Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


digorock
http://www.google.com/search?hl=pt-PT&client=safari&rls=pt-pt&q=buildi ng+lap+steel&btnG=Pesquisar&lr=

rrroberto
Nunca comprei nada na Ronay mas tenho conhecidos que já compraram e não reclamaram.
Deve ser de confiança sim.

dinhosjm
Se está tão surrado a ponto de vc acrescentar na descrição então vc deve saber que vai ser difícil revender.
Coloque suas impressões numa balança e veja pra que lado ela vai pender, se vale ou não à pena.

Les Guitar
Se for pegar uma Memphis escolha com acabamento natural onde possa ver a madeira do corpo.
Um amplificador nessa faixa de preço não tem muitas opções, talvéz um Staner GT15.
Procure na loja e pergunte quais eles têm disponível.

fernandu2
Não conheço esse pedal.
Em relação aos captadores vc precisa ver se eles são limpos o suficiente para vc.
Mas ainda existe a opção de splitar ambos se vc quiser um timbre mais parecido com single.

dinhosjm
Veterano
# ago/09
· votar


dinhosjm
Se está tão surrado a ponto de vc acrescentar na descrição então vc deve saber que vai ser difícil revender.
Coloque suas impressões numa balança e veja pra que lado ela vai pender, se vale ou não à pena.

VLW, Seiji! Realmente tá muito surrado, mas como tb mencionei ainda tá falando muiito e não dá muito chiado - só aquele normal msm - nem dá sinais de que tá arregando. O que está surrado é a parte do acabamento - revestimento, tinta, etc. Além do mais eu não pretendo passar ele depois e sim acabar com ele mesmo!!! rsrsrsr Acabar no sentido de destruir, pra que não fique ambíguo. Como não dou a mínima pra este detalhe fiz uma oferta pro cara e até domingo talvez a gente fecha. Mas faltou um ponto importante em seus apontamentos: este ampli é um bom quebra galho na sua categoria? Acho que o falante é de 15" ou 12" e a potência de 105 mas não chega lá - eu acho pq meu ouvido é "obsoleto" rsrss.
Grande abraço e se puder ajudar até domingo agradeço!!!

Luqueuris150
Veterano
# ago/09 · Editado por: Luqueuris150
· votar


Então, mais uma pergunta, XD

Aí vai. pensando no que o bertola falou: na dica de que a minha Michael GM 485 realmente era d basswood e se eu trocasse os caps prum sound malagoli ficaria lgl, então eu gostaria de saber, eu andei olhando e ouvindo alguns do sound malagoli que parecem ser mto bons, n tem a impedância de 25K dos Blackouts da Seymour Duncan, mas eu axei mto bons os de alto ganho deles, eu gostei, e são baratos.

Daí eu escolhi alguns aqui e queria saber se, pro estilo que eu quero tocar: Heavy Metal ao estilo de Slipknot, Avenged Sevenfold, Arch Enemy e Slayer; se eu posso comprar msm esses caps. PS: Preciso de uma resposta rápido pra comprar logo, levar num luthier o mais rápido possível pra poder colokr antes da apresentação q eu vo tokr lá no cefet.

aí vai, são os:

Captador Sound Malagoli Intruder Antidemon - PONTE
Captador Sound Malagoli Traditional HB HOT - BRAÇO
Captador Sound Malagoli Little Intruder - MEIO

e aí? esses estão bons ou vcs me recomendam algum outro?

EDIT: ah sim, e eu keria saber tbm q tipo de caps eles são: são passivos com saída mto alta ou ativos? pq axo q pra minah guita seria melhor ativos ...

EDIT 2: Vcs que são Luthiers podem me dizer quanto um luthier cobra em média mais ou menos pra trocar caps e ponte?

EDIT3: Minhas dúvidas são cruéis auahauahauahauahauahaua
ou seria melhor a combinação Intruder Antidemon Ponte, Little Intruder - Meio e Intruder Braço ?

AndrezinhoVieira
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji

Sei que minha pergunta não é muito convencional, mas como o tópico tb se refere a equipamentos gostaria de saber se algum de vcs conhece a interface de áudio Audio Kontrol da Native intruments.....ela é concorrente da M-audio Pro, mas tenho poucos referências do produto...

http://www.assessoriatecnica.com.br/produto/audio-kontrol

Desde já agradeço....Abraços!

Les Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
Ok, mas como saberei qual é a madeira, mesmo com acabamento natural, eu n entendo mto destas coisas.

Onde eu vou só tem disponivel com acabamento em sunburst, azul escuro, preta ou vermelha.

Obrigado.

ps.: o amp meteoro 15w é bom?

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
1)Cara to precisando pintar o braço de minha guita e ele veio fosco e provavelmente já tem selador então eu pensei se eu posso pintar com Verniz Poliuretano direto sem aplicar nenhum fundo.
No caso eu quero dar somente 3 demãos(de preferência mas pode ser mais) no caso eu iria dar uma demão lixar e polir e dar mais duas repetindo o processo da primeira, seria o suficiente?
2)Eu penso em usar poliuretano automotivo, mas como eu faço para saber se ele dá um acabamento de vidro?
3)Você sabe como se chama aquelas folhas para decal de impressora jato de tinta?

rrroberto
Veterano
# ago/09
· votar


Uma dúvida sobre ferramentas: para cortar o contorno lateral do corpo, dá para usar uma serra tico tico? Eu queria saber se a potência é suficiente. Vi umas no Mercado Livre, por uns 80,00, de 380w e que corta 55mm em madeira. Isso é suficiente?

Obrigado

nicida
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado pela ajuda ae... só hoje lembrei que tinha feito uma pergunta aqui!
me falaram de um esquema de furar a rosca de novo, e no mesmo lugar, mas como óbviamente ia ficar mais larga, eu teria que mandar fazer uma alavanca.... valhe a pena? ou é mais negócio trocar mesmo?

valeu, abç.

MundoGuitarra
Veterano
# ago/09 · Editado por: MundoGuitarra
· votar


Caros Bertola ou Seiji,

É o seguinte, acabei de adquirir uma Gibson Les Paul e comecei a notar que existe um leve encurvamento côncavo da escala com relação à corda. Não há trastejamento em nenhum traste. Mas comecei a pesquisar a respeito da possibilidade de empenamento e, com algumas pesquisas, notei que há muita discórdia com relação a esse assunto. Mesmo aqui no forum, nunca ficou totalmente claro, as contradições brotam a cada post. Para a regra do aperte a corda no primeiro e ultimo traste, tem aqueles que dizem que deve encostar, outros que dizem que se encostar é que é o problema, outros que se der pra passar um cartão de baralho (0.25mm de espessura) no sexto traste sem encostar na corda já ferrou tudo, outros que é uma questão de gosto do neck relief, que poderia chegar a até 1mm. Enfim, muito confuso.

Outras fontes, incluindo o próprio forum do site da Gibson, apontam que os braços da empresa são projetados para permitir o "neck relief" com a tração exercida pelas cordas e o ajuste do tensor. Afinal, vocês sabem se realmente procede essa informação? e que afinal, no caso dos braços Gibson e Epiphone, uma leve curvatura do braço é algo totalmente normal e esperado? Se for, vocês sabem qual é o limite saudável de neck relief, a distância do topo do sexto traste até a borda inferior da corda?

Sim, sei que seria melhor levar a um luthier para análise com a guitarra em mãos e irei fazê-lo, quando der tempo. Mas pensei que não custava perguntar a vcs, pois é uma dúvida recorrente e que tem muitas informações desencontradas.


grande abraço a todos do forum,

mundoguitarra

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


dinhosjm
Staners são muito robustos. Essa série mais antiga tem uma sonoridade meio "opaca", creio que com um falante melhor vá "falar" melhor.
MAIDENMANIACO2009
Não.
Les Guitar
Tente comprar uma SX pela internet ou uma Condor RX30, que são melhores que essa Menphis aí.
fernandu2
São bons captadores.
O pedal eu não conheço.
Abçs

Les Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok vou numa loja terça, mas no caso tem a RX20 e a RX30, a diferença entre elas é só que uma é S-S-H e a outra é S-S-S, ou tem uma diferença no acabamento ou na madeira?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


MundoGuitarra
Uma pequena (bem pequena) curvatura é normal. O que interessa é ação a mais baixa possível (ao gosto do músico) e a inexistência de trastejamentos.
rrroberto
Não. Corpos de guitarra cortam-se com serra de fita. Cara, aconselho a que vc estude muito bem a utilização dessas máquinas e siga peremptóriamente as regras de sgurança, pois essas máquinas são perigosas e vc pode perder um dedo nessa brincadeira.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Les Guitar
A RX30 é superior.
Abç

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola?

tá aí?

e aí, q dica vc me dá quanto aos caps citados aí em cima (no meu outro post em cima do post do Andrezinho vieira)?

Les Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Achei uns dos modelos mais básicos da Shelter, a SST1 por 350 reais.

Vale a pena?

Abraço

MauricioGT-
Veterano
# ago/09
· votar


Les Guitar

pra começar qualquer uma serve.
Abç

Les Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioGT-
Não é essa questão, toco violão à 2 anos e tenho certa experiencia (o violão ajuda muito na passagem pra guitarra), só que meus pais n querem gastar muito com uma guitarra pra só tocar em casa, saca?

Pedi uma LP Nashville que tava por 600 e um amp meteoro de 300 e disseram que não, só aceitam até uns 350 (mais uns quebrados).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150
Para sons pesados vai ficar bom sim.
Les Guitar
Sim, pelo menos ela é melhor que a Menphis.
Abçs

Les Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hehehe brigadão cara!

Tivertimailaif
Veterano
# ago/09
· votar


hey mans, qual a diferença desses dois produtos?

http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=01503&idDept=226

para esse

http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=11501&idDept=226

obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Tivertimailaif
A côr.
Abç

Tivertimailaif
Veterano
# ago/09
· votar


opa vlw ae Bertola, tava torcendo para que fosse isso \m/

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vlw kra, então eu vo pegar essa combinação msm:

Intruder Antidemon - Ponte, Little Intruder - Meio, Traditional HB Hot - Braço, os q tem maiores saídas XD

tomara q eles entreguem até terça ou quarta de manhã pra eu poder colocar quarta, pra poder usá-los na gincana :x

nicida
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola e Seiji, estou com uma dúvida quanto a um dos mitos guiatrrísticos: tarrachas com trava.

pelo fórum todo, tem gente ue fala que não tem nada a ver com a estabilidade de afinação, que só serve pra dispensar as voltas e voltas na tarracha na hora de trocar as cordas, outros dizem que melhora sim a estabilidade da afinação.

no fim, quem está certo?

ah, e outra coisa:


me falaram de um esquema de furar a rosca de novo, e no mesmo lugar, mas como óbviamente ia ficar mais larga, eu teria que mandar fazer uma alavanca.... valhe a pena? ou é mais negócio trocar mesmo?

valeu, abç.


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


nicida
Cara, só é efetiva (tarracha com trava), se vc tem uma ponte comum.
Eu acho que vc deve mandar fazer uma alavanca num torneiro-mecânico.
Abç

dark evil
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola,

tem como colocar escudo numa guita tipo a rg 370??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


dark evil
Tem; mas pra que?
Abç

dark evil
Veterano
# ago/09
· votar


fica mais bonita kom scudo

Symptom
Veterano
# ago/09
· votar


[/b]Bertola ou Seiji[b]

Como não tive muita resposta no tópico que criei, vim perguntar aqui. Tenho uma Epiphone SG G-400. Estou pensando em colocar um nut de TUSQ da Graph Tech. Vocês recomendam?

Outra, compensa trocar a ponte por uma Gotoh tune-o-matic? (precisaria trocar o tailpiece também). Ou seria mais negócio colocar uma tonepros ou até mesmo ficar como está?

Quanto a captadores, gosto do som que ela tem. Obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


dinhosjm
Por esse preço é um bom ampli sim.
Se for só o gabinete que estiver surrado a troca resolve o problema de estética.

Luqueuris150
São bons captadores e são todos passivos.
Até este momento a Malagoli não tem captadores ativos na sua linha.

AndrezinhoVieira
Sorry, não conheço.

Les Guitar
O lance não seria nem escolher a madeira mas apenas o fato de poder se certificar que não tem madeira estragada no meio do corpo.
Se vc só tem essas opções de pintura fica complicado, mesmo no burst onde eles podem colar lâminas no top pra disfarçar o restante.

Philipi
Se o verniz do braço for PU vc vai ter problema de aderência.
Vc vai precisar lixar (pode ser grão 320 - lixa d'água) com água e sabão (pra tirar a gordura).
Envernizar direito requer experiência, não tem relação apenas com a quantidade de demãos mas na quantidade de verniz em cada demão.
O problema de usar verniz automotivo é que são vendidos na medida certa pra preparar 1/4 de galão. Pra preparar apenas o suficiente para cada demão vc precisa dosar direitinho a proporção de verniz e catalisador.

MundoGuitarra
O "relief" é uma regulagem pessoal do guitarrista.
A corda vira mais no meio do que nas estremidades onde ficam paradas ancoradas (ponte e nut ou ponte e traste) por isso o relief é necessário para evitar o trastejamento.
Acontece que cada instrumentista aplica uma força diferente e de forma diferente nas cordas exigindo mais ou menos relief.

nicida
Muitas voltas nas tarraxas podem ser causa de instabilidade, pq a corda acaba virando uma molinha que vai e nem sempre volta como estava antes, por isso um bom nut também pode diminuir a instabilidade permitindo um movimento mais livre das cordas.
A maioria das tarraxas com trava não chegam a dar nenhuma volta pra afinar a guitarra. Por isso pode melhorar a estabilidade.

dark evil
Um detalhe que vc precisa ficar atento é se todos os parafusos do escudo vão ter madeira para serem parafusados, alguns podem cair na cavidade dos controles.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III