Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


ogner

Cara, meu chote é do CTP T2 da Carlos Amplification, até onde eu entendi o papel desse pé no som dele é ser meio que a distorção valvulada dele, assim ele bota esse pre pra fritar e depois isso vai pro amp.

Quem pode dar mais detalhes é o MMI, já que ele tem um desses.

ogner
Veterano
# set/11
· votar


nichendrix

Saquei!! Se for o CTP, acredito que algum tecnico deve te-lo acionado então, no video não parece que o Clapton tenha pisado em nada! Posso estar engando, a camera muda quando vai começando o drive..

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


ogner

Ou então ele ficar crunchado o tempo todo e ser controlado no pot de volume da guitarra, algo que o Clapton sempre fez com amps.

ogner
Veterano
# set/11
· votar


nichendrix

Ou então ele ficar crunchado o tempo todo e ser controlado no pot de volume da guitarra, algo que o Clapton sempre fez com amps.


Ahhh, sim!!! Eu acho que ele fez isso!!!

ogner
Veterano
# set/11 · Editado por: ogner
· votar


nichendrix
Ou então ele ficar crunchado o tempo todo e ser controlado no pot de volume da guitarra

Uma coisa engraçada que acontece é que tem gente que nem sabe disso, outros sabem mas não sabem na verdade, hehe, explico:

Não tem jeito, o legal de amp valvulado é atochar volume mesmo, mas todos sabemos que é complicado ( ou escolha um amp de poucos W, hehe), e é só quando se atocha volume que esse artificil funciona a todo vapor (pot de volume). Um amigão aqui do forum, strateiro, bluseiro e que tem um valvulado Handmade, a um ano já acredito, me mandou uma messagem essa semana embasbacado, o Handmade dele é de 50W se nao me engano, Fender staile, falando:

Cara, não acredito, que demais, to com um timbre orgasmico, hehehe!!

Pergutei oq tinha aconetecido, trocou de guitarra, comprou um pedal super, sei lá...

Ele responte:

Deixei meu amp quase no talo!! Que fod@!! Outra coisa, nunca tinha feito isso, to adorando!!

E junto a isso ele espetava um Fuuz ou TS, um compressor as vezes( ele gosta do Gilmour ) e controlava lindamente os timbres somente pelo pot de volume...Hehehehe!!

É isso...

Se ele ler aqui, certamente vai se manifestar!! ahuehuahue!!

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner
nichendrix

Só sei de uma coisa: controlar no volume da guitarra é ótimo, mas quando o resto da banda começa a tocar alto pra cacete, o volume da guitarra vai pro saco pois acaba não sendo suficiente! Talvez eu não esteja regulando certo ou isso exige disciplina total! :) Por isso eu deixo um pedal de booster no set pra esses casos.

Isso acontece com vocês?

Abs

ogner
Veterano
# set/11 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia
Por isso eu deixo um pedal de booster pra esses casos.

É mais um bom artificio!!

Mas é fogo, dependendo do estilo da banda, musicas tocadas e etc, um amp de 2 canais ajuda demaissssss!!! hehe

Ops, Edit pro seu edit:
Isso acontece com vocês?
Comigo não, minha banda sempre me segue, eu nao a sigo!! ahuehuahue!!!!

Brincadeira. Pro que eu toco consigo controlar tranquilo, e tenho tocado com o Acedinho de 6w numa boa no estudio...
Hendrix, Robin Trower, kanye wayne shepherd, blueseira/rock...

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


ogner
MauricioBahia

O negócio é que dependendo do amp é foda porque ou é 8 ou 80, meus Fender termino usando pouco porque são sempre 80, mesmo baixo já fazem bastante zoada, quando atocha volume só com EPI mesmo pra aguentar, mas que fica lindo, isso fica. Troquei meu Blues Deluxe num AC30C2 semana passada, e é alto pra burro também, não trouxe o amp pra BH porque aqui não ia ter como ligar ele num volume utilizável nem fodendo. Por isso peguei o Picovalve, pra poder tocar com ele em 2W e ser feliz hehehehe

Agora sobre booster, pra mim é uma beleza, eu não vivo sem, até porque sempre precisa daquela mudança pra lead, hoje em dia uso mais um EQ como booster porque me permite mudar frequências e volume ao mesmo tempo, mas não duvido que em breve um Katana Boost entre pro meu set.

edalko
Veterano
# set/11
· votar


nichendrix

Procure o VPD-1 da TC Electronics... cara, pedal fantástico!

Além de um overdrive muito transparente e com a cara de crunch valvulado, tem simulador de falante (para usar direto na mesa) e, de sobra, um booster com knob de Bass e mais uma switch com 3 modos: top boost, flat e mid boost.

Essa Switch é o santo graal para quem quer se destacar na mix na hora do solo. Puta som fantástico!!!

Não era a toa que sempre me batia uma fodulenta GAS por esse pedal.

Se alguem achar... não tem outra alternativa: COMPRE!

MMI
Veterano
# set/11
· votar


Vocês leram este artigo? Achei interessante.


nichendrix

O negócio é que dependendo do amp é foda porque ou é 8 ou 80

A maioria é 80 mesmo, né? Uns podem ficar razoáveis em 79...

Ramsay
Veterano
# set/11
· votar


ogner

O fato é que eu só uso o meu Tiny Terror ligado numa caixa com vintage 30 e com a chave de potência setada pra 15W, porque se eu baixo pra 7W cai a qualidade do som.

O som fica bem alto e quente, mas, não tenho problemas pq a vizinhança já tá acostumada, além do que faço essa sonzeira só de vez em quando e não todo dia!!

Mas, as vezes eu uso o meu valvulado de 100W e aí o som que teóricamente ficaria muito mais alto, não fica graças ao atenuador de potência que eu mesmo construí e uso!!

Binohendrix
Veterano
# set/11
· votar


Ramsay

O fato é que eu só uso o meu Tiny Terror ligado numa caixa com vintage 30 e com a chave de potência setada pra 15W, porque se eu baixo pra 7W cai a qualidade do som.
Interessante...Quando eu toquei com esse amp usei sempre o 7,5w...Nem percebi essa diferença na qualidade. Só percebi uma perda quando era bem baixo mesmo, dentro de um quarto. Aliás, quando eu vi um cara usando uma 4x12 nesse amp no talo, eu não percebi mudança nenhuma de 7 pra 15 w. Nem no timbre nem no volume.

ogner
Veterano
# set/11
· votar


Ramsay

Eu tinha um Head handmade ( Woodstock do Max) de 15w, que ele transformou em 20 depois de umas mods que pedi, tinha atenuador tb, era progressivo então não sei quantos Watts eu atenuava. Mas sentia bastante a perda de qualidade quando atenuava. Só apressão que chega nos falantes já da essa queda, eles funcionam "xoxos", usava numa caixa 2x12" Eminense Legend. Eu morava em Casa e não tinha problemas pra tocar alto tb, quase sempre coocava no volume que eu queria!! Eu era feliz e não sabia. Agora moro em Ap, e pra colocar meu SE de 6W alto, nem me animo...Triste!! hehe

Drive30
Veterano
# set/11
· votar


opa, tocar com valvulado em apartamento é comigo mesmo. Anos de experiencia. kkkk

Eu uso uma combinacao de atenuador + Variac (regulador de voltagem) e digo que fica show.

http://www.4shared.com/audio/ExdkoSO6/The_Ocean_Drive_30.html

ogner
Veterano
# set/11 · Editado por: ogner
· votar


Drive30
e digo que fica show.

Ficar bom fica, mas não é a mesma coisa. Lógico até!! hehe!

Da pra fazer com lampada, ahuehua, né MMI?! Ta doido, Atunuador caseiro mortal!! Depois leio com mais atenção a matéria!

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Peguei ele agora!!! Olha o momento:

http://www.youtube.com/watch?v=MENVyieB8rY&feature=player_detailpage#t =15s

No vídeo que tenho, que é o mesmo do link acima, é filmado por outro ângulo e o Clapton rola último knob da guitarra pra boostar, no mesmo captador do meio!

A prova do crime pela câmera alternativa: http://img11.imageshack.us/img11/7578/flagraboostclapton.jpg

Abs

Drive30
Veterano
# set/11 · Editado por: Drive30
· votar


MauricioBahia

poxa, usar knob de tone para boostar? caceta.. é cada macete desses caras, confesso que nunca pensei nisso, ja pensei claro para dar texturas/timbres diferentes.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Drive30: poxa, usar knob de tone para boostar?

Não sei sabe, mas guitarras dele tem essa modificação. Provavelmente ela "mata" o controle de tonalidade desse knob o transformado em booster.

Não sei se esse booster funciona pras 5 posições da guitarra, mas o nichendrix deve saber! ehehe

Vou fazer isso nas minhas Strats também!

Abs

Drive30
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

provavelmente é isso, santa ignorancia minha.

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


Drive30
poxa, usar knob de tone para boostar? caceta.. é cada macete desses caras, confesso que nunca pensei nisso, ja pensei claro para dar texturas/timbres diferentes.

Esse ultimo Knob é o do Mid-Boost. Embora ele use muito o controle TBX do tone pra mudar a característica da guitarra e da distorção.

MauricioBahia

Funciona em todas as posições sim.

Cara, no caso das stratos vale a pena por um pot de tonalidade TBX da Fender. Ele é um pot passivo que funciona meio que um controle ativo, pois tem dois filtros, um low pass e um high pass usando um capacitor e um resistor. Assim, na posição 5 tu tem o som flat, se tu diminui o pot (abaixo de 5), ele não só corta os agudos, mas dá um boost nos graves junto, se tu aumenta ele (acima de 5), ele não só deixa passar mais os agudos, ele também dá um boost neles.

Eu já tive esse pot em uma Strat Plus e acho ele muito trabalhoso de usar no dia a dia, embora muito legal pra quem domina o uso dele, se tu bota ele no 10, o aumento de agudos é significativo o suficiente pra dar a impressão de ter aumentado o volume, e dá aquela distorção nas frequências agudas.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


haha!!! Olha o momento do truque do safado por outro ângulo!

Reparem a mão boba no knob... Confira comigo no replay:
http://vimeo.com/29155596

:)

MMI
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Esse é o famoso boost de médios que vem nas Fender Clapton. Eu tive uma pewter dessas, da época que vinham com Lace Sensor. Funciona legal para esse tipo de timbre. A idéia dela é plugar num ampli desses, tipo Bassman, quase crunchando. Quando se aciona o boost, lá vem esse timbre igual ao do Clapton. Mas ela se limita um pouco a isso, para quem gosta desse drive e braço V shape, é uma mão na roda.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

:) Eu sei que é o mid booster bobão! hehehe

Só postei ali pra galera ver, na prática, que nem tudo é feio com pedais...

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pelo que li esse boost aumenta o volume em 25db! Cacildis!

MMI
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Isso mesmo que diz as especificações.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


MMI

Pq vendeu sua Strat? Era Clapton?

Abs

MMI
Veterano
# set/11 · Editado por: MMI
· votar


MauricioBahia

Essa Clapton Pewter vendi tem vários anos. Na verdade, achei uma guitarra muito boa para esse timbre Clapton-like, mas limitada a isso. Precisa um bom amp Fender para ela também. Depois dela veio uma Custom Shop Classic em birdseyes que foi trocada pela Lucille, depois veio a atual que é minha última strato, uma NOS. Minha conclusão final é que não sou strateiro não, não adianta, é a guitarra que menos gosto e menos uso.

JC_Junior
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Pelo que li esse boost aumenta o volume em 25db! Cacildis!



Não é de volume Bahia, ele dá um ganho de 25db no médios. ;)

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


JC_Junior: Não é de volume Bahia, ele dá um ganho de 25db no médios. ;)

Mas isso, no geral não aumenta em 25dB? Explica pra eu entender! heeh

Valeu! :)

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Pega um EQ, acha a frequencia de 400Hz e sobe o volume dela 25db que sai esse som.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!