Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
dribeiro
Veterano
# out/10
· votar


Ta ok...então irei levar para fazer um set-up e colocar cordas 0.10 na ibanezrg 370 dx :D

Dr Love
Veterano
# out/10
· votar


Uma pergunta ao Bertola e Seiji;

Olá,sou iniciante e auto-didata,e queria saber por onde começar meus estudos.

OBS:fiz algum tempo de aula de violao sei ler o basico ler tablaturas,acordes,etc.

Obrigado ^^'


ricardocezario
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

Caramba, esses novos Cabreras e Malagoli estão tão bons assim mesmo? Vale a pena conferir então hein...

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Acabei de dizer que estou pra pegar a SX Custom.

Mas oque me dizem da minha guitarra atual? É uma Giannini Les Paul dos anos 2000, e tenho um captador Dimarzio Fred na ponte
Modelo GI200-B.

Algum de vocês ja viu ou trabalhou com algum dessas?

Homem Guitar
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola.

Quero saber se tem alguma coisa em um ampl velho, muito usado que não dê pra reparar 100%. Se da pra pegar um amplificador desse e deixa-lo como "novo" ?

Estou vendo esse amplificador pra comprar - bandit

Abraço.

Emogotic
Veterano
# out/10
· votar


Mr. Bertola ou Seiji

Eu vi no ML um corpo de strato confeccionado em madeira louro canela, fiquei curioso, pois para mim é novidade. Os senhores poderiam descrever um pouco da caracterísca sonora de uma guita com corpo em louro canela?

CORPO DE STRATO EM LOURO CANELA

Abraços

dribeiro
Veterano
# out/10
· votar


Liguei no Ronay luthier de Americana e ele não trabalha mais com lutheria...mas me indicou um outro luthier chamado Igor Petinatti (www.igorpetinatti.com) que também é de americana, eu falei que queria fazer um regulagem na guitarra pois havia acabado de comprar...ele falou que o valor é de 130 reais apenas para fazer a regulagem que não vem de fabrica e ver se está tudo certo com ela...achei o preço absurdamente caro e gostaria de saber se a faixa de preço cobrada para a regulagem é realmente essa...pois eu não gostaria de ser "enrolado".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


ricardocezario
Eu já, e é uma guitarra bem inferior à essa SX. Retire o capt FRED da ponte, coloque qualquer um e venda-a... Assim que puder, compre uma Shelter Nashville ou uma SX Strato....
Homem Guitar
Não me parece que esse amp esteja tão velho assim.... Mas, é bom verificar os potenciômetros e os capacitores eletrolíticos....
Emogotic
Já confeccionei um corpo com essa madeira. De difícil trabalhabilidade e tende a soltar farpas, o timbre é agudo pois a madeira é dura e densa (para um corpo).
Preço um tanto alto....
dribeiro
Vou repetir: NÃO COMENTAMOS PREÇOS AQUI.
Abçs

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

Seiji, eu fico feliz se você tiver sucesso nessa empreitada, publique ou não meu nome, não é isso que eu procuro. Queria ver um luthier nacional mostrando que é capaz de fazer guitarras como essas. Se existesse um luthier, ainda mais em SP, que fizesse algo comparável com uma Benedetto ou Foster, eu compraria e faria muita propaganda do cara. Não foi fácil a peregrinação que fiz para ter uma dessas, conversar, encomendar, negociar, pagar, esperar, ir buscar, transportar, alfândega... Vou tentar gravar no fim de semana um filme e depois mostro para você (imagens das partes internas, da construção).
Abç

Homem Guitar
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado

Acho que vou acabar comprando pq um bandit nesse preço não se acha em qualquer lugar. Abraço

Emogotic
Veterano
# out/10
· votar


Bertola

Mais uma vez, obrigado pelo esclarecimento. Abçs

Rafa-Ban
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
olá caras! Então eu encontrei uma tagima 735 a venda por aproximadamente 600 reais,porém o design do corpo e headstock segue o padrão Fender,a guitarra tem nut de latão e está muitissimo conservada,um tesão mesmo,mas queria saber de vcs como posso saber da procedencia dessa guitarra,tipo se essas tagima com head estilo fender são de boa qualidade,de que época são enfim...tava atrás de uma strato honesta e pareçe que finalmente achei,espero que não teja levando gato por lebre
obrigado e abraço!

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


ricardocezario
Caramba, esses novos Cabreras e Malagoli estão tão bons assim mesmo? Vale a pena conferir então hein...
Gosto dos Malagoli e do atendimento do Érico e a atenção que ele está dando aqui no fórum.
Conversei com o Cabrera na expo e preciso dizer que fiquei absurdamente impressionado com a qualidade e tecnologia desses novos captadores.
Eu até gostaria de fazer em review mas estou esperando ele me enviar os catálogos e colocar o novo site no ar.

Emogotic
É uma boa madeira mas eu acho meio pesada para o corpo e como o Bertola disse ela é meio farpenta, apesar que esse corpo já deve vir lixado e você não vai precisar usinar.
Também achei ela um pouquinho instável (apesar que testei ela verde) e parecia que ela soltava um pouco de parafina.

Rafa-Ban
São boas sim e se você atestou que está bem conservada eu acredito que valha à pena.
Dessa época acredito que as 735 eram fabricadas apenas por aqui mas não tenho certeza, se o braço for de Pau Marfim, essa informação se confirma.

MMI
Se você fizer um vídeo desses certamente merece todo o crédito pelo material pois isso pode ajudar os que estudam esse tipo de construção.
Preciso te apresentar o João Cassias, luthier muito amigo meu daqui de SP e ele fez o curso do Galloup, um dos que aparecem nos extras do DVD do Benedetto.
Daqui a pouco te mando em recado, pois a patroa tá chamando pra jantar.

Slash_1989
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
cara, estou com uma duvida que naum sai da cabeça

sobre o ajustes do tensor, eu sei que na maioria das guitarras, girando no sentido anti-horario vc estará afrouxando o tensor, criando uma concavidade em relação as cordas, certo?
mas me confundo nesse sentido anti-horario levando em conta o ponto de referencia. olhando a guitarra por cima, ou por baixo?
no caso dessa foto, girando o tensor pra direita é que seria o sentido anti-horario?

ricardocezario
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza Bertola, depois de um tempo comecei a perceber isso mesmo.

Oque me dizer da SX SG que vem com case? Me surgiu a oportunidade de pegar uma por um ótimo preço. Essa guitarra com uma boa troca de captadores e regulagens ficaria em que nivel?

Abraço

Fábio Seiji
Luthier
# out/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Slash_1989
Girar para a direita ou esquerda vai depender da posição da chave
Se imagine olhando a cabeça da porca (parafuso), de frente para se orientar do sentido horário e anti-horário.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Rafa-Ban
Essa é uma boa guitarra. Deve ser uma das antigas (e boas) 635.Slash_1989
Olhe a partir da "mão".
ricardocezario
Essa SX SSG STD é uma boa guitarra, ergonomicamente prefiro às Les Pauls. Uma excelente compra e mui passível de "up-grades" como lhe foi indicado antes.
Abçs

ricardocezario
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pois é amigo, mas essa SG da pela metade do preço da outra, uma bela de uma diferença.

Deixando-se de lado o visual, quais as grandes diferenças entre ela e a Les Paul?

Ando querendo trocar de guitarra mas to em uma duvida complicada viu cara, quero pegar algo que seja duravel, que com alguns ajustes eu não queira trocar daqui a algum tempo, entende?

Andei pensando em 3 hipoteses mais fortemente.

As SX Les Paul e SG, Squier Telecaster Custom e a SX Strato com a diferença de preço entre as outras investidas em melhorias nela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


ricardocezario
Cara, a SG é mais leve, tem som mais médio e menos grave que a LP, é mais confortável para tocar, mas tem um pouco menos sustentação (pensando em guitarra "limpa", sem nenhum efeito).
Creio que vc deva ir à uma loja e testar ambas e ver com qual sonoridade vc mais se identifica (procure testar com um amp bom, com falante de 12 polegadas e com um volume relativamente alto. Não teste em amp pequeno).
Abç

ricardocezario
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olha cara, percebi basicamente isso mesmo na SG. Não gostei muito do som limpo dela, achei a SG uma guitarra um pouco caracterisca demais.

Mas amigo Bertola, prometo que essa sera a ultima pergunta que te faço aqui...rsrs

E a Schecter PT dessas Diamond Séries? Boa guitarra né? Mesmo sendo guitarras diferentes oque sera que rola mais, ela ou a SX LP Custom? Em termos de timbre e construção.

ricardocezario
Veterano
# out/10
· votar


A Schecter que me refiro é essa: http://www.tiganegeri.com/joomla/components/com_virtuemart/shop_image/ product/Schecter_PT_DELU_4920ed9b8835e.jpg

Nesse site diz que a madeira dela é Basswood, confesso que depois da minha ultima guitarra tenho um pé atrás com basswood.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


ricardocezario
Essa guitarra é excelente!
tenho um pé atrás com basswood.
Isso não existe. Não existe "madeira melhor que outra". O que existem são madeiras "tonais", cada uma com sua característica.
Abç

Fábio Santiago
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o q vc acha detsa guitarra compensa?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158064869-guitarra-condor-les-p aul-clp-ii-2-impecavel-_JM

Rafa-Ban
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
muito obrigado pela ajuda kras!
abç

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Rafa-Ban
Sempre às ordens!

ricardocezario
Veterano
# out/10
· votar


Valeu Bertola!

Me diga sua opinião. Fecho com a Schecter PT ou com a SX LP Custom?

eliasneri
Veterano
# out/10
· votar


Luithiers....
tenho uma tagima strato (essas comuns) e troquei os caps coloquei um emg passivo no braço e 2 kent armstrong, o emg estava na ponte daí eu modifiquei aqui pra ver se ficava legal... rssssss
tenho em mente de trocar novamente os caps.... ou coloco o set emg ativo, ou o set fender noiseless... eu não toco um gênero especifico, gosto muito do som clean, e como toco em igreja, as vezes utilizo distorção... com um som um pouco mais pesado...

qual a orientação de vocês.... tipo o que compensa e fica legal... qnto mais ou menos eu irei gastar???

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


eliasneri
É mais fácil de conseguir distorção com os EMG's mas você precisa acostumar com captadores ativos, não pode esquecer o cabo plugado no instrumento e precisa andar com uma bateria reserva.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Santiago
Compensa, e muito. Só que tá cara nessa loja aí...
ricardocezario
Schecter PT... O nome Schecter é garantia de qualidade...
eliasneri
coloco o set emg ativo, ou o set fender noiseless
tagima strato (essas comuns)
Por acaso estás querendo colocar um V8 turbo num fusquinha?...
Vais gastar o preço da guitarra toda só em captadores?...
Compre algo mais adequado dentro da relação custo-benefício...
Stellfners neodymiuns, por exemplo...
Abçs

eliasneri
Veterano
# out/10 · Editado por: eliasneri
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Compre algo mais adequado dentro da relação custo-benefício...
Stellfners neodymiuns, por exemplo...


Qual modelo?? qnto eu vou gastar mais ou menos com os caps? e que configuração (modelo dos caps) vc me indica pra ter um som bem legal

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


eliasneri
Stellfners neodymiuns
Entre no site da Stellfner e veja o preço lá.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)