【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
JBL
Veterano
# jul/11
· votar


vlw STICK

DJ POPOSO
Veterano
# ago/11
· votar


Boa tarde pessoal! Eu acabei de adquirir uma interface de audio UCA 222 da behringer, para eliminar uns cliques que sempre davam nas minha gravações, o problema piorou, agora alem de dar dos cliques(estalos) nas minha gravações, esta aparcecendo tambem nas musicas que eu ja tinha no meu pc. Detalhe, eu testei no meu notbok, so reproduzindo uma musica que ja tinha nele, nao percebi os clique, parace que no not funcionou bem, mais no pc nao funcionou, onde será o problema????
Por Favor me ajudem!

R1C4RD5
Veterano
# ago/11
· votar


DJ POPOSO
Seria bom você nos dar mais informações sobre como é que você está realizando essa gravação, como está conectando os cabos, ...

Graces
Veterano
# ago/11
· votar


Utilissímo esse post, muito instrutor, parabéns, precebi que são muitos anos de Stúdio!

eliaquim_maia
Veterano
# ago/11
· votar


para eliminar uns cliques que sempre davam nas minha gravações

Eu tinha o mesmo problema no note (só com a placa onboard de som). O problema era nos drivers. Tinha que ficar reinstalando toda vez os drivers. Reinstalei o windows e desabilitei a atualização do windows. Nunca mais deu pro!

Cordeiro84
Veterano
# ago/11
· votar


Boa tarde pessoal!
Vou montar um Home Studio, e estou com dúvidas relacionadas ao equipamento que devo comprar, por exemplo:

1 - A Roland diz que a interface de audio UA - 101 grava e reproduz 10 canais simultaneamente, mas isso significa que irei gravar das faixas de audio separadas ou elas estarão em apenas uma faixa estéreo?
2 - Com controlador MIDI da Behringer UMX490 ou UMA25S é possível gravar bateria em programas multipistas como Sonar (utilizando plugins)?

Tenho preferência em comprar a interface da Roland, pois ela vem com um pacote de software da cakewalk que inclui o Sonar LE8,5 e alguns intrumentos virtuais.

Valeu pessoal!

R1C4RD5
Veterano
# ago/11
· votar


Cordeiro84
R1 - Esta interface pode gravar até 10 canais de uma só vez, sendo 8 entradas analógicas e 2 digitais. O canais serão enviados para o computador de forma separada.

R2 - Sim, com um teclado controlador MIDI você poderá escrever uma linha de bateria, piano, sax, trompete, ..., utilizando VSTi (plugins)

Cordeiro84
Veterano
# ago/11
· votar


Valeu R1c4sd5,
agora pra finalizar só mais uma coisa.
- Programas como o Addictive drums eu posso montar a bateria através de um sequeciador?
- Quais são os melhores sequenciadores além do FL Studio, pois o msm é muito pesado?
Desde já obrigado!

R1C4RD5
Veterano
# ago/11
· votar


Cordeiro84
Dá pra usar o Reaper que é bem leve.

Cordeiro84
Veterano
# ago/11
· votar


Dá pra usar o Reaper que é bem leve.

Valeu R1C4RD5!
Realmente o Reaper é bem leve, mas é um pouco complicado...mas nada é impossível!
Ainda n achei o piano roll e o sequenciador dele...

E estava pensando: com o Reaper eu posso substituir o Sonar?
Neste caso eu não iria precisar por enquanto da interface cakewalk por dois motivos,
1 - nao iria precisar do software que acompanha,
2 - o controlador midi Oxygen49 da maudio n tem saída midi, por isso acredito que pela saída USB eu posso ligá-lo ao PC. Ele é mais caro, mas ouvi falar que é melhor do que o da Behringer UMX490.

Valeu pessoal, quanto mais vcs tiram minhas dúvidas sobre qual equipamento comprar, mas elas surgem na minha cabeça.

Obrigado!

Deisson
Veterano
# set/11
· votar


é o topico é comprido mas vale a pena estudar abraços

El_Cabong
Veterano
# nov/11
· votar


Uma dúvida !!

Muitos equipamentos de estúdio trazem em suas Especificações Técnicas o valor da sua Relação Sinal / Ruído SNR em decibéis; e alguns outros equipamentos trazem em suas Especificações Técnicas o valor da sua Dynamic Range DR em decibéis.

Pergunto!!
SNR e DR são a mesma coisa ou não ???
____________________________

* Eu pergunto isso porque estou pensando em comprar uma interface de audio Steinberg Ci1, aí eu procurei nas suas Especificações Técnicas qual a sua Relação Sinal / Ruído para ADC, e só encontrei alí a sua Dynamic Range que é de 96db.

MauricioBahia
Moderador
# dez/11
· votar


Acho que tem muita gente precisando desse tópico... (2)

feh_l.j
Veterano
# dez/11
· votar


aee.. não se é o lugar certo... mas eu possuo um notebook e queria grava o meu teclado (PSR E323) nele... já to providenciando o cabo midi x usb, me falaram para eu baixar o cubase para eu esar meu teclado como controlador, etc... alguém sabe se preciso de algum outro programa??
vlw

maxwell246
Veterano
# dez/11
· votar


shoyoninja

Eu tô coletando material pra estudo sobre gravação de áudio digital e analógico. Tenho que aprender sobre armazenamento, processamento, representação, interconexão, tipos e operação.

Quais são suas fontes de pesquisa?

M. P.
Veterano
# jan/12
· votar


Eae galera, beleza?

Seguinte tenho umas duvidas e gostaria de saber ae se vcs podem me ajudar.

1º DUVIDA: Assim, numa gravação é melhor eu fazer um novo projeto pra cada musica que eu for gravar, ou gravar elas no mesmo projeto?
Já vi alguns donos de studio fazendo assim (gravação de varias musicas no mesmo projeto) e creio eu que eles fazem isso pra poder acertar tudo no mesmo nivel na hora da masterização.
É uma boa ou é ruim?

2º DUVIDA: Tenho uma pedaleira ZOOM 505 II e uma interface da M-Audio Fast Track Pro. Quando ligo a pedaleira na entrada da interface o som sai totalmente diferente doque é o som original da destorção da pedaleira. Será que é pq o audio de saida da pedaleira já é digital e a interface digitaliza ela outra vez? Oo
Já fiz bastante coisa pra ver se resolvo, e nada! ><

3º (e ultima) DUVIDA: Vi em alguns videos que alguns guitarristas na hora de gravar usam uma fita no Nut da guitarra. Queria saber pra qual finalidade isso. Será que é pra evitar algum harmonico indesejado ou algo do tipo?

Bom, é isso.
Espero que alguem possa me dar uma força nessas minhas duvidas ae.
Grande abraço, galera!

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


M. P.

Vou responder a número 2:

Será que é pq o audio de saida da pedaleira já é digital e a interface digitaliza ela outra vez?

Não. Não tem nada a ver. O sinal que sai da pedaleira nem é digital, é analógico. O sinal é digitalizado, processado, e transformado novamente para o domínio analógico.

A minha pergunta: você está tomando como referência a Zoom ligada em um amp de guitarra? Se a resposta for sim, é altamente provável que você não esteja se referindo ao som da pedaleira, e sim do amp. Qualquer amp modifica o sinal que recebe. Uma pedaleira - qualquer uma - ligada no input de um amp soa bem diferente da mesma pedaleira ligada em linha.

Agora, apesar de normalmente defender que "configurar é preciso", neste caso estamos falando de uma Zoom 505II. Você muito provavelmente pode ter resultados bem melhores ignorando ela e usando um simulador de amps em VST. Existem opções gratuitas, inclusive uma versão do Amplitube e os plugins do LePou. Talvez sejam meio complicados para um completo leigo entender, mas sem paciência para aprender ninguém consegue fazer uma produção decente mesmo...

M. P.
Veterano
# jan/12
· votar


Valeu ae, Bog! \o

Então, oque acontece comigo é que assim: Eu costumava usar a pedaleira ou num ampli simples (tipo uma PAzinha) ou num headphone. Ai quando ligava ela na placa o som ficava beeeem diferente.
Eu até andei pesquisando, lendo e mexendo noque eu tenho aqui e tô aos poucos aprendendo a configurar tudo certinho.
Aqui no meu note eu tenho o Guitar Rig, e com ele tá acontecendo o mesmo. Tô aprendendo aos poucos. hehe
Mais sei lá, minha ideia é aposentar a pedaleira e partir pros pedaizinhos analogicos mesmo. Quem sabe de inicio até uns handmades da vida. Pq apesar de ter conseguido um timbre legal na minha ZOOM acho que com um cast de analogicos o som ficaria bem mais original e com mais possibilidades.

Valeu ae pela força, velho. ;D

Luciano_gdd
Veterano
# jan/12
· votar


Uma coisa q não entendi, se a gravação tem q ser 44khz para ter uma boa qualidade, sendo que essa valor é o dobro da frequência do limite da audição humana, sendo 22khz. Então, se eu colocar a frequência de gravação 96khz, esse valor dividido por 2 é 48khz, enfim. Como q a qualidade vai aumentar se o valor em Khz ultrapassou o valor do limite da audição humana?

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


Luciano_gdd
acontece o seguinte: o limite da audição humana é 20kHz, mas essa onda que voce ouve nessa frequencia superaguda é uma onda completa (um periodo completo, lembra do conceito da matematica e da fisica de ondulatoria?), com um pico e um vale. e com um formato curvo.
se voce amostrar 20kHz (ou 22, tanto faz), voca nao vai desenhar essa curva, porque vai ter uma amostra pra cada periodo. voce tem que ter no minimo o dobro, pra pegar pelo menos um pico e um vale e ter uma onda "zig zag". por isso o 44kHz.

um periodo:
/\
\/


quando grava, é comum usar o 48kHz (ou até mais) por um principio de manipulação de informações.
pra garantir uma boa qualidade final, sempre tenha mais resolução do que vai precisar, pois essa informação será trabalhada (equalização, efeitos, compressor, etc.), e a onda captada será entortada.
imagina essa onda zigzag sendo trabalhada, ela vai sumir.
a onda original era arredondada, é melhor que voce consiga captar ela mais arredondada (por isso mais HZ), trabalhar, e depois mixa o final com 44kHz, que as ondas de 20kHz não vai mais ser mexidas, entao "tudo bem" ser um zigzag.

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Luciano_gdd
Como q a qualidade vai aumentar se o valor em Khz ultrapassou o valor do limite da audição humana?

Duas razões:

1. O limite conhecido é uma média. Não quer dizer que todo mundo ouve exatamente até 22kHz. Aliás, este limite vai baixando conforme ficamos mais velhos.

2. Para evitar o aliasing (uma frequência ser "confundida" com outra por estar acima da frequência máxima do conversor), usam-se filtros. O problema é que esses filtros não se comportam bem quando estão próximos da frequência limite. Em certas ocasiões, eles chegam a gerar artefatos (uns agudos "agressivos"), causados exatamente por causa daquelas ondas serrilhadas que o kiki mencionou. Além disso, quando se trabalha no domínio da frequência sempre existem certos arredondamentos, e quando estamos muito próximos do limite da representação, esses arredondamentos podem também gerar artefatos no som. Trabalhar com uma certa sobra permite que os filtros funcionem melhor, que os arredondamentos não afetem o resultado final, e que a onda reconstruída após a reconversão para o mundo analógico tenha um formato mais "suave" e próximo do original.

Luciano_gdd
Veterano
# jan/12
· votar


Bah valeu Kiki e Bog, agora entendi, valeu pela força (:

sr alcantara
Veterano
# jan/12
· votar


pluguei meu baixo do jeito que vcs falaram.

só que na hora de gravar, quando uso notas mais graves, o som fica distorcido


ajuda :(

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


sr alcantara
que jeito? explique com detalhes.

sr alcantara
Veterano
# jan/12
· votar


baixo -> cabo mono -> zoom b2 -> cabo mono -> adaptador -> entrada mic (meu netbook só tem uma entrada)

o estranho é que quando coloco a pedaleira no bypass, os chiados diminuem, mas não saem

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


sr alcantara
deve ser por que a entrada é de mic.
que eu saiba, entrada de mic é mais sensivel, por que sinal de mic é mais baixo que sinal de linha.

acho que o melhor é voce manter a pedaleira com a saida bem baixa, pra nao estourar. vá testando os volumes e veja se consegue achar o ponto.

além disso tem o lance dos VSTs, voce sabe usar? simulador de ampli, etc? guitar rig, amplitube, etc...
se nao souber,tem um topico sobre isso nos fixos da guitarra, olhe lá.

sr alcantara
Veterano
# jan/12
· votar


sei olhar

já resolvi o problema... eu conectei o adaptador só pela metade, daí o som saiu ótimo, só que bem baixo, daí eu usei o formatfactory pra aumentar o som :)


mas como assim essa de que pode queimar?

kiki
Moderador
# jan/12
· votar


sr alcantara
eu conectei o adaptador só pela metade, daí o som saiu ótimo, só que bem baixo, daí eu usei o formatfactory pra aumentar o som :)

deve ter entrado só metade do sinal? pegou só um lado do estéreo.

bom, não é bom gravar baixo e depois aumentar, a qualidade fica ruim.

além disso, conectar "meio plugue" é meio gambiarra, seria melhor ter uma solução mais precisa!

tente diminuir o volume da pedaleira.

mas como assim essa de que pode queimar?
não é queimar, é estourar. mas não é estourar tipo explodir, é estourar o som.
sabe quando passa um carro ouvindo música eletronica no talo? faz um som que parece que ta rasgando o falante? é aquilo.
quando o sinal ta muito alto, ele "estoura", ou seja, ta acima do limite que aquele sistema comporta (no seu caso, a entrada do mic). aí ele distorce.

sr alcantara
Veterano
# jan/12 · Editado por: sr alcantara
· votar


ah, só.

é que quando eu ligo o adaptador por completado, o som distorce por inteiro.

obrigado pela ajuda ;)

ah, como assim ''diminuir o volume da pedaleira'' ?

sr alcantara
Veterano
# fev/12
· votar


up

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.