"Ateus e Ateus" por Olavo de Carvalho

Autor Mensagem
Guto EADG
Veterano
# mar/07


Ateus e Ateus

Há dois tipos de ateus: os que não acreditam que Deus existe e os que acreditam piamente que Deus não existe. Os primeiros relutam em crer naquilo de que não têm experiência. Os segundos não admitem que possa existir algo acima da sua experiência. A diferença é a mesma que há entre o ceticismo e a presunção de onissapiência.

Acima da distinção de ateus e crentes existe a diferença, assinalada por Henri Bergson, entre as almas abertas e as almas fechadas. Vou explicá-la a meu modo. Como tudo o que sabemos é circunscrito e limitado, vivemos dentro de uma redoma de conhecimento incerto cercada de mistério por todos os lados. Isso não é uma situação provisória. É a própria estrutura da realidade, a lei básica da nossa existência. Mas o mistério não é uma pasta homogênea. Sem poder decifrá-lo, sabemos antecipadamente que ele se estende em duas direções opostas: de um lado, a suprema explicação, a origem primeira e razão última de todas as coisas; de outro, a escuridão abissal do sem-sentido, do não-ser, do absurdo. Há o mistério da luz e o mistério das trevas. Ambos nos são inacessíveis: a esfera de meia-luz em que vivemos bóia entre os dois oceanos da claridade absoluta e da absoluta escuridão.

O simbolismo imemorial dos estados "celestes" e "infernais" demarca a posição do ser humano no centro do enigma universal. Essa situação - a nossa situação - é de desconforto permanente. Ela exige de nós uma adaptação ativa, dificultosa e problemática. Daí as opções da alma: a abertura ao infinito, ao inesperado, ao heterogêneo, ou o fechamento auto-hipnótico na clausura do conhecido, negando o mais-além ou proclamando com fé dogmática a sua homogeneidade com o conhecido. A primeira dá origem às experiências espirituais das quais nasceram os mitos, a religião e a filosofia. A segunda leva à "proibição de perguntar", como a chamava Eric Voegelin: a repulsa à transcendência, a proclamação da onipotência dos métodos socialmente padronizados de conhecer e explicar.

A religião é uma expressão da abertura, mas não é a única. A simples admissão sincera de que pode existir algo para lá da experiência usual basta para manter a alma alerta e viva. É possível ser ateu e estar aberto ao espírito. Mas o ateu militante, doutrinário, intransigente, opta pela recusa peremptória do mistério, deleitando-se no ódio ao espírito, na ânsia de fechar a porta do desconhecido para melhor mandar no mundo conhecido.

Dostoiévsky e Nietzsche bem viram que, abolida a transcendência, só o que restava era a vontade de poder. Aquele que proíbe olhar para cima faz de si próprio o topo intransponível do universo. É uma ironia trágica que tantos adeptos nominais da liberdade busquem realizá-la através da militância anti-religiosa. As religiões podem ter-se tornado violentas e opressivas ocasionalmente, mas a anti-religião é totalitária e assassina de nascença. Não é uma coincidência que a Revolução Francesa tenha matado dez vezes mais gente em um ano do que a Inquisição Espanhola em quatro séculos. O genocídio é o estado natural da modernidade "iluminada".

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07
· votar


another one?

Guto EADG
Veterano
# mar/07
· votar


Carlos Henrique 2

nunca postaram esse texto aqui.

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


os que não acreditam que Deus existe

Esses eu respeito.

os que acreditam piamente que Deus não existe

Esses não.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# mar/07
· votar


Por mim Deus do mesmo jeito pode existir como não existir...
Nunca tive provas de que ele existe, mas também nunca tive de que ele não existe...

Vick Vaporub
Veterano
# mar/07
· votar


os que não acreditam que Deus existe

Esses eu respeito.

os que acreditam piamente que Deus não existe

Esses não.


Como se os ateus se importassem com isso. euahuea

jessi
Veterano
# mar/07
· votar


Guto EADG

post grande!
mais vou ler depois eu comento!!!

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


Vick Vaporub
Como se os ateus se importassem com isso. euahuea

Os ateus não se importariam em ter o respeito de 90% da sociedade? Quer dizer então que vcs gostam de ser discriminados?

Guto EADG
Veterano
# mar/07
· votar


nao... eu achei esse um bom texto, pq jah vi mtos topicos aqui, e mtos pareciam pensar q ser "ateu" era sinonimo de encarar o mundo com mais inteligencia e objetividade.

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


A inteligência, a riqueza e qualquer outra coisa nesse sentido INdepende da religião. Essa coisa de que ser ateu é ser mais inteligente, superior, é pura propaganda.

Rato
Veterano
# mar/07
· votar


o q mais tem por aí é pseudo ateu.

O pélinha tem uma aula de sociologia com um professor revoltado e já sai como papagaio de pirata haha

BokuWa
Veterano
# mar/07
· votar


Mais um...

próximo.

Jeckyll e Hyde
Veterano
# mar/07
· votar


eu nunca vou ler isso

Guto EADG
Veterano
# mar/07
· votar


Jeckyll e Hyde

mesmo q tu lesse... nao ia entender.

BokuWa
Veterano
# mar/07
· votar


Religião é veneno.

Curly
Veterano
# mar/07
· votar


O Prof. Olavo de Carvalho é um exemplo de intelectual de inegáveis qualidades mas que afundou seu pensamento em dois terrenos pantanosos: religião e as teorias conspiratórias... Antes de idolatrar o homem vejam isso:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=87091

Mega
Veterano
# mar/07
· votar


Eu sou ateu, e pra evitar toda essa argumentação exposta aí em cima, seja ela contra a favor, eu simplesmente digo o seguinte: se Deus é tão bom e conferil a seus filhos o livre arbítrio, então eu to fazendo uso do meu e escolhi não acreditar nele. ;)

TIO_TEDDY
Veterano
# mar/07
· votar


o ceticismo é o começo da fé

TIO_TEDDY
Veterano
# mar/07
· votar


Olavo de Carvalho é um exemplo de intelectual de inegáveis qualidades

Que 90% do que escreve é bobagem. Chegou até a dizer que as leis de Newton estavam erradas

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


Mega
se Deus é tão bom e conferil a seus filhos o livre arbítrio, então eu to fazendo uso do meu e escolhi não acreditar nele. ;)

Certo você, e merece ser respeitado por isso.

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


Religião é veneno.

Fanatismo é veneno, no caso fanatismo tanto religioso como ateu é veneno e faz mal, muito mal.

BokuWa
Veterano
# mar/07
· votar


Fanatismo é veneno, no caso fanatismo tanto religioso como ateu é veneno e faz mal, muito mal.

Com toda certeza.

paranauê
Veterano
# mar/07
· votar


conferil

=O

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/07
· votar


Olavo de Carvalho tem Orkut, e de vez em quando manda scrap pras pessoas.

Guto EADG
Veterano
# mar/07
· votar


Curly

isso é a tua opiniao.

Guto EADG
Veterano
# mar/07
· votar


Curly

alem do mais essa comunidade eh tipicamente tendenciosa.

Guto EADG
Veterano
# mar/07 · Editado por: Guto EADG
· votar


TIO_TEDDY
Chegou até a dizer que as leis de Newton estavam errada

ele noa disse LITERALMENTE isso.ele soh tava achando erros de LÓGICA nas proposicoes das leis de newton.

BokuWa
Veterano
# mar/07
· votar


Pseudo-Intelectual.

TIO_TEDDY
Veterano
# mar/07
· votar


Guto EADG

Que seja hehe

Mega
Veterano
# mar/07
· votar


nossa, escrevi Conferil alí em cima, não costumo cometer tal erro. Deve ter sido minha dislexia =\

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Ateus e Ateus" por Olavo de Carvalho