【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz

Autor Mensagem
Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
Gippe
Básicamente é isso que o Gippe falou. Aquilo se chama diafragma, e é usado para filtrar ruídos de fundo. Esses microfones de estúdio são bem diferentes destes que nós, reles mortais utilizamos, assim, a captação deles é muito superior à dos dinâmicos cardióides. Existe um tipo de capa de espuma que se compra em lojas de equipamentos de som que cobre o globo do microfone, fazem um efeito semelhante, mas eu não recomendo, porque ele abafa o som. Assim, se vc quer usar aquilo, vai ter que comprar um microfone daqueles, hehehehe, só que é caro pacas e não tem necessidade disso... :-D

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Esses microfones captam freqüências que não distingüimos, mas que dão um brilho todo especial à gravação (é um paradoxo, não é?)

Gippe
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
naum, se o ambiente estiver silencioso (as vezes o som da tv na sala ou a moto na rua dah o som da sua graça na gravaçaum, :/ ) num precisa de muito alem de um bom software e um bom hardware de preferencia, aih eh soh trabalhar em cima. Se o som for gravado sem problema com o volume (q tbm eh corrigido no programa de gravaçaum, desde q num seja um problema muuuuuito grande, tipo, eu gravando a voz, o pc distorce a voz de taum alta a captaçaum do mic) daih num tem esquema

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Gippe
o pc distorce a voz de taum alta a captaçaum do mic) daih num tem esquema
Usa um préamp ou um compressor. Aí vc corrigem a distorção da captação.

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
um préamp ou um compressor.
q q eh isso?

Gippe
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
mas isso eh uma opçaum do software de gravaçaum ou naum?

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
O préamplificador é um segredo das gravações, huahuahuahua... ele amplifica o sinal dos instrumentos passivos, que não tem alimentação própria. Assim, vc pode regular a entrada do sinal no computador para gravar. O Compressor elimina freqüências mais altas e/ou mais baixas, dando mais constância no sinal que entra na gravação. (a grosso modo).
O Legal é ver a galera "entendida confundindo PA com PréAmplificador, hehehehe...

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Gippe
Alguns softwares te oferecem um plugin de compressor, mas são fracos, o ideal é que vc tenha um pré amp com um mínimo de equalização, no caso, uma mesa de som serviria.

Gippe
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
ah... mas aih infelismente estah muito além das minhas condiçoes atuais, hehehehe... estagiário soh compra mesa qnd ganha na loteca... mas eu fiz um fesinha na mega sena, quem sabe eh agora :)

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
entao nesses casos, eh mais facil pagar umas horas no estudio....feheheh... =P

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Gippe
Barbara Jolie
Pode ser... mas uma mesa dessas custa em média 200,00, um nano compressor, mais ou menos uns 350,00, o período de estudio de gravação (duas horas) varia entre 60,00 e 100,00 ... aí é verificar o que vale mais a pena...

Gippe
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
Ah sim, gravaçaum profissa num estúdio eh caro, num vale a pena. mas pra gravaçaum caseira, naum pra fazer cds demos, mas sim gravar bonitinho pra mostrar pra galera daqui, acho q num preciza tanto

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Gippe
hehehehehe, mas estavamos falando de um microfone condensador de eletreto... hehehehehe... Com diafragma...

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
mas estavamos falando de um microfone condensador de eletreto
bom...soh queria saber pra q servia e como funcionava...eheheh....

Eu consigo um estudo por contrato, pago uma taxa e uso o tempo q precisar....pelo menos foi isso q o cara me disse...hehehe

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
hehehehehe... só combina antes essa TAXA, pq quando a esmola é demais, o santo desconfia, hehehehehe...

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
bem...nem fui atras do cara, por causa dessa desconfianca, eheheh....mas se eu conseguisse uns musicos, virasse musiscista de verdade, pagar estudio seria o de menos. Num acha?

[ops....disvirtuei o topico, vamos pro conselho...ehehe]

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Barbara Jolie
Se a turma toda topar dividir, não fica pesado... Se vcs estiverem com o repertório afiado, em dois períodos de gravação podem sair com uma demo pronta... editada e mixada.

jclaudio
Veterano
# set/04
· votar


oi pessoal sou novo na area e gostaria que alguem me ajudassecom o cakewalk como faco para copiar um trecho que foi gravado e copiar noutro lugar?

jclaudio
Veterano
# set/04
· votar


ops, desculpem-me o correto e COLAR noutro lugar

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


jclaudio
use o CUTE e o PASTE... tem um tópico sobre o cakewalk, onde o mestre vinm responde às dúvidas sobre este software

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Placas de Som X Gravação:

O que ocorre desde a hora em que se canta em um microfone, ou se conecta um instrumento na placa de som do pc, até sua reprodução nas caixas de som:

O som que ouvimos precisa, para ser processado e amplificado, ser transformado em sinais elétricos. Esta é a função do microfone, que transforma as ondas sonoras em corrente elétrica. Esta tensão elétrica assume amplitudes mais altas e mais baixas e com variações mais rápidas ou mais lentas.Os sinais sonoros, depois de convertidos em impulsos elétricos, passam a fazer parte de uma categoria que os classifica como sinais analógicos. O processo de digitalização consiste em fazer uma seqüência de medidas dos valores de voltagem. Cada um desses valores é representado por um número inteiro. O sinal digitalizado passa a ser representado por esta seqüência de números. Em geral, quando realizamos uma digitalização, os dados ficam na memória RAM, e temos condição de gerar um arquivo com os resultados. No Windows, são usados os arquivos de extensão .wav para este fim. A sigla WAV faz alusão à palavra wave, que significa onda. Os sinais analógicos também são chamados de ondas analógicas.

As ondas sonoras são captadas por um transdutor (em geral, o microfone) que gera sinais elétricos. Ao invés do microfone, o sinal analógico pode ser obtido por outros meios, já na forma elétrica, como por exemplo, proveniente de uma saída de áudio de um VCR. Este sinal elétrico é recebido pelo Conversor Analógico-Digital. É gerada uma seqüência de valores proporcionais à amplitude do sinal recebido. Esta seqüência de valores é transferida para a memória, e posteriormente é armazenada no disco.

As placas de som são capazes de captar sons provenientes de várias entradas analógicas. Cada som pode ser digitalizado, ou simplesmente enviado para os alto falantes, em separado ou em conjunto.

A entrada chamada "CD-Áudio" recebe o som proveniente de um CD de áudio que esteja sendo reproduzido pelo drive de CD-ROM. A entrada para o microfone capta sons provenientes de um microfone (em geral fornecido junto com o kit multimídia), ligado na parte traseira da placa. Também na parte traseira temos a entrada chamada de Line In, através da qual podemos captar sons provenientes de qualquer aparelho eletrônico que gere sinais de áudio, como por exemplo, o pré-amplificador de um aparelho de som, a saída de áudio de um video-cassete, o som proveniente de um CD Player externo, etc.

As placas de som possuem um circuito chamado Mixer, capaz de reunir seletivamente cada um desses sons. Podemos, por exemplo, fazer a digitalização da voz de um locutor, usando o microfone, adicionada a um fundo musical, proveniente, por exemplo, de um CD de áudio. Da mesma forma, o Mixer é capaz de enviar para as caixas de som (passando pelo amplificador de áudio existente na placa de som), os sons provenientes de várias origens.

Sound Blaster: foi uma das primeiras placas de som no mercado. A Sound Blaster tornou-se um padrão. Além da Creative Labs, diversos fabricantes passaram a produzir placas de som compatíveis com a Sound Blaster.acas de

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Tipos de Extenções(vantagem e desvantagem) :

WAV: é um tipo de formato onde o som é armazenado através de sequências numéricas. Este formato é o mais utilizado na digitalização de sons pois pode ser facilmente editado e possui uma alta qualidade em relação a outros formatos. Uma das desvantagens de se usar o formato WAV é o seu tamanho, principalmente para o ambiente da Internet.

MIDI: As placas de MIDI possuem gravação digital de sons instrumentais e reconstroem execuções de músicas instrumentais ("imitar / sintetizar"). Os músicos que utilizam o computador nas suas composições fazem uso intenso dos recursos MIDI. A sigla MIDI significa Musical Instruments Digital Interface, ou seja, Interface Digital para Instrumentos Musicais. A sua maior vantagem é o seu tamanho. Seus arquivos são extremamente pequenos e portanto ideal para Internet. A desvantagem é a qualidade de som sintético. O código MIDI codifica a música de forma que cada nota ocupa apenas 6bits. Ex. trechos de músicas clássicas.

MP3: Arquivos com extensão .mp3, ou arquivos MPEG2 Layer III são arquivos de aúdio semelhantes aos arquivos WAV, porém, extremamente compactados, ex.: um arquivo wave com 12Mb, após conversão para o formato MP3 terá 1 Mb, com qualidade muito semelhante. Isto é, são arquivos altamente comprimidos com qualidade muito boa. A desvantagem principal da compressão layer III é que muito do poder do processador é exigido para codificar e executar arquivos, uma placa de som é requerida (16-bit cartão de som para PCs) e o software de execução não é, contudo, de uso difundido. Esses arquivos são ilegais na maioria dos países. No Brasil, MP3 não é ilegal.

RealAudio: A tecnologia RealAudio é um avançado sistema de compressão e transmissão de áudio que possibilita a audição de áudio via Internet. A versão 4.0 engloba tanto o RealAudio quanto o RealVideo. O RealAudio Player fica no computador do usuário e descomprime o arquivo de som, tocando-o em tempo real, e o RealAudio Server deve estar rodando no computador servidor do domínio onde está armazenado o arquivo de áudio em formato RA. Diversas rádios já estão transmitindo via Internet, além de vários shows e entrevistas ao vivo. A qualidade do som é relativamente boa com uma conexão de 14.400 bauds, sendo que com uma velocidade de 28.800, a qualidade do som melhora muito. É possível ouvir áudio com qualidade próxima de um CD, inclusive estéreo. Atualmente, tanto o Internet Explorer (a partir da versão 3.0) quanto o Netscape possuem suporte (plug-in) para RealAudio.

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Os primeiros softwares que surgiram, eram programas dedicados exclusivamente à gravação de áudio no hard disk, em geral com 8 pistas, como o Pro Tools, para o Mac, e o Session 8, para Windows, ambos da Digidesign. Nos últimos anos, uma nova opção ganha cada vez mais força, principalmente nos home studios: os programas que conjugam gravadores de som e seqüenciadores MIDI, como o Digital Performer, o Studio Vision (Mac), o Cubase Audio, o Logic Audio, ambos para Mac e Windows, e o mais popular de todos, o Cakewalk Pro Audio (Windows).
Com um programa como esses, em um PC multimídia, o usuário dispõe de um estúdio de gravação com muitos recursos de edição, junto a um poderoso seqüenciador de teclados MIDI. No Cakewalk, por exemplo, usando qualquer placa de som, pode-se gravar, em cada track, um canal de áudio (voz, instrumento elétrico ou acústico) ou um canal MIDI de instrumentos eletrônicos. Para isso, basta selecionar a fonte sonora (MIDI ou áudio) com o mouse, na coluna apropriada do programa. Os dois sistemas de gravação, de áudio e MIDI, trabalham sincronizados e unidos, como se fossem uma única tecnologia. No entanto, são dois sistemas independentes: um seqüencia (registra e ordena) informações sobre a performance do músico nos teclados e baterias eletrônicas, com baixo consumo de memória, e depende de hardware externo, como sintetizadores, samplers e bateria eletrônica; o outro é um gravador de som multipista que usa o HD como meio, ao invés de uma fita, convertendo os sinais de áudio em dados digitais, consumindo um grande espaço em disco.

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


Para se gravar o áudio, usa-se a entrada Line In da placa de som. A fonte sonora é conectada à mesa de som, e endereçada até a placa, por um cabo de áudio. Na ausência da mesa, pode-se ligar um microfone na entrada Mic da placa de som. Através da placa e do programa, os sons são registrados no HD. Para se reproduzir o áudio, liga-se a saída Line Out da placa às entradas da mesa, ou se monitora diretamente nas caixas de som do kit multimídia, ligadas à saída Speaker. O número de canais e pistas de gravação, 2, 4, ou 8, é limitado apenas pela placa de som, não pelo programa. Cada pista de áudio possui várias ferramentas de edição, que vão desde o recurso de cortar, copiar e colar trechos gravados, até processadores e efeitos sonoros on board, como equalizadores e reverberadores, sejam recursos do programa ou da placa de som. Ë possível, por exemplo, copiar a voz do refrão de uma música e fazer repetir o trecho em outras partes dessa música.

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


O seqüenciador é a função original desses programas. Embora contem hoje com recursos de gravação de áudio, edição de partituras etc., todos eram sequencers nas suas primeiras versões. Através das conexões MIDI, presentes nos instrumentos e na maioria das placas de som, controlam os sintetizadores, samplers, baterias eletrônicas, e até processadores de efeitos, mesas e gravadores automáticos. Os teclados, por exemplo, são literalmente tocados por ele, que “aprende a música” quando o instrumentista a executa ou a escreve com o mouse. O programa permite que se editem todas as partes da música com enorme liberdade, como repetir trechos, mudar timbres, andamentos, tons, acrescentar ou retirar notas etc. A quantização corrige automaticamente imprecisões no ritmo tocado pelo músico. O seqüenciador executa ‘ao vivo’ os instrumentos eletrônicos, tornando desnecessário o registro de seu áudio em um gravador multipista, porque os dois sistemas, seqüenciador e gravador, trabalham sincronizados. Assim, os teclados se reúnem ao áudio gravado (voz, instrumentos acústicos e elétricos) na mesa de som, sendo gravados, ainda em 1a geração, somente na mixagem. O uso do seqüenciador sincronizado ao gravador multipista expande em muito os recursos e os canais do estúdio, seja este pequeno ou grande.

Britnéiaa
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
Brigada...
mas como o meu objetivo é só diversão eu já achei o Audacity versão 1.2.2 de grátis que com um jeitinho a musica fica certinha... tirando a pessoa que está cantando hsuhasuhasuh :P

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Britnéiaa
auahuahuahuauahuauhauah tsc tsc
Demolisher
grande cara..grande...brigadão!!

PuNk Bass
Veterano
# set/04
· votar


Britnéiaa
com um jeitinho a musica fica certinha... tirando a pessoa que está cantando hsuhasuhasuh :P
Ah.. nao seja tao modesta Britneia.
Quando é que vc vai mostrar sua linda voz pra gente???

MusiRio
Veterano
# set/04
· votar


Demolisher
Entao,, Pelo que entendi, o PRO TOOLS que estou usando esta ultrapassado ? ou melhor, existem programas mais Completos?
Qual seria o ideal para mim que possuo um MAC e trabalho com meu sinth produzindo Midi tb?

Demolisher
Veterano
# set/04
· votar


MusiRio
Entao,, Pelo que entendi, o PRO TOOLS que estou usando esta ultrapassado ? ou melhor, existem programas mais Completos?
Não é que esteja ultrapassado... depende da versão do Pro Tools que vc estiver usando, porque eu fiz menção aos primeiros softwares de gravação... e, se vc usa o MAC+pro tools, parabéns, porque vc tem uma das melhores plataformas para edição musical...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz