

Cara, sei não, eu não sei se é porque uso 011-012 há muito tempo, mas acho que acostumar com elas é coisa de 1 mês ou 2 tocando. Depois disso tu não nota mais a diferença. Eu fiquei tentado foi pelas 014 hehehehhe

Isso aqui realmente está virando conversa de boteco... hehehehehe

Quer melhor que isso? Pra mim é preferível do que todo o puritanismo nos tópicos que tem por aqui, hehehehhee

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Eu estou achando ótimo, muito mais legal que discutir captador para SX e Condor. Aliás, tem muito papo no fórum que já esgotou... Muito mais legal jogar conversa fora e trocar experiência com quem tem o que falar. Só falta o irlandês, que deve estar tomando a Guiness dele.
Olha, 0,11 eu nem noto tanta diferença, mas 0,12 não rola fazer bend não... Mas é questão de acostumar ou quebrar o dedo, né?

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Eu estou achando ótimo, muito mais legal que discutir captador para SX e Condor. Aliás, tem muito papo no fórum que já esgotou... Muito mais legal jogar conversa fora e trocar experiência com quem tem o que falar.

Tá louco... uma corversa boa vale mais do que 1000 Squiers... heheheh

Só falta o irlandês, que deve estar tomando a Guiness dele.

É, se tiver mesmo no espirito, é capaz de estar tomando cerveja preta morna como todo bom irlandês... hehehhehe

Olha, 0,11 eu nem noto tanta diferença, mas 0,12 não rola fazer bend não... Mas é questão de acostumar ou quebrar o dedo, né?

Cara, acostumar é fácil, o ideal seria fazer a escadinha, tipo ter 010, 011 e 012 e ir migrando
eu tenho sempre as duas stratos com 010, a tele e a SG com 011 e a Gibson com 012, embora esteja atualmente com um jogo 011-052, que botei pra testar.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

A maioria das minhas está com 0,10. É certo, 0,11 fica um pulinho, mas 0,12 fica fod**.

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Parabéns aí pela guitarra e pelo som que vc gravou..... abraços

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Bota 011 em uma, e fica tocando com ela um tempo, depois passa pra 012, assim os dedos aclimatam mais facilmente à diferença de tensão. A outra alternativa são jogos hibridos.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Bigtransa

Valeu! Eu estou nas nuvens com essa guitarra...


nichendrix

Estou aqui pensando, como será que fica a PRS hollowbody com 0,11 flat, especialmente o som do piezo? Mesmo porque o som dos captadores acho que casa bem. Você me deu a idéia, acho que vou investir... Talvez eu compre uma Chromes para ver, não vou colocar a Thomastik que tenho para essa experiência. Nunca tinha pensado nisso...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar