Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


dribeiro
Sim.
Abç

Symptom
Veterano
# set/10
· votar


nofear

O Vieira trabalha na General Rock em Porto Alegre, mas ele mora em Cachoeirinha (onde tem os equipamentos para fazer as guitarras).

Se quiser o telefone, manda uma mensagem para mim.

Thiagoham
Veterano
# set/10
· votar


Ae Bertola, blz? Cara, uma das minhas guitarras ta com um problema que ta me deixando maluco. O sustain na corda sol ta muito ruim... principalmente a partir da 12ª casa... e quando se dá bend ou vibrato ai e que complica, morre muito rapido. O que pode ser? Ja tentei aumentar a ação e nada... e não ta trastejando. Abraço

Sector
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala ae , de boa ?
To precisando de uma ajudinha aqui com umas duvidas, hehe

Seguinte, vou levar minha Memphis Les Paul(que nunca foi regulada) pra regular, ela nao tem nem 6 meses , mas o negocio que segura a correia(nao sei o nome dakilo) ta soltando, ai eu aperto, e ele acaba soltando de novo(me falaram pra tirar o negocio e parafusar de novo só que com cola(funciona ?),e alguns trastes estão mais desgastados que os outros, isso nao atrapalha pra tocar, nao trasteja, entao to pensando se é exagero meu querer trocar uns 4 trastes, sendo que eles vao precisar ser retificados e nivelados e tal...

E ai o que você acha ? É necessario mexer nos trates ? Porque eu nao quero que o luthier lixe todos os trastes pra nao ficarem todos desgastados, por isso que trocar apenas alguns...

..outra coisa, quanto fica em média o preço ?

Desculpa esse texto enorme e esse monte de perguntas(eu tinha criado um tópico mas foi fechado porque já existe esse tópico aqui pra isso...vacilo meu, hehe...) ;D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Thiagoham
Só verificando mesmo... Consulte seu luthier...
Sector
Memphis Les Paul(que nunca foi regulada) pra regular, ela nao tem nem 6 meses
Já começou errado... Tem que levar para regular ASSIM QUE COMPRAR...
entao to pensando se é exagero meu querer trocar uns 4 trastes,
Mais um erro: Tastes, ou se trocam todos, ou nenhum...
Porque eu nao quero que o luthier lixe todos os trastes pra nao ficarem todos desgastados, por isso que trocar apenas alguns...
Como assim... "Não quer"? Quem tem que fazer isso é o seu luthier, é ele que sabe o que deve ou não ser feito; para o bem de seu instrumento... No caso, TODOS terão que ser nivelados/polidos... Fim...
outra coisa, quanto fica em média o preço ?
Você já devería saber que NÃO SE COMENTAM PREÇOS AQUI.
Abçs

engtmir
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Perguntando novamente sobre pedais, agora estou atrás de um delay, pesquisei bastante e achei tres delays importados q me chamaram muita atenção, mas queria saber do mestre se tu conhece algum deles. São eles: BBE Two timer, MXR Carbon Copy e Carl Martin Red Repeat. Alguma recomendação???

Fico muito agradecido

Abraços

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


Pergunta ao mestre Bertola:

Li por aí uma espécie de consenso geral em que considera-se normal que a maioria ou grande parte das guitarras tenham algum tipo de trastejamento e seus variantes quando tocadas desplugadas, enquanto soam normal quando plugadas.

Isso é verdade? Cheguei a ler comentários de pessoas que ouviram de luthiers que não se deve considerar essas coisas um defeito enquanto não estiverem acontecendo no som plugado, e por isso deveríamos testar a altura das cordas e coisas do gênero com o amp ligado.

Seria viável procurar assistência de um luthier para corrigir esses trastejamentos, se o som plugado não apresenta esses defeitos, ou é preferível não mexer no instrumento?

Obrigado!

dribeiro
Veterano
# set/10
· votar


Vou comprar uma Ibanez RG 370 Dx na PlayTech, uma Pedaleira Zoom G1x C/ Pedal De Expressão e um amplificador da Meteoro usado talvez usado...é um bom negocio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


engtmir
Só conheço o Carbon Copy. Gostei, sua sonoridade é mais "orgânica" que o dos Boss, por exemplo.
Son Volt
Se o "trastejamento" não aparece com a guitarra ligada em um bom amp...NÃO é trastejamento... Simples; e não tem que mexer em nada....
dribeiro
Não sei... Acho que sim....
Atente para o fato de que guitarras com pontes tipo "Floyd-Rose" precisam de regulagem acurada, manutenção constante, tem uma troca de cordas dificultosa, e, se uma corda arrebentar durante uma "gig"...a guitarra desafina, e não afina mais, nem se pode colocar outra corda de pronto...Vc é obrigado a ter outra guitarra de "reserva"...
Abçs

engtmir
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu acabei escutando vários e vários samples aqui hoje de manhã, e acredito que vou acabar ficando com o BBE, muito lindo o delay dele hehehe

Mas valeuzão mesmo pela ajuda ainda assim

Abraços

kenjito
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Td bom??

Você conhece a Schecter Synyster Custom? É feita na Coreia do Sul, corpo e braço em mahogany, como se atesta no: http://www.thomann.de/gb/schecter_synyster_customavenger.htm
Li uns tópicos de madeiras de guitarras feitas lá e na china, alguns dizem q pode ser compensado. Procede a informação? Acho que a Schecter, pelo menos nos modelos de nível médio, não fariam de MDF ou compensado. Postei um tópico também.

Resumido, gostaria de saber, caso a conheça, se a madeira dela é de mahogany mesmo e não de compensado e afins. E por fim, se as guitarras feitas na Coreia são confiáveis.

Abraços!

dribeiro
Veterano
# set/10
· votar


Opa...graças a Deus sabado to indo buscar minha Ibanez RG 370 DX la na PlayTech, ja reservei e sabado to indo buscar...COISA BOA!
Paguei R$1.400,00
valeu apena?


Agora pelo oque eu posso gastar só falta a pedaleira zoom g1x e algum amplificador da meteoro de +- 100w usado...se alguem souber quem vende me da um toque...qro pagar +- 600, 700 no amplificador.

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


kenjito
Não é compensado...
Abç

kenjito
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então é madeira mesmo!!! To doido pra comprar ela!


Vlwww mestre!

Abraço

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


Thiagoham
Vc verificou a ação do tensor?

Rodrigoo
Ele se mudou de São Bernardo para a Vila Matilde, experimenta este email: danielkAcolband.com.br (mude o A pelo @)

kenjito
Mohogany é Mogno em inglês mas certamente a espécie usada nessa guitarra deve ser uma espécie alternativa como o mogno hondurenho ou algum outro.

engtmir
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji
Dos pedias que perguntei ao Bertola, MXR Carbon Copy, BBE Two Timer e Carl Martin Red Repeat, tu conhece algum deles, lembrando q são pedais de delay, me recomendaria algum além desses???

Abraços mestre

Sector
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw pelas respostas, esclareceu minhas dúvidas.

Mas e sobre o strap lock(é o original que vem na guitarra), ele solta, eu aperto, e ele solta de novo, me falaram pra eu tirar o parafuso, por cola, e parafusar de novo, é confiavel fazer isso ? Eu poderia usar superbond ou cola branca por exemplo ?

Symptom
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Tenho uma Telecaster com um humbucker no braço e um daqueles stack na ponte e vou trocar os captadores, deixando um humbucker no braço, mas colocando um single coil normal de tele na ponte. Como eu faço com os potenciômetros? Atualmente, tenho um push-pull de 500k no volume e um normal de 250k no tone. Tenho um certo medo de que, colocando um single coil normal na ponte, ele fique MUITO estridente com o de 500k no volume. Vocês têm alguma solução para isso? Vi na net algumas coisas sobre usar 2 pots de 500k e um resistor em algum lugar. Alguma luz? Abraço e obrigado.

dribeiro
Veterano
# set/10
· votar


Bertelo vi sua resposta agora sobre a Ibanez RG 370 dx...sei que a ponte é bem dificil de se regular, mas apartir do momento que ela vem de fabrica, ela ja vem bem regulada né? E é sempre tipo mensalmente que tenho que regular?

No caso da corda, não entendi isso, se estourar uma corta a guitarra "ja era" ? isso realmente existe?

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, li algma coisa sobre colagem das partes do corpo. Mas lembrei de vc e gostaria de saber como vc faz a colagem das partes do corpo, nao a tecnica em si. Gostaria de saber se vc cola tipo sanduiche tb por exemplo: Quais as partes, onde se juntam, sao mais comuns de serem unidas?? Entedeu?? Hehehe!!

Por exemplo essa guitarra, da pra ver claramente as juncoes ( 3 partes). Sao as mesmas partes na frente e atras da guitarra.
Gostaria de saberse existe ainda colagem que use peças diferentes na frente e atras da guitarra? Usando a guitarra acima como exemplo no caso ficariam 6 partes, é possivel ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Symptom
Não tem solução, terás que trovar para 250K
dribeiro
Guitarra alguma vem com uma regulagem acurada de fábrica.
Em pontes tipo "floyd-Rose" como a dessa guitarra, que é "flutuante" e tem o (maldito) "back-box", quando uma corda arrebenta a ponte "perde" seu equilíbrio e a afinação se perde, e não tem como regular "na hora"...
ogner,
Tanto uma técnica quanto outra são factíveis, porém, eu prefiro colar o menor nº de peças possíveis, tanto colando como peças de mesma madeira, para dar a largura possível de se usinar um corpo todo ou para colar peças de madeiras distintas como "tampo".
O que não se faz é colar partes de madeira na frete e outra atrás do instrumento, no sentido longitudinal.
Abçs

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Saquei! Obrigado!

Thiagoham
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu tenho uma guitarra replica da kramer do Van Halen... só que o braço dela é de uma madeira parecido cetim, aqueles tipo da tagima, meio amarelado e nao branquinho... qria saber se tem como escurecer pra ficar meio velho, tipo as do eddie e como é o procedimento pra fazer isso. Abraço

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


engtmir
sorry man, de pedais sou um zero a esquerda!

ogner
Gostaria de saberse existe ainda colagem que use peças diferentes na frente e atras da guitarra?
Muitas guitarras utilizam colagens de top, como é o caso das archtop (Les Paul, PRS e etc).
Mesmo algumas flat-top possuem top (mais fino) colado para ter um visual diferenciado de flamed-maple, quilted maple, redwood, walnut ou outra madeira figurada.
Algumas ainda possuem ainda um back de madeira diferente.

Thiagoham
Pode envernizar com um pouco de tingidor.

dribeiro
Veterano
# set/10
· votar


Acredito que preciso de um amplificador com uma boa potencia de +- 80w e 100 w pois irei tocar na igreja no qual cabe até 150 pessoas...dai precisaria de um som bom....quero gastar até 600 estourando 700...ql amplificador indicariam comprar? Vale mais apena comprar um de 80w ou 100w usado ou um novo de 30w +- faria um barulho legal num local que cabe 150 pessoas....nessa faixa de preço até 700...ql amplificador me indicam?

Sabado to indo pegar a minha Ibanez RG 370 Dx e uma pedaleira zoom g1x na Playtech.

punknemesismetal
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E ai cara blz?
To tocando numa banda de ritmos regionais e to afim de comprar uma strato nova e me deparei com algumas opções num preço que posso pagar.
A condor gx40a, a condor gx50 e a tagima 635.

A condor gx40a me interessou mais por ser em Ash, penso que com uma troca de captadores ficaria muito interessante, já as condor gx 50 são em basswood( não consigo aceitar strato de basswood) mas dizem ser mais top, a tagima 635 seria uma alternativa mais longínqua.

Pode comentar um pouco sobre elas? abraço

engtmir
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji
Tranquilo Seiji, tu já ajudou demais o pessoal aqui, eu que tenho que pedir desculpa por te colocar nessa "sinuca de bico"

Abraços

Gutão Mendes
Veterano
# set/10
· votar


boa tarde
tenho um violão tonante antigo (+-30 anos) queria saber se a madeira dele é boa pois ouvir falar que a madeira dele é ruim
gosto muito do som dele meu nut ta querendo soltar e quero saber se abaxar a ponte dele vai prejudicar a construção dele?

dribeiro
Veterano
# set/10
· votar


Vou postar umas fotos da igreja para você dar uma olhada...ela não tem 150 pessoas, ela cabe 150 pessoas...a média por culto é de 80, 90 pessoas...mas confesso que está crescendo rapidamente!

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAH12NUVzrcyFnEzNS1e23uEqrxEgI N8jDRTSh_1PAc7JPWvmypFxSpukcdP8nmbyCkikv2Kyz6ARslwv1rBEhtgAm1T1UIhBNp2 SPqFXQQ22T1VHQt7pgHVK.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPqYy3EhQvGUnq44fbgdPtk-lmiNc eNFGW3mHJWb9JUABmQt8TbU9blJsNFRzHlOQSaHu-MCbs5mAWfWbSzKVH8Am1T1UJ9KoTW RUxcifLYB8N6FuetTUUuC.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE9ctbvXAi9Q1gjs5ASiyDUPH9qWf -gVoij9iF916mBAeAjJa3e0IBeMo7_-453rIFd0ueJsjv8VxNDofvGG6zAAm1T1UFexTgX Dp0vfW_WY5ahgBA0iXt5F.jpg

É a mesma igreja após algumas reformas...podem ver que temos 2 PA's e também temos 2 retornos e 1 amplificador do contra baixo que a igreja tem...

Por favor de uma olhada e veja de ql amplificador iremos precisar +-
e se possivel recomende um até 700 reais.

obrigado

guitarg3
Veterano
# set/10 · Editado por: guitarg3
· votar


bertola.. vc q eh baxista.. meu amigo vai comprar um baixo no sabado.. e pediu minha ajuda.. ms sou guitarrista e nao entendo mto d baixo.. teria como vc me indicar um baixo na faixa de uns 900 reais bom.. ou pelo menos algumas marcas q valem apena conferir nessa faixa de preço.. e o q eu teria q observar ao comprar um baixo..

só pra acrescentar.. se ajudar em algo.. ele curte rock.. mais pro estilo hardcore.. essas coisas mais agitadas..

mais uma duvida tb.. nesse caso vc axa q um baixo d 5 cordas compensa mais q um d 4?

obrigado pela ajuda!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)