【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz

Autor Mensagem
Pé de chinelo
Veterano
# abr/11
· votar


Uma demo hoje em dia não sai por menos que R$400,00

Por isso que é bom estudar sobre gravações em home studio

Marcoooo
Veterano
# abr/11
· votar


Hoje em dia tu tendo um bom computador, tu faz miséria..... eu não pagaria JAMAIS 400,00 numa demo ;)

guitarg3
Veterano
# abr/11
· votar


Marcoooo
não é bem assim... com uma demo de 400 reais vc tera um um som qualidade pra se tocar em qualquer radio.. uma qualidade de cd.. d bandas famosas.. pelo menos é o q se espera.. é claro q vc consegue isso com um bom pc.. bons equipamentos.. ms é um grande investimento.. fora o seu conhecimento.. d nda adianta ter bons equipamentos se vc nao tem o conhecimento pra tirar o melhor deles... ms nao pense q com mil reais em equipamentos vc conseguira ter um puta som.. com qualidade de cd..

Marcoooo
Veterano
# abr/11
· votar


mais em nenhum momento eu disse que ficaria melhor que a de um estudio grande.. só falei que não pagaria, pq com um pc bom, bons programas, na MINHA OPINIÃO não vale apena... outra, é logico que o kra tem que manjar de home-studio ... ^^ até me arrisco a dizer que BOA PARTE dos grandes estudios médios-grandes serão extintos, UHEUHUEHUEHUEHUEHUEH , se as coisas continuarem a evoluir desse modo ....

Pé de chinelo
Veterano
# abr/11
· votar


guitarg3

cara isso e mto relativo, o snoopy dog gravou um dos maiores sucessos dele num armario do quarto dele......tem algumas gravacoes do jimi hendrix nao sao tao boas e mta gente adora....

eu acho que da sim pra obter uma qualidade mto boa em home-studio, se vc souber os principios de gravacao e tiver bons equipamentos

abs!

Tiago Cabelo
Veterano
# abr/11
· votar


Vou me jogar nessa dicas! Valeu!

guitarg3
Veterano
# abr/11
· votar


Pé de chinelo
sim.. ms isso a 10 anos atras qndo uma gravaçao d boa qualidade era somente acessível pra bandas com gravadoras... hj em dia com a expansao dos home studios e acesso d equipamentos d gravaçao d qualidade por preços acessiveis permitem q qlqer banda consiga gravar um som de qualidade por menos d 500 reais.. entao hj em dia qualidade do som conta bastante..

Pé de chinelo
Veterano
# abr/11
· votar


guitarg3

E verdade, com a explosao dos home studios e gravacoes caseiras cada vez mais o publico esta exigente com relacao a gravacoes, o que nao acontecia a 20 anos atras.

Abs!

T-Rodman
Veterano
# abr/11
· votar


Pé de chinelo
será?
E o "loudness war" explica o quê?

- dificilmente temos discos gravados com tanto 'barulhinho', foco e qualidade como os clássicos dos anos 70.

Eu ultimamente estou acompanhando mensalmente a Sound on Sound, e lá eles tem a coluninha mensal de menções de bons discos gravados e técnicas de estúdio que utilizaram nesses álbuns. Tem bastante coisa interessante, e realmente, muita coisa boa acaba virando hit. No 'overall' tem sempre os estúdios cheios de equipamentos vintage em Londres, tem sempre álbuns gravados em estúdios de Nashville - outro foco que apesar de ser o berço 'country' é onde a qualidade se preserva, mesmo com setups simples de guitarra, e tem menções também de álbuns consagrados, mixados em home-studios, onde com VSTs e quase o dobro de tempo, se obtém o mesmo resultado de se utilizar as mesas SSL da vida dos grandes estúdios.

Fora esse 'front', o que o Alan Parsons fica reiteradamente falando nos vídeos dele, é que tudo depende de um bom ambiente de gravação e bons microfones. É a partir de uma sala bem isolada e tratada e bons microfones que vem o resto - seja de maneira digital ou analógica. E microfones são realmente caros. Salas tratadas são igualmente caras. Talvez seja por isso que mesmo pequenos estúdios consigam sobreviver, dado o fato que nem todo mundo consegue montar um ambiente ideal para gravação em casa.

Pé de chinelo
Veterano
# abr/11
· votar


T-Rodman

Mas eu nao disse nada contrario do que vc pensa, eu concordo com tudo.....

o que eu disse e que comparando com uns 20, 30 anos atras o publico esta mais exigente com a qualidade das gravacoes pq qlq um com os minimos conhecimentos de acustica e gravacao pode fazer uma boa gravacao com qualidade.

Abs

T-Rodman
Veterano
# abr/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


em tese o que se conclui é o contrário: pro mercado que aceita um disco ser masterizado no talo, e usa arquivos comprimidos, o que o público em geral não tem é exigência em qualidade, ao contrário dos audiófilos que ouviam LP's nos anos 70 e 80 e recriminam a masterização atual feita no mercado pop/rock de hoje.
Se contar que o fone padrão hoje é o fone do iPod como referência, estamos mais perdidos ainda.
Pouca gente no geral ainda procura por aparelhos hi-fi, fones hi-fi ou mesmo caixas de som hi-fi. É um mercado bem segmentado, e é o que tenta manter qualidade ainda nas gravações.

Fora isso, estamos na era do melodyne (pra continuarmos discutindo na proposta do tópico). Dificilmente temos artistas bons como os das décadas passadas, que realmente cantavam, e ao vivo faziam como nos discos. Hoje é tudo sintetizado, até mesmo na hora de se cantar ao vivo, com tracks de correção de voz e efeitos.
Muitos discos, mesmo ao vivo, são masterizados para serem vendidos em DVD, ou seja, nem sempre o que você assiste mesmo no DVD, é o que você escuta ao vivo.

Pé de chinelo
Veterano
# abr/11
· votar


T-Rodman

Bom, essa é sua opinião...eu não concordo

Se vc gravar uma musica porcamente, com chiados e feito de qlq jeito vc pode ouvir num fone de Ipod ou num monitor de estúdio que vai ficar a mesma porcaria.

E qual o problema de usar auto tunes da vida? isso existe pra ser usado mesmo, se o resultado fica bom não vejo problema. E auto tune não faz milagre tb, se o cara canta mal não tem software que faça a correção.....se fizer vai ficar totalmente artificial

E é claro que tem cantores bons hoje em dia que cantam sem ajuda de sintetizadores...

Eu continuo acreditando que a qualidade das gravações vem evoluindo e o público percebe isso.

Abraços

AnaClara
Veterano
# jun/11
· votar


Boa tarde.

Eu estou usando o Soud Forge pra gravar minhas coisas, mas algumas configurações estao erradas. Eu achei que fosse por causa do mic, mas não é.

Quando a frequencia é muito alta, dá interferencia, e quando é muito baixa ele chia, sem falar que quando eu fico muito tempo na mesma frequencia ele para de captar, e só volta com a captação depois que mudo a frequencia.

Alguem que use esse mesmo programa sabe como configurar isso?

Thekenguitar
Veterano
# jul/11
· votar


"puffs e pops.

Que isso?

tomasbignoto
Veterano
# jul/11
· votar


Qual seria o melhor microfone para gravação caseira de até 150 reais?
Valeu

LucasOliveira
Veterano
# set/11
· votar


Demolisher
Qual placa de Audio você me indica ??
Para gravações caseiras, tenho um mic TSI PRO BR

Tiago_Cantor
Veterano
# jan/12
· votar


Nem sei se tou no topico certo mais seguinte...
Bem meu caso é sobre Efeito, pra voz ao vivo e ou ate pra gravar! mais principalmente ao vivo!

Eu tenho um aparelho DVd LG com karaoke, q tem um efeito otimo e até agora não consigo achar esse efeito! Seja na minha mesa de som ou em outros aparelhos. è um Efeito que ao encostar o microfone mais proximo a boca ele abaixa o som, ideal pra graves, onde a voz dependendo sai mais baixo , sem precisar encostar a boca no mic. E tbem ele faz uma coisa legal nas notas agudas quando afastamos ou ate perto se cantarmos mais alto ele abaixa o volume regularizando o som. ate mesmo nas notas agudas onde precisamos afastar, ele não deixa de capitar a voz, ele aumenta o sinal automaticamente, fazendo o agudo ser percebido! e limpo!
è como se cantarmos perto ele abaixa e qnd afastamos mais ele aumenta.! isso ajuda muito.

Ja gravando e cantando com minha mesa de som behringer, qnd afasto o microfone nos agudos , ja q n tem esse efeito e nao adiantar por reverb, delay enfim, sai o som da voz, a voz some fica no fundo bem baixinha. O problema nao ta no microfone pois ja mudei e tudo ate mic profissional pra gravaçao eu tenho mais ele continua fazendo isso sem o tal DVD.

Até um compressor comprei pensando q faria isso! Mais o compressor é o contrario, quando afastamos o microfone ele desliga o som, qnd aproximamos ele capita!

Afinal o que cantores profissionais usam de efeito pra cantar ao vivo? Compressor? (e pra q server um compressor na voz?)

Sabem que efeito usar?Existe esse tal efeito ? Qual seria o nome? ou pelo menos quem tem banda ou ja teve acesso aos bastidores de uma banda profissional que efeitos eles usam na voz do cantor pra ficar como fica! Que por mais q eles gritEM proximo ao microfone! é como se o som Efeito abaixasse fazendo o grito nao distorcer!!!

Que aparelho precisa? o que faz isso acontecer! ? em relaçao a gritar e microfone nao distorcer e falar longe (qnd falo longe é longe suficiente pra fazer notas agudas! ) E microfone aumentar um pouquinho pra capitar a voz... o que seria isso me ajudem porfavor! obrigadao!!!

Sand W.S
Veterano
# fev/12
· votar


Me diz uma coisa, tenho pra mim q nenhum software seja superior a um equipamento físico, seria possível utilizar um equalizador de mesa pra equalizar uma track depois de gravada ou só poderia gravar ja equalizada, outra coisa minha mesa possui 3 knobs de equalização deixo tudo no máximo isso é correto?

Sand W.S
Veterano
# fev/12
· votar


Demolisher To numas pauladas velho to fudido de grana e acabei comprando uma di seduzido pelo anuncio que prometia tornae a voz mas poderosa e tirar choque o qual tava me causando incomodo levei até um carcaço nos beiço, dai agora achei um pre amp valvulado mesmo preço, o q vc acha de eu comprar esse pre amp sair o fio do mic no di passar no pre amp valvulado depois na mesa é possível isso num vai queimar?

Ginger
Veterano
# fev/12
· votar


Pessoal,
Eu tentei ler todo o tópico pra ver se alguém já tinha perguntado o que eu quero perguntar, mas tá bem tarde e eu nem cheguei na metade...
Então, eu tenho um laptop, que não tem placa de áudio offboard, a entrada do microfone não funciona direito nem com "jeitinho", e eu tenho um microfone Shure lyric. Eu queria gravar a minha voz na verdade pra me acostumar com ela e corrigir coisas, mas a única coisa que me permite gravar no momento é o celular, então tá meio difícil. Quem sabe no futuro eu invista mais em gravações, mas no momento eu queria saber se há algum equipamento barato, que me ajude a gravar, e que eu possa ligar por USB no meu computador, já que a entrada do mic tá ruim. Acho que tem mesas de som que se enquadram nisso, mas nunca pesquisei a fundo, e não sei se são muito caras e nem se vale a pena de verdade. Ou o melhor é investir em uma placa de som (deve ser mais caro ainda!)? Abraços!!

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12
· votar


Ginger

Por enquanto, você pode comprar uma "plaquinha" of board usb. Não é tão boa, mas é bem melhor que o celular.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218299486-placa-de-som-51-usb-3 d-adaptador-audio-frete-gratis--_JM

leo_mich
Veterano
# fev/12
· votar


Caras estava procurando sobre compressores e mt gente recomenda o Behringer VX2000, mas infelizmente o modelo foi descontinuado, alguém conhece um outro com mesmas funções e preço pra indicar?

Miguelito.
Veterano
# fev/12 · Editado por: Miguelito.
· votar


Opa galera, recentemente adquiri uma placa externa Tascam Us-200 pra fazer gravações de qualidade. Agora to atrás do pré-amp pra voz e pra o que mais eu quiser usar.

Dei uma pesquisada e pelo visto o melhor custo x benefício tá na behringer com o mic 100 e o mic 200, agora, to querendo saber o que o mic 200 tem a mais pra valer os 50 reais de diferença, já que eu vou gravar separadamente voz/instrumentos, logo, precisando só de um canal.

Pelo meu ver e especificações é só a válvula a mais e o canal a mais mesmo.

Teria outro com custo x benefício melhor ?

Valeu pela ajuda, ótimo tópico esse aqui!

leo_mich
Veterano
# fev/12
· votar


Caras estava procurando sobre compressores e mt gente recomenda o Behringer VX2000, mas infelizmente o modelo foi descontinuado, alguém conhece um outro com mesmas funções e preço pra indicar?

Pessoal dei uma pesquisada no site da Behringer tentando achar umas alternativas.....porém não faço idéia se os que citarei se equiparariam com o VX2000....mas vamo lá:

Mdx2600 Pro-xl Gate

+

ULTRAGAIN PRO MIC2200 ou MIC200

o que acham?

bailarina14
Veterano
# abr/12
· votar


eu tenho um microfone pequenininho ñ sei direito a marca dele eu acho que é bright veio junto com o meu antigo computador ñ sei se ele é bom mais quando faço uma gravação ele capta bem a voz mais dá pra ouvir bem no fundo qualquer barulho oque posso fazer para melhorar a qualidade ??

Patt
Veterano
# abr/12
· votar


Gente, eu to começando essa parada de gravar agora.. uso o sonar 8, o Asio4all e o microfone é um Samson c01u.. só que sempre que eu vou gravar qualquer sonzinho já é captado e mesmo botando o microfone bem longe o som ainda fica BEM alto.. alguém sabe o que ue posso fazer!??

junioralmeida1
Veterano
# mai/12
· votar


Galera preciso de ajuda,
é o seguinte quando eu toco meu violao e canto minha voz acho legal sem grava e pelo microfone ao vivo tbm fica legal , mais quando eu gravo fica´pessimo sei la fica muito estranho muda de mais a voz maior derrota fica acho que é por que não tem qualidade o microfone embutido do meu Notbook e o do meu celular pode ser isso ? existi um programa que de qualidade no microfone do notbook alguma coisa assim ja baixei ums programa mais deu no msm ajuda ai?

eumesmah
Veterano
# jul/12
· votar


Oi!

Eu não encontrei um tópico especifico, portanto, acho que não deve ter problema perguntar nesse.

Tem algum programa de gravação de áudio no qual as gravações já saim em mp3?

junioralmeida1
Veterano
# jul/12
· votar


eumesmah
"Audacy" ele grava bem e você edita la mesmo, Ele parece que sai em MP3 ,mais se sai em outro formato é so baixa um programa de converte como o "Format Factory"

eumesmah
Veterano
# jul/12
· votar


Valeu, vou baixar .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz