【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# abr/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


John Gmenez
Pela descrição do seu setup eu trocaria a guitarra e me virava com o Meteoro e com o Wattson. Esse amp, se bem timbrado, é razoável a guitarra é que está bem abaixo da proposta.

O fraco desses amps é o canal drive, logo prefira um clean no amp e use um pedal de distroção.

henriquelhrf2
Veterano
# abr/15
· votar


John Gmenez
Amplificador faz mais diferença no timbre. Vc pode vender os dois e comprar 1 de qualidade (ou fazer um rolo).

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar


henriquelhrf2
Em regra concordo contigo, mas nesse caso é um pouco diferente pois pelo que conheço dessa guitarra ela não entrega o básico. Os amps podem ser microfonados e se o volume não estiver no talo fazem o que se propoem.

Amps simples não necessariamente são ruins, o Wattson tem falante de 10, se timbrar limpo e usar um pedal de drive vai sair um som bom. Depois é só adicionar um delay e já dá para tocar algo bem bacana. Mas com essa guitarra a coisa não funciona.

Iversonfr
Veterano
# abr/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


SkyHawk
Mas com essa guitarra a coisa não funciona.

Não é bem assim. Ampli é absurdamente mais importante que guitarra na minha opinião, lógico se vc achar a guita confortável, senão até desanima tocar. Com certeza uma eagle num jcm800 soará muito melhor que uma custom shop num nitrous drive, vide o video abaixo. Como a dúvida dele é simples, acho bem fácil dizer que o melhor seria começar trocando o amp, inclusive por experiência própria. Se eu soubesse o que estava fazendo quando era iniciante, teria sido muito mais feliz se tivesse trocado meu Meteoro antes da minha Golden.

https://m.youtube.com/watch?v=kt3hzGla8r4

henriquelhrf2
Veterano
# abr/15
· votar


Estive na Teodoro hoje. Testei varias Les Pauls, principalmente Epiphones. Cheguei a tocar numa Gibson Studio e achei a diferença de timbre tao violenta qto a de preço. Mas vou deixar pro futuro. Testei Vintages e achei mto boa uma Icon. Outra q testei lado a lado com uma Epiphone perdeu em sustain.

Tinha uma variaçao grande de timbre entre as Epiphones e varias delas com defeito, inclusive uma nova q tava por apenas 1.700. A que mais curti foi uma usada q tava curiosamente por esse mesmo preço.

Tem uma Epi nova, a Standard Pro q é mais cara, 2800, mas é msm superior em timbre. O vendedor disse q ta vindo com caps melhores (e eles sao push-pull).

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar


henriquelhrf2
Nessa vibe de Les Paul eu iria de Vintage V100 ou um pouco mais cara tem a Vintage AFD Paradise, essa é uma ótima guitarra.

henriquelhrf2
Veterano
# abr/15
· votar


SkyHawk
Quero usada e nao vi nenhuma AFD. Optei pela Epiphone por causa da revenda. Uma q testei junto a uma V100 era superior a esta. O timbre era mais encorpado e tinha mais sustain. Mas nao dá p generalizar. Isso vale pra essa V100 e pra essa Epi q testei. Noutra loja tinha uma Vintage Icon q tinha otimos sustain e timbre.

henriquelhrf2
Veterano
# abr/15
· votar


Agora complicou... Achei uma AFD em estado de nova por 1.650. Melhor ela ou uma Epiphone com case por 1.600?

SuicideGuy
Membro
# abr/15
· votar


henriquelhrf2
Se estiver pensando em revender vá de Epiphone. Se quer a melhor Les Paul, acredito que a AFD é superior sim. Embora as Epiphones sejam mais populares e consequentemente tenham melhor chance de revenda, as Vintage tem se tornado cada vez mais populares no mercado. A marca não é amplamente difundida entre todos os guitarristas iniciantes, mas geralmente a galera que entende um pouco que seja do assunto, já ouviu falar da marca. De todo modo, sempre existe o pensamento de que uma Epiphone se vende melhor e mais fácil. Acho que vai do teu gosto mesmo.A diferença entre as guitarras não é tão acentuada ao ponto de alguém te ouvir tocando em um teste cego e dizer "ah essa é a vintage e não a ephiphone" ou vice versa. Acho que vai mais da tua pegada na guitarra que te pareceu mais "tocável" mesmo.

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar


henriquelhrf2
Eu iria de AFD Paradise, acho bem melhor que a Epiphone.

Hilcky
Membro Novato
# abr/15
· votar


Olá! Primeiro post aqui no fcc!
Atualmente estou estudando violão, porém vou comprar uma guitarra em breve, pelo estilo heavy e visual estou interessado pelo modelo Les Paul (pelos posts acima isso não é lá novidade haha)...

Penso em gastar no máximo 3 mil dilmas, considerando que tenho que comprar tudo, pelo que pesquisei penso em gastar até 2 mil na guitarra, uns 450 no amp, 350 no case e o restante para cabos e acessórios, me interessei pelos modelos abaixo:

Cort CR250
Curti a cor TransBlack

Vintage V100AFD - Paradise
Conheci no video aula da musica Anastasia, os captadores zebra me conquistaram, é a que realmente estou querendo, porém a mais salgada...

Tagima TLP Legend
Nos poucos reviews que encontrei falaram que tem um timbre misto entre uma LP e uma Tele... confesso que só cogitei essa guitarra pelo preço, a combinação da cor preta com o escudo preto e já vir incluso um hardcase top.

Eu viajo bastante, então o case é necessário... há uma diferença de proteção grande com relação ao hardcase ou uma bag reforçada?
Sei que é o lugar errado, porém acho que é uma dúvida simples... para o uso da distorção é necessário o pedal ou esse efeito "overdrive" do próprio amp é a mesma coisa, e se for, alternar do clean para overdrive manualmente teria que desplugar o cabo ou tem um botão no amp ?

Como vêem sou bem inexperiente, porém ando pesquisando bastante e se tiver outras alternativas a opinião será muito bem vinda.

SuicideGuy
Membro
# abr/15
· votar


Hilcky
Vamos analisar alguns parâmetros antes. Muitas vezes o pessoal que está começando no mundo dos equipamentos chega aqui com um pensamento e acaba saindo com outro. Não estou dizendo que você deve mudar o seu pensamento, mas que deve considerar que talvez exista uma forma melhor de fazer isso.

Dito isso, a primeira ressalva que eu gostaria de lhe fazer é que o AMP faz a guitarra e não o contrário. Seu amplificador significa cerca de 70% do seu timbre (e de qualquer outro guitarrista que você já tenha escutado. Eu diria que a qualidade dos efeitos representar mais 20% e a guitarra mesmo, representa uns 10% do timbre (as vezes fico em 15% e 15% para efeitos e guitarra, mas só quando a guitarra é muito ruim). Então, vamos pensar no seguinte, você quer realmente gastar 350 no que seria o item mais importante do seu som? Caso queira, não é exatamente o fim do mundo. Desde que você esteja planeando apenas ter onde ligar a guitarra para estudar, vai valer a pena. Mas já te digo com 500% de certeza que caso pegue gosto pela coisa, vai gastar dinheiro com um amplificador de qualidade aceitável assim que quiser ouvir um som de verdade.

Ainda falando do seu amp, não conheço nenhum que vale a pena nessa faixa de preço, o que eu te aconselharia, seria usar programas como Amplitube e Guitar Rig no PC (lembrando que você precisa de uma interface USB para plugar a guitarra no PC, pois usar um adaptador pra plugar o cabo direto na saída do microfone fica uma bela porcaria). Com esses programas, você vai tirar um som melhor do que qualquer amplificador de 350 pratas, vai estudar a vontade (aconselho usar um headphone e não as caixinhas de som do PC). E o mais legal é que eles simulam com grande perfeição alguns dos amplificadores mais famosos do mundo. Dá pra brincar com tudo, o realismo é fora de série. Você vai começar a aprender coisas como tirar o timbre que quer, até mexer no número de falantes da caixa, como microfonar as mesmas. Dá pra mexer em tudo e quanto mais você mexe, mais por dentro você fica dessa incrível ciência que envolve os equipamentos e o timbre (esse aprendizado não tem fim NUNCA). Caso queira comprar um amplificador de 350 pratas, aconselho guardar a grana e plugar no som da sala mesmo. Vai ficar igualmente ruim e vai te economizar 350 pratas.

Agora falando das guitarras. A Vintage AFD é provavelmente o que temos de melhor no mercado hoje na faixa de preço dela. Uma outra boa notícia no entanto é que as guitarras Les Paul dessa faixa de preço não são tão inferiores. Elas custam relativamente barato e em um teste cego, a grande maioria das pessoas não conseguiria dizer qual guitarra é qual. São elas:
Cort CR250
Tagima TLP 100
Condor CLP II
Vintage V100 (eu recomendaria essa)
Vintage AFD paradise (a mais top, mas é basicamente a mesma guitarra da V100)
Tem também as Epiphone mas eu descartaria, pois ficam no nível das V100 e chegam a custar quase o dobro.

Acredito que qualquer uma dessas Les Paul vão te atender bem e de forma equivalente. Lembre que são guitarras com um nível um pouco mais intermediário. Tu vai estar aprendendo em coisa boa de verdade.

Quanto ao Caso, eu te digo que sim. Ele faz uma grande diferença. Protege bem mais que uma bag. No entanto não chega a ser o fim do mundo também. Eu viajo bastante e coloco a guitarra sempre numa soft bag. Nunca tive problemas, mas vai ter gente que vai discordar, afinal, se você puder ter uma hard case, TENHA!

O drive pode ter mais de uma origem. Ele pode ser direto do seu amp, pode ser um pedal de drive que você tenha ou pode ser as duas coisas juntas! Vai de cada um. Depende de você testar o som e ver como seu drive mais te agrada (já antecipo que o drive de um amp de 350 vai te irritar mais do que deixar satisfeito).

Eu sei que a estética da AFD te deixou louco, mas se me permite uma segunda opinião que não leve em conta a estética, mas sim a sonoridade, eu gastaria as 3 mil pratas desse jeito aqui:

Vintage V100
Existem outros modelos no mercado Livre de outras cores no mesmo preço, basta procurar, mas eu particularmente gosto dessa cor com ferragens douradas, pois as ferragens douradas dão um aspecto parecido com as Gibson Les Paul Custom Shop (as mais top deles). Mas isso é só um detalhe estético.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637342622-guitarra-vintage-v100 -bb-gloss-black-gt0165-_JM

Fender Mustang II V2
É um amp que eu já tive oportunidade até de fazer um show com ele. O bacana é que dispensa pedais, pedaleiras e outras coisas. Tem as características mais desejáveis em um amplificador, ou seja, falante de 12 polegadas, potência para cobrir o baterista caso você esteja tocando com seus amigos, saída pra fones pro caso de você estudar em casa sem a necessidade de ficar torrando a paciência de todo mundo e interface USB (dá pra plugar no amplitube/Guitar Rig que eu recomendei acima ou no próprio programa da Fender que é equivalente a esses dois, mas nunca usei o programa da Fender embora já tenha ouvido falar muito bem dele). O lance dos efeitos é que você tem tudo que uma pedaleira tem e com uma qualidade superior a de muitas pedaleiras de baixo/médio custo (lembra da importância dos efeitos no timbre?). Eu levei um show inteiro com esse amp, tem um foot (não sei se vem incluso, mas costuma ser barato) que permite você trocar os efeitos/drive no meio da música. Caso não tenha muita paciência pra ficar programando efeitos até achar o som que você quer, com a entrada USB você consegue ir até aquele programa da Fender (não lembro o nome mesmo agora) e baixa presets das músicas que você quer. Por exemplo: Quer tocar "Come As You Are" do Nirvana (música boa para iniciantes praticarem) e não sabe como programa o som? Vai até lá e baixa o preset já pronto. Fica muito igual ao original. Quando você baixa um preset, você inevitavelmente repara como ele foi programado conforme vai mexendo no amp. Quando você menos notar, vai estar fazendo seus próprios presets e chegando no som das músicas que você quer sem precisar de ajuda.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641225302-amplificador-guitarra -fender-mustang-ii-v2-_JM

Bom, é assim que eu faria mas nesse ramo, não existe verdade absoluta, logo, a opinião de colegas que tiverem idéias diferentes também são válidas

OBS: Você não vai gastar muito com acessórios no momento. Até hoje eu estudo em casa com cabos de baixo custo e não tenho nenhum problema de timbre. Tem muita coisa nesse ramo que não passa de preciosismo. Qualquer 50 pratas tu compra dois cabos de 3m bom pra iniciante nenhum botar defeito.

Hilcky
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Hilcky
· votar


Sensacional, muitíssimo obrigado, só em ter tido o trabalho de digitar tudo isso fico agradecido.
Eu planejava comprar um amp ruinzinho para estudo e trocar depois quando a situação financeira melhorar, não tinha nem idéia que era possível pluggar no PC (tenho um notebook Dell i5, suporta bem?)
Quanto a guitarra tentarei comprar a Paradise mesmo, só vou tentar negociar para comprar por 1900 ou menos, todas que achei estão na faixa de 2000 a 2300... Sei que a estética não influencia mas prefiro comprar uma que me agrade do que correr o risco de me arrepender depois, se a grana apertar e/ou tiver disponível mais fácil vou nesta que me indicou, muito linda também.
Mais uma vez muito obrigado!

Edit.: agora que "enxerguei" a sua indicação de guitarra+amp, vou realmente levar em consideração, só vai apertar quando incluir o case, ou até mesmo investir mais que o planejado no conjunto, acabei de receber uma proposta de emprego ganhando mais, sinal divino \o/

Stori2
Veterano
# abr/15
· votar


Olá!!
Atualmente, tenho uma Cort- X6 equipada com EMG 81 na ponte, e um pedal MXR fullbore metal.
Tenho uma banda que está ganhando um certo espaço aqui na minha cidade e estou sentindo bastante falta de um som de maior qualidade. Tenho um nível técnico até bom, nada de solos fritados a 300 km/h, mas entendo o recado quando o assunto é riffs, bases e até alguns solos que não exigem tanta técnica ( não sou muito fã de solos ).
Enfim, eu toco um estilo parecido com Lamb of god, Parkway Drive, Linkin Park, e algumas coisas do estilo.
Estou disposto a pagar até 3.000 reais na guitarra, já que amplificador não é um problema. Em casa, eu toco com um amplificador meio velho, mas meu foco principal, é shows, gravações e estúdios.
Quanto ao modelo, aparência, eu gosto bastante por guitarras do modelo da minha atual ( Cort X6 ), super strato, se não me engano.
Qual vocês me recomendam?
E qual a opinião de vocês a respeito do pedal? Já ouvi dizer que ele é bem sujo e pouco definido, mas eu gosto bastante do alto ganho que ele proporciona.
Ah, e o EMG eu posso "transferir" se a construção da guitarra for boa mas a captação não for as melhores. Toco em Drop C, se isso fizer alguma diferença.
Muito obrigado a todos!

Kevin Dorgas
Membro Novato
# abr/15
· votar


Olá! Alguém aqui conhece a guitarra strinberg les paul clp 98? O que sabem sobre ela? sabem dizer se o braço é muito grosso ou se é igual as outras clp's?

SuicideGuy
Membro
# abr/15
· votar


Hilcky
Seu notebook deve suportar bem sim, mas o importante aí é você verificar se ele tem uma boa placa de som. Já que você gastaria 350 pratas com o amp, te antecipo que com essa grana tu compra uma interface USB muito bacana pra tu ligar tua guitarra no seu note (isso levando em conta que você não vai comprar o amplificador que te recomendei). Eu poderia te recomendar várias interfaces boas no ML, mas sou um guitarrista mais "old school" e não entendo muito dessa parte. Eu uso esse recurso mas não sou especialista nele. Tudo que eu sei eu aprendi nesse tópico aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/
O pessoal lá com certeza vai te dar uma luz, qual interface comprar, como instalar os programas no PC e coisas do tipo. Você também pode dar uma olhada nos sons que a galera tira usando o amplitube por exemplo acessando alguns videos no youtube. Se gostar, pode mandar ver, pois os programas do gênero são sensacionais. Tem gente que usa notebook com amplitube como parte do set pra fazer shows ao invés do bom e velho pedal board cheio de pedais de efeito. Mas como tudo nesse ramo, não seja apressado, dê uma olhada nesse tópico que eu te recomendei, pesquise sobre o assunto, debata com o pessoal lá e só depois tome uma decisão mais assertiva.

Esse amp que eu te recomendei, serve pra tudo, serve como interface USB pra você fazer tudo que eu te descrevi acima e ainda serve pra você fazer show e tocar com amigos. Você só vai sentir necessidade de outro amp no dia que for profissional e quiser um caro (e nada versátil) amplificador valvulado. O problema é que ele aperta um pouco seu orçamento, mas se quiser ficar só no amplitube pra aprender a tocar, também fica de boa. Nesse caso você compraria um amp bacana quando já soubesse tocar, daqui a uns meses.

Kevin Dorgas
Não é muito grosso. O mais grosso das LPs de baixo custo com certeza é o da (péssima) Shelter Nashville. Agora, pelo preço que se paga numa Strimberg, tu pega uma Golden Les Paul da série GLD. Dá de 10 mil a zero nessa Strimberg e costuma ter o mesmo preço (sim, o braço é confortável, mas se tiver a oportunidade, teste).

henriquelhrf2
Veterano
# abr/15
· votar


Sobre amplitube: se vc puder plugar o PC num sistema de som q vc tiver em casa, fica mto bom. Tenho um som antigo aqui q, com o Amplitube, dá um timbre tao bom qto meu pequeno valvulado.

SuicideGuy
Membro
# abr/15
· votar


Hilcky
Nunca tentei o que o henriquelhrf2 falou, mas como pode notar, o pessoal aqui saca bastante e sempre tem ideias pra enriquecer suas possibilidades. Fico te devendo um conhecimento mais aprofundado sobre o Amplitube, mas pode sugar esses caras aí que eles são mais modernos que eu! Rsrs

Kevin Dorgas
Membro Novato
# abr/15
· votar


SuicideGuy
Mas vc sabe da clp q estou falando né? a clp 98, top de spalted maple, corpo em mogno, das goldens q vi nenhuma tinha essas características de madeira.

SuicideGuy
Membro
# abr/15 · Editado por: SuicideGuy
· votar


Kevin Dorgas
Opa, falta de atenção minha. Eu não reparei o 98, peço desculpas. Achei que se tratava da famigerada 79. Bom, eu nunca toquei na 98 realmente, mas acredito que deve ficar ali no nível da Tagima TLP 100, Condor CLP II, Cort CR250, SX GG1 e outras. São superiores a essa Golden em questões de madeira sim, mas considero a Golden Superior em captação e ferragens custando metade do preço. Se quiser som de Les Paul, vá de uma dessas com mogno e captação PAF. Se for colocar um captador de alto ganho eu aconselho a Golden, pois nesse caso a interação com a madeira será mínima e a Golden tem melhores ferragens custando bem menos. Diga, que tipo de som você pretende? E qual o orçamento?

Kevin Dorgas
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Kevin Dorgas
· votar


SuicideGuy
Minha intenção é saber se essa guitarra tem uma tocabilidade confortável, pra mim seria ideal um braço mais fino, não gostei do braço da tagima TLP street, achei muito grosso, braço ideal pra mim é como o da epiphone e da vintage v100 tbm. Minha intenção com essa guitarra é usar como uma substituta, ou dependendo da tocabilidade pode ser principal, mas a que quero que fique como principal é uma vintage v100. Como ainda não pude comprar a vintage to estudando outras opções mais baratas também mas que não deixasse nada a desejar enquanto junto dinheiro pra comprar a vintage afd. Queria saber se a tocabilidade dessa strinberg é a mesma da clp 79 ou se é diferente.

SuicideGuy
Membro
# abr/15
· votar


Kevin Dorgas
Infelizmente só peguei na 79, mas tenho o mesmo problema com braços que você. Até pelo fato de eu ter mão pequena e não conseguir tocar de maneira confortável com braços grossos. Também adoro o braço da V100 e da Epiphone. Essa coisa do braço sempre é meu principal fator na hora de comprar uma guitarra. Como você tem um gosto muito parecido com o meu no quesito "braço". Não te aconselho a comprar nada que você não possa testar pessoalmente. Mesmo que alguém te diga que o braço é bom, ou que é igual ao braço da guitarra X ou da guitarra Y, na hora que você pegar, pode acabar não gostando.

Kevin Dorgas
Membro Novato
# abr/15
· votar


SuicideGuy
Então, eu quis saber se era igual as outras LP da strinberg pq eu poderia testar alguma clp79 por aki em alguma loja, mas a clp 98 só comprando na net. Aí se eu tivesse certeza q o braço era o mesmo já me adiantava muita coisa. Obg pela ajuda.E se alguém mais poder me informar sobre essa guitarra eu agradeço muito.

henriquelhrf2
Veterano
# abr/15 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


A quem interessar possa, Tem Vintage V100 Icon na Teodoro por 1.590 à vista. As Vintages estão ficando em falta e quando voltarem deverão vir com aumento por causa do dólar. Acabei de comprar uma AFD Paradise usada pelo ML. Sábado vou buscar.

SuicideGuy
Membro
# abr/15
· votar


henriquelhrf2
A marca é inglesa. Quando importei a minha, veio direto da Inglaterra também. Como na fonte é mais barato, só deve aumentar se a Libra subir junto. Dá pra importar dos E.U.A. mas acredito que fica mais caro do que importar da Inglaterra. Acredito que o Dolar influencia, mas muito pouco.

john Norum
Veterano
# abr/15
· votar


Acredito que a Vintage AFD não é nem uma guitarra tão iniciante assim, comparar com epiphone....
As epiphone vem a cada dia ficando supervalorizadas e sem controle de qualidade dos seus instrumentos que agora são feitos na china.
O Mogno dessa vintage é mogno de verdade é não o nato.. optar por vintage seria muito melhor em minha opinião.
Embora a Vintage seja inglesa eles fazem as guitarras no Vietnã.

SuicideGuy
Membro
# abr/15
· votar


john Norum
Quem fabrica é a Habro, mas sob o padrão da marca é claro. Quanto a madeira, sempre ouvi dizer que assim como as Epiphones, se trata de nato (não sei a AFD, mas ouvi isso da V100), mas posso estar errado, afinal não tenho esse conhecimento. Na minha opinião são duas guitarras equivalentes. A diferença fica no preço absurdo que a Epiphone cobra. Eu não saberia dizer qual é qual em um teste cego. Mas com certeza a Vintage vale muito mais a pena que a Epiphone, e nem se trata de um instrumento de iniciante. Está algo ali mais pra intermediário quase avançado. Concordo contigo em grau, número e gênero.

john Norum
Veterano
# abr/15
· votar


SuicideGuy
A dona da marca vintage e a inglesa jhs, não a habro eles são apenas distribuidores.
O mogno e das ilhas Fiji o mesmo mogno que a Gibson usa.
O link do post sobre o mogno http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/11/mogno-de-fiji-o-que-e-e-o-qu e-gibson.html?m=1

O tampo da AFD e de maple real com um figurado de flamed maple colado ao maple normal.

SuicideGuy
Membro
# abr/15
· votar


john Norum
Vivendo e aprendendo então. Eu sempre soube que a Habro era fabricante e que eles também usavam nato (se não me enganlo vi algum luthier aqui dizendo isso, pois meu conhecimento nessa parte é quase zero). Quanto ao tampo da AFD pelo menos isso tava certo então, pois já sabia sem descrepâncias! Hehe

Bom, por isso que eu gosto de frequentar fóruns. Sempre tem alguém que sabe algo que a gente não sabe. Agradeço pela lição ;)

john Norum
Veterano
# abr/15 · Editado por: john Norum
· votar


SuicideGuy

Uns aprendem com outros (:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda