Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.

Autor Mensagem
dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar


Vou preparar minhas previsões niilistas caso o Aécio se eleja.

P.S. vai ser duro optar entre os dois que eu não votaria.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/10/06/interna_politica, 576956/diap-congresso-eleito-e-o-mais-conservador-desde-1964.shtml

Choro petralha livre

megiddo
Membro
# out/14
· votar


Obrigado, Olavo.

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


Black Fire

ta rolando uma guinada conservadora no brazil, e a culpa presumo ser do PT.

tipo, as pessoas votam em caras como Bolsonaro e Cel Telhada pois estão insatisfeitas com o governo atual e esses caras vem falando sem papas na língua que vão meter o cacete na Dilma.

é o bolso apertado falando, igual na zóropa

_Excelion
Veterano
# out/14 · Editado por: _Excelion
· votar


mas isso é meio perigoso, não que seja um problema votar pra direita.

eu acharia massa se tivessem uns deputados neoliberais sérios no congresso ou umas thatchers por ai.

mas é uma direita non-sense, mais preocupada em governar o cu alheio, descer o cacete em 'bandido' e 'moralizar' o brasil

e sinceramente, a manutenção da família, moral e bons constumes é o menor dos problemas do brasil

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


_Excelion
Nem acho que seja unicamente mérito involuntário do PT. Muitas pesquisas tem mostrado que o eleitor brasileiro é majoritariamente conservador, o que ocorreu nessas eleições é que começaram a votar de forma coerente com a própria consciência.
Mas claro que a exposição de candidatos conservadores como o Bolsonaro e o Pastor Feliciano ao grande público tem muito a ver com o barulho que a esquerda faz em torno deles, quanto mais achincalham, acusam, tentam derrubar mais conhecidos esses caras ficam, e mais eleitores encontram em quem votar.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


mais preocupada em governar o cu alheio

Só vi acusações até agora, não vi nenhum projeto de lei ou discurso propondo nada do gênero. Existem?

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


o que ocorreu nessas eleições é que começaram a votar de forma coerente com a própria consciência.

Constatação perigosa.

Enquanto o povo faz merda, diz-se: olha ai, povo ignorante, merece o governo que tem etc. Ai o povo faz o que o observador julga correto: Olha ai, o povo votando coerentemente com sua consciência.

Concordo com o Excel: À guisa de mudança, não vejo como ficar pior (esta suposta guinada à direita). Mas esperar que essa "direita" fuja desses projetos falidos moralizantes e seja algo útil, é sonhar demais.

_Excelion
Veterano
# out/14 · Editado por: _Excelion
· votar


Muitas pesquisas tem mostrado que o eleitor brasileiro é majoritariamente conservador

eu acho que ser conservador é algo em estrita relação com as condições econômicas.

quando tá todo mundo na boa economicamente, vira todo mundo progressista, como no Canadá, Suécia há um tempo atrás, Reino Unido final da década de 90, até meados da década de 2000, EUA na época de ouro do Welfare nos anos 60.

quando o bolso aperta, vem esses caras e levam tudo, como agora na Suécia, Reagan, Dama de Ferro, Itália... E pra não faltar, claro, Hitler.

seria algo como: bom, eu to tranquilo no meu bolso, agora vamos pensar coletivo. E o inverso: to sendo espoliado por imposto aqui, e não tá entrando o dinheiro, sejamos individualistas.

não sei explicar direito essa relação, mas tem algumas causalidades rolando

posso estar errado, though.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


One More Red Nightmare
Enquanto o povo faz merda, diz-se: olha ai, povo ignorante, merece o governo que tem etc. Ai o povo faz o que o observador julga correto: Olha ai, o povo votando coerentemente com sua consciência.

Você tá confundindo, votar com a própria consciência não significa de forma alguma agir de forma correta, a menos que você seja o salpicão que tem o poder da infalibilidade e onisciência. Dizer que ao eleger candidatos conservadores, as pessoas estão votando de forma coerente com suas próprias concepções não é um julgamento de valor, é uma simples constatação de um fato, basta olhar as recentes pesquisas de opinião http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/09/maioria-e-c ontra-legalizar-maconha-aborto-e-casamento-gay-diz-ibope.html . Se a maioria da população é contra o aborto e o casamento gay, a coerência é eleger o Bolsonaro ou o Jean Wyllys?

A demais, quais são os supostos projetos moralizantes do Bolsonaro e do Feliciano?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


_Excelion
Não sei não, se você der uma olhada nas pesquisas de opinião sobre temas como aborto, maioridade penal, casamento gay e todos os demais temais polêmicos, de quatro ou cinco anos atrás, quando o país vivia um otimismo econômico meio eufórico (com a imprensa internacional lambendo o saco do PT diariamente), não vai encontrar muita diferença das feitas hoje em dia num cenário econômico bem mais pessimista e incerto.

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


Black Fire

não julgo ser dever do estado reger o país moralmente. casamento gay, legalização da maconha (e por mim até de outras coisas), liberdade para aborto... até mesmo liberdade para o porte de armas, embora eu fique cabreiro, acho incorreto o estado tirar isso.

esses caras entram no congresso, única e exclusivamente, para barrar propostas que tentem fazer do estado menos vigia do cu alheio

o Feliciano por exemplo ocupa seu tempo de parlamentar entre aumentar a aposentadoria da classe policial, dar benefícios a servidores públicos e a projetos non-sense como revogar uma lei que torna obrigatório o atendimento a vítimas de violência sexual (!) e o estatuto do nascituro

O Bolsonaro é um Dr Strangelove ex-milico frito que passa seu tempo no congresso, querendo melhorar a vida dos militares, professando sobre como Cuba e Venezuela estão comandando a Dilma, falando que o golpe de 64 foi democrático, que mal teve projetos e os que teve foram de pouca relevância como regulamentar o porte de arma para praticantes de esportes de tiro.

essa é a nossa direita

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


Black Fire
A questão é você considerar apenas esse fator de casualidade (pesquisas indicam consciência conservadora, conservadores eleito, eleição consciente). Pode ser que seja verdadeiro, mas nada exclui a possibilidade da hipótese exposta pelo Excel (relação com a situação econômica). Acho inclusive mais fidedigno linkar essa "conscientização" a apenas uma parte específica da população (algo como uma classe média urbana relativamente esclarecida).

Não sei quanto aos projetos, se há ou quais são. Mas há o discurso e há os meios para realiza-los. E agora há o parlamento mais conservador desde 64.

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


Black Fire

o brasil é muito desigual, não foi o país inteiro que sentiu de facto essa euforia econômica.

agora vá ver a opinião sobre estes temas nas metrópoles, que sentiram melhor o 'boom'. São Paulo de uns 10 anos pra cá, passou de Dallas para Austin

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


acho que também deve ter condicionamento geográfico, as grandes metrópoles mundo afora costumam ser muito mais progressistas do que no hermético ambiente das cidades de interior.


é difícil traçar isso, e os trabalhos sobre isso raramente são sérios, quem é o acadêmico de mais relevância no assunto aqui no Brazil é a Chauí que embora não tenha como negar a sapiência, é mais militante que acadêmica, então rola aquela desonestidade intelectual.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Não consigo responder tanta coisa ao mesmo tempo agora.

megiddo
Membro
# out/14
· votar


a Chauí que embora não tenha como negar a sapiência

LOL

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


mas uma coisa é fato:

no brasil, a esquerda é fragmentada entre pelegos a la kautsky como o PT, esquerda extrema anacrônica e universitários liberais indecisos.

e a direita é composta de evangélicos fundamentalistas, militares doidos e oportunistas pilantras.

Brasil, país da zoera

_Excelion
Veterano
# out/14 · Editado por: _Excelion
· votar


megiddo

uma mulher com a idade dela com tanto tempo de leitura, alguma coisa deve saber.

a questão é ter honestidade intelectual na partilha de sua carga intelectual, o que falta.

mesmo caso do Sarney, um cara brilhante, mas desonesto até intelectualmente.


ademais, acho uma extrema arrogância eu na minha década dos 20 desconsiderar ou desmerecer caras que devem ter pesquisas com mais tempo de andamento do que eu tenho de vida.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


_Excelion
Bom, eu também não julgo que o Estado deva reger o país moralmente, por isso ele deve ser coerente com a moral vigente, e não tentar impor uma moral concebida por alguns auto-intitulados iluminados das metrópoles.
O Estado impõe moral quando está em consonância com a maioria da população que considera aborto como assassinato, ou quando, a despeito da opinião geral concede o "direito" (o que implica logicamente financiamento público vindo de impostos da maioria cristã) a abortar? Conceder um direito é agir de forma moral também. Se a moral do Estado não é a moral geral é a moral de quem?

revogar uma lei que torna obrigatório o atendimento a vítimas de violência sexual

PLC 03/2013 que obriga hospitais religiosos a realizarem abortos?

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


O Estado impõe moral quando está em consonância com a maioria da população que considera aborto como assassinato, ou quando, a despeito da opinião geral concede o "direito" (o que implica logicamente financiamento público vindo de impostos da maioria cristã) a abortar?

muito disso se dá pela covardia de levar temas polêmicos ao debate.

não que seja uma questão dos iluminados de paris venham abençoar os ignóbeis, mas sim de que isso é uma questão de saúde pública cujo debate deveria ser fomentado e não evitado. não que o obama seja um exemplo de um bom estatista, mas ele costuma dar a cara a tapa com propostas que incentivem o debate na câmara de temas 'polêmicos', que é algo que deve ser feito.

mesmo caso das drogas, nenhum governo quer se comprometer.

Beatlemaniac
Veterano
# out/14
· votar


_Excelion
mas uma coisa é fato:

no brasil, a esquerda é fragmentada entre pelegos a la kautsky como o PT, esquerda extrema anacrônica e universitários liberais indecisos.

e a direita é composta de evangélicos fundamentalistas, militares doidos e oportunistas pilantras.

Brasil, país da zoera


É por ai mesmo.
A sabedoria, que eu acredito estar em torno do centro (social democratas e liberais honestos, tanto em economia quanto em valores individuais), esses não tem voz no Brasil.

_Excelion
Veterano
# out/14
· votar


as pessoas deveriam ser mais abertas a debater suas convicções, a colocá-las na linha, não necessáriamente mudá-las.

o congresso também deveria agir dessa forma, essa é a grande arte de um congreso, IMO

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


_Excelion
muito disso se dá pela covardia de levar temas polêmicos ao debate.


Concordo com você. E acho lamentável que o debate real não tenha nenhuma perspectiva de acontecer, quando alguém finge estar debatendo o aborto tudo o que faz é acusar a contrariedade ao aborto de ser um expediente meramente religioso e apelar a laicidade do Estado. Como se não houvesse uma extensa bibliografia de matriz laica que corrobora com a contrariedade. Mas o que você lamenta de verdade é a falta de debate ou de propaganda?

Beatlemaniac
Veterano
# out/14
· votar


Para ter parlamentares melhores, talvez deveríamos fazer como os americanos, e separar a eleição do executivo do legislativo.

Me parece que muitos brasileiros confundem esses poderes, e esperam que o presidente seja um messias, fazendo coisas que não são da competência do poder dele.

landlord
Veterano
# out/14
· votar


ta rolando uma guinada conservadora no brazil, e a culpa presumo ser do PT.

Já cheguei a pensar isso, mas a realidade é outra.
A maioria de verdade vota em centro esquerda e o que acontece é como nos EUA.
Existe uma parcela "engajada" da população redneck que acaba elegendo esses personagens caricatos e jocosos da política brasileira. Mas se verificar tempos atrás quando o Dr. Éneas foi candidato a deputado, ele sim recebeu uma enorme quantidade de votos.

Pedro_Borges
Veterano
# out/14
· votar


Black Fire
_Excelion
One More Red Nightmare
landlord

Penso diferente em relação a esse comportamento do eleitor. Para mim o que levou a uma escolha mais conservadora é a incerteza sobre os futuros passos do PT. O povo está temeroso em relacão aos seguintes fatores que estão em cena a olhos vistos:

a) transferência de grande volume de recursos para Cuba, sobre o pretexto de um programa de 'mais médicos' como também vultosos investimentos em infra estrutura naquele país;
b) tendência de domínio absoluto sobre os poderes incluindo a remoção dos últimos ministros do Supremo, não indicados pelo PT;
c) desejo manifestado do PT de estabelecer controle sobre a propriedade privada e os meios de produção, tal qual já está em curso na Argentina.

Isso tudo levou o eleitor a evitar votar em candidatos de esquerda. Eu mesmo fiz campanha via Whatsapp nesse sentido e vi muita gente fazendo.

Esse resultado mostra claramente que o volume de votação à Dilma se vincula às benécias populistas dos bolsas... da vida, fator que não se conecta ao voto pro legislativo.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Pedro_Borges
Eu concordo com você que a incerteza com relação ao PT empurrou parte do eleitorado para a oposição, mas eu não acho que foi o único fato, considero que o cenário atual se deve a uma soma de fatores: incerteza quanto ao PT (aparelhamento da sociedade, negócios obscuros com Cuba, censura, etc), sociedade maciçamente conservadora e polarizada (você não encontra mais ninguém em cima do muro hoje em dia) e (last but not least) preocupações com o cenário econômico atual.

sallqantay
Veterano
# out/14
· votar


Olavo e roberto campos já falaram: precisamos de uma revolução cultural anglo saxã aqui no bananal (para varrer o coletivismo daqui). De baixo para cima, fortalecendo as instituições até chegar ao estado

às armas culturais, jovens pedantes do OT!

rcorts
Veterano
# out/14
· votar


_Excelion
não julgo ser dever do estado reger o país moralmente

Concordo com você, quando a moral não traz questões quando a direitos lesados ou almejados, o estado não deve sequer dar pitaco.

Mas a luta de determinados grupos em prol de temas como o do casamento gay por exemplo, apesar da abordagem dos debates na política se darem sob a campana da moralidade, tem como objetivo final a conquista de certos direitos civis, como herança, inclusão em plano de saúde e etc...

Então acaba que não tem como dissociar totalmente estes temas da responsabilidade do estado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.