Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Van_Lorien
É bixo... meu HRD no talo faz tremer o quarto!!

Aliás, neste tópico cabe uma observação da minha parte. Os Fenders são conhecidos por falarem muito alto, inclusive os de menor potência como o Blues Jr. Há um tempo atrás, meu cunhado fez umas mods no Blues Jr. dele e, regulando o bias, ele descobriu que a regulagem estava 25% acima do recomendado. Então ele regulou o bias pra ficar de acordo com o recomendado e o resultado foi um amplificador falando um pouco menos e saturando um pouco menos no power.

A dúvida que fica é: os Fenders falam alto pra cacete devido à regulagem de bias alta?

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Van_Lorien

o que faz ela ser assim é a estrutura de montagem dele (push pull, single ended) ou o modelo das válvulas?

Ambos. Aí que está a mágica deles, cada válvula dá uma sonoridade, tem válvulas, como a KT66, muito mais resistente a distorção. No final, é tudo a estrutura do projeto dele, as válvulas entram no pacote. O sag é muito mais ligado à retificação, na verdade é um defeito da retificação valvulada.

A verdade é que na história da guitarra existem uns "acidentes" que viraram regra. Um deles é exatamente a questão da amplificação. Bem no início, começaram a colocar captadores em guitarras hollowbody e ligar em amplificadores que hoje seriam simples, classe A, para que guitarristas tivessem volume dentro das big bands. Tudo que não se queria era feedback e distorção, por isso vieram as guitarras sólidas e semi-acústicas (com bloco central) para evitar feedback e os amplificadores foram desenvolvidos (push pull, retificação para evitar sag etc.) para aumentar o headroom sem distorcer. Tudo girava ao redor de aumentar o volume sem distorcer. Essa é a essência da história do Fender Bassman, Twin, Champ, Princeton (...), Marshall plexis, Vox...

A questão é que apareceram malucos como Hendrix, Pete Townshend, Clapton, Beatles, Stones e outros que usaram esses amps que eram para não distorcer, botando no talo, muitas vezes com o bias regulado bem acima do recomendado, para distorcer. Ike Turner chegou a gravar com amplificador acidentado e falantes rasgados no Sun Studios. Isso definiu o som de guitarra com drive, com todos os defeitos que possa ter, como o sag. E isso meio que responde a pergunta do erico.ascencao sobre o volume dos Fender.

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Van_Lorien
Qual amplificador de 1w tu tem? Tô procurando alternativas legais pra poder ter um bom timbre em baixos volumes.

Cara, na verdade, é um amp de 18W que atenua pra 5W e 1W... Tubemeister18, da Hughes & Kettner, conhece?
Eu gosto dele... O timbre é na onda dos Marshall, parecido. Mas eu curto mais os recursos dele do que o timbre em si. Ele tem saída em linha de 0W em que é possível ligar no PC sem que precise conectar o gabinete no cabeçote. Ótimo pra gravações, principalmente na madruga, rs.

Um aceno de longe!!!

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
Entendi! Muito obrigado pelos esclarecimentos!

Eu acho fenomenal como tudo se relaciona pra ter um resultado final. Cada componente é responsável pela mágica dos valvulados. Então posso presumir que umas 12AT7 no power vai dar certas características do drive de power, mas de forma diferente de outros amplificadores pela questão de estrutura do power e também do modelo da válvula, certo?

A questão é que apareceram malucos como Hendrix, Pete Townshend, Clapton, Beatles, Stones e outros que usaram esses amps que eram para não distorcer, botando no talo, muitas vezes com o bias regulado bem acima do recomendado, para distorcer.

Devemos muito a esses caras. Além de nos brindarem com as composições e as técnicas revolucionárias (pra época) de tocar guitarra, eles fizeram o alicerce do significado de som de guitarra.

Del-Rei
Eu já vi esse amplificador em algumas lojas de fora e parece ser muito legal. Não cheguei a ouvir, mas gostei dos recursos. A única coisa que me incomodou um pouco foi a luz azul deles, hahahaha, mas aí isso é frescura minha. Nessa mesma linha com atenuador que baixa pra 5, 1 e 0w, tem o ENGL Gigmaster 315. Acho que o preço dos dois é até igual.

Por falar em gravações, os amplificadores que eu tenho observado possuem saida pra gravação. Como tu liga o amplificador no computador pra gravar com o teu Tubemeister? Alguma interface? É que eu só tenho saída pra fones de ouvido no meu computador (MacBook Air) e aí fico pensando como eu faria pra gravar assim.

Abraços!

Del-Rei
Veterano
# jun/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


Van_Lorien
Realmente ele não tem nada de discreto, rsrs. No palco escuro então, fica tudo aceso, rs.


Como tu liga o amplificador no computador pra gravar com o teu Tubemeister? Alguma interface? É que eu só tenho saída pra fones de ouvido no meu computador (MacBook Air) e aí fico pensando como eu faria pra gravar assim.

Eu ligo a saída em linha do amp numa interface sim. Só que o grande lance desse amp, é que ele tem a opção de não precisar ligar um gabinete pra usar a saída em linha... Se não tivesse essa funcionalidade, talvez eu compraria um mic pra microfonar o falante e gravar direto do gabinete...

Mas de qualquer forma, se o computador só tem saída de áudio, vai precisar mesmo de uma interface USB.

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Van_Lorien

Então posso presumir que umas 12AT7 no power vai dar certas características do drive de power, mas de forma diferente de outros amplificadores pela questão de estrutura do power e também do modelo da válvula, certo?

Certo.

eles fizeram o alicerce do significado de som de guitarra.

Não. O alicerce do som de guitarra já estava feito muito antes, por caras como Charlie Christian (talvez o maior de todos) e os que seguiram, como Muddy Waters, BB King, Ike Turner, Scotty Moore, Chuck Berry, Les Paul etc. O que eles fizeram foi dar um tempero diferente.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


ei galera, fiz o teste com os medidor do celular.

meu quarto tem um ruido de 70db .

com o master no talo e canal normal no meio + um ts eu tenho 85db no medidor.

tem algo errado não? era pra ser bem mais que isso correto?

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei
Pelo que eu vi, os Blackstar HT também gravam em silêncio quando ligado em linha. Perfeito isso. Qual interface tu usa?

MMI
Isso! Me expressei mal, quis dizer que na verdade eles nortearam o que se define como som de guitarra hoje em dia (pela questão da distorção), mas isso ao meu ver, é claro.

Abraços!

Del-Rei
Veterano
# jun/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


Van_Lorien
Qual interface tu usa?

Cara, uso uma interface da Native Instruments... Rig Mobile. É bem simples... Mas faz muito bem o trabalho. Pra falar a verdade, acho que ela nem vende mais... Foi descontinuada, creio eu. Só há a manutenção do driver dela... Às vezes atualizam.

Um aceno de longe!!!

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


Van_Lorien

Usando 12AT7s no power, a potência de saída vai ser bem menor que usando 12AU7s.

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
Eu fiz confusão, na verdade é uma 12AU7 no power entregando 1w em push pull.

Abraços!

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Já que o assunto é esse, me digam...

De fato a culpa de um valvulado falar mais que um SS pode estar no push-pull, sendo que o SS é só push?

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Ismah

Quem inventou essa de que todo SS é só push? Ou que todo valvulado é push-pull?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai
ei galera, fiz o teste com os medidor do celular.

meu quarto tem um ruido de 70db .

com o master no talo e canal normal no meio + um ts eu tenho 85db no medidor.

tem algo errado não? era pra ser bem mais que isso correto?


Acho que sim. Eu baixei um decibelímetro no tablet. Segundo o próprio aplicativo, ele diz que na faixa de 35db a 75db as medições são bem confiáveis. Daí ele fala lá que as medições máximas variam conforme o aparelho, alguns só marcam até 85, outros até 100, 110, por aí vai.

Eu testei aqui, meu amp tem 50w, alto pra dedéu. Tava quase assim:
http://s30.postimg.org/cs4ve7y1t/Foto0717.jpg

Só marcou 88db.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Já que o assunto é esse, me digam...

De fato a culpa de um valvulado falar mais que um SS pode estar no push-pull, sendo que o SS é só push?


Já que finalmente terminei o artigo do capeta que tinha que enviar hoje... dá pra falar um pouco mais.

Não existe isso de SS ser só Push.

O que existem são classes de amplificador e todo amplificador de cada classe pode ser construido tanto por válvulas quanto por componentes SS com transistores e MOSFETs.

Amplificadores Classe A usam 100% do sinal de entrada no power, o componente ativo do estágio de amplificação (válvula, transistor, MOSFET, etc) fica o tempo inteiro ligado, por isso diz-se que ele tem um angulo de condutância de 360º. O fato do componente ativo estar ligado o tempo inteiro faz com que esses amplificadores tenham menos distorção no sinal, em compensação a eficiência é muito baixa (menor que 50%, não raro menor que 25%). Eles são o mais perto que você vai achar de um amplificador só "Push".

Amplificadores Classe B e AB tem ângulo de condutância de 180 graus, o que significa que o componente ativo fica ligado apenas 50% do tempo, isso aumenta a eficiência consideravelmente (sobre para quase 80%), em compensação cria muita distorção. Eles são feitos na configuração push-pull, basicamente consiste em ter um ou mais pares de componentes ativos onde uma parte fica ligado numa metade do ciclo e o restante na outra metade. Assim você tem 100% do ciclo com baixa distorção. A diferença entre B e AB é que os classe AB são feitos para que nos 180º do ciclo que cada componente esteja sendo usado, ele opere em classe A.

Também existem amplificadores Classe C e D.

Os classe C só são usados para RF e o componente ativo fica ligado menos de 50% do tempo, o nível de distorção é grande, por isso a aplicação primária é RF, onde você em geral atua em uma única frequência, então distorção do sinal geral não é um problema.

Os amps Classe D são amps "digitais", também podem ser valvulados, transistorizados ou usar outros componentes, o mais comum é usarem FETs e MOSFETs, são chamados "digitais" porque ao contrário dos outros não existe uma relação direta entre a amplitude do sinal de entrada e o ângulo de condutância do amplificador. O sinal de entrada são convertidos em uma sequencia pulsos elétricos que funcionam como um circuito digital, onde o componente ativo está ligado ou desligado e a potência média ao longo do tempo de cada pulso é convertida novamente em sinal analógico na saída do amplificador.

Enfim, não existe nada que impeça um amplificador SS ser push pull, ou digital ou só single end. Pelo contrário cada tipo de amplificador por ser construido com os válvulas, transistores, FETs, MOSFETs e afins.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Quem inventou essa de que todo SS é só push? Ou que todo valvulado é push-pull?

Ninguém. Eu por observância.

Verdade que não me ocorreu de por um par de transistores trabalharem opostos, onde um dá o push e outro o pull...

Por lógica, uma válvula não é push-pull por isso trabalham em paralelo, mas só soube disso a menos de dois dias.

NeoRamza
Veterano
# jul/14
· votar


Será que o Blackstar HT-1 'no talo' dá essa famosa saturação de power, já que no power ele usa uma válvula comumente usada em pré(ECC82)? Ou o HT1 no talo não teria exatamente essa saturação esperada por conta da válvula de pré no power? Alguém já testou?

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza

Em lógica vc chega bem ´perto

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza

Até onde vai minha eletrônica, salvo n caso específico de um power com retificação valvulada, onde você tem uma compressão monstro, o resultado a priori não varia tanto de válvula para válvula com retificação SS, logo as ECC82 devem dar uma resposta não muito diferente duma válvula de power comum.

Van_Lorien
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix
Até onde vai minha eletrônica, salvo n caso específico de um power com retificação valvulada, onde você tem uma compressão monstro, o resultado a priori não varia tanto de válvula para válvula com retificação SS, logo as ECC82 devem dar uma resposta não muito diferente duma válvula de power comum.

Bom saber disso, pois assim como o NeoRamza, também estou de olho no HT-1, no caso, no HT-1RH. Pra quem só toca guitarra no quarto, acho que qualquer coisa muito maior que 1w já é exagero.

Abraços!

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


Van_Lorien
Isso é o que eu entendo tanto da teoria da coisa quanto das minhas experiências práticas, pode ser que eu tenha entendido algo errado ou ainda não saiba perceber os pentelhos de casca de ovo que alguns dizem perceber por aqui.

NeoRamza
Veterano
# jul/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


Leiam minha história por favor:

Toco já há uns anos, mas nunca tive um valvulado. A única experiência que tive com eles foi de tocar em lojas em volume baixo. Há alguns meses decidi comprar um, apenas para tocar em casa, e só não comprei ainda pois estava pesquisando muito bem o assunto antes de gastar meu dinheiro. Então depois de ler muuuuuito esse forum, e inclusive ler esse tópico aqui inteiro 3x (sério rsrs) decidi pegar um valvulado pequeno, até 5W. Porém eu tinha alguns pré-requisitos que queria em um amp: 2 canais(clean e hi-gain), send-return e falante de 12. Então cheguei à conclusão que o melhor seria o Blackstar HT5. Infelizmente não há muitas opções nessas configurações que eu quero.

Então após meses de pesquisa para chegar a essa conclusão fui até a loja disposto a comprar, e até cheguei a testa-lo por uns 2 minutos. Mas fiquei meio chateado deles só terem uma unidade que era o mostruário que apesar de funcionar bem estava cheio de estragados na parte estética. Foi aí que o vendedor insistiu para eu testar um Randall de 40W, 1x12 (RD40C, 4x12ax7, 2x6l6). Cara que som era aquele? Som muito mais bonito que o HT-5. Um som mais brilhante, e uma distorção mais definida que a do Blackstar. Minha impressão foi de que o volume do Randall não era tão mais alto, porém parece que o som era mais cheio, sei lá, não sei explicar. Era como se o som estivesse mais presente, e isso o deixava mais bonito. O Blackstar eu toquei com gain e volume em 3:00. O Randall com o gain no máximo e master um pouco acima da metade, entre 1:00 e 2:00.

Foi assim que fiquei na dúvida, e quase levei o Randall. Apesar do Randall ser um pouco mais caro a diferença é relativamente pequena, e de quebra tem a mais um reverb de mola, boost embutido e um foot que alem de trocar de canal aciona o boost. Além do ht5 não ter master e gain separados no clean, e o rd40c tem. O Blackstar tem a mais saída de linha, mas isso eu acho que não vou usar.

Agora, sem que este post vire um post do tipo "A versus B, qual devo comprar?", gostaria apenas de saber: Essa impressão que eu tive está correta? Ou foi meio que uma ilusão de um cara inexperiente influenciado por outras variáveis? Teoricamente um amp de 40w só teria o dobro do volume de um de 5w, talvez isso explicaria porque eu não senti tanta diferença no volume. Também tem o fato de que o de 40w estava em uma sala bem maior que a sala onde estava o de 5w. Se não fosse o fato de ler tanto aqui que amp de quarto não pode passar de 5w e tal, teria comprado o Randall na hora. Será que se eu comprar o de 40w vou arrepender por achar alto demais?

Edit: erros de digitação

JeGuitar
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza

Cara, 40w valvulado é MUITA coisa, e realmente um amp de 40w dá muuuuita mais dinâmica que um de 5w, ele tem mais válvulas, mais punch, etc.

Para tocar no quarto o ideal seria no máximo uns 15w.

Mais que isso você vai ter que girar o knob de volume milimetricamente com lupa e pinça (exageros a parte) porque qualquer milimetro a mais o aumento na potencia será muito significativa.

Eu tenho um VOX AC15 de 15w valvulado, consigo tocar no quarto bem de boa, mas o ajuste ali no knob tem que ser milimetricamente pra acertar o volume certo que seja o suficiente pra você ouvir, e o bastante pra não incomodar quem mora com você ou seus vizinhos.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza
Os valvulados realmente tendem a soar maravilhosos cada vez que você aumenta o volume master. Devido à distorção de power, quanto mais você aumenta o volume master, menos você precisa de ganho.

Essa impressão que eu tive está correta? Ou foi meio que uma ilusão de um cara inexperiente influenciado por outras variáveis?
Acho que não existe certo ou errado neste caso, é uma questão muito pessoal.

Será que se eu comprar o de 40w vou arrepender por achar alto demais?
O meu Blackstar e outros dois amplis meus (Fender Hot Rod Deluxe III e Marshall DSL40C) têm 40 W. O Marshall e o Blackstar também falam muito alto, porém o Blackstar tem um controle de volume e ganho para os dois canais e um controle de volume master dos dois canais, o que ajuda a "domar" o volume pra tocar em casa. O Fender fala extremamente alto, que é característca dele, e por isso é difícil controlar o volume dele pra tocar em casa: no 2 tá bom e no 2,5 já aumenta bastante entende?

Já que você está considerando pegar o Randall, dê uma olhada nos Blackstar maiores (tem o de 20 e o de 40 W) pra compará-los de forma mais justa com o Randall. Eu particularmente gosto muito do drive do Blackstar.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza

Será que se eu comprar o de 40w vou arrepender por achar alto demais?

Dizem que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia, né? rs

Se sua proposta é um amp valvulado apenas para tocar em casa, é muito sim. Depende do que é sua "casa", se isso significar apartamento (ou apertamento), é exageradamente alto. Para casa, 1 W já resolve bem, é alto para se tocar a noite. Em vista disso, veja modelos que ofereçam uma redução de potência até esse nível. O lance é experimentar muito.

ogner
Veterano
# jul/14 · Editado por: ogner
· votar


NeoRamza
Complicado velho velho!!! De cara 40w é coisa pra dedéu pra valvulado. Masssss oq venho percebendo é isso hoje depende muito do circuito, os d tipo fender e marshall ( e outros ) clássicos, não tem saida, são muito altos e pra se ter um som de valvulado de arrepiar, tem que socar volume ( nao que vc nao va conseguir se divertir com volumes baixos ) mas "aquele" som, vc só vai conseguir com muito volume e pouco ganho.

Tudo isso pra dizer que hoje existem varios amps que tem um circuito "moderno" tem algum truque ae que vc consegue drive, consegue timbrar ( relativamente bem ) com volumes baixos, não sou fã desses amps, e pode ser justamente isso que te fez ter essa sensação na relaçao dos 2 amps que vc testou... Não é pq é valvulado que é bom e vai te servir bem...

Nao ajudei né? Eu sei. ahuehauheuha. Mas quero te dizer que vc esta no caminho certo com toda a paciência, nao sendo afobado e pesquisando.

Agora, acho que vc deve repensar tb um valvulado com essa tralha toda de loop, 2 canais e etc....Eu não curto, menos pé mais pra mim. O circuito é muito importante pro timbre. O sinal...etc....

Nunca passei de 25W em valvulado e esse de 25W era muito subltilizado, Mas todos que tive eram circuitos clássicos sem "firula"!! No máximo um reverb de mola...

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/14
· votar


Pela minha experiência: tenho um Fender Super Champ XD, que é 15 watts. Não rola saturar em casa nem por decreto. Tenho também um Vox AC4TV. de 4 watts. Esse satura, mas fica alto demais pra apartamento. Felizmente ele tem um atenuador embutido, mas esses atenuadores em geral pioram o timbre (o som fica muito melhor mantendo ele em 4 watts). Então, 40 watts vai ser dureza saturar!

Se você não quisesse o send/return, eu te recomendaria o Tubemeister 5 da Hughes & Kettner. Como você quer send/return, o Tubemeister 18 pode resolver teus problemas. É um PUTA amp, que na minha opinião ganha tranquilo tanto do Blackstar quanto do Randall, mas aí é questão de gosto, né? Acho os Blackstar mais versáteis que os Randall, mas versatilidade não adianta nada se o Randall tem o som que você procura, não é?

Abraço.

Natanael_DM
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza
Só pra engordar o debate: em tese, 40 watts, pra tocar em casa é MUITA coisa.

Mas isso pode ser relativizado.

Se tu diz que, ao testar o Randall num volume confortável, tu conseguiu obter o timbre que tu procurava, vai fundo e seja feliz! Só lembra que a tua ideia é usar o bicho em casa. Se na tua casa for possível utilizar ele no mesmo volume que tu testou na loja (sem ser processado pelo vizinho ou expulso pela patroa), tem tudo pra ser o amp ideal pra ti.

Mas, já que tu abriu o leque, testando um amp de 5 watts e, logo depois, um de 40 watts, talvez fosse útil testar amps de potência intermediária (entre 15 e 25 watts).

Minha experiência com um amp valvulado de 40 watts foi uma bela porcaria. Não consegui me acertar com ele e essa situação acabou me ajudando a definir a ideia de que, pro meu gosto e utilização, não preciso de um amp mais potente do que algo em torno de 20 watts.

o/

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


NeoRamza
Outra questão importante nesta discussão sobre potência de valvulado é o headroom. Eu peguei o Hot Rod Deluxe III, que é um cavalo, pra me sentir mais seguro ao tirar sons clean em altos volumes (para situações de ensaio e show). Um valvulado de 5 W pode não ter um headroom legal pra se tirar um clean, aí você teria que partir pra um de uns 15 W.

NeoRamza
Veterano
# jul/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


JeGuitar
o bastante pra não incomodar quem mora com você ou seus vizinhos
MMI
Se sua proposta é um amp valvulado apenas para tocar em casa, é muito sim. Depende do que é sua "casa", se isso significar apartamento (ou apertamento), é exageradamente alto. Para casa, 1 W já resolve bem, é alto para se tocar a noite. Em vista disso, veja modelos que ofereçam uma redução de potência até esse nível. O lance é experimentar muito.

Incomodar os outros eu acho que não seria um grande problema. Minha casa é grande, e de um lado é um lote baldio, eu poderia tocar no quarto que fica do lado desse lote. Pro som chegar no vizinho do outro lado teria que atravessar umas 6 paredes. Quanto a incomodar pessoas em casa não seria problema, pois só moro eu e minha mulher, e eu toco mais quando ela não está em casa, mesmo desplugado. A preocupação seria mesmo se é alto demais para mim e não pros outros.

erico.ascencao
Já que você está considerando pegar o Randall, dê uma olhada nos Blackstar maiores (tem o de 20 e o de 40 W) pra compará-los de forma mais justa com o Randall. Eu particularmente gosto muito do drive do Blackstar.

Já olhei mas acho que não compensa. O Randall custa apenas 3100 contra 3350 do HT20 e 3900 do HT40, sendo que o Randall tem reverb de mola. Sem contar o frete, pois blackstar só tem o 5 na minha cidade, teria que comprar pela internet. Os controle do RD40C são basicamente os mesmo do HT40, com um presence no lugar do ISF.

ogner
Nao ajudei né? Eu sei. ahuehauheuha. Mas quero te dizer que vc esta no caminho certo com toda a paciência, nao sendo afobado e pesquisando.

Nem me diga, comprei uma guitarra nova a mais de um ano e até hoje não pluguei ela. Dá pra acreditar? só usando guitar rig rsrs, que não sou muito fã.

BrotherCrow
Se você não quisesse o send/return, eu te recomendaria o Tubemeister 5 da Hughes & Kettner.

Tava de olho nos tubemeister também, mas o loop seria essencial, principalmente com a equalização limitada do tubemeister 5. E não achei o hi-gain dele tão bom, apesar de ter gostado muito do clean.

Acho os Blackstar mais versáteis que os Randall, mas versatilidade não adianta nada se o Randall tem o som que você procura, não é?

Olha, o timbre que eu procuro mesmo é o timbre da Orange. Pra mim é o melhor. Mas um Orange com dois canais é caro pra baralho, teria que ser pelo menos um TH30, mas no momento não tenho condições de comprar algo desse valor não. Também gosto muito do mini-rectifier, mas aí piorou rsrs. O timbre que achei que chegou mais perto do Orange foi o Randall.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!