Videoconferência Olavo de Carvalho e Caio Fábio mediado por Danilo Gentili

Autor Mensagem
landlord
Veterano
# out/14
· votar


cafe_com_leite

O foro de SP é um pequeno assunto em toda sua obra, que, para a sorte dele vingou. Procure os outros milhares de assuntos dele e veja se fazem sentido.

Mas realmente não conheço muito da obra dele, primeiro pelos livros sobre astrologia e teologia e segundo por não me parecer que ele consegue me acrescentar muita coisa sobre assuntos filosóficos.
Acho que também, no minha posição de curioso, se eu quisesse ler sobre determinado assunto iria buscar alguém com alguma credencial acadêmica.

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


landlord
O foro de SP é um pequeno assunto em toda sua obra,


Bom, só por isso ele merece no mínimo um pouco de respeito. Agora, tem que saber filtrar. Não dá pra generalizar e dizer que ele é um doido varrido.

para a sorte dele vingou

Sorte? A mermão, serio? Tu vem falar de sorte? O cara estudou quase 20 anos sobre isso e tu vem falar que é sorte?
Não é sorte, o velho tem o seu mérito e você não pode negar isso.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Quais livros sobre astrologia e teologia?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


_Excelion
Tem algum outro lugar no mundo que professor de humanas da USP consiga ser levado a sério fora da AL e da França?

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Outra coisa que é aproveitavel no OC é que ele dá muitas dicas bibliográficas. O velho é quase uma biblioteca humana.

sallqantay
Veterano
# out/14
· votar


O recalque do BF com a usp é deveras cômico.

ontem mesmo eu tava discutindo com esses profs. em aula o significado da arquitetura sob o reino da cristandade no renascimento. Teru ia gostar muito, ia acrescentar deveras para suas teses de ascese via batimento de laje.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Todo mundo aqui é aluno da USP? Tudo faz sentido.

landlord
Veterano
# out/14
· votar


cafe_com_leite
Sorte? A mermão, serio? Tu vem falar de sorte? O cara estudou quase 20 anos sobre isso e tu vem falar que é sorte?
Não é sorte, o velho tem o seu mérito e você não pode negar isso.


Talvez ele mesmo sabia, quando era ele que estava militando pelo comunismo no brasil.
Não tem mérito nenhum em meu ponto de vista. Ele é um charlatão moderno, eu realmente tinha esperança de que isso não acontecesse nos tempos atuais,,, mas acontece.

Quais livros sobre astrologia e teologia?

Bibliografia dele parece ter alguns livros sobre o tema, não?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Não sei.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


O grande defeito do Olavo é que ignora solenemente todos os pensadores ortodoxos pós-cisma.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Se você der uma pesquisada na galera que já ganhou prêmio Nobel, vai ficar espantado com o tanto de nego lá que acredita em astrologia, et e etc. Não sei como acreditar em astrologia poderia ser um invalidante do pensamento geral do sujeito. A obra do Olavo tem os pontos principais dela: teoria dos quatro discursos, paralaxe cognitiva, teoria da mente revolucionária; qual a influência da teologia nisso tudo?

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


sallqantay

o cara ta a 500km do pico

sallqantay
Veterano
# out/14
· votar


_Excelion

Recalque nao tem distância

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


landlord
Talvez ele mesmo sabia, quando era ele que estava militando pelo comunismo no brasil.


É exatamente isso que dá culhões pra ele falar. Ele estudou a parada. E ele saiu da esquerda já faz muito tempo, a saber. Se pá antes de você ter nascido.

megiddo
Membro
# out/14
· votar


Mas realmente não conheço muito da obra dele

leia-se: "não conheço nada"

megiddo
Membro
# out/14
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/203747/p3#8870289

resposta: cri cri

landlord
Veterano
# out/14
· votar


megiddo

Hahahaha, cada um lê o que convém né? Mas a dura realidade é aceitar que seu mentor ficou famoso fazendo videos na internet e falando atrocidades que todos condenam.

Todos não, tem a turminha do como ganhar um debate sem razão.

Aproveita e faz uma consulta com ele, pede para ele explicar como ganhar dinheiro discutindo na internet, já que fora dela essas idéias só rendem no altar de uma igreja.

landlord
Veterano
# out/14
· votar


Ler a obra de Olavo de Carvalho... hahaha

Colocar ele na estante com grandes pensadores, pessoal vira piada e não sabe porque.

Johnny Favorite
Veterano
# out/14
· votar


Não sei como acreditar em astrologia poderia ser um invalidante do pensamento geral do sujeito

Meu, é uma pseudociência. Porque a estrutura de interpretação da astrologia é irracional, com suas próprias regras imune a leis já descobertas pela ciência. É tudo rodeado de subjetivismo, fantasioso. Não é conhecimento ou prática provados, sedimentados e irrefutáveis.

Eu acho suficientemente ridículo levar alguém que estudou astrologia por mais de 20 anos a sério. Quanto a colocar um cara desses ao lado de grandes pensadores...por favor né?

_Excelion
Veterano
# out/14 · Editado por: _Excelion
· votar


Não tem nada errado com astrologia, esse papo de pseudociência é também um erro, a ciência tem sua ótica, e outras coisas tem outras. Formas diferentes de estudar algo. Astronomia e Astrologia veem mesmos fenômenos por ângulos diferentes, fazendo perguntas diferentes por métodos diferentes, não competem entre si, se complementam e acho bem legal essa diversidade de visões.

Quer dizer que só vale Hard Science? Esqueçamos as subjetividades humanas, o "misticismo" e busquemos uma explicação 'racional' para tudo, pois só assim vemos a 'verdade'? Mas o que é a verdade? Será que o nosso racionalismo toca as coisas como são ou nossos sentidos e nossa percepção nos engana sem percebermos? A astronomia é uma visão humana sobre fatos não-humanos, temos nossa percepção tão aguçada assim para assumir a bronca de falar "essa é a verdade sobre X, o resto é obscurantismo"?

Só não vejo o Olavo como um grande pensador pois o que ele produziu que realmente é transformador, uma parada que você olha e fala 'pqp nossa, é mesmo, como nunca pensei nisso antes?' ou 'puxa, então é assim que X funciona'? O mínimo que você precisa ler para não ser um idiota?

Só o título do livro já mostra uma soberba de fazer Keynes parecer uma moça. E soberba raramente combina com um trabalho sério, essas coisas tem que ser deixadas de lado ao escrever. Olha pro próprio Keynes e vê se ele perde tempo ou mira sua escrita de forma a mostrar que passou o prof Marshall? Por mais que off-topic o cara fosse assim, a Teoria Geral é um trabalho sério.

Mestre Olavão, afaik, é 'apenas' o rei dos ratos em retórica, no bom sentido

megiddo
Membro
# out/14 · Editado por: megiddo
· votar


landlord
Corte o blablablá que não foi nada disso que eu perguntei. Reconheça a desonestidade que é julgar um autor de charlatão sem ter lido nada dele, ou diga o que leu.

_Excelion
Só o título do livro já mostra uma soberba de fazer Keynes parecer uma moça. E soberba raramente combina com um trabalho sério,

LOL
Julgar um livro pelo título tá só meio degrau acima de julgá-lo pela capa.

afaik

Aí é que tá.

megiddo
Membro
# out/14
· votar


_Excelion
Só não vejo o Olavo como um grande pensador pois o que ele produziu que realmente é transformador, uma parada que você olha e fala 'pqp nossa, é mesmo, como nunca pensei nisso antes?'

Pode começar pelo que o BF citou: teoria dos quatro discursos, paralaxe cognitiva, teoria da mente revolucionária.

Aí eu te pergunto: você conhece esses elementos da obra dele? Ou tá "culpando" o autor por algo que você ignora?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


_Excelion
Então você não leva nenhum dos seus professores da USP a sério também. Ou a Marilena Chauí e o Safatle já deram alguma contribuição ao pensamento universal?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Ler a obra de Olavo de Carvalho... hahaha

Sim, nunca leu a obra de ninguém, não vai ser a do Olavo a exceção. Mas mesmo assim tem opinião sobre tudo, parabéns pelo dom da onisciência inata.

Johnny Favorite
Veterano
# out/14
· votar


paralaxe cognitiva
Ta ai um bom nome pra uma banda, nisso ele foi fera

megiddo
Membro
# out/14 · Editado por: megiddo
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/317839/p3#8976202

Chauí
uma mulher com a idade dela com tanto tempo de leitura, alguma coisa deve saber.

ademais, acho uma extrema arrogância eu na minha década dos 20 desconsiderar ou desmerecer caras que devem ter pesquisas com mais tempo de andamento do que eu tenho de vida.


O Olavo também é velho, tem muito tempo de leitura, e tem trabalhos que vem tocando desde antes de você nascer. Se você nunca nem leu o cara, como pode não partir desses mesmos pressupostos escrotos que partiu pra dar algum crédito à Chauí?

megiddo
Membro
# out/14 · Editado por: megiddo
· votar


Caí no conto do vigário.

Johnny Favorite
Veterano
# out/14
· votar


Não tem nada errado com astrologia, esse papo de pseudociência é também um erro, a ciência tem sua ótica, e outras coisas tem outras. Formas diferentes de estudar algo. Astronomia e Astrologia veem mesmos fenômenos por ângulos diferentes, fazendo perguntas diferentes por métodos diferentes, não competem entre si, se complementam e acho bem legal essa diversidade de visões.

Quer dizer que só vale Hard Science? Esqueçamos as subjetividades humanas, o "misticismo" e busquemos uma explicação 'racional' para tudo, pois só assim vemos a 'verdade'? Mas o que é a verdade? Será que o nosso racionalismo toca as coisas como são ou nossos sentidos e nossa percepção nos engana sem percebermos? A astronomia é uma visão humana sobre fatos não-humanos, temos nossa percepção tão aguçada assim para assumir a bronca de falar "essa é a verdade sobre X, o resto é obscurantismo"?



Astrologia é a coisa mais desonesta, pois ela diz revelar a verdade do mundo físico. Mas não é como sistemas de pensamento que se baseiam em pensamentos de origem "filosófica", "divina" ou "inspirados". Esses não são considerados pseudociência se eles não afirmam serem científicos ou não vão contra a ciência. A astrologia se reivindica como ciência mas não adere ao método científico. Não tem a menor plausibilidade. Não é um modo válido de ver as coisas porque simplesmente não funciona na prática. É totalmente impreciso e enganoso. É muito mais razoável aceitar uma coisa como verdade quando há suporte de uma evidência experimental. Você deve saber que falseabilidade é importante para a ciência e a filosofia e a astrologia viola totalmente esse conceito.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


E onde a astrologia influenciou a obra do cara?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Eu acho engraçado que quando alguém faz um apelo a ciência ou a racionalidade, geralmente a pessoa ignora os princípios mais básicos do que seja ciência, razão ou mesmo lógica elementar: olavo de caravalho estudou/estuda astrologia logo sua obra não tem fundamento (mesmo que não haja qualquer indício de influência desses estudos nela).

Enfim, seriedade zero, só fingimento de afetação e risadinha de superioridade, é por isso que o Brasil não vai pra frente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Videoconferência Olavo de Carvalho e Caio Fábio mediado por Danilo Gentili