【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Andre_sampa
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: Andre_sampa
· votar


Meu medo é o seguinte: comprar uma guitarra e logo ter que levá-la no luthier por algum defeito ou problema. Ouço muita gente falando que faz isso. É normal?
Comprar uma direto de um luthier não evitaria esse problema?

Segue mais alguns dados que o luthier me passou:

corpo e braço na cor branca, com bordos em marfim, braço com escala de pau ferro, e tarraxas blindadas, com botóes cromados; Ferragens: captador cromados modelo Raw Bucker", com moldura cromada, chave seletora com escudo em preto, 4 botoes de regulagens com knobs na cor preta, escudo na cor preta com suporte cromado, escudo trazeiro ba cor preta cordas nig ou similar 0,10... Valor 1600,00
madeira do braço o mesmo do corpo "cedro", a escala é raspada a mão e não tenho um angulo de curvatura específico(+/- 305º), escala 22 casas, 21 trastes, trastes de alpaca, captadores humbuckers chrome cover alnico marca Epiphone, ferragens marca Spirit, eletrica montagem sistema passivo.

Milton.Jr
Membro Novato
# ago/14
· votar


Andre_sampa
Cara, por defeito ou problema tem a garantia que a loja é obrigada a te fornecer, agora geralmente nem todos os instrumentos já vem regulados, portanto é bom levar pra uma regulagem inicial, pro luthier deixar ela "macia" vamos dizer assim.

Andre_sampa
Membro Novato
# ago/14
· votar


Ai é que tá... Nisso vai uma grana também...
Sendo que a proposta dele e a Vintage V100 estão com o mesmo valor, para ele deixá-la "macia", teria um gasto adicional.
Será que a Vintage V100 ganha em custo-benefício sobre esses dados que ele me passou da guitarra que ele faria, mesmo tendo que levá-la em um luthier?
Resumindo: a Vintage V100 é muito melhor que a proposta que ele me fez a ponto de valor comprá-la e ainda levá-la no luthier para regulagem?

SuicideGuy
Membro
# ago/14
· votar


Andre_sampa
Sim, comprei a minha com ele. Já comprei alguns outros produtos deste vendedor. Embora ele não esteja com sinal verde me parece ser um vendedor sério sim. Eles são escola de música e loja de instrumentos musicais. Se tiver algum problema é só abrir a contestação no ML que eles asseguram sua grana. Não tem grande mistério comprar com esse ou outro vendedor.

Brilhantao
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: Brilhantao
· votar


SuicideGuy e erico.ascensao


Baita guitarra mesmo ! obrigado pela dica os dois :)

Não consegui postar as fotos direito :( vou procurar como postar imagem direitinho pra colocar fotos dela aqui



Andre_sampa
Membro Novato
# ago/14
· votar


Bom saber... Entrei no site da Vintage no Brasil e tem uma lista de lojas que vendem esse modelo também...

Mas enfim: vale mais a pena comprar ela pronta (Vintage V100) do que montar com o luthier a partir dos dados que ele me passou e eu postei logo a cima?

Desde já agradeço pela ajuda de todos =]

Milton.Jr
Membro Novato
# ago/14
· votar


Andre_sampa
Cara, só pelas ferragens Spirit que vc falou q o luthier ia colocar já compensa e muito. Na Vintage as ferragens são todas Wilkinson, creio eu que a qualidade é muito superior, e quanto a questão de comprar a guitarra e levar ela pra regular acho q não vai chegar aos 2000 que é o que vc falou que está disposto a gastar. É guitarra pra comprar e tocar, sem pensar em troca de captadores, de tarraxas de nada.

Andre_sampa
Membro Novato
# ago/14
· votar


Beleza.. Vou correr atrás dela!

Obrigado pelas ideias...

Grande abraço!

Bmacedo
Membro Novato
# ago/14
· votar


Pessoal, bom dia!!!

Sou novato no fórum, e se estiver atrapalhando com perguntas demais e talz por favor me avisem, OK!!???

Seguinte eu tenho 550~600 Reais para investir em uma guitarra, sou iniciante, vou começar as aulas semana que vem! Eu não queria pegar um instrumento e ter que trocar captadores, pontes etc...etc... pq se não ai nao compensa, queria algo pra começo e se eu realmente me firmar futuramente invisto em algo melhor...

Enfim, eu gosto muito do estilo das les paul.. acho muito bonitas e talz... andei vendo alguns amigos que possuem algumas das que eu vou citar e gostei muito do timbre delas (Stagg L 320) andei dando uma procurada e vi que o preço dela para a 350 varia 10~15 reais... Existe alguma diferença de material ou é soh de modelo mesmo???

Bom, chega de falar!! Eu gostei dos modelos/preços das guitarras citadas abaixo:

http://www.playtech.com.br/Guitarra-LP-Stagg-L-320-RDS-28150.aspx/p

http://www.playtech.com.br/Guitarra-LP-Groovin-GLP-300---Vermelho-3030 2.aspx/p

http://www.playtech.com.br/Guitarra-LP-Stagg-L-350-VS-28153.aspx/p

http://www.playtech.com.br/Guitarra-LP-Stagg-L-300-BK-28151.aspx/p

http://www.playtech.com.br/Guitarra-Strato-Tagima-TG-530---Sunburst-29 557.aspx/p

http://www.playmusicinstrumentos.com.br/ProdutoId-1770/Cordas/Guitarra /SG/Guitarra-Shelter-SG-Detroit--WR.html

Vi algumas LP da waldman GLP 650F/670F ~100 reais mais caras, compensa a diferença ou não??

Dessas ai a que eu mais gostei foi a Stagg L 350 VS.

Bom se puderem me ajudar agradeço muito.

Muito Obrigado a todos.

SuicideGuy
Membro
# ago/14
· votar


Bmacedo
Tudo bom brother?
Seguinte, nessa faixa de preço eu recomendaria a boa velha SX SST 57 ou 62. Elas são o melhor custo x benefício do mercado, dispensa upgrades para aprendizado, ensaios e pequenas apresentações. Quanto aos modelos de Les Paul, sinto de informar mas nessa faixa de preço considero tudo uma bela porcaria. Se quiser uma Les Paul para iniciantes que dispensa upgrades eu aconselho a Golden GLD ou a SX GG1 mas nesse caso você teria que subir o orçamento pra umas 800 pratas (acho que a SX vale mais a pena caso os preços estejam parecidos por causa da madeira, mas a Golden é superior em ferragens e captação). Caso não dê pra investir em uma dessas guitarras acho que a Tagima strato que você escolhei seria a opção mais honesta dentre as que você listou.

Bmacedo
Membro Novato
# ago/14
· votar


SuicideGuy

Vlw ai cara, vou dar uma procurada nessas ai que vc disse! Se nao encontrar nenhuma delas em um preço que eu consiga pagar por momento irei na tagima mesmo...

Obrigado ai....

Bmacedo
Membro Novato
# ago/14
· votar


Alguém aí conhece a shelter Nashville NAS305?? Vi uns tópicos dela muita gente fala bem!!! Outros nem tanto!

Achei a SX SST62 + 2TS por 560,00 + 100,00 de frete!
E a shelter Nashville ta 660,00 com frete grátis!!

Compensa ir na SX ou na Nashville???

Mais uma vez obrigado!

SuicideGuy
Membro
# ago/14
· votar


Bmacedo
Conheço sim, fui um dos que comprou uma sem testar pq muita gente falava bem dela aqui no fórum. Foi a pior guitarra que já toquei em toda a minha vida. Não entendo o motivo de alguém falar bem dela. O braço é tão gordo e desconfortável quanto o de um violão de quinta categoria. Alguns chamam isso de "pegada de macho", eu chamo de "pegada de noob". O instrumento tem que ser confortável. Já dizia Rusty Cooley "tocar guitarra já é algo difícil, pra que deixar ainda mais difícil?". O acabamento é porco, mal feito e com falhas na pintura. As ferragens de péssima qualidade perdem afinação toda hora e os captadores nem merecem ser comentados de tão ruins. A única vantagem que essa guitarra tem em relação as outras Les Paul baratas é o braço colado, mas com um braço safado de gordo daquele eu preferia mil vezes que fosse aparafusado, porém confortável. Eu simplesmente não entendo como alguém pode gostar da Shelter Nashville. A única explicação que eu vejo é que o cara nunca tocou uma guitarra nem mediana em toda vida dele, ou então fez que nem eu, comprou sem testar, mas ao contrário de mim não deu o braço a torcer e fica falando que ela é uma maravilha ao invés de admitir que fez um péssimo negócio.

Sem medo de errar, qualquer Les Paul da Golden ou da SX são infinitamente superiores a Shelter. Na verdade são as duas únicas Les Paul Baratas que valem a pena o seu dinheiro. A não ser que você queira só é aprender mesmo e já saiba que quando ficar bom vai querer outra guitarra melhor, ai nesse caso vale a pena qualquer Les Paul de 400 pratas (mas quando aprender vai querer comprar outra melhor).

Bmacedo
Membro Novato
# ago/14
· votar


SuicideGuy

Poxa cara se tá me ajudando muito, foda que guita pra aprender com menos de 500 conto tá difícil!

Procurei em diversos sites, algumas como a golpes passam de 850! Eu gostei muito desses modelos les paul! Mais creio q vou ter que pegar mesmo aquela tagima!

SuicideGuy
Membro
# ago/14
· votar


Bmacedo
É uma boa guitarra essa Tagima, vai te servir bem pro que você pretende. Eu no seu lugar iria de Strato mesmo. São mais baratas que as Les Paul, ou seja, você vai achar Stratos com uma qualidade aceitável em um preço X e pra você encontrar o mesmo padrão de qualidade em uma Les Paul você vai ter que pagar X+Y em 90% dos casos. Agora, se conseguir ir de SX SST 57/62 ela é realmente a melhor guitarra na faixa de preço dela e melhor até que muitas outras guitarras bem mais caras. Mas como seu objetivo é só aprender então procure não estourar seu orçamento. Vai na Tagima que é bem honesta e cabe no seu bolso nesse momento.

Sgt_Peppers2
Veterano
# ago/14
· votar


Oi pessoal!
Já faz uns 5 anos que estou com uma Ibanez Artcore Af75T DG, e agora estou querendo vendê-la... Só que estou desatualizado quanto ao preço, vejo lojas vendendo por 2.800, 2.900, até 3.400... Ela é usada e precisa dar uma regulada, mas está em bom estado. Quanto vcs acham que dá pra pedir? Uns 2.300 com case, será que rola? Também estou querendo vender alguns pedais (Phase 90, GDI Behringer, Compressor Boss, Hyper Fuzz Boss), pensei nesses preços:

Guitarra - 2300
Phaser - 350
Compressor - 150
GDI - 100
Hyper Fuzz - 150


Minha intenção é fazer uma guitarra com um luthier, uma stratocaster. A guitarra sairia por volta de 2600...

erico.ascencao
Veterano
# ago/14
· votar


Sgt_Peppers2
Se o instrumento está em bom estado, sempre aplico a regra dos 70% do preço de um novo. Além disso, procure no Mercado Livre guitarras iguais à sua usada para você ter uma referência de preço que andam cobrando.

Bmacedo
Membro Novato
# ago/14
· votar


SuicideGuy

Mano desculpa mais uma vez das perguntas aí!!

Entre as 2 SX SST62 e 57 qual é melhor??

alansrv
Membro Novato
# ago/14
· votar


ola pessoal. Estou de olho em uma epiphone sg g400 pro, procurei no forum mas não encontrei nada sobre ela.
Alguem já tocou nessa guita?
olhei algumas reviews no youtube e o som dela me agradou, gostei que ela vem com push pull...
Alguem ja usou aquelas tarraxas vintage da Wilkinson, elas seguram a afinação?desde já obrigado.

SuicideGuy
Membro
# ago/14
· votar


Bmacedo
Posso estar errado mas acho que são as mesmas especificações com a diferença de que a 62 tem escala em rosewood. Eu particularmente prefiro e até acho mais bonito, mas ai vai do gosto de cada um mesmo. Nenhuma é melhor que a outra nesse sentido.

alansrv
Conheço essa guitarra sim, é boa, mas como tudo da Epiphone tem valor acima do que oferece. Já deu uma olhada nas Vintage Vs6? Considero superiores as Epiphones e costumam ser mais baratas.
http://www.habro.com.br/vintage/guitarra_VS6.asp

Stardust Dreams
Membro Novato
# ago/14
· votar


Bmacedo

Dê uma olhada nesse
blog, que tem uma explicação detalhada sobre as SST.

Se você olhar os outros posts daquele blog (começando pelos primeiros, em 2012) ele tem várias informações úteis para quem está começando agora.

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


alansrv
A SG G400 comum vem com tarraxas Groover muito superiores às vintage da G400 Pro. Eu toquei nas duas e gostei muito da G400, ela só tem um pequeno neck dive mas isso toda SG, mesmo as Gibsons, tendem a apresentar. O coil split da G400 Pro não vale a pena, o timbre é magro e feio, como acontece com quase todo humbucker esplitado !!!! Vai de G400 normal com tarraxas Groover, não vai se arrepender.

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Bmacedo
São idênticas só muda a escala que na 62 é de rosewood, tenho uma. Ótimas guitarras por sinal, o melhor custo x benefício do mercado.

Escala em maple ou rosewood é gosto pessoal, o rosewood, segundo dizem por aí, tende a soar mais fechado. Estéticamente eu acho a escala escura bem mais bonita e gosto mais do timbre também.

alansrv
Membro Novato
# ago/14
· votar


SuicideGuy
Vou pesquisar sobre essa marca. obg

SkyHawk
E em relação aos captadores notou muita diferença?
A ideia seria essa mesmo de conseguir um som mais magro, porem com brilho.

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


alansrv
No modo humbucker as duas versões são iguais em termos de timbre, os caps são bons, de alnico, com boa definição e corpo, se vc for muito exigente pode até trocar no futuro apesar de eu não ver necessidade. Já esplitado, como single, não gostei mesmo e jamais usaria assim.

Não é só magro, é feio, sem pegada e sem personalidade, em resumo é bem ruim na minha humilde opinião. Esse negócio de esplitar raramente dá certo, som de single é som de single e humbucker é humbucker !!! Não é só questão de uma ou duas bobinas, é número de espiras, capacitor e potenciômetros diferentes, muda tudo em termos de elétrica na istalação de um single para um humbucker.

Quanto as tarraxas, a diferença é muito grande, mal dá para comparar... As Groovers são muito melhores.

Bmacedo
Membro Novato
# ago/14
· votar


SkyHawk/SuicideGuy

E ai... boa noite, cara achei uma Golden GLD 150C por 649,00 mesmo preço das SX's, e ai compensa ela ou a SX?

RENATORATM
Membro Novato
# ago/14
· votar


Então galera ,eu nunca toquei nenhum instrumento , queria muito começar a tocar guitarra .
Como já deu pra perceber pelo meu nome aqui no cifraclub , sou muito fã da banda Rage Against The Machine , e assim sucessivamente do Tom Morello .
Eu gostaria de começar com uma Telecaster se possível uma Fender Mexicana !
Gostaria que vocês dessem suas opiniões , se possível fale a média de preço de uma fender M.I e outras semelhante.
estou disposto a gastar até uns R$2.600,00

Não tenho nenhum Amplificador ainda , estou disposto a gastar até R$1.500,00 , mas isso é assunto pra outro tópico rsrsrs .

Pra deixar bem claro aqui , não sou nenhum Playboyzinho , tenho 17 anos e sou estagiário (ganho muito pouco por sinal ) , estou trabalhando desde fevereiro pra poder juntar esse dinheiro , vale mesmo a pena gastar R$2.600,00 em um instrumento pra mim que sou iniciante ?

Agradeço desde já a todos !

Edson Caetano
Veterano
# ago/14
· votar


RENATORATM
Agora sim... Nunca tocou nenhum instrumento correto?

Eu particularmente não sou contra a comprar bons equipamentos de começo, principalmente porque ajuda, mas só a guitarra não resolve, não separe x reais para isso, y para aquilo, pegue a soma total e compre o set inicial completo

Mas que set é esse? São os itens essenciais para se começar
1 - Guitarra
2 - Amplificador
3 - Pedais
4 - Acessórios (cabo, Correia, palhetas, bag, etc)
5 - Extras ( Luthier )

Tem que comprar a guitarra e o Amp, então divida seus recursos em todas estas etapas, dependendo do amp, dá até para ficar sem investir em fx, mas o resto precisa

A Fender telecaster mexicana custa seus 2600, vai ter a guitarra e não vai curtir? Eu não agüentaria, porque não começar mais manso? Uma telecaster Fender squier custa metade disso, e vai dar para fazer um belo set com a diferença

Com o tempo, mais malícia no instrumento vende tudo e turbina o equipamento

O que você acha?

RENATORATM
Membro Novato
# ago/14
· votar



RENATORATM
Agora sim... Nunca tocou nenhum instrumento correto?

Eu particularmente não sou contra a comprar bons equipamentos de começo, principalmente porque ajuda, mas só a guitarra não resolve, não separe x reais para isso, y para aquilo, pegue a soma total e compre o set inicial completo

Mas que set é esse? São os itens essenciais para se começar
1 - Guitarra
2 - Amplificador
3 - Pedais
4 - Acessórios (cabo, Correia, palhetas, bag, etc)
5 - Extras ( Luthier )

Tem que comprar a guitarra e o Amp, então divida seus recursos em todas estas etapas, dependendo do amp, dá até para ficar sem investir em fx, mas o resto precisa

A Fender telecaster mexicana custa seus 2600, vai ter a guitarra e não vai curtir? Eu não agüentaria, porque não começar mais manso? Uma telecaster Fender squier custa metade disso, e vai dar para fazer um belo set com a diferença

Com o tempo, mais malícia no instrumento vende tudo e turbina o equipamento

O que você acha?


Pra falar a verdade , por enquanto eu não acho nada rsrsrs , estou pior que cego em tiroteio , cada um me diz uma coisa !

Mas pensando bem acho que você está certo . muito obrigado Edson Caetano !

Se possível , gostaria da opinião de mais pessoas por favor !

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


RENATORATM
Estaria começando muito bem ! Acho que vale o investimento sim, a Tele MIM é uma ótima guitarra. Uma alternativa seria a Squier Telecaster Classic Vibe Custom (na faixa de R$ 1.900,00), mas a Fender MIM teria um maior valor de revenda associado naturalmente ao nome Fender.

Em regra, dentro da realidade de cada um, o mais indicado é fazer um investimento sólido ao invés de ficar picando um pouco de cada vez sem fazer progressos significativos cada vez que se troca uma guitarra por outra. Para quem não pode dispor de uma compra mais cara, a estratégia de upgrades sobre uma barata, porém boa, plataforma é um bom caminho.

Em resumo a Fender MIM é uma guitarra muito boa, principalmente as Teles (na linha MIM as Teles são superiores as Stratos pricipalmente pelas caracteristicas construtivas, como por exemplo a ponte fixa). Contudo, se quiser gastar um pouco menos a Tele Squier CV Custom é um instrumento de alto nível tmb.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda