【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz

Autor Mensagem
Demolisher
Veterano
# set/04


Como o Fábio Lione me pediu, e já ví que realmente existem muitas dúvidas quanto a este tema aqui no fórum de canto, vou abrir esse tópico com algumas dicas básicas de gravação.

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
aeeeee....ateh q em fim....hehheehhe =PP

Obaaa!!!

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


1 - QUE SOFTWARES USAR?

Eu recomendo o uso de dois softwares: O Sound Forge (www.sonicfoundry.com)que é o mais usado e um dos mais completos editores de áudio para Windows. Isso porque, além de finalizar arquivos de som para CDs de áudio, multimídia, Internet e outras aplicações, ele ainda edita as pistas registradas em um software de gravação multipista como ...
O Cakewalk ProAudio (www.cakewalk.com).

Com esses dois softwares, podemos usar em cada pista os recursos de gravação, mixagem e processamento de efeitos em tempo real do Cakewalk e os recursos de edição não-linear do Sound Forge.

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


2 - QUAIS EQUIPAMENTOS USAR?

Na montagem de um Home Studio, existem diversos equipamentos que vc teria que possuir para um trabalho de gravina, mas como nosso objetivo é a gravação caseira, vamos nos ater ao estritamente necessário.

MICROFONES: tente usar o melhor microfone que o seu dinheiro puder pagar... Isso porque a qualidade da gravação vai depender muito do seu sistema de captação. Eu não vou explicar o funcionamento e os tipos de microfones aqui, porque eu já fiz isso em um outro tópico, qqr coisa, utilizem a busca.

PRÉ AMPLIFICADOR: É aconselhavel usar um pré amplificador, isso porque ele irá aumentar o nível de sinais elétricos e multiplicar o volume e a potência do sinal de áudio que será enviado ao computador.

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


CUIDADOS COM A UTILIZAÇÃO DO MICROFONE DURANTE A GRAVAÇÃO.

1 - Para as nossas gravações caseiras, provavelmente estaremos utilizando microfones do tipo LeSon SM58 ou similares, que são os que apresentam a melhor relação custo X benefício (Lembrando que cito essa marca/modelo por serem nacionais e conhecidos por quase todos). Assim sendo, devemos nos lembrar que:

1 - Este é um microfone cardióide, portanto o efeito proximidade está presente e se aproximar demais da fonte os médio graves e graves serão realçados e o risco de "pufs e pops" tb!

2- Como se trata de um microfone dinâmico, a sensibilidade dele é relativamente fraca, e isso pode fazer falta na resposta de freqüência (que é relativamente boa) faça experiências com a fonte (voz) até encontrar uma distância que não seja muito grande, para não pegar muita ambiência (ruído de fundo) e nem colada na boca para não encorpar demais o som.

3- Um ângulo aconselhável é de cerca de 30 graus para baixo do axis do microfone. Isto garantirá uma perda menor de freqüências e proporciona um controle maior dos "puffs e pops.

4 - Procure gravar com o microfone em um pedestal (é mais seguro). Tente controlar a dinâmica se aproximando e afastando do microfone conforme a entonação de voz (mais forte, mais distante - mais fraco, mais perto).

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


4 - UTILIZAÇÃO DE EFEITOS:

Na voz, o mais importante é a inteligibilidade, ou seja, você precisa entender o que está ouvindo. Não use efeito em excesso, seja ele reverb ou delay. Você pode até combinar ambos efeitos: um reverb puro leva a voz para trás, o delay traz a voz para frente, mas seu uso combinado pode dar mais vida à voz ou instrumento.

Uma boa maneira de dosar a quantidade de efeito é ir aumentando gradualmente (partindo do zero) até que você possa notar claramente sua presença, e então volte atrás ligeiramente até o ponto em que o efeito desapareça. Ele ainda estará lá, mas no ponto certo

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
nossa...bem legal..bem legal...
pena que estou sem mic..
:(

JohnnieBlack
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
o que mais vc pode falar sobre o leson SM58??? eu tenho a pouco tempo um sm58 plus e já havia notado um ruído estranho nas partes mais agudas da voz....perece um "puf" como tu disse...como evitar isso
se isso é um "puf"....o que seria uma "pops"????hehe...serio...

muito bala o teu texto cara!!abraço

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


JohnnieBlack
hehehehe... são os ruídos de sopro, estalos que aparecem que são fruto do Efeito de Proximidade, mas pode ficar tranqüilo, porque isso é relativo ao tipo de captação do microfone, ou seja, não é restrito ao LeSon, todos os Dinâmicos Cardióides fazem isso. o que fazer para eliminar... cante mais afastado do microfone, utilize a inclinação de 30º para baixo, e tente controlar a dinâmica com a distância do microfone da boca.
Em compensação, se o ruído se dá sem que vc esteja próximo ao mic, verifique seus cabos, pois provavelmente há um defeito no OSMAR... OSMARCONTATO... hehehehe... ;-D

AndresCamin
Veterano
# set/04
· votar


baixei o cakewalk só q não consigo instalar...
não diz q o serial key não é válido

Britnéiaa
Veterano
# set/04
· votar


olha... vou fazer uma pergunta muiiiito aquem de um home studio...
alguem sabe um programa pra colocar o instrumental da musica em mp3 e gravar a voz junto com a música? (gratis people :P)
pq eu fiz uns testes aki em casa com um mas depois de gravar ele perdia a sincronia, nao sei como... e o unico jeito que deu foi depois de gravar a voz, gravar o inst do proprio auto falante... resumindo... fica uma M****

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Moderadores
Podem colocar este tópico em sticky, please???

Demolisher
Uma boa maneira de dosar a quantidade de efeito é ir aumentando gradualmente (partindo do zero) até que você possa notar claramente sua presença, e então volte atrás ligeiramente até o ponto em que o efeito desapareça. Ele ainda estará lá, mas no ponto

Não entendi mto bem isso aqui.
Como assim ateh onde desapareça, e vou ouvir ela lá?? :S

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


AndresCamin
Tem um tópico aqui no fórum só sobre o Cake walk, o Mestre Vinm dá todas as dicas do cake...

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Britnéiaa
alguem sabe um programa pra colocar o instrumental da musica em mp3 e gravar a voz junto com a música? (gratis people :P)

Programas para fazer isso, eu sugeri dois aí em cima, são os "melhores" programas para isso, só que não é fácil de achar free, consiga de alguém que já tenha crackeado...

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
Oi, Barbie, é isso mesmo... vc acha que ele "sumiu", mas ele está lá, presente... você coloca muito efeito, aí vai tirando devagar até a hora em que achar que ele "sumiu"... aí ele vai estar na altura certa, sem parecer que o cantor está no fundo da fossa, hehehehe...

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
entao...vou testar isso. espero q consiga. ;)

MusiRio
Veterano
# set/04
· votar


EU ESTOU FAZENDO GRAVACOES NO PRO TOOLS...(MAC) E , CREIO QUE ESTOU FAZENDO DE FORMA ERRADA... GRAVO A VOZ JA COM EFEITO...
O CORRETO SERIA INSERIR O EFEITO ( REVERB, ECO, DELAY...) DEPOIS CERTO ??? SO QUE QD GRAVO JA COM O EFEITO, ME PARECE QUE O RESULTADO E MELHOR....

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


MusiRio
não não...
tem que ser depois!
eu acho...

JohnnieBlack
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
valeu a dica mew... a distancia eu sempre tentei controlar....mas o lance dos 30 graus eu nunca levei muita fé....mas agora eu vou tentar me ligar nisso .....valeu cara!!

Agassi
Veterano
# set/04
· votar


sempre quiz gravar acho que agora vou conseguir brigaadãoooo
Demolisher

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


demolisher...
quais softwares você recomenda???faça uma lista com todos..e suas funções...please?

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


MusiRio
Vc deve gravar primeiro e depois, na hora da mixagem, inserir os efeitos, isso porque vc mantém a pista "limpa se quiser voltar atrás, corrigir, etc.

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


FáBiO LiOnE
Oi cumpadi, eu recomendo o Cakewalk e o Sound forge, por serem mais fáceis de usar e de serem encontrados, mesmo pirata, hehehe... O Pro tools é fantástico, mas é mais complicado de se usar. Existem outros programas, mas não posso falar porque não conheço...

MusiRio
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
valeu mano!!!

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


MusiRio
às órdi, hehehe...

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
oiiii...pode me explicar uma coisinha
nessa foto
http://www.nightwish.com/pics/diary/230104/Tarja1.JPG

a Tarja em estudio, mas eh o seguinte:

Para que tem aquela "proteção", antes do mic???
Serve para que? E como posso fazer isso com gravações caseiras?

Gippe
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
NAum querendo dar uma de metido, mas jah me metendo
Acho que serve pra tirar os pfff, os ffff, os shhh que são produzidos pelos lábios, pelos ar passando pelos dentes, em fim, ruídos provocados pela boca que naum fazem parte do canto

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Gippe
uhum...e agora E como posso fazer isso com gravações caseiras?

Gippe
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
bem, em estúdio ateh o som do roçar das mauns eh captado, por isso o exageiro de filtros (tanto físicos como digitais, feitos pelo pc). Mas em um mic comum ele jah vem com uma espuminha (algns tem uma espuminha externa na cabeça do mic, mas eh mais pra locuçaum, apresentadores usam muito desses) mas aquela espuminha interna, que vem de baixo daquele capacetino de metal, jah basta pra fazer uma gravaçaum caseira!

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Gippe
eh??? num precisa nada além disso? Tipow, pra qndo for cantar lirico, em q tem mto metal na voz, a unica coisa apenas eh distanciar o mic, só??? nao precisa nada de protecao alem disso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz