Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Symptom
Se sua guitarra está com algum problema no nut vale à pena sim colocar um graphtech (apesar que não gosto de plásticos).
A mesma coisa em relação à ponte.
Se estiver tudo OK, então deixa assim mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Symptom
Não vejo necessidade em uma guitarra de ponte fixa, recomendo sim a colocação de uma pestana de osso. Também não vejo a necessidade de mudar a ponte.
Abç

lipe_2104
Veterano
# ago/09 · Editado por: lipe_2104
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mauricio me desculpa estar aqui pertubando de novo heheh então eu tenho duas perguntas, qual vale mais a pena uma G2.1u usada, ou uma Zoom GFX-8 usada?? Meu professor falou que a GFX mesmo sendo antiga é melhor, isso procede?
E queria saber sobre lojas de usados, que façam trocas no rj, ou em niterói, quero trocar meu v-amp 2 e uma mesa de som da staner 16 canais, ambos perfeito estado por uma das duas pedaleiras citadas acima; Obrigado, desculpa pedir ajuda de novo.

Lord Marv
Veterano
# ago/09
· votar


Um cara tah querendo me vender uma Yamaha Pacifica, so que não sei se é 012 ou 112. Tah vendendo barato, Bertola ou Seiji, poderiam me dizer o que acham ou pelo menos o que ouvem falar dessa guitarras: Pacifica 012 ou 112? Vale a pena pegar uma dessas pra equipar melhor?

Valew

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
Valew.
O que você acha que eu deveria fazer tem algum verniz pronto que seja só pintar e dar o acabamento?
Não precisa ficar muito bonito só preciso que o verniz não fique emborrachado tem que ser aquele que fica durinho que trinca e talz.
é que eu pretendo colocar um decalque personalizado no headstock e sem o verniz o braço mancha muito.
Você acha que eu devo pintar somente a parte da frente do headstock?
Também tem alguns arranhões na minha guitarra que chegou na madeira e eu estou com medo que descasque mais, o que você me recomenda para impedir isso?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Lord Marv
Se vc puder testar é melhor.
Só ouvi falarem que as Yamaha pacífica eram razoáveis ou boas, nunca ou vi falarem mal, mas por ser usada cada uma tem uma história diferente pra contar, por isso o ideal é vc dar uma boa olhada nela.

tomasbignoto
Veterano
# ago/09 · Editado por: tomasbignoto
· votar


Bertola
Bertola, já ouvi muita gente falando de ganho de captador
Desculpe a ignorância, o que é ganho de captador?

Symptom
Veterano
# ago/09
· votar


Symptom
Não vejo necessidade em uma guitarra de ponte fixa, recomendo sim a colocação de uma pestana de osso. Também não vejo a necessidade de mudar a ponte.
Abç


Bertola, pelo que me falaram, o tusq seria equivalente ao osso e, pelos preços, sairia mais barato que fazer um de osso. Você recomenda o osso mesmo assim? O que me incomoda na ponte é que os parafusos ficam meio soltos às vezes, mesmo mexendo naquele arame que os prende... Mas quero sua opinião mesmo assim.

Symptom
Se sua guitarra está com algum problema no nut vale à pena sim colocar um graphtech (apesar que não gosto de plásticos).
A mesma coisa em relação à ponte.
Se estiver tudo OK, então deixa assim mesmo.


Ela não chega a estar com problemas no nut, mas acredito que mudando, vou segurar mais a afinação, já que as tarrachas já são grover. A ponte foi mais uma sugestão que deram, e o que me incomoda é o que respondi ali pro Bertola, mas bastante gente tá dizendo que trocar é jogar dinheiro fora.

fernandu2
Veterano
# ago/09
· votar


Obrigado Fábio Seiji e Bertola.
Só mais uma coisa:
Há algum problema em mandar escalopar minha tagima t 735?
E quanto fica mais ou menos o preço do escalopamento?
Grato pela atençao.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


lipe_2104
Cara, conheço bem as GFX8, e posso te garantir que é uma das 1ªs pedaleiras com boa sonoridade e capaz de modificações nos "patches" em tempo real. Sem dúvida excelente compra.
Lord Marv
Se vc puder testar é melhor.
Só ouvi falarem que as Yamaha pacífica eram razoáveis ou boas, nunca ou vi falarem mal, mas por ser usada cada uma tem uma história diferente pra contar, por isso o ideal é vc dar uma boa olhada nela.
(2).
tomasbignoto
Não seria bem "ganho", mas "capacidade" de saída.
Symptom
Cara, reitero a minha posição quanto ao osso.
Quanto aos parafusos, basta recolocá-los com cuidado, retirando o arame e "apertando-o".
Me parece que as tarrachas de sua guitarra estão frouxas (elas devem ser apertadas de vez em quando, em TODOS os parafusos), bem como o seu procedimento de colocação de cordas e afinação está errado.
fernandu2
Essa é uma questão pessoal, mas escalopamento só é seguro em braços robustos, de qualidade, e tem que ser bem feito. 95% dos grandes clássicos do rock NÃO foram gravados com guitarras escalopadas, portanto, considero algo meramente pessoal mesmo.
Abçs

Symptom
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola

Muito obrigado mesmo. Quanto às tarrachas, eu mesmo sempre aperto elas. E as cordas tão bem colocadas sim. Vou acabar mexendo só no nut e, quando fizer, já peço para tentar regular o aramezinho ali. =)

Tognetti
Veterano
# ago/09
· votar


Fala ae pessoal...
Vocês que são mais experientes gostaria de algumas dicas..
Eu tenho uma Variax 600 da Line 6.. gostaria de trocar as tarraxas dela pra colocar tarraxas com trava.. compensa essa troca? Qual tarraxa é recomendável? E o preço tbm..
Segundo.. ela é preta com escudo branco... estava pensando em mandar lixar ela para deixar na cor natural e depois envernizar, mas queria um escudo preto. Por ela ter um sistema eletrônico embaixo do escudo, isso dificultaria muito o serviço? Onde acharia um escudo preto pra ela?
Ou talvez fazer alguma arte em cima da pintura preta mesmo... tipo algum desenho ou símbolo de meu gosto...
Dicas, idéias e conselhos são muito bem vindas!
Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Tognetti
Troque as tarrachas por essas aqui:
http://www.sounds-planet.com/gotoh_catalog/gotoh-e/htmlfile/system-b.h tml#hap (Magnun Lock).
Evite descaracterizar sua guitarra, pois ela perderá muito do valôr de revenda, além do benefício ser nenhum. O escudo preto pode ser adquirido (pelo E-Bay), ou confeccionado por profissional competente.
Abç

lipe_2104
Veterano
# ago/09
· votar


Brigadão vou ver se consigo arrumar ela vlw.

Tognetti
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola

Vlw!
Já me disseram isso, que vai perder o valor.. isso é um dos motivos que me deixou em dúvida quanto a essa mudança, outro fato tbm é que moro no interior de SP.. e não conheço um bom luthier por aqui...
Quanto às tarraxas qual a faixa de preço dessas?
Tinham me sugerido colocar as com trava da Sperzel... qual acaba sendo melhor?
Para a troca seria melhor levar em um luthir ou eu mesmo consigo fazer isso?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Tognetti
Não sei o preço, mas não são baratas, como as Sperzel também não são, pois são equipos de alta qualidade.
Abç

Messiah King
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, estou interessado em um kit para montar da GFS, em especial uma les paul...em especial esse aqui...

http://store.guitarfetish.com/flma3macapsi.html

ele vem com o braço colado, se não me falha o inglês. na sua opnião, seria viável comprar esse kit?! ele sairá com todos os impostos e frete +- 750 reais... quanto ficaria mais ou menos para montar? é de fácil montagem? pq caso fique caro eu talvez me arriscaria a eu mesmo montar, e eu sou leigo no assunto, sei só um pouco de Eletrônica, bem pouquinho mesmo, só consigo trocar os caps da minha guita!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Messiah King
Cara, esse preço aí se refere ao envio para os EUA, pra cá é mais caro, ademais, pelo valôr, bem acima de US$ 50 (e tamanho), ela ficará retida na Receita Federal, e para retirá-la vc terá que pagar um imposto sobre o preço total, o que encarecería sobremaneira o kit.
Ainda assim o ideal seria a montagem e acabamento por um luthier, encarecendo ainda mais o produto.
Vale mais à pena comprar uma Shelter Nashville ou Dolphin Les Paul e "upá-la".
Abç

Messiah King
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não bertola, fiz os calculos com o envio para o brasil e jogando os 60% que a receita irá me cobrar... mas, o que eu precisaria mudar numa Shelter Nashville?! tudo?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Messiah King
Não, apenas captadores e (se for o caso), tarrachas. A Nashville também tem corpo em basswood.
Abç

Messiah King
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio... tava vendo essa aqui...

http://store.guitarfetish.com/testgukifete.html

vc conhece essa madeira? Paulowania?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Messiah King
É uma madeira asiática, tem aparência semelhante à certos tipos de ash.
Abç

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertolino, estou com problemas com o parafuso do pino da correia de uma das minhas guitarras: o buraco espanou. Na verdade, o parafuso que veio com o strap lock é pouquinha coisa menor (em termos de diâmetro) do que o original, mas a cabeça do original não entra no pino do strap lock.

Caso eu não consiga achar um parafuso ideal, como é feito o reparo para consertar este problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao
Simples. Derrame um pouco de cola de madeira no buraco e depois enfie um palito de fósforos (usado, claro!), deixe secar e depois recolque o parafuso.
Abç

Soul Wyx
Veterano
# ago/09 · Editado por: Soul Wyx
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Salve Salve'
To com uma dúvida pertinente, e é sobre amplificadores:

Supondo que eu esteja com a mesma guitarra, mesmo cabo, captadores,pedais,e mesma regulagem nos pedais e na guitarra.
Se eu coloco meu "Set" em um amplificador Marshall no canal limpo usando a distorção de algum pedal, eu vou ter um "ganho X" e se eu coloco o mesmo "Set" em um amplificador Fender no canal limpo usando a distorção do mesmo pedal eu vou ter:

1)O Mesmo ganho pois o pedal que esta fazendo a distorção
2)Ganho com um pouco de diferença por causa da característica de cada amplificador
3)Ganho com uma Diferença enorme, já que um tem a entrada HighGain e o outro LowGain.

Estava usando a Busca e vi que tem um Marshall que tem entrada LowGain e HighGain. No caso, se eu usar um pedal de distorção no meu setup e plugar no High vou ter um ganho maior que plugar no low gain?

Outra pergunta:
A altura do volume do amplificador altera no ganho de uma distorção de pedal?
Me falaram que com o amplificador mais alto a distorção das válvulas é melhor, procede?

Tem bastante pergunta, foi mal, mas acordei com as seguintes dúvidas.

Abraços e obrigado.

Edit: Faltou uma preposição.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Soul Wyx
Bem, se vc usar a mesma guitarra, cordas e cabos em amps diferentes, a sonoridade será diferente; adicionando-se um pedal de distorção, acrescenta-se à esta "sopa" mais um ingrediente, que vc deverá "dosar" à sua maneira, mas de qualquer forma teremos também sonoridades distintas.
Quanto maior o ganho da entrada, mais distorcido será o som.
A resposta sonora ótima de QUALQUER amplificador possui uma determinada taxa em relação ao volume; para menos a resposta é insuficiente (resultando num timbre "magro"), para mais produz-se distorção (no caso de valvulados, em harmônicos pares, resultando numa sonoridade "agradável" aos ouvidos humanos. No caso de SS's, o som "clipa", produz harmônicos ímpares, desagradáveis aos ouvidos).
Abç

Soul Wyx
Veterano
# ago/09 · Editado por: Soul Wyx
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não entendi uma coisa:
O ganho é maior dependendo da entrada?

EDIT: Usando o amp no canal limpo e distorção de um pedal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Soul Wyx
Sim, depende de que ganho tem a entrada.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Philipi
Eu lixaria todo o verniz e reevernizaria.
Se vc tiver compressor + pistola de pintura pode tentar com PU automotivo seguindo as instruções e tomando os devidos cuidados.
Outra opção é Nitrocelulose, que demora mais pra curar (endurecer) mas é mais fácil de retocar.

Symptom
Entendo a sua preocupação mas pode ser que só reencaixando os parafusos resolva, como o Bertola indicou; se tiver algo espanado pode ser o caso de trocar, senão deixa para trocar se e quando der problema.
Um nut em tusq costuma ser mais caro que osso.

fernandu2
Problema não tem mas se a escalopagem for muito profunda pode ser que as marcações soltem.

Tognetti
As Sperzel, Schaller, Grover e Gotoh são boas tarraxas e é possível de encontrar por aqui.
O problema das Sperzel é o pino que fixa a peça que costuma ser maior do que dessas outras marcas então precisa fazer um furinho pra encaixá-lo, mas é uma tarraxa excelente.

Symptom
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola e Seiji

Muito obrigado pelas dicas. Provavelmente vou segui-las mesmo. E optar pelo nut de osso. No caso o Tusq acabaria saindo mais barato pois eu só pagaria pela mão de obra do luthier, pois tenho uma pessoa que traria pra mim dos EUA e, como custa algo em torno de 10 dólares, nem me cobraria.

Mas só por curiosidade mesmo, qual a vantagem do osso?

ps: caso usasse o tusq, acho que pegaria o black tusq (com teflon), já que o nut da sg é preto, assim como a chave seletora de caps.

Valeu e desculpa incomodar de novo com o mesmo assunto

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III