Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
The Devil Wears Prada
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola e Seiji

A minha Guitarra eu dexo em E, mas eu uso bastante tbm drop-D, então o q eu faço; eu consigo baixar esse "tonzinho" só com o "parafuso" da ponte. Meu professor disse q não tem importancia e, realmente, não acontece nada, nem sequer a ponte cai um pouquinho q seja.
Isso pode acarretar algum problema???


OBS: Não achei nada na busca.

Tivertimailaif
Veterano
# ago/09
· votar


hey mans, então, estou de olho numa tagima t 737 custom, aquela com caps seymour duncam e ferragens gotoh, agora a duvida, ela é uma boa guitarra pelo preço que pedem nela??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


The Devil Wears Prada
Ao mexer no parafuso da ponte vc afeta a entonação da guitarra, principalmente se ela for do tipo "Floyd-Rose"
Tivertimailaif
Ainda não conheço esse modelo.
Abç

Guguminator
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei uma pestana de osso para por no meu violão, mas não tinha os 'sulcos' para as cordas passarem, é uma pestana bruta.

Dá pra finalizar a pestana em casa ou compro outra?

Abraço

The Devil Wears Prada
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ao mexer no parafuso da ponte vc afeta a entonação da guitarra, principalmente se ela for do tipo "Floyd-Rose"


Cara, eu faço isso e a unica corda q muda a entonação é a Mizão, exatamente como eu queria.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Guguminator
Bem, esse serviço exige certa prática e ferramentas corretas...
Abç

Symptom
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha dúvida acabou ficando na outra página e não tenho certeza se você viu. Só pra confirmar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Symptom
É um material natural muito durável e que proporciona um timbre "classico".
Abç

Fisherman
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala ae brother. Os seis parafusos que fixam a ponte tem que estar bem firmes ou posso deixar eles um pouco frouxos? Existe uma regra?
Abç.

fernandu2
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola e Seiji

Obrigado pelas dicas. Voces me ajudaram bastante.
Abraço

Tognetti
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola e Seiji

Obrigado pelas respostas!

Agora só para esclarecer uma curiosidade pessoal minha...
Este ultimo final de semana estava passeando pela Teodoro Sampaio em SP .. e me deparei com uma guitarra que tinha o corpo em acrílico (só para deixar claro não era a JEM do Steve Vai).
Achei a guitarra simplesmente maravilhosa, agora a curiosidade é o seguinte .. eu sei que cada madeira é responsável por um timbre diferente da guitarra.. o acrílico ele daria um som mais encorpado ou estalado na guitarra... ele interfere no sustain da guitarra.. ele tem uma característica mais estética ou realmente ele ajuda na qualidade do timbre?
Vlw!
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Fisherman
Se vc for fazer uso da alavanca, eles tem que estar um pouco frouxos, na verdade um pouquinho levantados, bem como se deve lubrificá-los com um pouco de vaselina sólida. Não esqueça de passar o mesmo material no "abaixa-cordas"e grafite em pó nos sulcos da pestana.
Tognetti
Na verdade essas guitarras não tem bom timbre, por isso nunca fizeram sucesso, e olha que elas existem desde os anos 60!
Abçs

Fisherman
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O grafite vc mesmo colocou na minha guitarra. Lembra?
Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Fisherman
É, mas tem que renovar de vez em quando....
Abç

Fisherman
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tusq, Graphite & Ebanol Nuts

http://www.allparts.com/store/nuts-saddles-tusq-graphite-ebanol-nuts,C ategory.asp

Tusq e ebanol, que materiais são esses?

Fisherman
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tusq, Graphite & Ebanol Nuts

http://www.allparts.com/store/nuts-saddles-tusq-graphite-ebanol-nuts,C ategory.asp

Tusq e ebanol, que materiais são esses?

Fisherman
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tusq, Graphite & Ebanol Nuts

http://www.allparts.com/store/nuts-saddles-tusq-graphite-ebanol-nuts,C ategory.asp

Tusq e ebanol, que materiais são esses?

Fisherman
Veterano
# ago/09
· votar


Tem algum moderador por ai? Minha pergunta saiu 2 vezes.

The Devil Wears Prada
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ao mexer no parafuso da ponte vc afeta a entonação da guitarra, principalmente se ela for do tipo "Floyd-Rose"



Cara, eu faço isso e a unica corda q muda a entonação é a Mizão, exatamente como eu queria. E é isso q eu queria saber se tem algum problema em fazer isso, pois para mim é uma boa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Fisherman
São materiais sintéticos.
The Devil Wears Prada
Não se vc muda apenas 1 corda e de vez em quando, o que não pode é ficar mudando de afinação numa mesma guitarra à toda hora.
Abçs

Fisherman
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu!

fabãorenato
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji

Olá chará, tranquilo? Vc deu uma sumida do fórum! Eu perguntei há algum tempo aqui mas como sou um tanto chato (o Bertola já me aguentou pacas rsrsrs abraço para vc também Mestre) pergunto denovo: Vi as fotos do seu projeto da JEM Calíope, e gostaria de entender alguns procedimentos como o "banho" do top que creio ser para a curvatura. O problema é que fiquei intrigado com relação ao uso de água na madeira, já que tem todo o lance de secagem etc http://picasaweb.google.com/firenicex/CalOpeP#5141064398977121714.
E outra foram ESSES furos http://picasaweb.google.com/firenicex/CalOpeP#5148858530633687634.

Abraço...muito bom seu trabalho parabéns!

digorock
Veterano
# ago/09
· votar


Ola Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji

1 º Estou construindo uma Lap Steel Guitar e como a Lap tem o mesmo preceito da guitarra na questão (madeira, eu gostaria de receber informações sobre pintura, preciso saber quais são os passos para conseguir começar a pintar a lap steel para que ela fique com um acabamento de qualidade, qual tipo de seladora usar (marca?), e as lixas(Nºs?), qual a melhor tinta indicada para realizar o serviço (marca?) ainda tenho muita coisa para perguntar, estou me sentindo perdido e só ler acho que não vai bastar gostaria de receber algum tipo de informação mesmo que seja pela net.

Obrigado

Abraço

bpv
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, já esteve na sua mão aquele Axis (estilo EVH) da Strinberg?

Qual sua opinião a respeito? Estou para fazer negócio com minha squier tele california. Vai ser pau a pau. Vc acha que compensa? Eu tenho preferência por humbuckers.

Abçs!

hellboycop
Veterano
# ago/09
· votar


essa é pra que puder me ajudar !!!

troquei de pedaleira, peguei uma GT8.... me perdoem a burrice, é que não entendo muito bem disso, e no manual não especifica !!!

qual o forma correta de ligar os cabos de saída:

- L (mono) / R (stereo) da pedaleira : qual eu ligo no Return do Amp, e qual eu ligo no Input ??? e qual a diferença de uma pra outra ????

Obrigado.......

bpv
Veterano
# ago/09
· votar


hellboycop

Vc pluga no Output (o stereo, acho q da esquerda [a minha ta guardada agora]) no return do amp. E o input vc pluga na guita.

A diferença é que uma entrada é mono e outra é stereo.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


fabãorenato
Opa, antes de mais nada, obrigado pelos parabéns.
Esse banho precisa ser com água fervente, não pode ser morna.
Por incrível que pareça a água fervente evapora muito rápido da madeira deixando ela menos rígida por alguns segundos.
Além disso a cola que eu uso tem água como meio (medium) e mesmo que a água não evaporasse completamente no momento da colagem ela iria apenas diluir um pouco a cola, o que não acarreta problema.
Depois eu deixo secando por, no mínimo, 3 dias (em colagens planas geralmente deixo de um dia para o outro).
Essa técnica de curvar a madeira do "Arm Confort Shape" é conhecido como "Drop Top" e é relativamente difícil, por isso essas guitarras costumam ser muito caras.
Nessa segunda foto, esses furos foram feitos na parte traseira até 2mm da parte frontal do top.
São para inserir imãs que vão segurar o escudo (que ainda estou devendo =P) de aço inox martensítico de 0,8mm.
Como eu não faço guitarras com escudo, esse vai ter a função apenas estética e para proteger das palhetadas, e como eu evito usar materiais plásticos, ele vai ser de metal.

digorock
Que tipo de acabamento vc quer aplicar?
Vc tem equipamento de pintura (compressor & pistola)?

The Devil Wears Prada
Veterano
# ago/09
· votar


The Devil Wears Prada
Não se vc muda apenas 1 corda e de vez em quando, o que não pode é ficar mudando de afinação numa mesma guitarra à toda hora.
Abçs




Blz, vlw cara!!!

Pompermayer
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma strato em Alder e pretendo trocar (agora sim) os captadores dela. Pretendo comprar caps sound/malagoli.

Dando uma ouvida nos samples do site gostei muito dos custom alnico (humbucker) na posição ponte e braço custom 50 no meio, gostei também dos HH777 também com o custom 50 no meio.

Vocês aconcelham esses sets em combinação com o alder? Qual é a resposta desses caps a defasagem?

Uso essa guitarra pra tocar na igreja, então preciso muito de cleans bem limpos, algumas vezes cleans com um pouco mais de ganho, hora distorções leves e hora distorções com muito peso.

Estudo também a oportunidade de fazer um set custom shop com o malagoli, se essa for a melhor solução.

Obrigado pela atenção. Estou aberto a outras indicações, inclusive de marca, tenho simpatia também pelos caps da Cabrera. Alguma sujestão deles?

Obrigado pela atenção.

digorock
Veterano
# ago/09
· votar


Ola Fábio Seiji!!!!

Kra antes de comerçar gostaria de te dar os parabéns pelo projeto JEM Calíope ela ficou maravilhosa, quem sabe um dia chego lá, a lap steel é o meu primeiro projeto e sei que vou errar muita coisa com ela, mas acredito que com sua ajuda vou conseguir errar menos..rsrsrsr
Fabio eu tenho em minhas mãos compressor e pistola sim, não são meus mas estão disponiveis para mim sempre que preciso, eu gostria de pintar +ou- dessa forma

http://www.asherguitars.com/guitar_gallery/index.php?spgmGal=guitar_ga llery&spgmPic=2#spgmPicture

Mas gostaria de fazer um acabamento assim, mas não sei se foi usado abalone ou madre pérola

http://www.asherguitars.com/guitar_gallery/index.php?spgmGal=guitar_ga llery&spgmPic=12#spgmPicture

Sera que estou pegando muito pesado por ser meu primeiro projeto?

Nunca tive aulas de lutheria, só tenho noção de alguns trabalhos artesanais com MDF, mas não é nada que tenha relevancia

Abraço

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III