Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      【FIXO】 Sistema de Sonorização Básico para Principiantes

      Autor Mensagem
      Demolisher
      Veterano
      # set/04 · Editado por: Moderador


      Vejo que sempre aparecem pessoas interessadas em montar pequenos sistemas de sonorização para serem utilizados por bandas, em igrejas, bares, etc. Diante disso, resolvi postar aqui algumas sugestões:


      EQUIPAMENTO A SER UTILIZADO:

      -01 mesa de oito ou doze canais estéreo
      -microfones dinâmicos
      -01 cd player
      -01 amplificador de potência a partir de 2X100 watts RMS/8 ohms
      -04 caixas de som
      -01 equalizador gráfico de 2x15 bandas
      -01 multi-cabo padrão de 11 vias com comprimento deacordo com o caso específico.
      -01 caixa para guitarra e 01 para contra-baixo, ou 01 para ambos

      A MESA

      Nela serão ligados os microfones, cd player, e, eventualmente, a guitarra. Uma técnica comum consiste em usar a mesa com volumes independentes para a platéia e o retorno.

      Isso é feito ligando-se um dos canais de saída da mesa (L ou R) a um canal do amplificador que cuidará das caixas de retorno. O outro canal de saída da mesa (L ou R) será ligado ao canal do amplificador responsável pelas caixas da platéia.

      Cada canal da mesa terá o seu controle "PAN", e todos eles DEVERÃO ficar na posição central.

      A dosagem dos volumes platéia/retorno deverá ser feita pelos controles MASTER L e R, sendo que, geralmente o volume do retorno, durante a apresentação da banda, fica mais alto que a platéia. No caso de discursos, o retorno pode ficar mais baixo (ou não), dependendo do caso.

      O importante é observar que esses volumes TRABALHARÃO INDEPENDENTES. Trabalhe sempre com o menor volume de som possível para a platéia.

      O retorno pode até ficar alto, desde que não aconteça a microfonia, obviamente.

      O AMPLIFICADOR:

      Nele serão ligadas as caixas de som, que devem ser dispostas em duas por canal. As caixas de retorno devem ser ligadas em um canal, e as da platéia, em outro. Isto é um detalhe muito importante que deve ser rigorosamente respeitado, sob pena de o sistema ficar "indomável".

      Se o aparelho tiver controle de volume, comece deixando os dois na metade. Se precisar, depois você muda isso. Mas mantenha os dois SEMPRE IGUAIS. Instale o aparelho em lugar bem ventilado; se ele não tiver ventoinha, evite deixar outros aparelhos sobre ele.

      Use fios de caixa de no mínimo 2,5 mm2 paralelo, polarizado. Evite emendas e use os cabos mais curtos possíveis. Instale o amplificador o mais próximo possível das caixas.

      Os cabos que vão da mesa até o amplificador podem ser longos (10,15 metros). É preferível que os cabos mesa/amplificador fiquem longos, do que os cabos amplificador/caixa.

      A QUALIDADE DAS SOLDAS NOS PLUGUES DOS CABOS DEVE SER ABSOLUTAMENTE IMPECÁVEL.

      AS CAIXAS:

      Serão usadas duas delas para a função de retorno, e duas para a função de platéia. Para não complicar muito, é bom que todas sejam idênticas. Cada uma deve conter: um alto-falante de 10 ou 12 polegadas, um mid-range e um tweeter.

      O tweeter não é muito recomendável nas caixas de retorno, pois facilita a microfonia. O mid-range ideal seria o tipo corneta. Há cornetas que incorporam a função de tweeter, o que minimiza seu custo e facilita a sua construção.

      As caixas da platéia devem obrigatoriamente estar posicionadas de frente para o público, uma em cada canto da sala apontando para o canto oposto do fundo da sala, de modo que o som das duas caixas "se cruze" no meio do caminho. NUNCA ponha caixas no fundo da sala, voltadas para a frente. Fixe-as a no mínimo um metro e oitenta centímetros do chão.

      As caixas de platéia estarão nos cantos da sala, porém cerca de, no mínimo, um metro adiante da "linha" horizontal onde ficam os cantores. Ou seja, as caixas de platéia ficam "de costas" para os cantores. É bom que os cantores só ouçam o som dos retornos.

      As caixas de retorno deverão ficar mais ou menos atrás das caixas de platéia, porém voltadas para os músicos e cantores. Em caso de microfonias ocasionais, procure sempre trabalhar primeiro o volume do retorno, no MASTER da mesa, baixando-o levemente.

      OS MICROFONES E O MULTICABO

      Se os microfones puderem ser do tipo balanceado, melhor. O sistema balanceado rejeita ruídos e interferências que possam vir a aparecer nas instalações. E se forem balanceados, cuide para que os cabos também o sejam: que tenham TRÊS PÓLOS no plugue que vai à mesa, XLR macho ou P10 estéreo.

      FIQUE ATENTO, pois cabo balanceado não é o mesmo que microfone balanceado. Existe muita desinformação(ou má intensão) a este respeito por parte dos balconistas. Entre os balanceados mais baratos, está o Le-Son SM 58.

      O multi-cabo é uma extensão múltipla que só será usada se a mesa de som ficar meio longe dos microfones. Também deve ser confeccionado por um profissional, ou comprado pronto.

      O EQUALIZADOR:

      É um item que serve para otimizar a resposta global do sistema, e deve ser operado com muito cuidado. Leia atentamente o manual do usuário. É um aparelho que deve ser comprado por último. Pois se for mal instalado/operado poderá trazer mais problemas do que soluções.

      GUITARRA E BAIXO:

      A princípio podem ficar apenas nas próprias caixas (amplificadas), sem ir à mesa; que cuidará apenas das vozes e play-back. Mas instrua os músicos a trabalharem com o menor volume possível nos instrumentos.

      Conclusão:

      Outros itens podem ser introduzidos no sistema à medida em que se adquira "intimidade" com ele, como módulos de efeito, tratamento acústico, mais um amplificador e outras coisas.

      A leitura atenta de todos os manuais dos aparelhos é altamente recomendável. Devemos sempre pesquisar bastante as marcas e modelos, buscando sempre as marcas consagradas. Staner, Ciclotron, Cygnus, Selenium, Le Son, etc, estão entre os melhores fabricantes de equipamentos populares. Evite fechar o negócio na primeira loja e, principalmente, desconfie de vendedores muito afobados, que tentam fazê-lo crer que muitos dos procedimentos acima citados são "frescura".

      Demolisher
      Veterano
      # set/04
      · votar


      Putz... isso ficou parecendo o rascunho da bíblia...

      Claudio Natureza
      Veterano
      # set/04
      · votar


      mas tá legal cara, bem esclarecedor.

      Gabriel_Bp
      Veterano
      # set/04
      · votar


      Demolisher
      tá jóia cara. tu podia escrever mais sobre isso né... podia colocar uns mapas de palco e como organizar todas essas coisas.

      Demolisher
      Veterano
      # set/04
      · votar


      Gabriel_Bp
      não tenho como postar isso no fórum, cara, mas se tu quiser, me passa as coordenadas do que tu precisa e eu te ajudo, dentro dos meus parcos conhecimentos... ;-D

      Gabriel_Bp
      Veterano
      # set/04
      · votar


      cara... eu não sei nada sobre sonorização além do meu baixo :) no quesito show e clubes eu sou uma topeira :)
      se tu tiver algum material sobre isso me da um toque aqui que eu te dou o meu email pois eu gostaria de ler e aprender mais. valeu.

      Demolisher
      Veterano
      # set/04
      · votar


      Gabriel_Bp
      Eu não tenho material compilado, mas me pergunta o que quiser saber, que se eu souber te respondo, se não souber, eu pesquiso e te respondo, hehehehe.
      É um assunto muito amplo, não dá pra esgotar, saca...

      Claudio Natureza
      Veterano
      # set/04
      · votar


      porra velho, vc é um dos poucos caras que escreve coisas úteis aqui no forum, já imprimi o materialzinho e vou usar pra montar um equipamento.

      me responde mais uma coisa, o leson sm 58 plus é muito inferior ao shure sm 58? é que o preço do shure é muito maior.

      eu tenho um leson sm48 e acho muito ruim. será que o sm 58 plus é pelo menos razoável pra show em local pequeno? tipo 100 pessoas.

      Alan411
      Veterano
      # set/04
      · votar


      interessante...!!

      king_arthur
      Veterano
      # set/04
      · votar


      nao seria o caso de fixar esse topico? alias, tem muito topico fixado jah velho e que os moderadores podiam tirar...

      Demolisher
      a proposito, ainda falta muito pra mim precisar desse teu texto, mas jah quero ir aprendendo heheheheheh muito legal, ajuda paca!

      Demolisher
      Veterano
      # set/04
      · votar


      Claudio Natureza
      Eu sei que vc não gosta que se valorize mais o que é feito lá fora, mas tem hora que não dá pra ser diferente, né? hehehehe. O Shure é melhor pq utiliza materiais de melhor qualidade, o controle de qualidade é melhor, os componentes eletrônicos são melhores, e o custo da MARCA é maior.

      Eu tenho um microfone LeSon SM58 há mais de 3 anos, ele está práticamente do jeito que eu comprei, uso constantemente, nuca tive problemas com ele, os conectores permanecem perfeitos, e seu funcionamento eu considero muito bom. è o microfone que apresenta uma das melhores relações custo x benefício do mercado. Vc tem outras marcas tbm muito boas no mercado, behringer, AKG, sennheiser, CAD, Audiotécnica, etc...

      O SM48 é muito inferior ao SM58. O SM58 te atende bem para esse tipo de local. O importante é que o restante do equipamento esteja bem montado e equalizado.

      Demolisher
      Veterano
      # set/04
      · votar


      king_arthur
      às órdens...

      king_arthur
      Veterano
      # set/04
      · votar


      UUUUUUUUUUp (fixem diabo! hehheheh)

      Claudio Natureza
      Veterano
      # set/04
      · votar


      Demolisher

      esqueci de te agradecer. valeu mesmo.

      um abraço.

      Demolisher
      Veterano
      # set/04
      · votar


      Claudio Natureza
      às ordens, sempre que precisarem e eu puder ajudar, terei o maior prazer...

      Claudio Natureza
      Veterano
      # set/04
      · votar


      Demolisher

      vou comprar um lessonsm58 plus hoje, é que a grana tá curta, vai ter que ser ele mesmo, o sm48 é ruim demais.

      aliás, eu não sou tão nacionalista assim pra não comprar algo estrangeiro.

      um abraço.

      Demolisher
      Veterano
      # set/04
      · votar


      Claudio Natureza
      Hehehehehe... sei disso, só estava brincando contigo, hehehehe...

      jefersonsilveira
      Veterano
      # nov/04
      · votar


      Opa, muito bom!!! Poderia me dar umas dicas para eu montar umas caixas para mim??? Como entro em contato??

      Abração a lista.

      MacCa
      Veterano
      # nov/04
      · votar


      Os mic da shure são legais também.

      Fernando Faria
      Veterano
      # nov/04
      · votar


      muito bom o tópico,parabéns

      Demolisher
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      jefersonsilveira
      Oi, Kra, desculpe a demora em responder, mas a galera aqui do fórum sabe que eu estive no estaleiro pra fazeruma lanternagem no joelho, hehehehe...
      Quanto às suas dúvidas, pode postá-las aqui, que se eu souber, te respondo, se a coisa ficar mais pesada, agente abre um novo tópico para ajudar mais pessoas, além de vc, sacou?
      Bração!

      Demolisher
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      MacCa
      São sim, mas ela agora está soltando uma linha "popular" que eu fico de pé atrás...

      Claudio Natureza
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      Demolisher

      e ai meu camarada, como foi o natal?

      eu montei o sistema como vc falou ai.

      agora quero ampliar pra show ao ar livre e coisa e tal.

      vc poderia explicar um esquema legal de sonorização para shows médios, tipo 500 pessoas e ao ar livre?

      vai ter uma guita solo, uma guita base, um baixo, de vez em quando uma viola de aço, uma batera e três vocais ( o baixista, o guita base e o batera).

      quero um som potente, que dê pra montar com uns 20.000,00

      mas tem que ser porrada mesmo!

      valeu mestre, melhoras para os meniscos.

      Demolisher
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      Claudio Natureza
      E aí, natureba, blza!!!
      O Papai Noel esse ano passou de saco cheio, hehehehehehe...
      As dobradiças estão voltando a funcionar, com muuuita fisioterapia, e, com sorte, no carnaval estarei de volta às trilhas, hehehehe...

      Com relação à sua pergunta, vc precisa saber o que pretende realmente, porque a montagem do sistema não depende do número de pessoas, mas da área que vc pretende cobrir...

      Ainda, como vc pretende microfonar o sistema,Bateria, amplis de baixo e guitarra, etc...

      Claudio Natureza
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      bem, primeiro um grande abraco, nao repare que meu teclado ta ruim.

      legal que vc t''a quase bom, pois a saude e o mais importante.

      quanto ao equipo, eu quero um que de pra tocar na praia, num palco que tao armando aqui, e vou usar um cubo bom pro baixo, que pode ser microfonado, mas que tenha grande potencia, no minimo 200 w, um cabecote de boa qualidade pra guita solo, tipo um marshal, e nao pretendo microfonar nao, vou conectar a guita base , mics e violao aco na mesa, alem de usar um comp com efeitos quando necessarios.

      quanto a bateria, nao sei se vou microfonar, pois nao tenho experiencia com bateria amplificada.

      quero um som que de tambem pra eu meter uns trecos de tecno e raga nos intervalos, e que seja de qualidade boa.

      alias, papai noel nao passou nao, mas 2005 vai ser o ano da grana boa.


      e mais ou menos isso, e queria saber se essas caixas de 700 w tipo

      .geladeira sao boas, e quais falantes devem ter (marca).

      um abra'co, se a gente nao se falar um feliz ano novo, vou iajar amanha.

      valeu.

      Demolisher
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      Outra coisa, me fala o que vc já tem... (com especificações técnicas) pra gente ver o que vc pode usar, ou vai precisar trocar pra não ficar entulhado de equipamento...

      Claudio Natureza
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      bem, eu tenho apenas uma mesa de doze wATTSON, uma potencia de 400 w, duas caixas de 300, dois mics lesonsm58, que pretendo trocar por algo melhor, os cubos sao fracos, um thor pro baixo e um rage pra guita, mas vou deixa-los so pra estudo.

      aproveita e me da uma bola sobre esses processadores de efeito tipo microverb, eles servem pra voz? quais efeitos posso usar pra melhorar a amplificacao da voz? um delay? reverb? os dois? e como faze-la sair mais radiofonica?

      um grande abraco, valeu pela forssa.

      Claudio Natureza
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      upando.

      PeroaFrito
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      Demolisher
      Velho muito, bom esse seu tópico, ja imprimi e vou usar como material de apoio,
      Sou sonoplasta na igreja, e tenho percebido muita dificuldade em arranjar documentação ultil como a sua!
      FLW!

      PeroaFrito
      Veterano
      # dez/04
      · votar


      Tá faltando uma àrea exclusiva a sonoplastia, gravação, placa de som e sonorização, até o clube do hardware tem,
      fica a dica pros moderadores!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Sistema de Sonorização Básico para Principiantes

      303.308 tópicos 7.849.523 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital