【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
SuicideGuy
Membro
# jul/13 · Editado por: SuicideGuy
· votar


Alessca
Por acaso o tópico que você se referia cobre as Modern Player era esse?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/271274/

Se for, eu também li postagem por postagem, da primeira até a última. O que mais me empolgou foi o moderador MauriciaBahia falando bem dela. Esse cara compra tudo que lança de todo tipo de marca. Se ele que tem mais guitarras do que qualquer outra pessoa que eu conheço, falou o que ele falou dela, depois de comprar eu tinha concluído que a coisa era boa mesmo. Depois de testar eu confirmei.
Tenho que concordar no entanto que não tem nenhum review bom dela em português. Não sei se você sabe alguma coisa de inglês, mas eu pesquisei sobre elas em sites e fóruns gringos. O pessoal lá fora fala muito bem dela. O único lugar na net onde eu encontrei pessoas falando dela com desconfiança, foi aqui no fórum do CifraClub. E aqui, a cada 20 pessoas que falam de um instrumento, 19 delas nunca tocaram nele.

E concordo com você quanto a tunar guitarras. Na verdade a primeira coisa que eu aprendi é que se a guitarra não é exatamente o que você pretende, não compre. Desista de cara de gastar dinheiro comprando e novamente gastar tunando. Mas para pobres mortais como eu (e acho que você também) que não podem escolher a Fender Americana Deluxe com o timbre que mais agrada, a solução é trocar pelo menos a captação para uma captação que atenda melhor o seu timbre. Eu tunei minha Shelter Nashville 305 Les Paul. Uma guitarra de 600 pratas e me arrependi profundamente. Joguei dinheiro fora. Somando o preço da guitarra mais as modificações investi um total de 990 pratas. Pra revender só consegui pra um primo meu por 600 pois ele estava mais com pena de mim do que com vontade de comprar. Mas no caso da Fender Modern, acho que vale a pena a tunada sim, pois ela é o mais alto que a minha mão alcança e não é o mesmo disperdício que tunar uma guitarra de 600 Dilmas. Isso sem contar que se amanhã eu quiser vender ela pra investir em uma melhor, não estou levando o mesmo prejuizo que levei com a Shelter. De uma olhada em classificados do facebook como grupos e até o Mercado Livre. O pessoal compra réplicas por R$1.000,00 e briga pra ver quem leva primeiro. Imagine você vendendo uma original, mesmo que sendo a Modern Player. Você vende rápido por um preço legal, só por causa do logo da Fender. Isso sem contar aquela PM que eu te mandei falando do que acontece quando você tenta tocar profissionalmente. O cara do seu lado que tem o logo da Fender ou da Gibson vai tocar no seu lugar, não importa se sua guitarra é melhor que a dele. Triste realidade.

Não quero que você pense que eu estou tentando fazer você comprar a Fender Modern, até pq não ganho nada com isso. Mas acho que você deve tomar cuidado com muitas coisas aqui no fórum. Ao contrário do que dizem, a marca da guitarra influência muito sim. Principalmente na hora da revenda. Sempre haverão fãs da marca querendo comprar por um preço mais baixo que o da loja. Se você baixar pouca coisa em relação a loja, o pessoal já começa a se estapear por causa dela. Duvido que você venda uma Squier, uma SX ou até uma ESP com a mesma facilidade sem colocar um preço ridiculamente baixo, por melhores guitarras que elas sejam. Junte isso ao fato da Modern Player ser uma ótima guitarra na faixa de preço dela e a conclusão que eu chegaria no seu lugar é que só falta colocar uma Fender no colo pra ter certeza se é realmente essa que você vai levar.
;D

OBS: Muito bom esse blog que você citou Alessca. Andei lendo as postagens das mais antigas para as mais recentes e notei que esse site também fala muito bem das Fender Modern Player (mais um lugar onde elas são bem faladas). E pelo que eu li sobre as postagens, o cara que escreve esse blog parece ser realmente perito em guitarras. Ou seja, uma opinião a ser considerada.

lucasrv94
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: lucasrv94
· votar


E ai, galera!

Tava lendo sobre uma guitarra aqui e vi que era feita de Eastern Mahogany... queria saber a diferença de Eastern Mahogany pra Mahogany. Pelo que eu pesquisei o Eastern é um pouco "inferior". É isso mesmo?

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


lucasrv94
Eastern Mahogany se não estou errado é uma madeira mais barata que a Mahogany. Serve como substituta por ser parecida, mas de qualidade mais baixa e muito mais barata. Ela também é chamada de "Nato" e serve pra baratear o custo em linhas mais populares de guitarra. Existem pessoas que conseguem distinguir a diferença de som entre essas duas madeiras, mas há quem diga que essa diferença é imperceptível aos ouvidos humanos.
:p

lucasrv94
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: lucasrv94
· votar


SuicideGuy

Entendi..

Fui em uma loja e toquei algumas Les Paul's e Stratos como você indicou e o vendedor me falou de uma SG que gostei bastante, vou ver se acho mais barato na internet... Só não comprei lá por causa dessa dúvida da madeira.

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


lucasrv94
Eu particularmente não noto diferença nenhuma na sonoridade. Acho que quem consegue notar não é dono de um ouvido e sim de uma "concha acústica", ou então é mentiroso querendo se gabar dizendo que o ouvido dele é mais foda que o de todo mundo. É mais pra baraterar mesmo e no caso a madeira é menos resistente. Um tombo de nato é bem mais fácil de sofrer uma avaria do que um tombo com Mahogany. Vai ter gente discordando como sempre, mas pelo que eu sei sobre madeira, a diferença é essa ai.
:p

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


lucasrv94
O nato é uma madeira extremamente comum em guitarras mais baratas (abaixo dos R$1.000,00). É um mogno asiático...
Tem muita guitarra por ai que afirmam ser de mogno mesmo, mas na verdade é nato. Não é uma madeira ruim.
Leia isso:
http://reidalespaul.blogspot.com.br/2012/07/nato.html
e isso:
http://reidalespaul.blogspot.com.br/2012/09/mogno-mahogany.html

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


lucasrv94
Você provavelmente vai achar uma meia dúzia mais barata na internet, Mas tome cuidado. Os fabricantes de guitarras de baixo custo não se preocupam muito com o controle de qualidade. Ou seja, pode existir uma variação muito grande da qualidade da guitarra que você testou na loja e da qualidade de uma guitarra que vai chegar pela internet sem você nem ter tocado nela antes de comprar.

É um tiro no escuro nesse caso. Você pode encomendar uma pela internet e chegar em perfeitas condições, até melhor que a que você testou na loja. Mas você também pode dar o azar de pegar uma de um lote que não foi tão caprichado assim entende? Eu no seu lugar pegaria uma que eu tenha de fato tocado, como nessa loja. Assim você evita surpresas. E a pior coisa do mundo é ter surpresas com guitarras. Principalmente se a diferença de preço em relação a lojas virtuais não for tão acentuada quanto a loja que você teve a oportunidade de colocar sua "menina" no colo. Cuidado com baratos que saem caro. Já vivi muitas situações frustrantes onde economizei R$50,00 e tive prejuízos muito maiores.

lucasrv94
Membro Novato
# jul/13
· votar


lukas.moreira
valeu, vou dar uma lida
SuicideGuy
vi pouca diferença de preço na internet, não vou trocar o certo pelo duvidoso... a da loja eu gostei bastante do som e tal. É uma SG da SX. E depois de ir na loja, dando uma olhada nesse blog que a Alessca postou vi que o dono do blog colocou ela em uma lista com 10 guitarras com melhores custo x beneficio para iniciantes

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


Pois é. Também estou lendo ele postagem por postagem. Muito bom. mesmo.
Se você gostou da SX que você segurou e ela cabe no seu bolso, manda ver. Vai ser muito feliz levando a guitarra que te agradou. E o que é melhor, ela estava no seu colo antes de embrulhar, ou seja, nada de surpresas.
:)

Marcello1970
Membro Novato
# jul/13
· votar


Mogno asiático usado nas Gibson Les Paul tribute,que alguns destes foruns endeusam tanto.

john Norum
Veterano
# jul/13
· votar


Marcello1970

acho que não e mogno asiatico não o fato dessas gibson ser mais baratas são porque não são feitas como uma standard por exemplo, a pintura e muito mais simples não apresentam frisos e acho que a eletrica das tribute também e modesta.

Fluxx
Veterano
# jul/13
· votar


Exatamente, John.

A falta de binding/friso e a pintura mais simples sem o gloss baixam muito o custo de mao de obra. Se assistir um video no youtube sobre o processo da gibson em uma fabrica (ha varios interessantes) vai ver como é louco colocar os frisos, alem da precisao para encaixar ele sem ficar torto, se amarra com zilhoes de cadarços e deixa pendurada por algumas varias horas. depois tem o processo de raspagem manual, super preciso e que tem risco de ferrar com parte da pintura

A pintura gloss exige mais madeira no topo e um outro longo processo manual de enceramento e lixamento.

Pra processo de fabrica isso custa muito e por isso a studio em um valor tao interssante em relacao às demais.

Tenho uma studio tribute 50 com 2 humbuckers e antes de comprar testei tb uma les paul standard com humbucker soap bar, uma sg standard com humbucker e uma sg studio com p90, entre outras. Particularmente o som que mais me agradou foi mesmo o da Les Paul Studio que levei, a grana que sobrou acabei pegando uma Ibanez FR320 pela diversao e gas.

john Norum
Veterano
# jul/13
· votar


Marcello1970
Fluxx

As feitas e mogno aisiatico são as epiphone também chamado de nato.

Di.Rodrigues
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: Di.Rodrigues
· votar


Olá pessoal!

Depois de fazer minha parte pesquisando bastante pelo Tio Google e pelo Youtube, resolvi participar do fórum para tirar algumas dúvidas em relação a alguns equipamentos...

Bom, estou há 1 ano e meio tocando guitarra e tendo aulas. Acabei cansando da minha MLP-100 e do meu Nitrous Drive, porque naturalmente fui ficando exigente com a sonoridade... Agora estou em busca de uma guitarra nova.

Meu orçamento é de no máximo 3.000 reais... Certamente vou usar muito a guitarra, com as aulas e minhas jam sessions semanais com os amigos. Não pretendo gravar nada inicialmente, mas quem sabe futuramente. Meu nível técnico é baixo, sou o cara da guitarra rítmica que raramente assume a "lead" até porque ainda estou aprendendo a solar, aprimorando meus conhecimentos de escala. A minha ideia de guitarra é algo versátil mas que também tenha um apelo estético interesse, de preferência algo mais vintage. Acabei me limitando a duas opções: A Epiphone Prophecy GX e uma Fender Strat HSS.

Gostaria da opinião do pessoal, porque certamente sabem mais de guitarra do que eu e também porque tenho até certa urgência em pegar uma logo. E claro, dar um "upgrade" no resto do equipamento (quem sabe uma DSL401 Combo e uma ME-75 pra começar a brincar com diversos efeitos)...

Desde já, grato! Abraços!

EDIT: Esqueci de mencionar o que prefiro tocar... Rock, e uma boa base de blues também (Ex: Foo Fighters, Led Zeppelin, Black Keys, Cream, Deep Purple, AC/DC, Ramones, Beatles, QOTSA, Dire Straits)
Ocasionalmente tento tirar algumas coisas mais pesadas, como Danzig, Iron, Metallica e RATM...

Luisfelp FR1
Membro
# jul/13
· votar


Di.Rodrigues

E ai cara blz,

De acordo com o orçamento que você apresentou e de todas suas necessidades, eu aconselharia você a pegar uma Fender stratocaster HSS, uma vez que é uma guitarra que possui modelos com visual bem vintage (como a sunburst) e possui uma versatilidade sem igual fora que é, na minha opinião, muito mais confortável que uma les paul para tocar. Da uma uma olhada em certas lojas pois com esse dinheiro da até pra pegar (negociando um pouco) uma Fender Stratocaster Deluxe mexicana que é uma excelente guitarra e possui versões bem vintage algumas até parecidas com as stratos do SRV.

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


Di.Rodrigues
Eu tenho uma Epiphone Prophecy EX (com captadores EMGs), que acho uma excelente guitarra. Gosto muito do braço dela, mais fino que os tradicionais da Les Paul, e da escala em ébano, com 24 trastes. O acesso às casas mais altas é bem mais fácil que das Les Pauls "normais".

O visual é de uma Les Paul "moderna", mas ainda sim é de uma Les Paul.

Eu não conheço os captadores da GX, que, se não me engano, são os "Dirty Fingers" da Gibson. Se não me engano, eles têm mais saída que os Gibsons normais; são uma espécie de resposta da Gibson aos Super Distortions, no final dos anos 70.

lifeisdaora
Membro Novato
# jul/13
· votar


Oi pessoal.

Eu tenho até 1500 pra gastar em uma strato, que tenha uma boa base pra futuros upgrades, pois não pretendo trocar ela tão cedo.

Nas lojas na cidade onde moro, as melhores stratos que eu achei foram essas:

Tagima T 735S Gold Ash: http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/t-735s-gold-ash/

Eu a princípio gostei bastante pelo fato dela ser feita em ash e não ser pintada, pois pretendo personaliza-la futuramente. O timbre dela é bem gostoso.

Squier California:

Toquei um pouco na loja e também gostei dela.

Outra possibilidade é eu mandar fazer uma em um luthier.

Gostaria de dicas, pretendo tocar principalmente pink floyd e RHCP. Estou meio assim em pegar a tagima pois não existe nenhum video de alguem tocando ou review na internet, e também pelo fato da revenda que eu creio que vai ser um pouco mais difícil. Abraços.

lukas.moreira
Veterano
# jul/13 · Editado por: lukas.moreira
· votar


lifeisdaora
Essa Squier não compensa... É de basswood e muito cara...
A Tagima não sei se seria uma boa não hein... Olha isso aqui: http://guitarra99.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html
No primeiro momento achei nteressante o fato de ser ash... Mas depois de ler isso ai...
Uma opção bacana, caso você encontre, são as stratos da LTD, elas são em alder e estão na casa dos R$1.100,00 - R$1.300,00.

erisonF
Membro Novato
# jul/13
· votar


Di.Rodrigues

Blz cara!

Vc está acostumado com a LP, e eu em seu lugar trocaria de marca mesmo!
Iria para uma Fender sem peso na consciência. A mudança é grande, mas a experiencia vale a pena! Outro fato é que se vc não gostar da Fender vc troca ou vende fácil. Um abraço.

Di.Rodrigues
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: Di.Rodrigues
· votar


clguitar
Eu tenho uma Epiphone Prophecy EX (com captadores EMGs), que acho uma excelente guitarra. Gosto muito do braço dela, mais fino que os tradicionais da Les Paul, e da escala em ébano, com 24 trastes. O acesso às casas mais altas é bem mais fácil que das Les Pauls "normais".

O visual é de uma Les Paul "moderna", mas ainda sim é de uma Les Paul.

Eu não conheço os captadores da GX, que, se não me engano, são os "Dirty Fingers" da Gibson. Se não me engano, eles têm mais saída que os Gibsons normais; são uma espécie de resposta da Gibson aos Super Distortions, no final dos anos 70.



Na verdade, esse é o modelo antigo, de 2007. A versão atualizada da GX, a que eu estava pesquisando, vem com uma 498T no braço e uma 490R na ponte.

Di.Rodrigues
Membro Novato
# jul/13
· votar


erisonF
Blz cara!

Vc está acostumado com a LP, e eu em seu lugar trocaria de marca mesmo!
Iria para uma Fender sem peso na consciência. A mudança é grande, mas a experiencia vale a pena! Outro fato é que se vc não gostar da Fender vc troca ou vende fácil. Um abraço.


Certamente, a revenda de uma Fender é bem mais tranquila do que uma Cort, Shelter ou Tagima... Já toquei em uma Fender, a leveza em comparação com as LP's é um ponto positivo mas que também vai da preferência de cada um.... O jeito é tocar mais na Fender e achar uma GX para testar.

john Norum
Veterano
# jul/13 · Editado por: john Norum
· votar


lifeisdaora

cara a tagima e ótima essa que o lukas moreira citou e a t 735 special essa que voê quer comprar não e a special e uma putaboa guitarra entre essa squier e a tgaima, vai de tagima sem pensar 2 vezes.

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


DiRodrigues
Então eu acho melhor ainda. Gosto muito desses caps da Gibson, que considero mais versáteis que os outros deles, principalmente para rock.

lifeisdaora
Membro Novato
# jul/13
· votar


lifeisdaora
Essa Squier não compensa... É de basswood e muito cara...
A Tagima não sei se seria uma boa não hein... Olha isso aqui: http://guitarra99.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html
No primeiro momento achei nteressante o fato de ser ash... Mas depois de ler isso ai...
Uma opção bacana, caso você encontre, são as stratos da LTD, elas são em alder e estão na casa dos R$1.100,00 - R$1.300,00


Pois é, também já havia lido, mas creio que não é o caso, pois o "ash" está até no nome haha, bem diferente do alder. A squier está por 800 reais (nova), bem diferente dos preços praticados em outros lugares.

Surgiu uma proposta de outra tagima, uma t635 usada em ÓTIMO estado por 500, vale a pena?

john Norum
Veterano
# jul/13
· votar


lifeisdaora

sim as T635 são boas guitarras também só vejo bons comentários sobre a guitarra, embora seja feita em marupá.

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


lifeisdaora
R$800,00 nessa Squier é um roubo...

Rafael_hsf
Membro Novato
# jul/13
· votar


ibanez grg 120 bdx: gente gostaria de saber se compensa comprar esta guitarra, vou começar agora na guitarra mas ja toco violao a tres anos.

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


Rafael_hsf
Via de regra eu não acho a série gio uma boa pedida. Elas são muito caras, têm um controle de qualidade não muito confiável e não oferecem o que prometem. Porém, pode acontecer de você encontrar uma bacana, então, se você se interessou por essa teste-a, vários modelos diferentes, teste tanto quanto puder.
De todo modo, qto está disposto a gastar na sua guitarra, e que tipo de som você pretende? Têm preferência por aparência?

Megadave
Veterano
# jul/13
· votar


EAW Galera alguém conhece a eagle stm771? em torno de 1000dilmas +ou-
tava afim ver se vale a pena:

Corpo (Body) Alder
Braço (Neck) Maple
Escala (Fingerboard) Maple
Marcação (Inlay) Bolinhas brancas
Trastes (Frets) 22 em alpaca
Ferragem (Hardware) Black
Tarraxas (Tuning Machines) Wilkinson
Ponte (Bridge) Flutuante Wilkinson
Captadores (Pickups) 1 Humbucker e 2 Single Coil Wilkinson
Controle (Controls) 1 Volume e 2 Tones
Chave 5 posições
Cordas (Strings) Aço D´Addario

http://www.google.com.br/imgres?um=1&newwindow=1&sa=N&hl=pt-BR&tbm=isc h&tbnid=aLLFvWCyA37PwM:&imgrefurl=http://www.minasaudio.com.br/produto /Guitarra-Eagle-STM-771.html&docid=UEb6pt8wO5VPRM&imgurl=http://www.mi nasaudio.com.br/product_images/uploaded_images/STM-771-BK-01.jpg&w=880 &h=287&ei=RTjcUcrOLoK-9gSFpIHADg&zoom=1&ved=1t:3588,r:0,s:0,i:81&iact= rc&page=1&tbnh=106&tbnw=326&start=0&ndsp=35&tx=208&ty=91&biw=1920&bih= 977

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


Megadave
Rapaz, pelas especificações parece uma guitarra interessante. Se não fo Alder "de lenha" eu acho que tá bacana. Os caps Wilkinson são bem interessantes, para captadores de baixo custo.
Em relação a ponte, a wilkinson pertence a gotoh... Portanto espera-se que as pontes de preço mais baixo sejam pelo menos razoáveis.
Vc não teria como testar uma pessoalmente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda