Videoconferência Olavo de Carvalho e Caio Fábio mediado por Danilo Gentili

Autor Mensagem
landlord
Veterano
# out/14
· votar


A fama do velho vem de videos com opiniões desconcertantes na web, com a fama que ele conseguiu ele leciona aulas de filosofia, mesmo sem credenciais para isso. Sua grande obra parece meio esquecida né? Talvez ele mesmo a tenha descartado quando começou a fazer videos para tirar uma graninha.

Nem tudo é hard science, mas a astrologia está no mesmo nível da frenologia.
Me mostre que não, e talvez eu de valor para ele.

Agora para resumir, a maior admiração e respeito que pessoas dão ao um ser que pratica tamanha charlatanice é por um ponto em comum.
Os dois, aqui, apoiadores deles tem um pequeno interesse em comum.
Um 7 belo para quem adivinhar...

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Para ser um crítico do OC é um pré-requisito jamais tê-lo lido?

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


Você deve saber que falseabilidade é importante para a
filosofia

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


landlord
Cara, me diz uns autores aí que você já tenha estudado. Só por curiosidade.

landlord
Veterano
# out/14
· votar


Bibliografia do cara está recheada de livros teologia, astrologia e símbolos.

Mesmo assim, não discuto sobre isso com ele, cada um escreve a merda que quiser.
Mas falar de onde se encaixa o nazismo no espectro político, moralidade cristã, nova ordem mundial, movimento gayzista de dominação mundial, bebes adoçantes e tantos outros assuntos... é nisso que ele se evidência e não no maravilhoso estudo da dialética dele.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Os dois, aqui, apoiadores deles tem um pequeno interesse em comum.

Eu não sou apoiador do Olavo, eu sou apoiador da coerência, defenderia qualquer autor que estivesse sendo atacados por pessoas que nunca leram sua obra. Já fiz isso com Marx aqui no fórum.

landlord
Veterano
# out/14 · Editado por: landlord
· votar


Black Fire

Faz diferença? (Voltei)

Então entende que não reclamo da "obra" dele, mas do que deixou ele famoso.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


landlord
Faz, estou curioso.

landlord
Veterano
# out/14
· votar


Diversos, mas não sei o que isso importa.

É prova?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


landlord
Cita uns aí, só pra eu entender umas coisas.

landlord
Veterano
# out/14
· votar


Os tradicionais que se lê na faculdade e hoje quando eu me interesso por algum assunto... hoje liberalismo social por exemplo.

Mas não fico fiel ao autor e nem a ideologia...

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


landlord
Nenhum deles tem nome?

landlord
Veterano
# out/14
· votar


Tem, você sabe mais do que eu... não vai rolar o que você quer.

DoisUm
Membro Novato
# out/14
· votar


landlord
Black Fire

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


não vai rolar o que você quer.

that's what she said

JvNWay
Membro Novato
# out/14
· votar


Acompanhei as postagens e só queria falar que acho bizarro compararem Olavo de Carvalho com Marilena Chauí ou o Safatle. E acho foda usarem a questão do Foro de SP como exemplo de acerto do Olavo de carvalho, ele falou tanta coisa, mas tanta coisa, que alguma talvez ele tenha acertado. Assim fica fácil.
E parabéns ao pessoal que está argumentando aí acima, o debate está produtivo. Abraços.

Johnny Favorite
Veterano
# out/14
· votar


Black Fire
olavo de caravalho estudou/estuda astrologia logo sua obra não tem fundamento (mesmo que não haja qualquer indício de influência desses estudos nela).

Como se seu primeiro livro chama-se "A Imagem do Homem na Astrologia"?

Johnny Favorite
Veterano
# out/14
· votar


"Existe uma correspondência estrutural entre a figura dos astros no céu na hora do nascimento e o caráter do indivíduo. Isso é comprovável"

entrevista para Pedro Bial na GNT.

c-o-m-p-r-o-v-á-v-e-l.

Esse tipo de coisa o desqualifica suficientemente.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


"como embasar seus rants rapidão", agora na versão for dummies

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


landlord
E você consegue entender o liberalismo social sem nunca ter estudado a moral cristã?

Johnny Favorite
E qual a relação do primeiro livro com o restante da obra? Nada que você afirma tem o menor sentido, ainda mais pra alguém sedizente lógico e racional, as relações de causa e efeito são estapafúrdias. Pela sua lógica Kary Mullis tem que devolver o Nobel de Química por acreditar em astrologia. Sugiro que você primeiro aprenda lógica elementar, pra depois sair por aí pagando de paladino da razão.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Se x afirma que 1+1 = 2, mas x acredita em astrologia, então 1+1 =/= 2.

Vá estudar, pelamor.

landlord
Veterano
# out/14
· votar


sem nunca ter estudado a moral cristã?

Só com o Sam Harris, é mais do que o suficiente.

Mas para falar a verdade, qualquer velho que delire sobre diversos assuntos merece ser ridicularizado.

Johnny Favorite
Veterano
# out/14 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


Black Fire
Eu acho que você poderia fazer uma aulinhas de silogismo. Óbvio que o OC tem obras que não tratam apenas de astrologia e que nem tudo o que ele escreve é com base em astrologia. Mas se ele é charlatão em uma área ele simplesmente é charlatão ok? rs

Johnny Favorite
Veterano
# out/14
· votar


Black Fire
Nas obras em que ele trata de ciência ele é horroroso. Por exemplo, em "nas origens da burrice ocidental" e em "raízes da modernidade" ele crítica Newton. Imagine isso, ele chama o cara que praticamente o pai da física de "burro".

Johnny Favorite
Veterano
# out/14 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


A lógica seria a seguinte:

Quem estuda astrologia é charlatão (premissa maior)
Olavo estuda astrologia (premissa menor)
Ovalo é charlatão (conclusão).

Ou seria impostor?
rs..

Mas a verdade lógica aqui é que se o cara é intelectualmente desonesto em uma área (porque acredita em crenças em face de esmagadoras provas contrárias) porque não seria no resto de suas obras? Você vai me dizer que as outras obras não tem relação com astrologia e eu tô te dizendo que não se trata disso.

O que e acho realmente do OC é que ele é muito anti-intelectualista. A maioria das coisas que já li dele é hostilidade. Ele vive de ataques aos méritos da ciência, educação, arte ou literatura.

megiddo
Membro
# out/14
· votar


Johnny Favorite
Nas obras em que ele trata de ciência ele é horroroso. Por exemplo, em "nas origens da burrice ocidental" e em "raízes da modernidade" ele crítica Newton. Imagine isso, ele chama o cara que praticamente o pai da física de "burro".

Sem ficar na defensiva, você pode dizer quais são os problemas com essa crítica?

Óbvio que o OC tem obras que não tratam apenas de astrologia e que nem tudo o que ele escreve é com base em astrologia. Mas se ele é charlatão em uma área ele simplesmente é charlatão ok? rs

Eu li quase nada que o Olavo escreveu sobre Astrologia, e não vi influência dessa área nos livros que li (que, acho, compõem o grosso do que faz ele ser relevante para alguns - apesar do landlord achar que vídeos de um programa de rádio podem resumir a obra de um autor).


Quem estuda astrologia é charlatão (premissa maior)
Olavo estuda astrologia (premissa menor)
Ovalo é charlatão (conclusão).


Aí é que está, a premissa não é verdadeira. A Astrologia foi estudada pela cultura egípcia, grega, romana, chinesa, celta, japonesa, árabe, maia, ocidental/católica, indiana e outras - e, na maior parte dos casos, durante o apogeu dessas civilizações. Tendo validade científica ou não, um campo do saber que ocupou tanto espaço na vida de tantas civilizações importantes não pode ser ignorado por qualquer um que queira entender a história das civilizações e do conhecimento humano (a não ser que você seja onisciente como o landlord e prescinda do estudo de qualquer coisa pra conhecer tudo profundamente).

Viciado em Guarana
Veterano
# out/14
· votar


crítica Newton.
ele chama o cara que praticamente o pai da física de "burro".

quais são os problemas com essa crítica?

Jesuis!
Alguém tem o link com essa crítica aê na íntegra?
Fiquei curioso.

megiddo
Membro
# out/14
· votar


Viciado em Guarana
http://bit.ly/1ur40pr
http://bit.ly/1ur4POT

Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Nem sabe o que o cara escreveu sobre Newton, premissa totalmente ridícula sobre estudar astrologia (estudar alguma coisa te transforma em charlatão, pelamor), é esse o tipo padrão de crítico do OC? Charlatão de último nível, debiloide típico, tentando contestar o que desconhece.
Só resta a máxima do Olavo:




Black Fire
Gato OT 2011
# out/14
· votar


Todo mundo que tem opinião sobre o que não conhece é debiloide (premissa maior)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Videoconferência Olavo de Carvalho e Caio Fábio mediado por Danilo Gentili