Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Guilherme Megi
"Tunar" sua SST62,
Cara, não adianta, tem coisas que só o luthier pode resolver. Existem luthiers que trabalham "pelo correio"; de qualquer froma, pesquise na internet, orkut, etc o luthier mais próximo de vc.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


LeondelFefon
Cara, com R$1000 fica difícil...Mas uma bem confiável é a Cort Viva Gold II.
I.D
Sim, tem. Mas ao "baixar" meio tom a tensão não cai tanto assim...
Abç

rafael_cpu
Veterano
# fev/10 · Editado por: rafael_cpu
· votar


Mestre Bertola!
Vi um vídeo no YouTube em que o Luthier aconselhava a utilizar WD40 para limpar e evitar oxidação e umidade nas ferragens da guitarra, inclusive nas cordas. Ia além e aconselhava a passar no corpo (daquelas pintadas, p. ex., stratocaster, Ibanez RG etc.).

Três Perguntas:

1) Posso usar WD40 para limpar as cordas e a ponte (Edge III Ibanez - Floyd Rose) após o uso da guitarra? Ou existe outro método e/ou produto mais correto?

2) E o uso do WD40 nos pots e jacks para evitar umidade e oxidação é aconselhável?

3) O que devo usar para limpar minha guitarra (Ibanez RG350DXWH):
* No Corpo (ela é pintada (pintura original, mas não sei se é nitro ou poliuretano)?
* Braço (é Maple)?
* Escala (é Bound Rosewood)?

P.S. Vivo em Caxias do Sul, RS, e a umidade relativa é altíssima e com grandes amplitudes térmicas. Num mesmo dia, às vezes, a temperatura está 28ºC pela manhã e à noite baixa para 10ºC ou menos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Guilherme Megi
www.stellfner.com.br
rafael_cpu
Cara, atente para o fato que WD-40 (e similares) é anti-ferrugem, portanto CORROSIVO. Portanto, use esse produto em pequenas quantidades e APENAS em partes metálicas; nem mesmo o use para limpar potênciômetros, para isso use o isopropanol ou spray "limpa-contato". Para limpar o corpo use apenas flanela, às vezes um lustra-móveis (existem alguns produtos específicos para guitarra, que são legais). Na escala, passe óleo de peroba, nada mais. Lave sempre bem as mãos ANTES de TOCAR.
Abçs

rafael_cpu
Veterano
# fev/10
· votar


Mestre Bertola, entendi.
As ferragens da minha guitarra são pretas. Então, há possibilidade de o WD-40 corroer a pintura (que já não é lá grandes coisas) das ferragens?
Lavar as mãos antes de tocar para mim sempre foi imperioso.

Muitíssimo obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


rafael_cpu
Depende da qualidade da ponte...
Abç

rafael_cpu
Veterano
# fev/10
· votar


Ok, Mestre Bertola.
Como as variações climáticas são altíssimas nessa terra, vou arriscar o WD-40 apenas raramente e em pouquíssima quantidade.

A respeito do Crate FW120 (antigo modelo GTD120, com algumas modificações externas e agora com reverb digital), você tem algum comentário?

Grande abraço e mais uma vez obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


rafael_cpu
Cara, eu não conheço esse amp não, mas desconfio mutíssimo de amps com efeitos "on board". Geralmente não são confiáveis...
Abç

PEdroooo
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


bertola, gostaria de saber que tipo de profissional eu devo procurar para pegar algumas dicas e massetes em acabamento.

pensei em procurar um funileiro automotivo, mas talvez eu só aprenda sobre pintura que envolve primer, tinta e verniz pu.

tem algum outro tipo de profissional (além de um luthier, claro) que eu deva procurar?

cadojapan
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola, passei um pano bem de leve com oleo eh ficou mais bonita ainda...Obrigado!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


PEdroooo
Cara, no SENAI tem uns cursos bem legais de pintura automotiva e geral. Vale à pena fazer.
cadojapan
De nada cara.
Abç

XurruS
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
olá
tenho uma sx gg1
to com um problema sério: as cordas arrebentam fácil comigo. Ontem arrebentei uma mizinha da elixir com 3 semanas de uso. A corda nem tava preta
Uso paninho pra tirar o suor após toda vez q toco.
uso 010. Nao queria passar pra 011 pq estranhei demais. Acho q é ou problema na pestana ou na ponte ou na tarracha. Qual a sua opinião?

I.D
Veterano
# fev/10
· votar


Eu estranei é que precisei adicionar uma mola e apertar bastante os parafusos, 1/2 de todas as cordas fez a ponte quase que pular da guita hehe.

Obrigado de coraçao mesmo mestre Bertola!

daniel_guitar
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mestre 1° gostaria de pedir desculpa pela pergunta longa, tenho uma strato com ponte de dois pivôs e roller nut, peguei no começo do ano passado e segura mt bem a afinação (o antigo dono usava com ponte flutuante pra os dois lados) ai eu regulei ela deixei a ponte paralela, ,com 4 molas, sempre que troquei as cordas passo oléo de maquína de leve no roller, de uns tempos (2 semanas) ela só fazia desafinar com o uso da alavanca mechi que só nela, comprei molas novas, e nada (coloquei 3 paralelas nas pontas e meio) e agora do nada resolveu mesmo com as molas antigas, minha pergunta é... isso é normal? (começei a tocar em igreja em dezembro local com ar pode ser algo com variação de temperatura?) devo deixar assim ou levar no luthier (agora to sem R$), pode ser tremolo antigo? (23 anos)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


XurruS
Sem manusear e examinar o instrumento, impossível saber.
daniel_guitar
Não. Ou são as molas, ou a "pestana", ou as cordas colocadas incorretamente. Experimente também lubrificar os carrinhos, os pivôs e o "abaixa-cordas".
Abç

Necrophagist
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, faz pouco tempo que comprei meu instrumento e aqueles parafusos pretinhos já estão descascando, enferrujando e essas merdas... tem algo que eu possa usar para retardar ou impedir a ferrugem nos parafusos e aquele amarelado que fica naquelas barras brancas das laterais do braço da guita?

Valter Bergamo
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia amigo...voce teria um tempinho pra gente trocar uma ideia por msn, add meu endereço curso_luthieria@yahoo.com.br.

Att
Valter Bergamo

Fico no aguardo.
Ate+
Abração

verms
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que você me diz da Condor Les Paul LPC Set In BK
Se compara as lendarias Lemon Drops?



verms
Muito boa guitarra!


Pergunto:

elas tem o preço semelhantes, compensa comprar a Condor Les Paul LPC Set In BK ou melhor esperar a fabricação da Lemon Drop?

lembrando que eu ja tenho uma guitarra então esperar alguns meses não é problema, eu realmente quero uma boa guitarra no valor de até 2 mil reais.

zalao
Veterano
# fev/10
· votar


verms
quer uma guita boa de at'e 2 Mil, e les paul? =D vai de epiphone standard que vc nao se arrepende

PEdroooo
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


bertola, pelo que eu ouço falar do pickups da cabrera eles são muito bons...

um cara chegou a me dizer que são melhores q os da gibson...

isso é verdade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Necrophagist
e aqueles parafusos pretinhos já estão descascando,
Que parafusinhos, da onde?
Espetinho
Eu não tenho MSN, só e-mail mesmo...Se tiver alguma pergunta, envie, terei prazer em responder.
verms
Cara, eu não sei, não tenho certeza de que virão mais "Lemon Drop", nem se elas terão a qualidade que tinham...
PEdroooo
No meu entender, não. Mas isso varía, pois as pessoas tem percepções diferentes. Sei que é um bom captador.
Abçs

Necrophagist
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
os parafusos dos caps...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Necrophagist
Troque-os...
Não há como deter a oxidação, nem mesmo se forem feitos de aço inox. Com o tempo, e o seu suor, eles acabam oxidando mesmo. Depois de trocar, certifique-se de limpar bem as mãos antes de tocar, de limpar bem o instrumento depois de tocar e passar um pouquinho de WD-40 nas ferragens de vez em quando.
Abç

Necrophagist
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
WD-40
thnks

PEdroooo
Veterano
# fev/10 · Editado por: PEdroooo
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sei que é um bom captador.

e o cabreira tem uma qualidade comparável a qual marca, na sua opinião??

a tendência é melhorar?

Valter Bergamo
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hum, nao seria pergunta, mais uma conversa mesmo.

Estou com alguns projetos pra esse ano, mes que vem ja inuagura a minha loja na minha cidade, e o site pra loja virtual, curso, etc..

Mas qdo der agente conversa.
Blz

Ate+

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Espetinho
Pois é, Infelizmente não tenho como fazê-lo, pois muitas vezes acesso a internet no trabalho na Universidade, assim não é possível usar o MSN (na verdade nem gosto disso). Mas se vc tiver algo à perguntar, use o e-mail mesmo.
Abç e Boa Sorte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


PEdroooo
Cara, isso é irrelevante. Uma coisa é certa: Se sua guitarra é do tipo barato, iniciante, ou mesmo de marcas um pouco melhores como Condor, Epiphone, SX, vale à pena.
Abç

Sir.Paulo
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola ou outros amigos

Eu estou com uma duvida um tanto quanto besta, mas ai vai, eu estava navegando e vendo uns vídeos de Stratos da Fender quando reparei que muitas delas possuíam formas diferentes e algumas eram um pouco maiores outras bem menores que as outras isso faz sentido ou sou eu mesmo que 'viajei legal agora'?[i][/i]

digorock
Veterano
# fev/10 · Editado por: digorock
· votar


Mauricio Luiz Bertola!!!

Ola kra mandei construir uma lap steel guitar em um luthier amigo meu e como sei que voce é um dos feras aqui no forum gostaria que voce me desse sua opinião sobre como esta ficando...segue link para fotografias
O corpo que esta sendo usado é marupa a escala é Ipê!!!!

http://img168.imageshack.us/gal.php?g=img0705s.jpg

Abraço

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)