Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao

Isso depende de como vc usar o eq dele... Peguei uns já, se vc soltar os eq pra cima ele injeta muito sinal no power...

NeoRamza
Veterano
# jul/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


Natanael_DM
Se tu diz que, ao testar o Randall num volume confortável, tu conseguiu obter o timbre que tu procurava, vai fundo e seja feliz! Só lembra que a tua ideia é usar o bicho em casa.

Aí que tá, na loja era um galpão bem maior que meu quarto, e cheio de barulho na loja e na rua. Pode ser que na minha casa vou achar aquele volume insuportável, não sei... O ideal seria eu levar os dois pra casa e passar uma semana testando hehehe.

Mas posso dizer que na loja o timbre tava matador. Só para se ter uma noção olha esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9JWukk99eaE . O cara fica com o master o tempo inteiro em 10% (último knob) e o som tá legal. Na loja passei da metade.

erico.ascencao
Um valvulado de 5 W pode não ter um headroom legal pra se tirar um clean, aí você teria que partir pra um de uns 15 W.
Não tem mesmo, o HT5 eu coloquei o clean no máximo e foi totalmente tolerável, nem crunchou :'(
Mas pra tocar em casa é o suficiente, não pretento ter banda tão cedo, por falta de tempo.

Iversonfr
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza

O que o erico.ascencao disse é verdade. Vou complementar dizendo que se voce for tocar com uma banda por diversão, corre o risco do 5w não aguentar e ser encobrido por todo mundo. Nesse pensamento eu acho que 15 a 25w é o ideal pra 99% dos guitarristas normais.

Pra solucionar vejo duas opções, particularmente utilizo as duas. Comprar um amp que tenha saída de fone com simulação de falante, tipo o Redbox da Hughes and Kettner, ou o Silent Record dos Egnaters (meu caso), aí voce toca no fone com o som do valvulado sem incomodar ninguém MESMO. Outra possibilidade é comprar um atenuador de potência, algo que já foi discutido bastante no fórum. Os atenuadores que vem nos amps mudam basicamente o headroom (quão cedo o amp satura) mas não afetam muito o volume propriamente dito. Pra atenuar o som de verdade, vai precisar de um THD Hotplate, ou Ted Weber Attenuator, ou até mesmo o DIY que tem aqui no fórum.

Caso não faça questão de amps "maiores" pra tocar com banda mesmo, tem ainda opções nacionais como o Sollo Mini8 da SolloAmps ou o Pedrone Titan, ambos com 8W. Realmente pro seu caso eu fugiria de 40w.

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza
Uhmm, pelo que saquei vc quer um amp com drive de valvulas fervendo né ( orange staile ). Acho que sendo amp de baixa vatagem, vc vai ter que sacrificar o clean ( clean mesmo, aquele de teclado, aff ) pra ter um drive bacana, pq geralmente esse tipo de amp satura mais cedo. Ou então é isso, gastar uma nota pra ter os 2, clean e drive legal....

Me retiro pq não sei qual amp sugerir, minha praia é outra!! hehehe!!

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Iversonfr
Comprar um amp que tenha saída de fone com simulação de falante, tipo o Redbox da Hughes and Kettner, ou o Silent Record dos Egnaters (meu caso), aí voce toca no fone com o som do valvulado sem incomodar ninguém MESMO

#Éca

aheuhauheuhauhuehuahe.....

Sollo Mini8 da SolloAmps
Esse amp é bem interessante, sempre tive vontade de tocar, mas nunca nem cheguei perto de um ou de alguem que o tenha....

Natanael_DM
Veterano
# jul/14 · Editado por: Natanael_DM
· votar


Também gosto muito do mini-rectifier, mas aí piorou rsrs.

NeoRamza
Cara, atualmente esse é o amp que tenho usado. Realmente, tendo em conta a possibilidade de usar ele no modo 10 watts, a timbragem em volumes menores fica muito facilitada.

Mas eu vi que ali na resposta acima, que tu deu ao MMI, tu falou que incomodar os vizinhos e a tua mulher não seria um problema e que tua dúvida era se os 40 watts não seriam um exagero pra ti mesmo.

Bom, considerando tudo que tu já escreveu, na minha opinião, não vejo grandes problemas em tu ficar com o amp de 40 watts. E, se tu achar muito exagerado, sempre tem a opção de usar um atenuador...

o/

Iversonfr
Veterano
# jul/14
· votar


ogner
#Éca

Voce já usou uma saída dessas? não é ruim nos amps mais novos, inclusive gravar com a saída do Egnater direto na placa fica muito melhor que muita gravação microfonada dependendo da pessoa. Pra treinar em casa não precisa mais que isso pra mim. Tendo um amp de fones, liga o amp e o laptop nele e fica 100% sem encher o saco de ninguém. =)

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Iversonfr

Nao gasto $$$ num amp valvulado pra usar em fones, esse tipo de recurso nem levo em consideração na escolha de um... Pra usar fones, tiro de letra isso usando Amplitube!!
Tenho o timbre de muito valvulado usando VST. Masssss é VST, e é fone...
Bemmmmm diferente de auto-falantes....

Pra treinar em casa não precisa mais que isso pra mim.
Não gasto válvula ligando amp pra usar fones nem por Jimi!!! ahuehuahuheuahuhaa!!!

;)

NeoRamza
Veterano
# jul/14
· votar


Natanael_DM
Bom, considerando tudo que tu já escreveu, na minha opinião, não vejo grandes problemas em tu ficar com o amp de 40 watts. E, se tu achar muito exagerado, sempre tem a opção de usar um atenuador...

Foi a impressão que eu tive, só não entendo porque todo mundo diz ao contrário. Comecei até a achar que estava com problema de audição, fiz até um teste online kkkk.

Iversonfr
Comprar um amp que tenha saída de fone com simulação de falante
ogner
Nao gasto $$$ num amp valvulado pra usar em fones

Concordo, não tem comparação, inclusive nos últimos tempos eu só usava assim, tinha uma POD HD500 e só usava com fone. Vendi pra interar para comprar um amp.

Voce já usou uma saída dessas? não é ruim nos amps mais novos

É uma das poucas coisas que se pode confiar inteiramente no som do youtube. Eu particularmente não gosto.

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


ogner
Concordo contigo...
O bom é o vento do falante na cara o/
huuehueheuhe

Iversonfr
Veterano
# jul/14
· votar


ogner
Não gasto válvula ligando amp pra usar fones nem por Jimi!!! ahuehuahuheuahuhaa!!!

Rsrsrs isso é complicado mesmo kkkk, dá um peso na consciência...

Natanael_DM
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza
Comecei até a achar que estava com problema de audição, fiz até um teste online kkkk.

Hehahehaehahehahehaheahehahea!
Puuuuuuutz!

Cara, só pra reforçar o que o ogner escreveu, eu, se fosse tu, também não compraria um amp valvulado pra usar com fones. Mas isso é muito pessoal.

Não sei qual é a faixa de preço desse amp Randall, mas, insisto: já que tu vai abrir a carteira, dá uma testada em outros amps de potência intermediária e que antes não eram uma opção. Há várias possibilidades de amps com excelentes timbres em volumes que não provocam sangramento auricular!

o/

NeoRamza
Veterano
# jul/14
· votar


Natanael_DM
Não sei qual é a faixa de preço desse amp Randall, mas, insisto: já que tu vai abrir a carteira, dá uma testada em outros amps de potência intermediária e que antes não eram uma opção. Há várias possibilidades de amps com excelentes timbres em volumes que não provocam sangramento auricular!


Achei o preço muito bom para o que oferece.R$ 3.100,00. Dois canais, loop, reverb de mola, master para dois canais, e o treble/mid/bass funciona nos dois canais (não só no lead como nos Blackstars).

Mas eu não quero ser responsável por poluir esse tópico com discussão sobre qual amp comprar, eu quero mesmo é tentar entender baseado na experiência dos outros, se realmente eu iria me arrepender de pegar o amp de 40W. O Iversonfr até citou os atenuadores na pior das hipóteses, mas como já foi muito discutido aqui ele pode alterar muito o timbre.

NeoRamza
Veterano
# jul/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


ogner
Uhmm, pelo que saquei vc quer um amp com drive de valvulas fervendo né ( orange staile ). Acho que sendo amp de baixa vatagem, vc vai ter que sacrificar o clean ( clean mesmo, aquele de teclado, aff ) pra ter um drive bacana, pq geralmente esse tipo de amp satura mais cedo. Ou então é isso, gastar uma nota pra ter os 2, clean e drive legal....

Então, na verdade eu queria versatilidade total de timbres, desde um Dire Straits até Dream Theater. Por isso eu quero um hi-gain, porque teoricamente eu poderia conseguir menos ganho com ele mexendo knobs (inclusive nos da guitarra). Esse tipo de versatilidade me parece que é mais fácil de conseguir em amps maiores, por possuirem mais opções de controle. O amp com mais opções de controle com apenas 5w que encontrei até o momento (handmade não conta, demora ficar pronto e se precisar revender é difícil) foi o HT5, mas o drive dele apesar de bonito apanha de randall/orange/mesa, na minha opnião.

MMI
Veterano
# jul/14 · Editado por: MMI
· votar


NeoRamza

Mas eu não quero ser responsável por poluir esse tópico com discussão sobre qual amp comprar, eu quero mesmo é tentar entender baseado na experiência dos outros, se realmente eu iria me arrepender de pegar o amp de 40W

Pois é, parece que você está meio perdido procurando um amp ideal que não existe.Vou tentar ajudar... :)

O ogner lá atrás falou sabiamente que os projetos variam muito, parece que ninguém deu muita bola.

Logo de cara, você colocou sua dúvida no tópico de saturação de power, isso me leva a algumas conclusões (precipitadas, pelo jeito). Muita gente acha que a saturação de power é mais legal, ou se evitarmos comparações para não polemizar, é algo desejável porque é bom o som. Só que saturação de power, via de regra, não é muito para hi-gain, é algo muito mais para um drive de blues, rock clássico. O que se pensa em alto ganho hoje geralmente é ganho em cadeia de pré, sem saturar o power, um exemplo típico são os Mesa Boogie, que são desenhados para um power bem comportado e muita saturação de pré.

Existe uma questão de headroom, timbre limpo. Timbre limpo depende do projeto, da potência, quanto mais alta, melhor. O exemplo típico de timbre limpo valvulado é o Fender Twin Reverb, em especial o `65, é um 85W que para tirar um drive dele é bem difícil, o projeto é para ele ser resistente à distorção. E aí que dizem (eu concordo) que timbre limpo mesmo, o ideal é um bom amp SS que não tem o problema de saturação das válvulas. Por isso que muita gente se contenta com um timbre meio sujo, saturado, que chama de limpo, mas é um som comum no rock.

Muitos amps antigos (pelo menos no projeto), foram desenhados para som limpo, mas no talo eles saturavam. Quase todos os amplificadores classe A, de 1 canal só, sem master, fazem isso , Fender Twin 5E8A, Bassman, Marshall Plexi. Um bom exemplo é o som do Clapton da época do Cream, é um tipo de som que só sai com power distorcendo. Depende da válvula usada, algumas distorcem mais, outras são mais resistentes, mas tipicamente tem que colocar o amp bem alto para conseguir. Esse é um som que os blueseiros piram...

A questão é que existem muitos tipos, single ended, push-pull, com master, sem master, ganho em cadeia de pré etc. Geralmente o som deles são excludentes, pelo menos em parte. Um hi-gain tipo Rectifier não vai tirar som de Plexi. E isso se tem que ter em mente, não adianta querer um amplificador que faça tudo, que faz isso são os simuladores. É como você querer um atleta que seja um alto pivô de basquete, baixinho corredor de fórmula 1, corredor de maratona e lutador de sumô. O pessoal fala "valvulado" como se isso fosse tudo, a respostas para todos os timbres, o que não é verdade.

Para o seu caso? Um Tubemeister 18 seria bem legal, pode usar em 1W para tocar baixo, pode usar em 18W para ter mais headroom, tem a saída com simulador de falante para se gravar em linha (acho legal e importante gravar). Outras opções de mini-amps devem ser consideradas. Geralmente o loop nesses pequenos nem é muito importante, mas nem vou discutir isso que já está grande. Se nenhum mini-amp moderno desses encaixar, seria de se considerar um pequeno single ended de até 5W e botar pedal na frente se precisar de hi-gain.

Obs.: problema de audição? Não deveria passar de 85 dB, o que significa que 1 W é demais - a sensibilidade dos falantes de 12`geralmente é entre 90 e 105 dB.

NeoRamza
Veterano
# jul/14
· votar


MMI, acho que agora você matou a pau a questão.
Acho que uma boa solução para essa versatilidade toda seria o amp de 40W para clean e hi-gain, e um headzinho de 1w para ligar no falante do amp maior só para quando eu quiser um som de power distorcendo.

Mas voltando ao assunto do tópico, que é a distorção do power, ou seja, o som Clapton/Cream: Se eu quisesse isso o blackstar HT5 não iria servir, o clean dele no máximo continua cristalino, acredito que ele foi projetado para não distorcer o power mesmo. Já o canal sujo talvez dê uma distorção de power, mas de qualquer maneira a distorção de pré sempre estará lá, pois mesmo no mínimo ela distorce.

Não sei se estou errado, mas concluo então que o HT5 não é muito bom em nenhuma das situações.

Se eu quiser um clean: HT5 tem pouco headroom.
Se eu quiser um hi-gain: HT5 dá, mas não chega na qualidade de um amp maior com várias válvulas de pré, mesmo em volume baixo.
Se quiser um som de power fritando: HT5 não dá no canal limpo, e no lead se der, vai ficar misturado com o de pré.

Faz sentido, ou to falando bobagem?

MMI
Veterano
# jul/14 · Editado por: MMI
· votar


NeoRamza

Não me sinto a vontade de falar bem ou mal do HT5 ou do Randall.

Tem um problema sério atual, de "interneteiros". É informação demais, teorias, ideias, fatos e mitos. Galera quer explicar tudo, acaba teorizando um ideal e se esquece que o mais importante é ouvir, sentir o amp, sem youtube, pelamor, né? O pouco clean do HT5 pode ser suficiente para alguém, o hi-gain dele com um pedal pode ser melhor que outro amp, o power fritando... Nem importa muito de onde vem o som, se vem do power ou do pré, né? Precisa soar legal para seus ouvidos, se você for na minha, vai ficar louco. kkkkkkkk

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza
Som do Cream, uma forma de conseguir chegar perto é meter KT66 ou EL34 num PicoValve, não fica igual, mas vai no rumo.

Natanael_DM
Veterano
# jul/14 · Editado por: Natanael_DM
· votar


Mas, NeoRamza, quando tu testou o Randall, ele não soou bem aos teus ouvidos?

Eu concordo com o que o MMI escreveu ali em cima. Na real, é o que eu venho tentando te dizer. Deixa as teses de lado e leva em consideração teu ouvido! Se o Randall soou bem, num volume que tu considerou razoável, não vejo razões pra tu te encucar com a potência dele.

Na real, se tu achou nele o som que tu procurava, num volume que tu entendeu razoável, utilizável na tua casa, a questão da potência vai ser irrelevante.

o/

NeoRamza
Veterano
# jul/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


Natanael_DM
Eu concordo com o que o MMI escreveu ali em cima. Na real, é o que eu venho tentando te dizer. Deixa as teses de lado e leva em consideração teu ouvido! Se o Randall soou bem, num volume que tu considerou razoável, não vejo razões pra tu te encucar com a potência dele.


Concordo com você, mas na verdade minha intenção não era exatamente comparar no sentido de dizer qual é melhor, ou qual eu deveria comprar. O tópico aqui é sobre distorção do power e é isso que queria discutir. Tanto é que a partir de agora vou evitar falar em marca/modelo.

O que eu quero discutir é que eu achei estranho o som do amp maior com volume em 50%/60% ter o som mais bonito (na minha opnião) que o som do amp menor com o volume em 80%/90%. Teoricamente, em 90% do volume eu deveria estar ouvindo as "trombetas dos querubins rockeiros do sétimo céu" rsrs. No entando não achei nada demais no som, inclusive achei o som do amp maior em 60% melhor. Abri essa discussão pra entender porque meu gosto pendeu pro lado totalmente contrário ao que eu esperava por ter lido o forum. Inclusive eu notei que o amp maior em volume mais baixo tinha uma característica que o amp menor em 90% não tinha, e que já lí aqui que é característica de power saturando: no amp maior parece que cada vez que se tocava a mesma nota ela soava de forma diferente, como se o timbre mudasse ou algo do tipo(meio subjetivo, não sei explicar direito), enquanto o amp menor não fazia isso.

Será que o power do amp menor estava distorcendo mas eu que tenho um gosto muito diferente do da maioria aqui? Ou pode ser que o amp menor não estava distorcendo o power mesmo em 90%, e até, talvez, será que o maior em 60% estava distorcendo o power?

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


MMI

Tenho impressão que serei tal qual vc no futuro.

Amigos, pergunto a vocês, não seria possível subdimensionar o B+ da(s) válvula(s) de um mini amp desses, com objetivo delas distorcerem mais cedo?

Creio que isso já aconteça, pq uma 6L6 no talo fornece 25W se me lembro bem, mas precisaria que alguém confirmasse.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza

Ou pode ser que o amp menor não estava distorcendo o power mesmo em 90%, e até, talvez, será que o maior em 60% estava distorcendo o power?

É difícil falar disso sem dar nomes aos bois.

O HT5 é um amplificadorzinho bem esquisito... pelo que vi, ele tem 1 válvula 12AX7 no pré e uma estranha 12BH7 no power, que mais estranho ainda opera sozinha em triodo push pull. Tem o tal do ISF, tem característica dele que é melhor não me meter a besta para não falar bobagem. O Randall já tem 2 6L6 no power e 2 12AX7 no pré, numa construção mais tradicional e que tem jeito de inspiração nos Mesa - o que significa que pode nem ter distorção de power.

Entenda, distorção de power nem sempre tem. Quando tem, as diferentes válvulas distorcem de maneira diferente. Você está procurando um hi-gain, que significa que precisa de muita distorção de pré, geralmente sem distorção de power (ou um mínimo), essa é uma característica comum desse tipo de amplificador.

Eu te avisei para não ir na minha, então vou te falar de alguns que tenho aqui, rs.
-Tenho o rack Mesa Boogie aqui, com o Triaxis e o Rectifier, um power 20/20. Dá para tirar um som limpo interessante (vide Nothing Else Matters do Metallica, clássico) até um hi gain de Rectifier, clássico, ou um hi-gain do Triaxis (com o Triaxis foi gravado o Images and Words do DT, além do som básico do James Hetfield). Até dá para alguma coisinha de distorcer o power, mas não é a praia de amp Mesa, só chego perto porque é um rack. Mas nem tento, não é esse o som disso.
- O Tubemeister 18 tem um som limpo decente, uma distorção que é o ponto alto dele e um som crunch fraco, não é o forte dele. O forte dele é a versatilidade, funciona com 18W, 5W, 1W e mutado, com saída em linha balanceada e é pequeno e leve. Distorção de power? Pouca e marromeno.
- O Fender Twinolux tem um review meu aqui no fórum que explico direito, mas é um monstro incomparável para timbres crunch. Ele é rei quando se fala em distorção de power, tem uns 40W com atenuador e seletor de falantes (dá para cortar 1 deles). Dá para tocar no quarto com o power distorcendo, mas é meio alto, desde que atenuado ao máximo. Pedal é com ele mesmo, um dos melhores amps para isso que conheço, nada impede um hi-gain com ele, fuzz, o que for. Não tem loop, o que não é problema nenhum.
- O Polytone MIniBrute 2 é campeão quando se fala em timbre limpo. Até tem um leve drive, mas nem é o forte, seria um drive para jazz e nem é tão interessante, ele é limpo, SS. Tem um reverb matador também.

Quero dizer com isso que não tem 1 único amp que resolva tudo. Cada um funciona para uma coisa e deixa a desejar em outra. E nem sempre a distorção de power existe ou é isso tudo. Por isso que eu recomendo para quem vai ter 1 só, que escolha um que tenha som limpo e crunch, podendo distorcer o power. O hi-gain vai de pedal, desde que o amp aceite bem. Agora cada um tem seu estilo, se o seu é hi-gain, então que pegue um assim e abra mão de alguma coisa. Complicado isso... :)

ogner
Veterano
# jul/14 · Editado por: ogner
· votar


MMI
Ia falar.isso pro Neo. Quando vc quer um valvulado pra tudo "versatil" cheio
de firulas..vc acaba tendo valvulado pra nada!!!
valvulado e pra quem sabe o seu som....que pode ter varios..hehegege..é otimo.
pra quem nao.pode, vai la no fundo da alma conversa com.o Jimi e descubra o som que te faz feliz...e ai sim...escolha o seu valvulado..

de dire straits a DT.....melhor.comprar um bom SS com.uma pedaleira do capeta q simula tudo.

desculpem..estou escrevendo do meu cel vintage..hehe

Natanael_DM
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza
Entendi teu ponto de vista.

o/

NeoRamza
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
Entenda, distorção de power nem sempre tem.

Isso é algo que eu não tinha lido aqui ainda! Talvez pudesse ser subentendido, mas não foi dito.

E se a saturação de power é o Ó do Borogodó (como já foi dito aqui), mas nem todo valvulado tem distorção de power, então nem todo valvulado é o Ó do Borogodó. Não que seja ruim por isso, mas só não é essa coisa toda.

Mas a tal 'dinâmica' dos valvulados, pode ser sentida em um valvulado que não satura o power?

NeoRamza
Veterano
# jul/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


MMI
O HT5 é um amplificadorzinho bem esquisito... pelo que vi, ele tem 1 válvula 12AX7 no pré e uma estranha 12BH7 no power, que mais estranho ainda opera sozinha em triodo push pull. Tem o tal do ISF, tem característica dele que é melhor não me meter a besta para não falar bobagem. O Randall já tem 2 6L6 no power e 2 12AX7 no pré, numa construção mais tradicional e que tem jeito de inspiração nos Mesa - o que significa que pode nem ter distorção de power.

Tô sentindo que você não gosta do HT-5 mas tá sem jeito de falar rsrsrs. Não sei até que ponto isso faz diferença mas o Randal tem 4 12ax7 e não 2. Isso é uma coisa que acho estranho nos blackstars, mesmo o HT60 só tem duas válvulas no pré. Sou leigo nessa parte, mas parece pouco (comparado com outras marcas) para um amp de 60w, três canais, reverb, loop, e dois voicings para cada canal.

ogner
Veterano
# jul/14 · Editado por: ogner
· votar


NeoRamza
E se a saturação de power é o Ó do Borogodó (como já foi dito aqui), mas nem todo valvulado tem distorção de power, então nem todo valvulado é o Ó do Borogodó
cara, pra alguns é isso, pra outros nao..Quem quer drive de Petrucci não vai querer "drive" de power de jeito maneiro...Saca!?


Eu te avisei para não ir na minha, então vou te falar de alguns que tenho aqui, rs.
-Tenho o rack Mesa Boogie aqui, com o Triaxis e o Rectifier, um power 20/20. Dá para tirar um som limpo interessante (vide Nothing Else Matters do Metallica, clássico) até um hi gain de Rectifier, clássico, ou um hi-gain do Triaxis (com o Triaxis foi gravado o Images and Words do DT, além do som básico do James Hetfield). Até dá para alguma coisinha de distorcer o power, mas não é a praia de amp Mesa, só chego perto porque é um rack. Mas nem tento, não é esse o som disso.
- O Tubemeister 18 tem um som limpo decente, uma distorção que é o ponto alto dele e um som crunch fraco, não é o forte dele. O forte dele é a versatilidade, funciona com 18W, 5W, 1W e mutado, com saída em linha balanceada e é pequeno e leve. Distorção de power? Pouca e marromeno.
- O Fender Twinolux tem um review meu aqui no fórum que explico direito, mas é um monstro incomparável para timbres crunch. Ele é rei quando se fala em distorção de power, tem uns 40W com atenuador e seletor de falantes (dá para cortar 1 deles). Dá para tocar no quarto com o power distorcendo, mas é meio alto, desde que atenuado ao máximo. Pedal é com ele mesmo, um dos melhores amps para isso que conheço, nada impede um hi-gain com ele, fuzz, o que for. Não tem loop, o que não é problema nenhum.
- O Polytone MIniBrute 2 é campeão quando se fala em timbre limpo. Até tem um leve drive, mas nem é o forte, seria um drive para jazz e nem é tão interessante, ele é limpo, SS. Tem um reverb matador também.

Leia novamente esse texro do MMI que aqui ele cita diferentes circuitos para diferentes "praias" de som de valvulado....

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
ogner
NeoRamza

Cara eu juro que amanhã tiro um tempo para te responder adequadamente, e tentar desenvolver de forma mais didática os pontos do ogner e do MMI, mas eles estão corretos no que dizem.

E se a saturação de power é o Ó do Borogodó (como já foi dito aqui), mas nem todo valvulado tem distorção de power, então nem todo valvulado é o Ó do Borogodó. Não que seja ruim por isso, mas só não é essa coisa toda.

Não, a distorção de power não é o Ó do Bororgodó, dependem muito do projeto e de pra que você via usar esse som, alguns estilos como a maioria das variantes de metal que que envolvam solos na velocidade da luz (coisas de Iron Maiden pra cima, passando por Death, Black, Doon, Speed, Melódico e e progressivo), distorcer power pode até ser muito indesejadas, em outros como Hard Rock e Heavy Metal dos anos 70 ou sons a lá primódios como Cream, Led Zeppeling, Hendrix, etc isso passa a ser praticamente uma condição sinequanon, outros estilos vão estar entre esses dois extremos. Sò que são 4 da matina, eu tenho que acordar cedo e não vou ter como explicar mais agora. E olha que nem entrei na questão do SAG.

Mas a tal 'dinâmica' dos valvulados, pode ser sentida em um valvulado que não satura o power?

Claro que pode, qualquer válvula tem um comportamento não linear e que comprime o som, algumas mais, algumas menos, alguns projetos de forma mais linear, outros de forma menos linear, mas essa dinâmica vem do fato de toda valvula atuar como um compressor, isso não muda nem mesmo se ela é de pré ou de power. O que acontece é que algumas comprimem mais e de forma mais clara do que outras.

Algumas válvulas como as de alta fidelidade e linearidade, como as 6550 ou as KT66, KT77 e KT88 foram feitas para serem extremamente lineares, logo elas comprimem pouco e tem uma resposta de frequência bem flat na maior parte do espectro sonoro, logo elas na regulagem padrão comprimem bem menos o som, quando você vê o Clapton e o Hendrix comprimido essas valvulas a doidado, é porque eles propositalmente desregulavam o bias para forçar elas a funcionarem acima do limite, mas isso ferra com o amp e as valvulas.

Tô sentindo que você não gosta do HT-5 mas tá sem jeito de falar rsrsrs. Não sei até que ponto isso faz diferença mas o Randal tem 4 12ax7 e não 2. Isso é uma coisa que acho estranho nos blackstars, mesmo o HT60 só tem duas válvulas no pré. Sou leigo nessa parte, mas parece pouco (comparado com outras marcas) para um amp de 60w, três canais, reverb, loop, e dois voicings para cada canal.

2 válvulas 12 AX7 vão distorcer mais facilmente do que 4 em qualquer situação, o número de válvulas de pré pouco importa por funcionamento do amplificador, importam pro quanto de som limpo você quer, por exemplo eu tenho um Marshall com 4 válvulas de pré, só que 3 estão no canal limpo, é preciso isso pra chegar num valor máximo de preamplificaçao sem distorção, no canal drive ele tem apenas uma válvula, já que a intenção é distorcer essa única valvula tem que aguentar todo o sinal, o que significa que a quatidade de sinal necessária para ele distorcer é bem menor.

No caso duvido que o MMI tenha algo contra ou a favor do Blackstar, te dou quase certeza que ele não quer falar sobre ele, porque não conhece muito sobre ele pessoalmente, o que é a postura mais sensato.

No meu caso, não nego que não o conheço de testar, só de ver aqui e acolá, ,as se, nunca ter tocado em um, porém tecnicamente, até onde eu entendo ele tem uma construção bem não ortodoxa, o que torna difícil falar com propriedade sem testar, mas amanhã tentarei ver se falo sobre a parte técnica dele que consigo entender.

Outro fator que você parece não ter captado é que socar volume não necessariamente distorce power, há projetos em que o power distorce lá pelo 5-6 (como em alguns Marshalls como os JTM e Plexi), outros ele não distorcem, ou distorcem nem com tudo no máximo e se distorcerem vai ser algo negligível (como a maioria dos Mesa/Boogie e amplificadores de audio de alta fidelidade). Outra é que distorção de power não necessariamente é desejável, porque ela na pratica "limpa o som". Imagine que você distorceu o pré, está com o pico da onde inteiramente clipado, ao entrar no power, ele vai primeiro comprimir de forma mais suave, tornando a distorção mais suave, depois poderá ser clipado novalemente, mas de forma muito mais suave, se o amo tiver retificador valvulado e ele estiver em SAG, essa compressão e é ainda mais suave, O que pode levar até a um fator de ganho na distorção bem menor do que o que saiu do pré sozinho.

Enfim, não aguento de sono, amanhã tento explicar direito se você não entender.

NeoRamza
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
ogner
nichendrix
Ficou muito claro. Tá tudo mais claro agora. Muito obrigado pelas explicações.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza

Tô sentindo que você não gosta do HT-5 mas tá sem jeito de falar rsrsrs. Não sei até que ponto isso faz diferença mas o Randal tem 4 12ax7 e não 2.

O nichendrix já explicou sobre o HT5, não tenho nada contra nem a favor. :)

Na verdade o Randall também entra no mesmo caso, mas ele é mais familiar no projeto, as válvulas são as velhas de guerra. Num site disseram que ele tinha 4 no pré, em outro tinha 2, fiquei em dúvida, não conheço detalhes do projeto dele. Mas ele sendo um hi-gain, parece que tem estágios de ganho para chegar nisso e com 2 válvulas de power pode ser que trabalhe em push-pull, lembrando os Mesa que tem ganho absurdo de pré e nenhuma distorção de power.

Talvez você tenha entendido agora... Mas depende do projeto do amplificador, nem sempre a distorção de power é legal e desejável. Alguns amplificadores são o Ó do Borogodó sim, sem distorção de power. Você mesmo falou que queria um som à lá Petrucci, sai falando para os fãs desse gênero (e todo mundo que usa Mesa Boogie) que o som dele é uma merda porque não tem distorção de power, vão pular no seu pescoço até aqui pelo fórum... kkkkkk

Talvez agora que entendeu, deva ler tudo que foi dito nas últimas páginas de novo. heheheheheehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!