Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Symptom
Ele atua tanto para um lado, como para o outro, tornando o braço côncavo ou convexo.
zalao
Não se comentam preços aqui.
paulinho pc
Sinceramente, não creio que valha tanto...
KillerOfNight
Depende de como o braço ficará depois de ser retirado...
Abç

Viics
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, aquele contorno envolta do copo da guitarra, normalmente na cor Bege, acho que chama-se binding, ou biding.. não lembro o nome.

Bom, eu gosto muito daquela Gibson 57's Black Beauty Les Paul, me chama muito atenção o contorno dela, que parece ser mais grosso que os normais. Fazer esse contorno mais grosso, em uma outra Les Paul, é possível? É um trabalho difícil de ser feito?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Viics
Possível é. Porém, inútil e caro...
Abç

paulinho pc
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
paulinho pc
Sinceramente, não creio que valha tanto...



a troca (squier x epiphone) ou o valor que o cara pede nela?

Dudu9
Veterano
# fev/10
· votar


A diferença de preço entre as tarraxas wilkinson e gotoh vale a pena, ou a diferença é imperceptível?

cadojapan
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ola Bertola, eu de novo, me tira uma simple duvida, para que serve a regulagem de altura do stop bar nas pontes tune o matic, nao achei nenhuma explicacao na net.

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os que dão diferença são os carrinhos de fibra de carbono da Graphtech ou os de latão ou de aço inox
Certo...pra substituir esses meus saddles,
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/DSC04418.jpg
qual vc indicaria entre os abaixo:

http://store.guitarfetish.com/upststsafitr.html
ou
http://store.guitarfetish.com/vitrfimekoch.html
ou
http://store.guitarfetish.com/viusaststsat.html

Lembrando que essa é uma Fender American Traditional.
Obrigado novamente!!!

Junae
Veterano
# fev/10
· votar


Bom, gostaria de fazer uma pergunta aos luthiers aqui do fórum.
Já vi várias guitas de luthier onde se coloca um calço no braço para dar a altura correta com ponte e possibilitar a afinação. Porque as guitarras originais (PRS e gibson) não possuem esse calço? Pra mim, rolou um erro de medidas na hora de fazer o encaixe e aí o calço é colocado para suprir isso. Já me disseram que é comum. É comum luthier errar tb, só que eles não assumem e preferem falar que é normal.

killer7
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


O que você acha da Washburn Dime 332?

Math Guitar
Veterano
# fev/10
· votar


Qual a melhor guitarra que eu consigo achar no mercado (nova/usada) pra tocar hard rock/no máximo um iron, com R$500,00? E não posso juntar nd além disso agora pq to sem guitarra, sem grana e sem praticar...

Agradeceria mto se vcs me ajudassem

Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


paulinho pc
o valôr...
Dudu9
Olha,,,Isso depende. As Wilkinsons são boas, mas as Gotohs, melhores.
cadojapan
Aumenta ligeiramente a tensão das cordas (se estiver muito baixa em relação à ponte).
Will Bejar
Quaisquer um deles.
Junae
Não se trata de "erro", mas de adequação. As guitarras que vc citou tem braço colado.
killer7
Nada. Nunca trabalhei com uma. Agora, guitarras muito específicas tendem a "cansar" o usuário depois de alguns anos (imagina vc com 40 anos tocando uma dessas!), e, geralmente tendem a ter baixo valôr de revenda (por conta de sua especificidade).
Math Guitar
Tem um monte delas...Pesquise nas lojas de usados a que mais lhe aprouver.
Abçs

Math Guitar
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então, eu tenho em mente mais ou menos o que eu quero: Uma guitarra com humbuckers, ponte fixa ou trêmulo, seja confortável e tenha um braço fino, além de ter o máximo possível de qualidade nas peças (tarrachas q segurem afinação, captadores q nao embolem com dist, etc.)

Sei q nao vo conseguir nd mto profissional com essa grana, mas o q vc acha dessas q eu pesquisei:


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-130567155-guitarra-washburn-wg5 80-roxa-purple-muuuito-barata-_JM (essa tem floyd, mas se for no mínimo decente eu encaro d boa)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-132649637-guitarra-washburn-wr1 50-nova-e-baratissima--_JM (essa parece ser o modelo ideal, só qria saber se tem qualidade)

-------------------------------------------------------------

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-130265675-guitarra-washburn-x18 -serie-tr-c-2-cap-duplo-x-18-x-18-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-130265678-guitarra-washburn-x14 a-serie-natural-c-2-cap-duplo-x14-a-_JM

Qual é a exata diferença entre essas? E o q seria hardwood?


---------------------------------------------------------


Bem é isso, o q vc acha dessaS?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Math Guitar
A 2ª é a mais adequada para o que vc pretende.
O termo "hardwood" é um termo genérico que se aplica a qualquer madeira. Geralmente esses corpos são confeccionados com várias emendas de madeiras de sobras.
Abç

JowR
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, violoes com acabamento satin(acetinado), tem alguma desvantagem em relação aos envernizados? Eu li em alguns lugares que, com o tempo, o contato do braço vai deixando o violao "liso" e vai perdendo o acetinado, em outros cantos, eu li que pode se formar fungos...

Por favor, voce poderia me explicar?

Vinícius Braga
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Meio que off mas vai..
Cara, tu teria um livro de lutheria pra me indicar para que eu possa ler?
Não por compromisso com a coisa mas sim porque eu tenho o custume leitura e tal e acho que seria uma opção interessante..

Grato.
Abraço.

JuninhoCac
Veterano
# fev/10
· votar


Caros amigos!
Gostaria de saber de vocês se tem solução o meu problema.
Na verdade é na guitarra o meu problema, ela está torcendo o braço.
Como se pegasse nas duas estremidades da escala (mão esquerda proximo ao headstock e mao direito proxima a 22 casa) e girasse a mão esquerda pra frente. Capici?

Quando seguro ela pelo corpo e olho a escala (como faz pra ver se ta torta) vejo que + ou - da casa 1 até a 5 está levantando a região mais proxima da MIzona!

Desde já, grato pela ajuda!
Abraço!

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola, em que interfere no som o fato de um pedal ser ou não true by-pass??
No meu set eu tenho um T-Rex Replica, eu o abrí e o DPDT só tem 2 fios, o que significa que ele não é true by-pass, e mesmo assim o som dele (do set) é limpido!!
Eu tenho diversos pedais Boss e nunca atinei com o fato de que eles pudessem ser não true by-pass!!
Agradeço de antemão a sua resposta!!

iRock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cupins são atraidos por madeira fresca e exposta certo? Se eu tirar o escudo da minha LP os buracos ficariam abertos, então o que eu posso fazer pra eles nã entrarem ou devo deixar aberto mesmo que eles nã oentram?

E a popósito, o que aconteceu com o Sérji, não vi mais ele por aquei nem no FCC.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


JowR
Sim, isso é possível, pois o atrito atua como se fosse uma lixa de polimento ao longo do tempo, mas isso também ocorre com os outros tipos de acabamento.
Vinícius Braga
http://www.fretnotguitarrepair.com/booksonguitarbuilding.htm
JuninhoCac
Esse braço está com torção. Dependendo de que guitarra for, está inutilizado.
Ramsay
Quando um pedal não é "true by-pass", o sinal da guitarra passa por todo o circuito, ocasionando resistência e perda de sinal. No caso dos pedais Boss, eles possuem um "buffer" para "recuperar" essa perda.
iRock
Eles não atacam madeira tratada...
Realmente o Seji não tem aparecido...
Abçs

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eh possivel fazer raio composto manualmente, sem o cnc?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
O "raiamento" da escala não é feita em CNC, é feita com padrões côncavos em outro tipo de máquina.
Abç

JuninhoCac
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você me deixou em desespero agora! Não posso comprar outro braço! Já olhei alguns no eBay, vai ficar meio salgado!
A guitarra é uma Squier stratocaster.
Não há nada que se possa fazer pra reverter essa torção?
Grato pela atenção!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


JuninhoCac
Não, não há.
Esse braço, se estiver mesmo torcido, já era. Compre outro e instale.
Abç

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas eh possivel fazer o raio composto manualmente?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
Sim, é. Mas só um luthier MUITO experiente e que estudou essa técnica poderá fazê-lo.
Abç

iRock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas a madeira interna é tratada?

kairi
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola, você faz esse tipo de pintura?

http://www.spotlightguitars.com/Black-Sabbath-Red-Sun2.jpg

Vermelho forte no centro, com os veios da guitarra um pouco à mostra, e um preto black piano nas bordas.

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


iRock
De uma certa forma sim, pois a pintura ou acabamento a protege. Cara, eu NUNCA ví guitarra com cupim (talvez, se vc jogar no mato...).
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


kairi
Faço não. Mas isso aí é um "sunburst" comum.
Abç

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Três perguntas:

1 - Bertola, ouvi falar que você já abriu umas Ibanez de MDF, não sei se estou correto. Se abriu mesmo, quais eram os modelos?

2 - Você como Luthier, me indicaria qual set de captadores para colocar na minha guitarra:


Set Malagoli 1:

Traditional Hb Hot ponte + Traditional Hb braço + Tradicional Texas Meio

Preço total: R$ 182,00

Set Malagoli 2:

Hellbucker 777 + Custom Alnico 50 + Realbucker 777

Preço total: R$ 352,00

Set Seymour Duncan + Kent Armstrong:

Seymour Duncan 59' + JB + Kent Armstrong Hum Canceling (Meio).

Preço Total: R$ 650,00

3 - Sempre que mando minha guitarra ao meu Luthier, ele regula direitinho e a guitarra fica show de bola (sempre toco lá), mas depois, quando chego e começo a tocar, depois de um tempinho (meia hora) as cordas começam a trastejar. É indicado eu pedir para aumentar a ação das cordas?

PS: Minha guitarra é uma Ibanez GRG 170 DX

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)