Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


nicida
Não. No caso, só trocando TODA a base mesmo. Aliás, troque-a por uma de metal de qualidade.
felipepossidonio
Já respondi.
Abçs

rrroberto
Veterano
# ago/09
· votar


Olá. Vcs poderiam me indicar algum lugar bom em SP para comprar madeira (cedro e marupa) para guitarras. sei que tem umas madeireiras na Rua do Gasometro, mas nao sei se tem alguma loja específica mais recomendada.

além disso, essas madeiras que eles vendem em madeireira estao adequadamente secas? tem algum macete para conferir isso?

também queria saber onde posso arrumar outros tipos de madeira, como maple e mogno.

agradeço desde já.

rrroberto
Veterano
# ago/09
· votar


outra coisa, quando se diz "cedro" nas madeireiras, eles se referem ao cedro-rosa, ou a outro tipo? Somente o cedro rosa é bom para guitarras?

Mynssen
Veterano
# ago/09
· votar


Bom dia novamente, Bertola e Seiji.
Bom, graças à sempre eficiente ajuda de vcs comprei ontem minha SX SST57(eh, eu ia comprar a 62, mas soh tinha branca que na verdade eh creme e eu acho mt feia, além do mais me apaixonei pela 57 sunburst), mas infelizmente ainda não estou com ela, já que o luthier já havia ido embora deixei lá para a regulagem básica que eles dão na compra. Enquanto aguardo (muito ansiosamente, MUITO mesmo.. quero minha XS...) estou procurando os upgrades que deveria fazer nela.

O mais rápido possível trocarei o nut e os caps, esses já estão escolhidos, e com eles trocarei os pots.

1- Trocarei as tarrachas por gotoh ou wilkinson, somente mais pra frente, porque não forço muito a guitarra nem uso a alavanca (ainda sou mt ruim, melhorarei com o tempo). É necessário trocar a ponte ou a troca de tarrachas e nut eh o sufuciente?

2- Vi algumas pessoas falando em "blindar" a parte elétrica (na verdade não tenho certeza se esse eh o termo), creio ser a aplicação daquela fita de cobre, estou certo? Também eh um upgrade necessário? Eh um serviço simples?

3 - Além dos já citados, há alguma outra coisa "necessária" a se fazer na guitarra, além das adaptações ao meu gosto pessoal?

Desde já agradeço muito pela ajuda.
Quando estiver com ela há algum tempo venho comentar sobre a mesma.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


rrroberto
Existem várias madeireiras em sp, mas nenhuma trabalha com madeira seca.
Raramente é possível encontrar madeiras secas em estufa.
Não existe macete pra saber se está seca, precisa ter um pouco de experiência.
No Gasômetro são poucas as lojas que trabalham com pranchado, a maioria trabalha com compensado ou mdf.
Uma das grandes é a Nova Paulista (r. da Alfândega) e na Leo pode ser que encontre Cedro e Marupá também.
Maple deve ter na Vieira Mar e Ziwood.
Se pedir Cedro normalmente se entende por Cedro rosa.
Na Corifeu, atrás da USP tem a Amarante, perto do Pico do Jaraguá tem a Mohr e etc.

Mynssen
1- Quando vc começar a usar a alavanca com frequência pode optar por trocá-la.
2- É muito bom fazer a blindagem. Não é tão simples pelo fato de ter que desmontar a guitarra mas não é tão complicado a ponto de precisar de treino. Precisa ter uma certa experiência em montagem e desmontagem do instrumento, solda e capricho.
3- Humm... acho que não...

Mynssen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Mynssen
· votar


Muito obrigado Seiji.

É que guitarra nova dá muita vontade de fazer upgrade.. mas vai demorar que minha grana não permite.. ^^

Uma outra coisa que eu queria colocar, mas tenho medo que estrague a guitarra são essas marcações adesivas, não sei se algum de vocês já trabalhou com elas, mas queria saber se elas estragam ou prejudicam na hora de tocar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99935343-marcador-p-escala-de-g uitarra-violo-baixo-refletivo-_JM

Esse é o produto no caso.
Como a escala da minha guitarra eh laranja, estava pensando em colocar o adesivo preto que "tampa" o braço e colocar o outro por cima dele.

Achei mt legal e gostaria de por, mas se prejudicar de alguma forma a guitarra não colocarei, principalmente no meu caso, que vou cobrir toda a escala, então queria a opinião de vocês.

Desde já agradeço muito.

Grego Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola

Em questão de qualidade de captadores, quem está na frente Seymour Duncan ou Gibson ?
Abç.

rrroberto
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
Certo. Mas dessas que vc citou, nenhuma vende madeira seca? No caso, se eu fosse comprar madeira para uma guitarra, onde eu deveria comprar, na gde SP?

Valeu pela ajuda

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


rrroberto
Aqui em SP não existe loja que venda blanks específicos para guitarra, pode ser que vc encontre com algum luthier ou construtor.
A madeira para ser considerada seca precisa ter no máximo 15% de umidade (não apenas na superfície mas no meio da prancha também).
Pessoalmente não conheço nenhuma madeireira que tenha esse controle, no máximo compram lotes de madeiras secas em estufa, o que não é ideal pra construção de guitarras.
É possível encontrar tops, escalas e kits para instrumentos acústicos em lojas como Strings, Follmann, Vivace e Ronay.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Mynssen
Não conheço esse adesivo mas qual vantagem vc vê num negócio desses.
Sinceramente eu acho que denigre a guitarra ao invés de valorizá-la.
Além disso, se ficar muito tempo colado, a cola do adesivo pode ficar difícil de ser retirada.

Mynssen
Veterano
# ago/09
· votar


Na verdade eh que eu adoro o corpo da SSt57, o sunburst tá muito bonito, mas eu não gosto muito da escala laranja, estava procurando uma maneira barata e mudá-la.
´
Acho que a escala é invernizada, não sei se é por isso que é dessa cor.

Vocês saberiam se lixando a escala a cor mudaria?
E seria possível colocar uma outra cor (pintar ou por um verniz escuro)? O que vocês me sugerem.

Gostaria de mudar, mas novamente, apenas se não prejudicar a guitarra.

Desde já agradeço pelas respostas anteriores e pelas próximas.

digorock
Veterano
# ago/09
· votar


Ola sou novo por aqui!!!!

Gostaria de saber se posso receber informações sobre a construção de uma lap steel guitar, qual o tipo de madeira posso usar, tinta e principalmente como faezer a escala..etc

Ja agradeço de agora

abraço

rrroberto
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji

Vi no site da Ronay, de Americana, que eles já vendem blanks para guitarra. Será que é confiável?

Caroline Marinato
Veterano
# ago/09
· votar


Ei, eu queria ouvir a opinião de vc quanto a minha guitarra.. ela é custumizada...!! ve o que acham!!

*Modelo: Telecaster
*Corpo: Vinhatico
*Braço: Pau marfim
*Escala: jacarandá
*captação:Kent Armstrong na ponte e Tagima no braço

[url=*Modelo: Telecaster *Corpo: Vinhatico *Braço: Pau marfim *Escala: jacarandá a captacão dela são dois singles, um Kent Armstrong na ponte e um Tagima no braço]Aqui tem uma imagem dela[/url]

Valeu gente

Caroline Marinato
Veterano
# ago/09
· votar


droga! ¬¬ peraí q eu colei o conteudo errado! só to dando fora hj no meu primeiro dia hahahah.. desculpa gente!!


AQUI que tem a foto dela!! ^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Mynssen
Não há como mudar, compre uma SST62 nesse caso.
digorock
Eu não tenho essas informações.
Caroline Marinato
Essas informações querem dizer muito pouco. É preciso examinar o instrumento, "sentí-lo", testar sua sonoridade e tocabilidade. O "link" com a imagem não existe.
Grego Guitar
Essa questão é irrelevante.
Ambos tem excelente qualidade, mas a Gibson não fabrica single-coils tradicionais (apenas P90's).
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Caroline Marinato
Me pareceu bem construída. Qual o preço?
Abç

Caroline Marinato
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
não sei o preço, foi um presente...mas eu tinha postado um tópico pedindo ajuda da galera e me indicaram vc..

é esse tópico aqui!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/215127/

valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Caroline Marinato
Um belo presente!
Parabéns!

lindoso
Veterano
# ago/09
· votar


Olá Luthiers Bertola e Seiji, gostaria que vcs me tirassem algumas duvidas que tive após a regulagem da minha guitarra!

-Vi que algumas pessoas tiram os abaixa-cordas da 3 e 4 cordas, tbm sinto as cordas meio apertadas, entao queria experimentar.
Porém, minha guitarra acabou de sair do luthier(no ultimo sabado fui buscar ela), sera que se eu tirar o abaixa cordas, ha algum jeito de o regulamento ser prejudicado?

-Quando eu for colocar novas cordas, quantas voltas devo dar nas tarraxas?

-Mandei regular minha guitarra no calibre 010., quando eu for trocar de cordas, posso por de outra marca do mesmo calibre normalmente, ou devo manda la para uma nova regulagem?

-De que maneira devo aplicar o grafite em pó nos abaixa-cordas e no nut?

brigadão!

mmayorca
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

a guitarra Dolphin les paul é semelhante a Shelter Nashville?vale a pena pegar essa do que a shelter, qual têm a melhor construçao ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


lindoso
Se vc tirar, isso em nada afetará a regulagem, apenas atente para que o nº de voltan das cordas nessas tarrachaa fique maior para que as mesmas fiquem mais baixas.
O nº de voltas nas hastes das tarrachas não deve ser muito grande, 3 ou 4 apenas, sem sobreposições.
Vc deve usar sempre o mesmo calibre (confira o de TODAS as cordas).
Na pestana coloca-se o pó nos sulcos, e nos "abaixa-cordas", passa-se vaselina sólida onde as cordas ficam.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


mmayorca
São quase idênticas.
Abç

mmayorca
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

é melhor eu pegar a Nashville ou a Dolphin?futuramente irei fazer um upgrade de caps e tarraxas...

lindoso
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelas respostas

Mas, no meu caso, a guitarra ja esta com cordas, posso retirar o abaixa cordas assim mesmo?

E onde posso comprar vaselina solida?

Eu uso bastante alavanca tremolo, um roller nut resolveria o problema da desafinação?

obrigado !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


lindoso
Sim, pode.
Vaselina sólida se compra em lojas de tinta, ferramentas ou material de construção.
O "Roller-nut" melhora bastante o problema de desafinação (mas não acaba com ele, que aliás não pode ser resolvido, acostume-se com isso).
mmayorca
São quase idênticas. (2).
Abçs

dinhosjm
Veterano
# ago/09
· votar


Caros Seiji/Bertola, estou sem grana no momento e precisando de um amplificador urgente. Me apareceu um Staner Kute 105 e o clean dele é até uma surpresa canal dist esquece mas tem um bom volume, acho que não chega ao que promete, mas quebra uma árvore... O camarada me pediu 400,00 pilas. Vcs, com o conhecimento adquirido em anos de trabalho, podem dar uma opinião sobre este brinquedo??? Tá valendo? O bichin tá surrado, mas tá falando bem!

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc faz pedais por ecomenda?

Les Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Queria saber uma coisa sobre a Memphis. Muitos metem pau, falam mal dela, mas quando toquei uma, o braço é bem confortável. Mas ela é bem fraquinha, não tive tempo pra tirar conclusões mais avançadas a respeito da guitarra.

Mas enfim eu vou comprar uma mes que vem, e estou em dúvida. Eu queria a SST62 mas não encontro ela em lugar algum, já a memphis acho em qualquer loja de música, então já estou quase certo de que vou comprá-la, mas com receio.

E gostaria de uma indicação de amplificador até 200 pilas, no máximo uns 250, só pra quebrar o galho por uns meses.

Obrigado

fernandu2
Veterano
# ago/09
· votar


Olá,
Possuo uma tagima t 735 e gostaria de melhorar ela.
Pensei em trocar os captadores:
Um JB Jr. na ponte e um DiMarzio HS-3 no braço.
Toco desde um clean bem limpo a um heavy metal e metal melodico.
É possivel essa combinação de captadores?
E o que voces acham do pedal radded pickup da meteoro?
Grato pela atenção.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III