Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


emachado
Não me lembro exatamente para que serviriam essas cunhas... seria pra colar juntas como as asas no braço do neckthrough?
Se for isso eu faço um desenho e tento de enviar mas se você fizer a colagem com grampos de marceneiro (sargento) seria o ideal.

iRock
Para saber se devo usar caps F-Spaced na minah guitarra o jeito certo de medir a distancia necessária seria de ponta a ponta, digo, da mizinha
Complementando a informação do Bertola, não se esqueça que as cordas se afastam em direção à ponte, por isso meça na posição onde você pretende instalar o captador.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Exato. Geralmente os capts "F spaced" são instalados na ponte.
Abç

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

E aí Seiji! Quando sai a archtop by Seiji? rsrsrsrs

iRock
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

E para saber se é necessário instalados no braço também? Me parece que é medindo o nut, se o mesmo tiver 43mm ou mais também deverá ser instalado o braço, confirmam essa informação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


iRock
Cara, como eu já te falei anteriormente, isso é de somenos importância. Se vc tem dois capts, instale o de MENOR ganho no braço, e o de MAIOR, na ponte, buscando alinhar cordas e polos. Não tem muita importância se as cordas não ficarem EXATAMENTE alinhadas com os polos, o que elas naõ podem é ficar TOTALMENTE fora dos polos e distantes desses.
Abç

iRock
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm, eis minha situação:

Tenho uma Viva Gold II e vou trocar os caps por esse set:

ToneZone(ponte) + Chopper(meio) + Air Norton(braço)

O Locking Nut da minha guitarra ao que me parece possui 43mm. Eu quero saber se é necessário que o Air Norton seja F-Spaced.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


iRock
Sim.
Abç

emachado
Veterano
# out/10
· votar


explorer neckthrough em mogno/imbuia e marfim

Fábio Seiji


Sim, a intenção é reforçar a colagem das asas laterais.
Vou comprar uma tupia manual nesta semana e pretendo selecionar as fresas necessárias para este esquema.

Obrigado

iRock
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Ao dar alavancadas para cima(subir tons) a guitarra desafina, digo sobe a afinação, e apos alavancar para baixo(descer tons) volta ao normal? Se sim como faço pra evitar e "ajeitar" isso e se não o que pode estar causando isso?

Abadia
Veterano
# out/10
· votar


Ola bertola e serji
poderiam me ajudar?

vale a pena pagar 200 reais em uma giannini anos 80 fly v, -Captadores P-90
-Braço em mogno

Math14
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ola,e vim aq perguntar se existi algum problema e tentar regular a guitarra,pois pensei bem,oq eu queria regular não são coisas tão difícil,ai então eu resolvi mexer na minha guitarra,ela nem tem muito valor mesmo(mg32 tagima),ai então eu fui abaixar a cordas,eu consegui só q eu vi em um lugar dizendo q tinha q regular as oitavas ,só que eu não estava conseguindo fazer isso,só q eu não desistir e fiquei tentando ate conseguir,a minha perguntar e tem algum problema fazer o seguintes ajuste na minha guitarra,em casa:

abaixar a cordas;
regular as oitavas;
abaixar os captadores;

fazer isso sem experiência pode fazer algum mal a guitarra,e alias e tentando q se aprende não é

obg,abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


iRock
Alavancar "para cima" é um péssimo negócio. Evite isso.
Se a sua ponte, suas tarrachas, pestana não forem de qualidade e as cordas não estiverem colocadas corretamente...Nunca vc terá a menor estabilidade de afinação ao usar alavanca...
Abadia
Nunca ví uma Gianóca assim...
Math14
Em 1º lugar, procure escrever corretamente. Quase não dá para entender a sua pergunta.
Em 2º lugar, esses procedimentos são bem simples e nada causam. Outra estória é regular ponte tipo "Floyd-Rose", tensor e mexer nos trastes e na parte elétrica.
Abçs

Math14
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara eu não entendo eu sempre procuro escrever certo... Deixa vai.
Mas a minha ponte e fixa, então não tem problema??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Math14
ola,e vim aq perguntar se existi algum problema e tentar regular a guitarra
Só para esemplificar.....
Não, não tem problema...
Abç

WendellA7x
Veterano
# out/10
· votar


Aew amigo, to afim de pintar minha Jackson JDR... e tava pensando em usar removedor de tintas, porém, um luthier amigo meu disse que nao era pra eu usar, pois tinha uma química muito forte ... e com o tempo, iriam se criar na madeira uns bolos verdes (debaixo de sua pintura, claro), ainda mais por que ela é alder, uma madeira bem clara, e estragaria a madeira da Jackson,

O que você me indica? Queria uma opinião sua! Abraço!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


WendellA7x
Cara, isso é serviço para profissional, e não para amador... Se vc quer pintar sua guitarra, leve-a a um pintor profissional ou luthier habilitado...
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Exato. Geralmente os capts "F spaced" são instalados na ponte.
Sim, é isso mesmo; é que eu penso primeiro em construção e por isso achei bom complementar a sua informação fazendo referência das distância entre as cordas.
Mas estou tentando adotar o seu jeito mais "mastigadinho" de responder pra não confundir quem não tem tanto domínio no assunto.

MMI
E aí Seiji! Quando sai a archtop by Seiji? rsrsrsrs
Me empolguei com o tópico do Foster e comecei a assistir novamente os DVD's do "Maledetto" e vi no livro que ele usou um Spruce todo torto pra fazer um top e disse que ficou excelente... isso me empolgou a usar 2 peças de Araucária que tenho aqui para começar a aprender.
Mas não me pressione, rsrs!

iRock
E para saber se é necessário instalados no braço também? Me parece que é medindo o nut, se o mesmo tiver 43mm ou mais também deverá ser instalado o braço, confirmam essa informação?
O que conta mais é a distância entre cordas que a ponte proporciona.
Se o F-spaced se difere quanto ao espaçamento entre os polos o que você precisa verificar é exatamente a distância entre as cordas na posição onde você pretende instalar o captador, como o Bertola já havia comentado, geralmente esse tipo de captador (F-spaced e Trembucker) é instalado na ponte mas é preferível que o nível de saída dos captadores esteja mais balanceado do que posicionar os polos milimetricamente (se as duas coisas forem possíveis simultaneamente, ótimo!).
Em relação à alavanca, o Bertola foi bem esclarecedor.

emachado
Reforçar ou apenas colar?
Se você tiver 3 grampos grandes (15"=38cm ou maior) não precisa das cunhas que seria apenas um "jig" de improviso.

Abadia
vale a pena pagar 200 reais em uma giannini anos 80 fly v, -Captadores P-90
Também não conheço mas é bom dar uma olhada na situação da guitarra; por esse preço pode ser que valha à pena.

Math14
fazer isso sem experiência pode fazer algum mal a guitarra,e alias e tentando q se aprende não é
Ninguém nasce sabendo mas é muito prudente estudar antes para entender a lógica e as possíveis conseqüências de um erro.
No caso de regulagem de guitarra tem muita informação aqui no Fórum que ajuda até mesmo quem está iniciando.

WendellA7x
Em partes o seu luthier tem razão.
Experimente retirar a pintura com uma raspilha (pode ser um caco de vidro, inclusive de garrafa, mas tome cuidado) e/ou com lixas.

ClaytonKPR
Veterano
# out/10
· votar


O que vcs acham das Guitarras Stagg L320cs?


Desculpem-me se postei errado.

dribeiro
Veterano
# out/10
· votar


Peguei a ibanez rg 370 dx e Amplificador Laney P35 , se não me engano o amplificador foi R$ 950...não sei se fiz merda mas acredito que valeu a pena...o amplificador já vem com alguns efeitos e não irei precisar agora de uma pedaleira...e aparentemente o som é MUITO ALTO e vai dar conta la na igreja sim...valeu??


Vou deixar um video mostrando sobre o amplificador que comprei...
http://www.youtube.com/watch?v=CVzCx0hj7Ks

MMI
Veterano
# out/10 · Editado por: MMI
· votar


Fábio Seiji

Que legal!!! Fique tranquilo que não vou pressionar, de forma nenhuma. Mas que eu estou curioso para saber dessa sua empreitada, isso estou! Manda notícias, por favor, senão vou acabar perguntando e vai parecer pressão...

Cara, se for 7 cordas isso aí... É capaz de você atiçar minha GAS nela! kkkkkkkk

Se você quiser alguma coisa que estiver ao meu alcance, é só falar. Estava pensando em filmar a parte interna da minha guitarra archtop, para ver como é construída. Isso seria para comparar com a PRS que também é "carved". Se lhe interessar, me avise. Mesmo se você quiser ver pessoalmente alguma coisa, podemos combinar. Aposto na sua capacidade!

Parabéns pela iniciativa. Sucesso!!!

Edit: falando em madeiras tortas, você viu o que ele fez nessa guitarra? Achei incrível!

WendellA7x
Veterano
# out/10
· votar


Maurício Luiz Bertola
certo amigo ... acho que vou levar mesmo, porém...
vc ainda poderia tirar minha dúvida? Se é correto usar removedor de tintas em remoção de pintura nas madeiras de guitarra?

abraços

WendellA7x
Veterano
# out/10
· votar


/\ complementando acima,

e se for usado... cria mesmo esses bolos verde, estragando a madeira?

iRock
Veterano
# out/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A ponte está regulada e está tudo certinho, não desafina ao alavancar para baixo, mas quando alavanco para cima ela sobe a afinação, e apos dar uma alavancada para baixo volta ao normal. Isso é normal? Se não o que pode estar causando isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


iRock
Sim, é normal...
WendellA7x
Cara, não se usa Pintof (ou coisa semelhante) para tirar tinta de guitarra....
Abçs

GustGuitar
Veterano
# out/10
· votar


Seiji ou Bertola
Vocês acham que os captadores single Malagoli custom, Cabrera ou Sergio Rosar fazem jus ao preço maior deles (120~150) em relação aos Malagoli de 80 reais?
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


GustGuitar
Essa é uma pergunta difícil de responder...
Não sei....
Abç

FLO7v
Veterano
# out/10 · Editado por: FLO7v
· votar


BERTOLA

como vc foi visitar meu tópico, eu venho ateé ao seu tb rsrs

mais intao cara, com o DiMarzio X2N eu consiguirá tira algum clean legal?E com o Seymour do Dimebag?
levando em conta, q minha guitar é uma ibanez RG 350 dx e tem a chave de 5 posições, possibilitando o uso do single com o humbucker ! =)
OBS: um clean alá mark knoplfer?
uahsdiushadiuashduas

um abraço e obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


FLO7v
Cara, tudo depende de como vc regula o seu som, sua timbragem e o ganho, nada mais. O resto é bobagem, pois o som vem dos dedos, de como vc toca, e de seu amp, de como ele está regulado e timbrado.
Esses seus capts nunca soarão como single-coils, mesmo que vc faça "split" nos capts. Isso não significa que não se possa ter um bom timbre limpo.
Sabe, eu sou experiente (embora não toque bem), e toco com caras experientes, e nunca ví eles fazerm som ruim com seus (bons) equipos...Porque? Porque a gente sabe o que fazer, como fazer, e isso vem com o tempo, com a experiencia. Meus instrumentos (e de um dos guitarristas de minha banda), quem faz sou eu; e não tem nada de sofisticado ou caríssimo alí. O que tem é coisa simples, boa, e nas mãos de quem sabe usar.
Abç

iRock
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm... menos mal... mas uma coisa me intriga então: como os guitarristas que mais abusam das alavancadas para tras(que eu conheço), sendo eles Steve Vai e Joe Satriani fazem isso e continuam "afinados"?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


iRock
Guitarras e pontes de alta qualidade... E se desafinar ou arrebentar uma corda... O roadie lhe dá outra....
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)