Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix
Fale-me mais sobre este segredo ehehehehhe. Eu gosto de um crunchezinho pra tocar umas bases ska, e coloco um pedal pra deixar com uma distorção mais forte.
Reparei que, se o amp ficar com tudo no talo, não fica lega, embola as notas...sei la não curti. O melhor ponto de trabalho, do que eu tenho, foi com ganho no talo e volume em 3hs. Tenho um ax84 que montei e uma caixa com falante de 12pol, da Landscape.
Perguntei mais por curiosidade porque já tive tremendão de 100W pra tocar no volume 1/8 e este de 5w, nenum deles coloquei com banda pra ralar. Potencias intermediarias nunca tive e não sei como é na pratica.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

O Jimmy Page basicamente nunca usava Marshall e raramente usava Les Pauls em estúdio no período do Led Zeppelin I ao Physical Graphitti, a maioria das músicas eram gravada com amplificadores Supro de 5W a 10W da década de 40 e 50, esses amos só tem controle de volume ou quando muito volume e tonalidade, ele em geral deixava tudo no talo e mandava bala, qualquer equalização vinha depois durante a edição da gravação.

Ele usava os amos com várias Teles, como a com a pintura de dragão. Inclusive ele conseguiu o que pra mim é um milagre, fazer uma Fender Electric XII soar divinamente bem em Stairway to Heaven.

Reparei que, se o amp ficar com tudo no talo, não fica lega, embola as notas...sei la não curti. O melhor ponto de trabalho, do que eu tenho, foi com ganho no talo e volume em 3hs.

Estranho, pra mim em geral o que rola é justamente deixar o power o mais alto possível e o preamp/gain mais baixo justamente pra não embolar.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix
Eu testei com o volume no talo e o ganho mais baixo, fica bom mas parece que o ganho reforça a equalização que esta nos controles, vou tentar explicar. Deixo uma regulagem com grave/ médio/agudo, se eu deixar o ganho no talo esta equalização vai ter mais peso no volume, se deixo o volume alto e o ganho mais baixo, a equalização do power é que vai caracterizar mais o som. Ou seja, com o volume no talo o equalizador parece perder um pouco da ação. Não sei se é certo falar equalização do power, foi só o nome que dei para tentar explicar.

Muito legal essas lendas do rock, se puder recomendar uma fonte com mais eu agradeço.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Mas considerando que, para ter o dobro de volume de um 5w, serão necessários 50w, compensa pegar um amp de 15w ou 20w, quem já tem um de 5w?

Então... Depende muito do que você espera, os amplificadores não são todos iguais, só mudando a potência. Um Marshall é diferente de um Fender que são diferentes de um Vox, que são diferentes de um Mesa e por aí vai. Isso fora detalhes do projeto como class A, A/B, B, saída em linha, número de canais. Se compensa? Não sei, não dá para responder.

Tem que ver o que você espera do amplificador. Como o nichendrix respondeu, o fato isolado do amp ter mais potência muda o headroom. Como pouquíssima gente aqui tem capacidade para modificar um projeto para aumentar a potência de um amp, essa questão acaba virando muito mais teórica do que prática.

A questão é que para aumentar a potência, pelo pouco que eu entendo, saindo de um 5W class A basicão como os Supro que o Page usava, você vai usar um projeto bem diferente, push-pull, outras válvulas, retificação, até outros alto-falantes.

Na prática, é legal que se entenda esse conjunto de coisas. Tenha em mente que muda o som e até certo ponto, muda um pouco a "equalização" do power. Quanto mais potência, mais o amp aguenta subir o volume com som limpo. Mas vai bem além, a distorção do pré é diferente do power e em certos momentos a distorção do power pode ser bastante desejável e claro que quanto menor a potência, mais fácil se alcança. Entra a questão da retificação, do sag. E cada tipo de válvula tem sua característica, timbre, headroom. A coisa vai longe... Na prática, saindo da teoria, cai na velha história de experimentar e ver se te serve.


Mas considerando que, para ter o dobro de volume de um 5w, serão necessários 50w, compensa pegar um amp de 15w ou 20w, quem já tem um de 5w?

Em algum lugar eu tenho um livrinho disso aí... Vou ver se acho.

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
Então... Depende muito do que você espera, os amplificadores não são todos iguais, só mudando a potência. Um Marshall é diferente de um Fender que são diferentes de um Vox, que são diferentes de um Mesa e por aí vai. Isso fora detalhes do projeto como class A, A/B, B, saída em linha, número de canais. Se compensa? Não sei, não dá para responder. (x1000)

\o/

Circuito, o caminho os componentes, os componentes etc, etc e etc...É chato ficar batendo nessa tecla, mas TUDO faz alguma diferença num circuito de valvulado..A potencia é só mais um detalhe. Se eu pudesse eu teria 100 amps valvulados...hehehe!!

Van_Lorien
Veterano
# jun/14 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Essa coisa da potência é complicada. Eu tinha um valvulado de 6w com falante de 12 e pra tocar no meu quarto (apartamento), mal conseguia passar o volume do 3, quem dirá saturar o power, só consegui fazer isso algumas vezes e por pouco tempo.

Hoje o meu sonho é um valvulado que tenha menos de 10w (menos de 5 se possível) ou se tiver mais, que tenha um esquema semelhante ao do Suhr Badger de poder diminuir a potência até 1w. O problema é que essa função é difícil de encontrar. Nos que eu ando de olho, só vi isso no Pedrone Pegasus, mas ele foge um pouco do meu orçamento e vai acabar sendo sub-utilizado.

Acho que uma das poucas fabricantes que tem valvulados de baixa potência e com recursos legais, como saída emulada pra gravação, é a Blackstar. Até cogitei o HT-1R, mas duas coisas me incomodam nele: falante de 8" (se bem que é pra tocar no quarto) e não ter loop. Ele ia me obrigar a comprar um pedal de distorção pelo menos.

De qualquer forma, nada como um valvuladinho fritando. Fico imaginando fritar um valvuladão, hahahaha!

Abraços!

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Van_Lorien

Para apartamento? Escolhe de 1 ou 2 W, não passe disso. É só pensar que na média, os falantes vão dar uns 100 dB a 1 m de distância (sensibilidade de um falante). Já é bem alto...

A opção é um atenuador.

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
Van_Lorien
Minha próxima empreitada pra me divertir e tirar uma onda com um valvuladinho na sala. Pretendo monta-lo dentro de um radio velho!! hehe
http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3679&t=Placa-de-circuito-HB -1
:)
https://www.youtube.com/watch?v=ezziwZpwhmQ

MauricioBahia
Moderador
# jun/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Van_Lorien: Hoje o meu sonho é um valvulado que tenha menos de 10w (menos de 5 se possível) ou se tiver mais, que tenha um esquema semelhante ao do Suhr Badger de poder diminuir a potência até 1w.

Menos potência, menos pedais no set... Com o tempo fui enxugando tudo. No início o legal era ter muito. Hoje, o velho ditado (pelo menos, pra mim) se mostra novamente eficaz: "O menos é mais*". hehe

o/

ps. mais leve, inclusive, diga-se de passagem! :D

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


MauricioBahia

Menos potência, menos pedais no set... Com o tempo fui enxugando tudo. No início o legal era ter muito. Hoje, o velho ditado (pelo menos, pra mim) se mostra novamente eficaz: "O menos é mais*". hehe

Para mim também. Quase sempre para mim a questão é uma guitarra certa num amp certo. E só.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


ogner

Eu queria saber o que minha mãe fez com uns radios antigos que foram do meu avô... Eu montaria uma amplificador neles, acho muito legal! (tipo desses)

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
Exatamente a minha ideia. Ficaraia bem legal na sala, com um falantezinho de 6' mesmo. ( Mas com saida, pra eventual caixa maior, hehe)
Aqui no Rio tem um brecho só de aparelhos assim. Só a carcaça, funcionando, estragado, todos os tipos.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


ogner

Aqui no Rio tem um brecho só de aparelhos assim. Só a carcaça, funcionando, estragado, todos os tipos.

Vou ver se encontro os tesouros de família, tinha um que cabia um falante de 10` se não estiver enganado. Se não achar, o dia que você passar por lá vou pedir que pegue o telefone. Quem sabe eu feche um negócio. \o/

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
Pois é, acho que vou acabar pegando um de 1w mesmo. Eu tava de olho no Pedrone Titan que tem 8w, mas acho que vai ser a mesma coisa que era com o Acedo: volume no 1. Mais pra frente, se houver necessidade eu pego um amplificador maior e um atenuador pra poder brincar em casa.

ogner
Show, cara! Deve dar um rico sonzinho, sem falar o visual de rádio antigo.

MauricioBahia
Pois é, a minha meta é ter no máximo 5 pedais no set: wah, fuzz, drive, distortion, alguma modulação e um delay, isso se tiver a modulação. A questão do peso nem me incomoda pois só toco em casa, mas quanto menos coisa pra organizar, limpar e pensar, melhor.

Uma perguntinha pra todos:

Será que pra brincar no quarto um falante de 8" já tá legal? Claro que um de 12 polegadas seria o ideal, mas num volume baixo e num quarto será que se percebe essa diferença? Achei o Ht-1R combo com um precinho legal e tem saída pra gravações em linha/fones, reverb e uns timbres bem legais. Só ficaria devendo um loop, mas nada que um pedal pra distorção não resolva.

Abraços!

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
Joia!!!

nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


Eita, todo mundo resolveu fazer amp agora?? (eu tbm to cm essa idéia faz tempo, só to jutando a grana kkk)

Caras, eu to cm uma radiola valvulada la em casa, na verdade achei la na igreja, é duma veia q largo lá pra ajudar a enfeitar uma festinha meio temática que teve, só q não rola de usar a carcaça, pq a veia não vai querer vender (é rica, e provavelmente é coisa de família, dae ja sabe né).
e os componentes infelizmente não são compatíveis com o projeto que quero construir, então não me vale muito...

Nem sei pq to falando isso na verdade hausuashuas

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


MMI
Se tiver um livrinho e puder recomendar seria ótimo. Quando fiz a pergunta tava pensando só em volume distorcido, realmente se alguém precisar de volume limpo seria melhor um com mais potência como dito pelo broder.
Eu não sou muito exigente com timbre, já toquei com fender twin, mesa/boogie,orange,marhsall,line 6 e todos, embora diferentes, me agradaram bastante. Fica difícil testar todas esses parâmetros técnicos porque não é fácil acesso. A primeira vez que testei um dual rectifier da mesa/boogie, não gostei, não sei porque, em outra oportunidade usei o mesmo amp e gostei, não me surpreendeu mas achei legal. twin eu gostei muito, mas um que usei, acho que a acústica tava ruim demais e ficou uma porcaria. Ai piora porque se o amp tiver de chico ele vai te ferrar uheueuheu


ogner
fiquei tentado a montar, alem do pedal valvulado que nego postou esses dia. Placa pronta ainda, bem feita. Se eu montar tudo que quero vai ficar sem espaço para coisa supérfluas como cadeira, mesa...

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nivekk

Se achou é pq ela esqueceu lá. Se ela é rica é sinal de que não precisa disso, e se fosse de família (com algum laço sentimental) não teria tirado de casa.

Já os componentes, sem ver é difícil... Provavelmente terá um pré com 6BQ7/6BZ7 (a mesma do Meteorito RTD), e um power de 6L6 ou EL84.

nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ismah
Sei lá velho, tenho dó de mexer nessas coisas, a minha idéia era ver se dava pra usar pelomenos os trafos (o rádio não funfa), mas ae pro projeto que eu tinha em mente não ia conseguir aproveitar nada (tava querendo começar pelo iall 3.5 msm só pra ganhar um pouco de experiência), agora que o ogner falou do hb-1 fiquei facinado pelo ampzinho, vou ver se não consigo aproveitar os trafos pra ele, se conseguir, ja é uma economia imensa hehe

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nivekk
Não rola fácil... Pq um trafo é dimensionado para um projeto X. O rádio na melhor hipótese faz 10W. O máximo de placa deve ser uns 200VDC.

nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ismah
pois é, eu medi esses dias, mas não me lembro

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Luiz_RibeiroSP

Sobre o barulho de 15W e 20W em relação a 5W, 15 dá 4.7db a mais e 20 dá 6.02db, 10db é o mínimo que o ouvido humano percebe como o dobro de volume.

No fim, quando quiser fazer as contas é só fazer 10*log10(potencia maior/potencia menor). Seria 10 vezes log na base 10 de potencia maior dividido por potencia menor.

Muito legal essas lendas do rock, se puder recomendar uma fonte com mais eu agradeço.

Não é um lenda, quem diz é o próprio Jimmy Page em uma entrevista pra GP americana da época das ultimas grandes turnês do Led Zeppelin. EU tinha o link pra essa entrevista em algum lugar no meu outro computador, mas não deve ser difícil achar.

Van_Lorien

Te m o Picovalve da Jet City que é 5W e 2W.

MMI

Ali na Augusta e perto do predio da antiga BM&F no centro tem uns lugares que vendem rádio velho quebrado.

Ismah
Já os componentes, sem ver é difícil... Provavelmente terá um pré com 6BQ7/6BZ7 (a mesma do Meteorito RTD), e um power de 6L6 ou EL84.

Não seria uma 6V6 não?

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix
Eu pesquisei sobre ele uma época, mas não achei pra vender em nenhuma loja brasileira. Uma coisa que eu gostei no HT-1R da Blackstar é o fato dele possuir uma saída pra gravações com simulação de falante e, pelo que eu ouvi em vídeos, o resultado é bem interessante, além de ser um combinho com um preço bem bom: R$1100,00 em média.

Meus únicos receios são em relação ao fato de não ter loop (se bem que acho que ele levemente crunchado com delay leve no input não teria problema) e ter falante de 8".

Abraços!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


nichendrix
Valeu pela continha de db, vai ser útil. Analisando a equação da pra perceber que, para tocar com volume legal em casa preciso de uma potência de 1/2W. 2w,3w,4w,5w incomodam igualmente o vizinho. A escala de db é difícil de ser intuitiva porque é logarítmica, minha referencia de barulho é 120db da sirene de alarme, mas esta é muito aguda e isso já dificulta transpor para um outra coisa.
Digo lendas do rock, porque são estorias que vão ser contadas para sempre. Hoje em dia que ta moda equipamento vintage, isso vai longe. vou procurar a entrevista para saber mais. Acho que o lenny kravitz quem começou com isso, que é outro cheio de mutreta, li uma entrevista onde ele fala que alugou um castelo para gravar, um monte de gravador de rolo com amplificador e microfone velho.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

All is possible.

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Van_Lorien
Essa coisa da potência é complicada. Eu tinha um valvulado de 6w com falante de 12 e pra tocar no meu quarto (apartamento), mal conseguia passar o volume do 3, quem dirá saturar o power, só consegui fazer isso algumas vezes e por pouco tempo.

É... Eu tenho um de 1W e te confesso que não chego com o master nem na metade. Abaixo disso. Uso um falante de 12"... Mesmo 1W acho muito pra tocar em casa.... Putz. Estou arrumando um atenuador, rs.

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Luiz_RibeiroSP
Digo lendas do rock, porque são estorias que vão ser contadas para sempre. Hoje em dia que ta moda equipamento vintage, isso vai longe. vou procurar a entrevista para saber mais. Acho que o lenny kravitz quem começou com isso, que é outro cheio de mutreta, li uma entrevista onde ele fala que alugou um castelo para gravar, um monte de gravador de rolo com amplificador e microfone velho.

O Kravitz tem um estúdio cheio de gear vintage, tipo Neve valulada dos anos 70/80, Gravadores Studder dos anos 60/70, microfones de tudo que é época e por aí vai.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Achei o vídeo comparativo de valvulados no talo:



nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


Putz, fico imaginando o tesão que deve dar no cara em poder abrir o volume dos amps hahahahaha

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


Uma dúvida:

Sempre se fala sobre a distorção do power que é de fato linda, mas o que faz ela ser assim é a estrutura de montagem dele (push pull, single ended) ou o modelo das válvulas? Digo isso por normalmente se usar EL84, EL34, KT66, 6L6, etc no power dos amplificadores com as distorções de power mais famosas, mas em um amplificador com uma 12AU7 (em push pull) no power? Teria ainda as mesmas características que as distorções de power clássicas tem, como o SAG, os harmônicos, a definição?

Del-Rei
Qual amplificador de 1w tu tem? Tô procurando alternativas legais pra poder ter um bom timbre em baixos volumes.

erico.ascencao
Muito legal o vídeo! Dá pra ter uma ideia do barulho que essas máquinas fazem. Até o de 1w produziu um som bem alto. Baita sensibilidade a do falante desse Marshallzinho.

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!